Notícias

Delegacia da Mulher anuncia nova prisão por descumprimento de medida protetiva

Por Nill Júnior

Mais um homem foi preso por descumprimento de medida protetiva.

Policiais Civis da 13ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Afogados da Ingazeira, comandada pela advogada Andreza Gregório (foto), durante a a Operação Átria, prenderam em flagrante delito homem pela prática de crime de descumprimento a medida protetiva contra ex-companheira.

A vítima telefonou para a Delegacia Especializada, informando que o autor encontrava-se em frente à sua residência, tentando invadir. Na noite anterior, ele teria ameaçado de morte.

Ao final do procedimento, o preso foi apresentado ao plantão da 20ª Delegacia Seccional para ser encaminhado à audiência de custódia.

É a terceira prisão em poucos dias. As últimas duas envolveram policiais militares que estavam descumprindo medidas protetivas. Um deles chegou a ir ao trabalho da vítima.

Outras Notícias

Na contramão do discurso de crise, Marconi Santana antecipa novembro

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Flores, Marconi Santana, anunciou uma notícia que se destaca e questiona o cenário desafiador alegado pelos municípios brasileiros. Que há quedas de repasses, não há dúvidas.  Mas não estaria faltando gestão em alguns municípios? Santana informou que os pagamentos referentes ao mês de novembro para efetivos, comissionados, […]

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Flores, Marconi Santana, anunciou uma notícia que se destaca e questiona o cenário desafiador alegado pelos municípios brasileiros.

Que há quedas de repasses, não há dúvidas.  Mas não estaria faltando gestão em alguns municípios?

Santana informou que os pagamentos referentes ao mês de novembro para efetivos, comissionados, contratados e bolsistas já foram integralmente efetuados.

O gestor municipal ressaltou o compromisso com a transparência e responsabilidade fiscal ao antecipar os salários, destacando que os próximos contemplados serão os contratados da área da saúde.

“Na quinta-feira, os aposentados e pensionistas do município também receberão seus vencimentos”, acrescentou o prefeito.

O anúncio de Marconi Santana ganha ainda mais relevância diante do alerta emitido por entidades municipalistas sobre as dificuldades enfrentadas por diversos municípios para encerrar o ano com os pagamentos de fornecedores e servidores em dia.

Ou seja, a administração financeira da gestão municipal de Flores aparentemente serve como exemplo de como é possível superar os desafios econômicos e manter a regularidade nos compromissos financeiros e põe parte do discurso de colegas em xeque.

Claudicéia Rocha critica reeleição na Câmara de Tabira e promete disputar a Presidência

Considerando o primeiro ano do primeiro como proveitoso pelo aprendizado, a vereadora Claudicéia Rocha(PSB) falou a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Como destaques nos debates, citou o Projeto do Capacete Fechado (de sua autoria), aprovado pelo legislativo, vetado pelo Prefeito Sebastião Dias(PTB) e o Código Tributário do executivo que foi aprovado. Mesmo ainda entendendo que […]

Considerando o primeiro ano do primeiro como proveitoso pelo aprendizado, a vereadora Claudicéia Rocha(PSB) falou a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Como destaques nos debates, citou o Projeto do Capacete Fechado (de sua autoria), aprovado pelo legislativo, vetado pelo Prefeito Sebastião Dias(PTB) e o Código Tributário do executivo que foi aprovado.

Mesmo ainda entendendo que o projeto  era o melhor para a cidade, prometeu não reapresentá-lo.

A respeito do Mandado de Segurança sobre a maioria absoluta, onde entende que o número ideal seria sete para aprovar o Código, Claudiceia disse que pretende apenas tirar a dúvida ouvindo o judiciário.  Afirmou ainda que pela Lei Orgânica, a Presidente da Casa deveria ter também votado.

Ela criticou a aprovação da reeleição da Mesa Diretora da Câmara, ao que definiu como retrocesso, e já adiantou que pretende disputar a Presidência.

A respeito do Governo Sebastião Dias, a vereadora afirmou que depois de 5 anos não cabe mais as justificativas. Raio X que não funciona, lavanderia desativada impedindo as cirurgias, com os tabirenses nascendo em outras cidades, falta de médicos, ausência de medicamentos, relacionou.

A vereadora revelou que vai mesmo assumir a presidência do PSB, faltando apenas formalizar. Claudicéia prometeu juntar o partido que mesmo tendo Zé de Bira candidato a Prefeito se dividiu em três blocos na disputa municipal.

Já que o PMDB de Dinca integra a Frente Popular, ela não descartou uma aproximação com o ex-prefeito.

Sobre a sucessão estadual disse acreditar na reeleição do Governador Paulo Câmara e para Presidente defendeu que o partido apresente um nome novo, livre dos vícios que tem sujado tanto a política.

Claudicéia Rocha apresentou nota 1 para a gestão do Prefeito Sebastião Dias e 8 para o seu trabalho como vereadora.

Com direito a “Fora Temer” e documentário sobre a Rádio Pajeú, terminou Festival de Cinema de Triunfo

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento […]

93dd50fa-ec6a-4a13-b814-1d895aeb73aa

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes e Wellington Júnior

Depois de seis dias de exibições que celebraram a recente produção audiovisual pernambucana e nacional, chegou ao fim a nona edição do Festival de Cinema de Triunfo. O encerramento aconteceu no belo Cine Teatro Guarany. O festival consagra mais uma vez sua vocação de ser um evento que também fortalece a cadeia do audiovisual no estado, garantindo a circulação das novas produções, o conhecimento e a troca de informações, experiências e pensamentos que colaboram para encaminhamentos concretos que aperfeiçoam as políticas públicas voltadas para o segmento.

O evento, realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo, teve como homenageados desta edição os atores Germano Haiut e Maeve Jinkings. Este ano, o evento contou também com o apoio do SESC-PE, da Cepe Editora, e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de parceria com mostras audiovisuais independentes, como Criancine, Cine Belo Jardim e Stopmotion. Este ano, o festival contemplou cerca de 3 mil pessoas em todas as ações e ampliou a participação de pessoas nas localidades próximas a Triunfo, como Jatiúca, Canaã, Jericó, Santa cruz da Baixa Verde, Manaíra, Princesa Isabel, Flores, além de Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de Triunfo
Willian Tenório, idealizador da Mostra Pajeú de Cinema, participou do Juri do Festival de Triunfo
Alexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio Gomes
Alexandre Morais, este blogueiro, Wellington Júnior e Cláudio Gomes
Grupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú
Grupo que produziu documentário sobre a Rádio Pajeú

IMG_7470ok

Imagem do documentário Rádio Pajeú
Imagem do documentário Rádio Pajeú

“Esse gesto de realizar o festival mostra uma característica de resistência. Essa integração com a educação, que estávamos fazendo valer em outros segmentos da cultura, prevaleceu aqui também, sendo estratégico para a política do setor. A Lei que institui que as escolas devem promover a filmografia brasileira só nos auxilia nesse processo.  Então, mesmo neste momento temeroso que estamos passando, a arte vem com essa magia de apontar para o futuro”, falou o secretário de Cultura de Pernambuco Marcelino Granja, que garantiu a realização da próxima edição do Festival de Cinema de Triunfo.

Foram oferecidas quatro oficinas gratuitas: Documentando (Afogados da Ingazeira) e as inéditas Experimentando Animação (Serra Talhada), Videoclipe Experimental (Triunfo) e Oficinas criativas: as maiores historinhas brasileiras de todos os tempos (Triunfo). O painel Cine Educador reuniu gestores e professores da Serra Talhada, com o objetivo de troca de informações sobre as diversas possibilidades de utilização do audiovisual em sala de aula, como instrumento pedagógico.

A oficina afogadense, coordenada por Marlom Meirelles (Documentando),  produziu o documentário Rádio Pajeú, contando em 13 minutos um pouco da história da primeira emissora do Sertão Pernambucano. O projeto acabou virando embrião de uma produção maior, que deverá ser exibida em outubro, dentro das comemorações dos 57 anos da emissora, no Cine São José.

Fora Temer: em toda a cerimônia de premiação, não foram poucos os cineastas e cineclubistas que recorreram à clássica Fora Temer. O próprio Secretário Marcelino Granja, com origens no PCdoB, falou sobre as políticas de incentivo à cultura que nasceram no governo Lula  e acrescentou: “apesar da Temeridade que estamos vivendo, vamos lutar para ampliar as politicas culturais”, sendo aplaudido. O aspecto político do evento também teve cine clubistas do estado cobrando mais respeito à diversidade na divisão de recursos do cinema pernambucano  e melhor distribuição do Funcultura Audiovisual.

Marcelino Granja e Maeve Jinkings
Marcelino Granja e Maeve Jinkings
Marcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings
Marcelino Granja (Secretário de Cultura), este blogueiro, mais os homenageados Germano Haiut e Maeve Jinkings

Homenageados: A noite do sábado, no Festival de Cinema de Triunfo, homenageou o ator pernambucano Germano Haiut que, ao longo dos seus mais de 50 anos dedicados à atuação, também desempenhou importantes papeis em produções cinematográficas brasileiras, a exemplos dos filmes Baile Perfumado, O ano em que meus pais saíram de férias, Reflexões de um liquidificador, Quincas Berro D’água, entre outros.  Atualmente estudando um texto para o teatro, Germano ficou muito feliz e emocionado com a homenagem.

Maeve Jinkings recebeu a homenagem pela grande contribuição à filmografia pernambucana.  Ela atuou em longas como Era uma vez Verônica (Marcelo Gomes, 2013), Boa Sorte Meu Amor (Daniel Aragão, 2013), O som ao redor  (Kléber Mendonça Filho, 2013), Amor, Plástico e Barulho (Renata Pinheiro, 2015), Big Jato (Cláudio Assis, 2015), Boi Neon (Gabriel Mascaro, 2016), Aquarius (Kléber Mendonça filho, 2016), entre outros.

O Troféu Cineclubista de Melhor filme para reflexão ficou com  Exília, de Renata Claus. O prêmio da ABD foi para Black Out, de Felipe Peres. Na premiação do Juri Popular, ganharam  Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara (Melhor Curta da Mostra Competitiva dos Sertões), Um brinde, de João Vigo (Melhor Curta Pernambucano), Ana e a Borboleta, de Isabela Veiga (melhor Curta Infanto Juvenil), Em Defesa da Família, de Daniela Cronemberger (Melhor Curta-Metragem da Mostra Competitiva Nacional).

IMG_7777ok
O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. Merecido pelo resgate à nossos valores.

O Melhor Longa Metragem da Mostra Competitiva Nacional foi Danado de Bom, sobre a obra do arcoverdense João Silva, compositor de Luiz Gonzaga, de Deby Brennand, que também ganhou na categoria Melhor Trilha Sonora. O Melhor Filme Pernambucano foi Exília, de Renata Claus. O melhor Filme da Categoria Curta-Metragem Nacional ficou com Quem matou Eloá?, de Lívia Perez. O grande vencedor do Festival na categoria Longa Metragem Nacional foi  Minha Amada Morta que levou melhor ator (Fernando Alves Pinto), Melhor Produção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Direção e Melhor filme da categoria Longa Metragem.

Veja todos os premiados clicando aqui.

 

Afogados: Prefeitura acredita ter chegado a modelo ideal de festa de fim de ano

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Afogados da Ingazeira encaminhou ao blog mais imagens do encerramento da Festa do Padroeiro e Reveillon do município, com show de Altemar Dutra Júnior na Avenida Rio Branco. Nas imagens, o prefeito José Patriota agradece e comemora a participação do público no evento. Isso porque o executivo faz […]

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Afogados da Ingazeira encaminhou ao blog mais imagens do encerramento da Festa do Padroeiro e Reveillon do município, com show de Altemar Dutra Júnior na Avenida Rio Branco. Nas imagens, o prefeito José Patriota agradece e comemora a participação do público no evento.

Isso porque o executivo faz uma avaliação de que realizou uma das melhores festas da historia recente. E a medida que determinou essa avaliação positiva foi mais simples que se possa imaginar. Acatando solicitação da população e da Paróquia, autorizou e localizou o parque de diversões ao lado da Igreja.

O parque, que nos últimos anos todo lado, voltou ao epicentro da festa, aumentou fluxo de visitantes e melhorou a imagem geral da festa. A maioria aprovou.  Veja fotos enviadas pela equipe, assinadas por Cláudio Gomes:

IMG_1558

IMG_1551

IMG_1510

IMG_1498

IMG_1480

IMG_1473

IMG_1467

IMG_1460

IMG_1167

IMG_1816

IMG_1705

IMG_1573

Romero Sales Filho destaca assinatura de empréstimo para a Compesa

Nesta segunda-feira (29), o deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) utilizou suas redes sociais para celebrar a assinatura contrato de empréstimo da Compesa com o New Development Bank (NDB), destinado ao financiamento do Programa Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE), no valor de R$ 1,1 bilhão. “Decisão política é isto! – Hoje, participei da […]

Nesta segunda-feira (29), o deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) utilizou suas redes sociais para celebrar a assinatura contrato de empréstimo da Compesa com o New Development Bank (NDB), destinado ao financiamento do Programa Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE), no valor de R$ 1,1 bilhão.

“Decisão política é isto! – Hoje, participei da solenidade de assinatura do contrato de empréstimo da Compesa junto ao New Development Bank (NDB), destinado ao financiamento do Programa Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE), no valor de R$ 1,1 bilhão. Este é um marco significativo para nosso Estado e atesta o compromisso da governadora Raquel Lyra em encarar o problema e buscar soluções para a escassez hídrica que temos em Pernambuco,” declarou Romero Sales Filho.

O deputado destacou seu empenho contínuo em questões de abastecimento e saneamento, mencionando suas visitas às comunidades e seu trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele ressaltou que, em apenas 18 meses de gestão, a governadora Raquel Lyra conseguiu que o NDB financiasse o maior contrato para saneamento no Brasil.

“Abastecimento e Saneamento são temas que tenho acompanhado com muito empenho, tanto nas visitas que realizo às comunidades, do Cais ao Sertão, como no trabalho que desempenho na Alepe, seja ouvindo, fiscalizando, cobrando, seja articulando reuniões, realizando proposições legislativas ou destinando emendas parlamentares,” disse Romero.

Ele também lembrou que o saneamento de Porto de Galinhas, uma obra que estava abandonada há pelo menos 30 anos, já foi iniciado pela governadora, destacando que o contrato com o NDB representa mais um passo importante para melhorar as condições de vida dos cidadãos pernambucanos.

Durante o evento, Romero Sales Filho e a deputada Socorro Pimentel participaram da premiação do Desafio Educativo Socioambiental para estudantes da rede pública e da entrega de diplomas às mulheres que se formaram encanadoras na 4ª edição do curso, ambas iniciativas da Compesa.

“Parabenizo a governadora Raquel Lyra, os secretários Almir Cirilo (Recursos Hídricos) e Alexandre Schneider (Educação), o presidente da Compesa, Alex Campos, neste trabalho de reconstrução de Pernambuco. Continuaremos trabalhando juntos para restaurar nosso Estado e garantir um futuro mais digno, justo e inclusivo para os pernambucanos,” concluiu Romero Sales Filho.