Danilo participa da convenção nacional do PSB nesta sexta-feira
Por André Luis
Nesta sexta-feira (29), o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Danilo Cabral participa da convenção nacional do PSB das 14h às 17h, no Hotel Meliá Brasil 21, em Brasília.
Na ocasião, os socialistas vão deliberar sobre a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Lula.
“O PSB foi o primeiro partido a oficializar o apoio ao presidente Lula e contribuímos com a indicação do companheiro Geraldo Alckmin para vice. Construímos uma frente tanto no Brasil como em Pernambuco para restabelecer a democracia, defender a soberania e os direitos especialmente da população mais vulnerável. O ato de amanhã representa essa aliança entre os dois partidos em busca de um Brasil melhor, mais justo e mais igual”, afirma Danilo.
Também serão aprovadas as coligações para as eleições presidenciais de 2022. O evento contará com a presença de presidentes de partidos aliados, parlamentares e cerca de 400 socialistas. A convenção nacional será transmitida pelas redes sociais do PSB.
Já a convenção estadual da Frente Popular de Pernambuco está marcada para o próximo dia 5, no Clube Português, a partir das 14h. Estarão presentes todos os integrantes da chapa majoritária, presidentes de partidos, pré-candidatos a deputado federal e estadual, prefeitos e lideranças de todo o estado.
Por André Luis A Justiça Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos do pleito de 2020, na manhã desta quinta-feira (17), em Triunfo. Foram diplomados além do prefeito eleito, Luciano Bonfim, seu vice, João Hermano, ambos do Avante, os vereadores: Zé Carlos de Solon (Avante), Leonardo da Areia (Avante), Camilo Ferreira (PSB), Bea (PSB), […]
A Justiça Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos do pleito de 2020, na manhã desta quinta-feira (17), em Triunfo.
Foram diplomados além do prefeito eleito, Luciano Bonfim, seu vice, João Hermano, ambos do Avante, os vereadores: Zé Carlos de Solon (Avante), Leonardo da Areia (Avante), Camilo Ferreira (PSB), Bea (PSB), Nego Rico (PSB), Anselmo Martins (Avante), Macio de Selminha (PSB), Pedro Júnior (Avante), Djaci Marques (Patriota), Bal (Avante) e Léo de Angelina (Avante).
“Agradeço a grande maioria da nossa população que reconheceu o nosso trabalho e concedeu a mim mais uma vez a nobre missão de conduzir o nosso município no mandato que inicia-se em 2021”, agradeceu Luciano Bonfim em postagem em seu Instagram.
“Dedicação e compromisso não faltarão da minha parte, do nosso vice João Hermano e a equipe de governo que estamos formando para fazermos o melhor pela nossa gente e continuar a excelente gestão do prefeito João Batista”, garantiu Luciano, que ainda parabenizou e desejou boa sorte a todos os vereadores diplomados.
Faleceu agora pela manhã no Hospital da Unimed, aos 94 anos, o odontólogo Aloísio Arruda. Ele lutava contra um quadro de insuficiência respiratória na UTI da unidade, que evoluiu para insuficiência renal. Ele sentiu-se mal há 15 dias e foi levado para a unidade. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento Em outubro, o […]
Faleceu agora pela manhã no Hospital da Unimed, aos 94 anos, o odontólogo Aloísio Arruda. Ele lutava contra um quadro de insuficiência respiratória na UTI da unidade, que evoluiu para insuficiência renal. Ele sentiu-se mal há 15 dias e foi levado para a unidade. Ainda não há detalhes de velório e sepultamento Em outubro, o blog homenageou o profissional pela bela festa que brindou suas mais de nove décadas.
Em 29 de setembro, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e amigos se reuniram no espaço Olga Cajueiro para uma justa homenagem ao odontólogo. “Doutor Aloísio, que no auge dos seus 94 anos, é parte da memória viva de Afogados da Ingazeira, cidade que abraçou como sua. A convite da família, fui acompanhar e brindar a justa homenagem”, dizia o blog em 1 de novembro.
Alvirrubro apaixonado, daqueles que chamavam os amigos em casa só para brindar fracassos de rubro-negros e tricolores com muito bom humor, compensava o que o tempo lhe tirou da visão com os ouvidos, como radio ouvinte de prefixos como Jornal, CBN e Pajeú de Afogados da Ingazeira. Com isso, era mais atualizado que a geração WhatsApp, capaz de discutir os temas mais contemporâneos com plena lucidez.
Quantos bons frutos a partir de seu Aloísio e Dona Ivone! Mais que a formação acadêmica e caminho de cada um, fica o sentimento de que o casal soube edificar personalidades, construir um legado, replicar na prole os valores que não são definidos por fatores econômicos, mas sim por patrimônio humano.
Gentilmente, o historiador Fernando Pires nos cedeu texto a partir de entrevista com o Doutor Aloísio:
Aloisio Arruda nasceu em Cabaceiras (PB) no dia 29 de setembro de 1924, na fazenda Riacho Grande, em virtude de seus genitores, naturais de Surubim (PE), estarem residindo naquela localidade, onde permaneceram 10 anos.
Quando tinha três anos de idade, a família retornou para Surubim, onde fez o curso primário. O ginasial cursou em Limoeiro. E para dar continuidade aos estudos, teve que se deslocar para o Recife, em 1943, quando contava 19 anos, e onde, no Ginásio Pernambucano fez o curso científico.
Em 1945 foi submetido ao vestibular de Odontologia e, logrando êxito, estudou na Faculdade de Odontologia do Recife, formando-se em 1948. Em seguida foi para Lajedo (PE) para exercer a profissão de Odontólogo, ficando naquela cidade uns 5 meses. Mas, a sua aspiração era o sertão pernambucano.
Através de um amigo do Recife, Heraldo Reis da Silva Rêgo, que conhecia o então comerciante afogadense José Torreão, foi conhecer a cidade de Afogados da Ingazeira em companhia do Heraldo, aonde chegaram em meados de 1949. Na cidade iria conhecer o médico Hermes de Sousa Canto, contemporâneo do seu irmão, também médico.
Recorda-se que a viagem foi de trem, pela Rede Ferroviária Federal que acabara de chegar a Afogados da Ingazeira. O trecho entre Sertânia e o seu destino final estava em fase de testes, senão teria vindo em cima de caminhão ou em marinete que faziam essa rota.
Tem vaga lembrança sobre sua estada na cidade, mas que passou um dia fazendo o reconhecimento, e ficou na hospedaria de dona Milinha, localizada nas imediações dos Correios e Telégrafos, onde funcionou a X Dires. Aqui tomou conhecimento da existência do Doutor Wilfredo, também odontólogo, e do protético Otávio Ferreira.
Sua decisão foi imediata: gostou da cidade e disse que viria residir no sertão. Voltou no dia seguinte à capital pernambucana para se organizar e retornar àquela que seria o seu porto seguro para o resto da vida.
Não havendo qualquer objeção da família, em 9 de agosto de 1949 se mudou para o sertão do Pajeú. Vizinho à hospedaria alugou uma sala onde instalou seu consultório odontológico. Na sua bagagem, trouxe uma carta de apresentação do irmão que foi colega de turma (em 1938 ) do médico Hermes Canto, lhe apresentando.
Aqui também encontrou os médicos Herbert Miranda Henriques e Vicente Jesus Lima.
Estabelecido na pequena cidade sertaneja, exerceu com dedicação, por muitos anos, sua profissão de dentista em Afogados e cidades circunvizinhas, além de atender através do sindicato, aos funcionários da Rede Ferroviária Federal.
Seu primeiro contato com a jovem Ivone Góes, aquele que viria a ser sua esposa, se deu no dia 8 de dezembro de 1949, em meio às festas de final de ano, quando se colocavam mesas defronte à Igreja e as famílias envolvidas pelos momentos festivos natalinos e de final de ano, se confraternizavam.
Algum tempo depois eles iniciaram o namoro pra valer. Dona Ivone dizia: “Aloísio era muito assediado pelas garotas afogadenses, por ser jovem, bonito e com graduação superior”.
No dia 4 de setembro de 1955, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, o jovem casal subiu ao altar para selar o compromisso de amor. O celebrante, Padre Antônio de Pádua Santos abençoou a união. Aloísio contava 31 anos de idade incompletos e dona Ivone 28.
Os frutos desse matrimônio foram 6 filhos: Alexandre, Valéria, Verônica, Aloísio, Isabel e Ana Tereza.
O imóvel onde reside até hoje foi construído por Herbert de Miranda Henriques, quando médico em Afogados da Ingazeira, na déc de 50.
Exímio professor de matemática, Dr. Aloísio Arruda ensinou nas principais escolas da cidade. Recorda-se de alguns alunos: Josezito Padilha, Virgílio Amaral, Newton César, José Virgínio Nogueira, Alberto Virgínio Nogueira, Cláudio Virgínio Nogueira, Silvano Queiróz (Bombinha), Silvério Queiróz, Claudete Oliveira, Adailton Vidal, Fernando Pires entre muitos outros.
Dentre os inúmeros postos de responsabilidade assumidos por ele, citamos a Secretaria da Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira nos governos de Miguel de Campos Góes, José Rodrigues de Brito e João Alves Filho (no primeiro mandato). Também secretário da Escola Normal Rural e do Ginásio Mons. Pinto de Campos; diretor do ACAI e Fiel da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de Pernambuco – CAGEP. Manteve convênio com o Sindicato dos Ferroviários.
Recordava-se do bar do senhor Aurélio Pires, avô de Fernando Pires, localizado na praça Domingos Teotônio, hoje Mons. Alfredo de Arruda Câmara, onde ele, Doutor Hermes, Doutor Serpa e outros amigos passavam momentos de descontração.
Dr. Aloísio se aposentou nos anos 1970. Em janeiro desde ano sofreu uma grande perda com o falecimento de dona Ivone Arruda, sua esposa.
Caro Nill Júnior, Sobre a nota publicada na Coluna do Domingão, quero dizer que tenho procurado defender o papel do legislativo na discussão de políticas públicas sobre o enfrentamento ao coronavírus, sem nunca deixar que as preferências ou diferenças pessoais interfiram no que interessa as pessoas. Não há uma aproximação maior com o governo do […]
Sobre a nota publicada na Coluna do Domingão, quero dizer que tenho procurado defender o papel do legislativo na discussão de políticas públicas sobre o enfrentamento ao coronavírus, sem nunca deixar que as preferências ou diferenças pessoais interfiram no que interessa as pessoas.
Não há uma aproximação maior com o governo do município, por este subestimar a capacidades do legislativo de colaborar com a gestão, assim como a a gestão procura diminuir a relevância do poder e até mesmo interferir neste , o que não poderia permitir jamais.
Seguimos firmes e de maneira equilibrada desenvolvendo o nosso papel, deixando de lado o debate de campanha política, que fica para outra ocasião.
Agradeço pelo espaço.
Gleybson Martins, Presidente da Câmara de Vereadores de Carnaíba
Uma casa lotérica foi alvo de assalto na manhã desta segunda (14). Segundo informações ao vivo nos programas Manhã Total e Comando Geral (Rádio Pajeú), o crime aconteceu na Lotérica Valério, na Rua Saturnino Bezerra, centro. Uma dupla tomou de assalto uma Sprinter placas CPG 9427, de Princesa Isabel, usada para lotações e anunciou a […]
Uma casa lotérica foi alvo de assalto na manhã desta segunda (14). Segundo informações ao vivo nos programas Manhã Total e Comando Geral (Rádio Pajeú), o crime aconteceu na Lotérica Valério, na Rua Saturnino Bezerra, centro.
Uma dupla tomou de assalto uma Sprinter placas CPG 9427, de Princesa Isabel, usada para lotações e anunciou a ação. Segundo informações de Anchieta Alves ao programa, foram dois homens encapuzados.
Eles chegaram a dar uma coronhada em um funcionário da Lotérica. Ele foi atendido no Hospital Zé Dantas, mas passa bem. Pouco depois, a dupla deixou a Sprinter e entrou em outro carro, que seguia no sentido Afogados.
Na Van abandonada, a polícia encontrou passageiros que foram feios reféns e viveram momentos de terror. Eles e o motorista, de nomes não revelados, chegaram e ser amarrados.
Não foi revelada a quantia roubada, mas houve a informação de que no momento da ação, um malote era retirado do local. A polícia faz diligências para prender os acusados.
O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB) fez um balanço do trabalho realizado no ano de 2021 na cidade. Segundo ele, através de seu intermédio conseguiu angariar mais de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para ajudar a gestão do prefeito Alessandro Palmeira. Os recursos teriam sido usados para a construção de […]
O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB) fez um balanço do trabalho realizado no ano de 2021 na cidade. Segundo ele, através de seu intermédio conseguiu angariar mais de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para ajudar a gestão do prefeito Alessandro Palmeira.
Os recursos teriam sido usados para a construção de passagens molhadas, academias da saúde, entrega de ambulâncias, instalação do Procon, pavimentação de ruas, fim do lixão, entre outras ações. Através do deputado estadual Waldemar Borges foram R$ 150 mil para compra de um veículo, via Governo do Estado, para ajudar no PAA; R$ 200 mil para equipamentos para o Cine Teatro São José; e R$ 150 mil para pavimentação de ruas.
Através do deputado federal Gonzaga Patriota foram R$ 216 mil para aquisição de uma van para o transporte de pacientes; e R$ 500 mil para para construção da ponte sobre o Rio Pajeú. Além de R$ 190 mil do deputado federal Raul Henry para compra de um trator com incrementos agrícolas.
“Foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas conquistas. Conseguimos trazer mais de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) para ajudar o prefeito Sandrinho Palmeira a tirar do papel e colocar em prática inúmeras ações em benefício do nosso povo afogadense. Participamos intensamente do dia a dia da nossa gestão sempre ao lado do nosso prefeito e equipe de governo, uma satisfação enorme em estar fazendo parte desta história”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.