Notícias

Danda Gaia, presidente da Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde é assassinado em Serra Talhada

Por Nill Júnior

Urgente

O vereador e presidente da Câmara de Santa Cruz da Baixa Verde,  Danda Gaia, 60 anos, foi assassinado a tiros a pouco em Serra Talhada.

As informações ainda são preliminares, mas o crime é apontado preliminarmente como execução. Ele estava estacionando o carro próximo a um espetinho na Rua Jacinto Alves de Carvalho, no centro da cidade. O SAMU foi acionado ao local, mas a vítima já se encontrava sem vida.

Homens se aproximaram em um carro e efetuaram os disparos. Foram pelo menos quatro disparos. Uma mulher que estava no carro não se feriu. Ela saiu e se abaixou no momento dos disparos. Câmera de segurança flagrou o momento do crime.

Muitos curiosos cercaram o local. O corpo do parlamentar ainda ficou um tempo no veículo, cercado de curiosos,  enquanto era realizada a perícia.

O policiamento foi acionado e fez o isolamento do local do crime, que ficou repleto de curiosos. Este é 11º homicídio do ano em Serra Talhada.

Jose Arnaldo do Nascimento Gaia, Danda Gaia, foi o terceiro vereador mais votado em Santa Cruz da Baixa Verde nas eleições de 2020 com 422 votos.

Em junho, o primo de Danda, Ednaldo Isidório Neto, Zé Dida Gaia’ (PP), foi assassinado em um posto de gasolina da cidade. Ele tinha 51 anos e estava no seu primeiro mandato.

 

Outras Notícias

Frente em defesa do rio São Francisco participa de peixamento da Codevasf em homenagem ao Dia da Água‏

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, se integrou na manhã de sexta-feira, 20, em Petrolina à programação especial em homenagem ao Dia da Água que será celebrado domingo, 22. A ação foi um peixamento no rio, […]

odacy peixamento dia da agua 2

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e demais rios de Pernambuco da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, se integrou na manhã de sexta-feira, 20, em Petrolina à programação especial em homenagem ao Dia da Água que será celebrado domingo, 22. A ação foi um peixamento no rio, promovida pela Codevasf, 3ª Superintendência Regional em Petrolina, com a presença de estudantes da 5ª série de uma escola da rede particular da cidade.

Foram colocados no Velho Chico, 40 mil alevinos de espécies nativas como curimatã, piau e pacamã, produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, órgão vinculado à Codevasf em Petrolina. A preocupação da preservação do rio São Francisco, vem sendo prioridade neste segundo mandato de Odacy. Ele frisa que num momento em que a Codevasf  celebra o Dia Mundial da Água tendo o rio como principal ação, mostra a importância que é a sua preservação.

O parlamentar também elogia o órgão federal em promover a consciência ambiental envolvendo crianças na defesa e preservação do rio São Francisco. “As crianças são o futuro e elas devem e podem colocar em prática os cuidados com o rio. De nossa parte, temos realizado algumas ações para aprofundar o debate de preservação e proteção ao São Francisco e outros rios de nosso estado. A Frente realizará algumas ações importantes neste sentido”, revelou Odacy.

O deputado comentou que o trabalho da Frente Parlamentar no momento vem sendo acompanhar de perto, o debate da crise hídrica que se tornou uma grande preocupação para os produtores da agricultura irrigada dos perímetros em Petrolina e de toda a região do vale do São Francisco.

“Nossa preocupação agora vem sendo acompanhar de perto essa questão da crise da água do rio para os projetos irrigados do vale do São Francisco. Já me reuni algumas vezes com produtores, com os técnicos do Distrito de Irrigação Nilo Coelho e da superintendência regional da Codevasf no estado. Vamos apresentar todos juntos, saídas para essa questão que envolve milhões de empregos gerados pela produção irrigada do vale”, assinalou Odacy.

Prefeito de Tabira adere campanha da ONU em defesa das Mulheres‏

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias  (PTB) assinou na manhã desta sexta, 26, termo de adesão ao movimento #HeforShe (em tradução livre: Elesporelas) que conta com o apoio da  CNM – Confederação Nacional dos Municípios. O movimento tem como objetivo geral promover a reflexão e a ação sobre a responsabilidade que homens e […]

DSC_0200

O prefeito do município de Tabira, Sebastião Dias  (PTB) assinou na manhã desta sexta, 26, termo de adesão ao movimento #HeforShe (em tradução livre: Elesporelas) que conta com o apoio da  CNM – Confederação Nacional dos Municípios.

O movimento tem como objetivo geral promover a reflexão e a ação sobre a responsabilidade que homens e meninos têm para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da violência contra mulheres e meninas.

Segundo a representante Samiris Andrade, Agente Local, o movimento Eles por Elas, organizado pela ONU Mulheres é um movimento de Solidariedade para envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança pela igualdade de gêneros e pelos direitos humanos das mulheres.

Participam do Movimento lideranças governamentais e políticos, organizações masculinas e outras organizações da sociedade civil, universidades e escolas, homens e meninos em geral, para criar e promover eventos e campanhas em apoio ao movimento #ElesPorElas.

Em Tabira aconteceu na noite de quinta, 25, uma caminhada intitulada: “Caminhada Exploratória”. A caminhada iniciou com a concentração ao lado do terminal rodoviário, passando pela ponte do bairro Espírito Santo Velho até o bairro Vitorino Gomes, onde foi encerrada.

O Grupo de Trabalho de Tabira do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres (Mulheres Seguras), sob a responsabilidade de Sione Santos, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, organizada pela secretaria de Desenvolvimento Social na pessoa da secretária Iêda Guedes de Mélo e Dias, agradece a todos que se envolveram e participaram da I caminhada organizada.

Sede da água Santa Rita é alvo de ação criminosa

A empresa Água Mineral Santa Rita, com sede em Iguaracy, foi alvo da ação de criminosos nesta terça (5). A sede fica no Sitio Lagoa da Mata. Segundo as primeiras informações,  um grupo buscou a família que é responsável e pelo negócio. Não há informações de quantos criminosos participaram da ação ou de quanto foi […]

Francisco Antonio de Oliveira, “Seu Chico”, da Água Santa Rita

A empresa Água Mineral Santa Rita, com sede em Iguaracy, foi alvo da ação de criminosos nesta terça (5). A sede fica no Sitio Lagoa da Mata.

Segundo as primeiras informações,  um grupo buscou a família que é responsável e pelo negócio.

Não há informações de quantos criminosos participaram da ação ou de quanto foi levado.  Pessoas ligadas à família falam em “momentos de terror” na ação. Apesar do susto, todos passam bem.

A Polícia Militar está em diligências para tentar capturar os bandidos. A Água Santa Rita, enriquecida em sais, com sede no município,  é líder no mercado regional. A marca também gerencia uma fonte em Ibimirim.

O blog já contou a historia de seu Francisco Antônio de Oliveira. Ele descobriu a fonte por acaso, após adquirir um terreno na área rural de Iguaraci e não parou mais.

Sua água adicionada de sais é líder na região, regulamentada pelos órgãos de controle com testes diários de qualidade. Passou a fabricar há alguns meses também o garrafão. E lançou uma marca própria de água mineral a partir de uma fonte em Ibimirim.

Agosto Lilás: Diretoria da Mulher e Guarda Municipal de Carnaíba realizam ação 

A Diretoria da Mulher, da Prefeitura Municipal de Carnaíba, em parceria com a Guarda Civil Municipal, realizaram ações nesta quinta-feira (05.08), nos postos de vacinação contra a Covid 19.  A iniciativa faz parte da programação do Agosto Lilás, mês em que se chama a atenção para o grave problema da violência contra a mulher.  Além […]

A Diretoria da Mulher, da Prefeitura Municipal de Carnaíba, em parceria com a Guarda Civil Municipal, realizaram ações nesta quinta-feira (05.08), nos postos de vacinação contra a Covid 19. 

A iniciativa faz parte da programação do Agosto Lilás, mês em que se chama a atenção para o grave problema da violência contra a mulher. 

Além de incentivar as pessoas a doarem 1 kg de alimento não perecível para as vítimas de violência, o objetivo é conscientizar homens e mulheres a não se calarem diante desses crimes, utilizando todos os canais de denúncia disponibilizados. 

De acordo com a diretoria de políticas públicas para as mulheres, durante todo o mês de agosto diversas ações serão realizadas, contando com a parceria de todas as secretarias e instâncias da gestão pública em Carnaíba. 

Sertânia chega a 12 casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Sertânia informou em nota que, nesta sexta-feira (15), mais um caso foi confirmado para Covid-19. A constatação se deu após realização de teste rápido no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde. O boletim traz ainda dois casos descartados. Um deles estava em investigação.  O outro é um novo […]

A Secretaria de Saúde de Sertânia informou em nota que, nesta sexta-feira (15), mais um caso foi confirmado para Covid-19.

A constatação se deu após realização de teste rápido no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde.

O boletim traz ainda dois casos descartados. Um deles estava em investigação.  O outro é um novo paciente. Ambos realizaram testes rápidos no Hospital Maria Alice Gomes Lafayette. Um novo caso também entrou em investigação.

São doze casos confirmados, com seis recuperados e dois óbitos. São sete casos em investigação e 35 descartados.