Curso de Direito da UPE Arcoverde ganha destaque nacional com 15 trabalhos aprovados na 77ª SBPC

O interior de Pernambuco mais uma vez mostra sua força na produção acadêmica e científica. O curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Arcoverde será um dos grandes destaques da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com 15 trabalhos científicos aprovados para apresentação no evento, que ocorrerá de 13 a 19 de julho de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.
Sob a orientação do Professor Fernando Cardoso e da Professora Rita Freitas, os(as) discentes desenvolveram pesquisas que abordam temáticas urgentes e profundamente relevantes para a sociedade brasileira. Os trabalhos contemplam áreas como direitos de grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, questões de gênero, raça, etnia, direitos das pessoas idosas e com deficiência, além de reflexões sobre o papel do Direito na promoção da justiça social.
Mais do que números, os trabalhos aprovados representam um marco simbólico e institucional: a valorização da ciência produzida no interior do estado. Em tempos de desafios à pesquisa e ao ensino superior, a UPE Arcoverde reafirma seu compromisso com a formação crítica e cidadã de seus estudantes, mostrando que qualidade acadêmica não está restrita aos grandes centros urbanos.
“A aprovação expressiva dos nossos alunos e alunas demonstra que o interior pode — e deve — ser protagonista na construção do conhecimento científico que transforma a realidade”, ressaltou o professor Fernando Cardoso.
A Reunião Anual da SBPC é o maior e mais tradicional evento científico da América Latina, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e lideranças de diversas áreas do conhecimento. A edição de 2025, com sede na UFRPE, tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável com Justiça Social”, alinhando-se perfeitamente ao eixo temático das pesquisas desenvolvidas em Arcoverde.
A professora Rita Freitas também destacou o impacto da participação: “É um momento histórico para o nosso curso. Nossos estudantes estarão entre os melhores do Brasil, mostrando a potência da UPE e o compromisso com os direitos humanos e a cidadania.”
A aprovação coletiva reforça o curso de Direito da UPE Arcoverde como um polo de formação de excelência no Sertão pernambucano. O campus, que já vinha se destacando pela qualidade de ensino e envolvimento em projetos de extensão, agora também consolida seu protagonismo no campo da pesquisa científica.
“É o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido com a transformação social por meio do conhecimento. Parabéns a toda a comunidade acadêmica envolvida!”, finaliza a direção do campus.




A semana de mais uma agenda de Paulo Câmara pelo interior continuou gerando perguntas sobre a possibilidade ou não de reversão dos índices de rejeição aferidos na pesquisa Uninassau, passando da casa dos 70%.
A Rádio Pajeú inaugura dia 17 seus novos estúdios, com presença no ato do Bispo Dom Egídio Bisol. A estrutura, que promete ser uma das mais modernas do Estado, é parte da preparação da Emissora para sua migração. A Pajeú terá o prefixo 95,7 MHZ.





Em São José do Egito, chamou atenção a ausência do presidente da Câmara de Vereadores à audiência pública realizada pela bancada de situação que tratou do projeto 001/2021 que trata da implementação do Instituto de Previdência do Munícipio.
Em meio ao turbilhão que está Brasília, com a instalação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, movimentos sociais se articulam em todo o País para atos contrários e a favor da manutenção do mandato da presidente. Neste domingo (13), o Vem pra Rua fará um ato a partir das 10h no Marco Zero, no Recife, pedindo o impedimento. Já na próxima quarta (16), será a vez da Frente Brasil Popular, que reúne centrais sindicais e movimentos sociais, a ocupar as ruas do Centro em prol da petista.
A manifestação foi programada na quinta-feira da semana passada, após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter aceitado o pedido de impeachment. “O pedido tem muita densidade. De forma clara, os argumentos dão ensejo ao impeachment. Qualquer parlamentar que estivesse na presidência da Câmara teria o dever de ter aceito o pedido”, argumentou Gesteira.












Você precisa fazer login para comentar.