Notícias

Curso de Direito da UPE Arcoverde ganha destaque nacional com 15 trabalhos aprovados na 77ª SBPC

Por André Luis

O interior de Pernambuco mais uma vez mostra sua força na produção acadêmica e científica. O curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Arcoverde será um dos grandes destaques da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com 15 trabalhos científicos aprovados para apresentação no evento, que ocorrerá de 13 a 19 de julho de 2025, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.

Sob a orientação do Professor Fernando Cardoso e da Professora Rita Freitas, os(as) discentes desenvolveram pesquisas que abordam temáticas urgentes e profundamente relevantes para a sociedade brasileira. Os trabalhos contemplam áreas como direitos de grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, questões de gênero, raça, etnia, direitos das pessoas idosas e com deficiência, além de reflexões sobre o papel do Direito na promoção da justiça social.

Mais do que números, os trabalhos aprovados representam um marco simbólico e institucional: a valorização da ciência produzida no interior do estado. Em tempos de desafios à pesquisa e ao ensino superior, a UPE Arcoverde reafirma seu compromisso com a formação crítica e cidadã de seus estudantes, mostrando que qualidade acadêmica não está restrita aos grandes centros urbanos.

“A aprovação expressiva dos nossos alunos e alunas demonstra que o interior pode — e deve — ser protagonista na construção do conhecimento científico que transforma a realidade”, ressaltou o professor Fernando Cardoso.

A Reunião Anual da SBPC é o maior e mais tradicional evento científico da América Latina, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e lideranças de diversas áreas do conhecimento. A edição de 2025, com sede na UFRPE, tem como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável com Justiça Social”, alinhando-se perfeitamente ao eixo temático das pesquisas desenvolvidas em Arcoverde.

A professora Rita Freitas também destacou o impacto da participação: “É um momento histórico para o nosso curso. Nossos estudantes estarão entre os melhores do Brasil, mostrando a potência da UPE e o compromisso com os direitos humanos e a cidadania.”

A aprovação coletiva reforça o curso de Direito da UPE Arcoverde como um polo de formação de excelência no Sertão pernambucano. O campus, que já vinha se destacando pela qualidade de ensino e envolvimento em projetos de extensão, agora também consolida seu protagonismo no campo da pesquisa científica.

“É o reconhecimento de um trabalho sério, comprometido com a transformação social por meio do conhecimento. Parabéns a toda a comunidade acadêmica envolvida!”, finaliza a direção do campus.

Outras Notícias

Odacy, Tereza e Romério acompanham juntos posse de Dilma

O deputado estadual Odacy Amorim, a deputada Teresa Leitão e ao prefeito de São José do Egito,  Romério Guimarães estiveram juntos na posse do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Eles integraram a comitiva pernambucana que marcou presença nas solenidades de posse da presidente, ocorrida no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Itamaraty. Odacy repercutiu sua […]

odacy na posse de Dilma

O deputado estadual Odacy Amorim, a deputada Teresa Leitão e ao prefeito de São José do Egito,  Romério Guimarães estiveram juntos na posse do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. Eles integraram a comitiva pernambucana que marcou presença nas solenidades de posse da presidente, ocorrida no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Itamaraty.

Odacy repercutiu sua presença em Brasília em sua página oficial do Facebook.  “Em Brasília, para participar da cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff”, destacou.

Na posse,  Dilma Rousseff definiu a educação como o lema de seu novo governo e reafirmou o compromisso de “extirpar” a corrupção durante o discurso, realizado na tarde desta quinta-feira (1º), no Congresso Nacional, em Brasília.

“Nosso lema será: Brasil, pátria educadora”, disse Dilma, que apontou a democratização do conhecimento como uma das metas de seu governo: “significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis”.

TCE emite parecer pela aprovação das contas de 2012 do ex Adelmo Moura , referente ao exercício de 2012

Em Sessão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ocorrida hoje, houve a deliberação sobre a Prestação de Contas de Governo do Ex-Prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, referente ao exercício de 2012, último ano de seu mandato. Na ocasião, o Tribunal emitiu Parecer favorável a aprovação da Prestação de Contas quando […]

ADELMO POSSE

Em Sessão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ocorrida hoje, houve a deliberação sobre a Prestação de Contas de Governo do Ex-Prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, referente ao exercício de 2012, último ano de seu mandato. Na ocasião, o Tribunal emitiu Parecer favorável a aprovação da Prestação de Contas quando de seu julgamento perante a Câmara Municipal de Itapetim, onde o Grupo Político liderado por Arquimedes Machado e Adelmo Moura, já possui ampla maioria.

“Se de inicio a Auditoria do TCE tivesse obtido a informação de que as contribuições previdenciárias para a PREVITA (Instituto de Previdência do Município), referente ao mês de dezembro de 2012, haviam sido recolhidas em janeiro de 2013, com a utilização de disponibilidade financeira deixadas por Adelmo em 2012, a deliberação favorável teria ocorrido de modo direto, sem a necessidade de defesa. O TCE, incialmente, compreendeu que não havia sido deixado, pela Gestão de Adelmo em 2012, recursos para o pagamento desta despesa no ano de 2013. Na defesa, demonstramos que Adelmo deixou recursos mais que suficientes em caixa quando saiu do governo, levando o TCE a entender pelo cumprimento desta obrigação previdenciária”, informaram os Advogados Emerson Dario Correia Lima e Felipe Aragão de Siqueira, responsáveis pela Defesa de Adelmo neste Processo.

Covid-19: Iguaracy adquire testes rápidos para profissionais de saúde

O Governo Municipal de Iguaracy adquiriu testes rápidos para Covid-19. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante, serão destinados aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “Essa ação é de extrema importância para identificar os profissionais que podem ter contraído o COVID-19 e também para que estejam […]

O Governo Municipal de Iguaracy adquiriu testes rápidos para Covid-19.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante, serão destinados aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

“Essa ação é de extrema importância para identificar os profissionais que podem ter contraído o COVID-19 e também para que estejam mais seguros e realizarem as suas funções com mais tranquilidade”, disse a secretária.

Prefeito de Buíque paga 13º e anuncia novas obras para 2020

Durante 55 minutos em entrevista a rádio Buíque FM, o prefeito Arquimedes Valença (MDB) fez um balanço de sua gestão durante o ano de 2019 em todas as áreas do governo e aproveitou para anunciar o pagamento dos 50% restantes do 13º salário a todos os servidores municipais de Buíque. A primeira parcela foi paga […]

Durante 55 minutos em entrevista a rádio Buíque FM, o prefeito Arquimedes Valença (MDB) fez um balanço de sua gestão durante o ano de 2019 em todas as áreas do governo e aproveitou para anunciar o pagamento dos 50% restantes do 13º salário a todos os servidores municipais de Buíque.

A primeira parcela foi paga no mês de julho a todo o funcionalismo efetivo. Valença ainda aproveitou para anunciar novas obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura em várias localidades do município.

Nesta sexta-feira (13), todos os servidores públicos estarão com os recursos do abono natalino em suas contas, representando um montante de R$ 2,3 milhões que, somados aos salários de novembro pagos entre o dia 04 e 10 deste mês, representam uma injeção de R$ 6 milhões na economia do município em apenas 13 dias. “Se acrescentarmos o pagamento de dezembro, que estaremos concluindo já no início de janeiro, vamos colocar em circulação, beneficiando o comércio de Buíque, mais de R$ 10 milhões. Isso é valorização e respeito aos nossos servidores”, afirmou o prefeito.

As secretárias de Finanças (Telma Valença) e de Assistência Social (Teófila Valença) também confirmaram que os contratados dos programas sociais; Cras, Creas, Serviços de Convivência, Criança Feliz, também receberão o abono natalino, sendo que esses serão pagos pelo município, através da  Secretaria de Assistência Social já que o Governo Federal só envia recursos referente a 12 meses.

Durante a entrevista Arquimedes fez um balanço das obras que estão em andamento e que representam investimentos da ordem de mais de R$ 2,9 milhões, entre elas a reconstrução da Casa de Saúde Senador Antônio Farias, as quadras poliesportivas e saneamento nos distritos de Guanumby e Catimbau, a construção da UBS da Vila do Posto e a construção da coberta e banheiros do Pátio da Feira.

Além de comentar sobre o andamento das construções e melhorias que vem sendo feitas no município, o prefeito aproveitou para anunciar novas obras, como a construção de uma quadra poliesportiva e de uma Unidade Básica de Saúde no distrito do Carneiro, reformas das UBS da Serrinha e Vila São José, calçamentos em vários bairros e localidades com recursos do FEM e a pavimentação asfáltica em várias ruas e avenidas de Buíque. São mais de R$ 3 milhões de investimentos que já devem começar no início de 2020.

Arquimedes Valença que aproveitou para convidar a população para a abertura do Natal Luz, nesta sexta-feira (13), às 19h, na praça Major França.

Durante a entrevista estavam presentes todos os secretários, assessores, os vereadores Elson Francisco, Ernani Neto, Jordão Briano, Creusa Couto, Felinho da Serrinha, Daidson Amorim, Peba do Carneiro, Euclides do Catimbau, Luiz Cristiano; lideranças políticas, comunitárias e dezenas de populares que foram acompanhar a entrevista na área externa da rádio Buíque FM.

Bispo de Caruaru fica ferido após capotar carro em acidente

O bispo Dom José Ruy, da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficou ferido após sofrer um acidente na noite de ontem (12). A mãe do sacerdote, que não teve o nome divulgado, também estava no veículo e também teve ferimentos. A colisão aconteceu no bairro Maurício de Nassau. Após o impacto, o carro […]

O bispo Dom José Ruy, da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ficou ferido após sofrer um acidente na noite de ontem (12). A mãe do sacerdote, que não teve o nome divulgado, também estava no veículo e também teve ferimentos.

A colisão aconteceu no bairro Maurício de Nassau. Após o impacto, o carro do bispo Dom José Ruy capotou. Equipes da Autarquia de Mobilidade de Caruaru estiveram no local. 

Até a última atualização desta reportagem, informações sobre o outro veículo envolvido e a dinâmica do acidente não foram divulgadas.

Nas redes sociais, o bispo emitiu uma mensagem informando que foi encaminhado para o hospital Unimed, com escoriações e dores causadas pelo impacto da batida, mas que estava bem. A Diocese de Caruaru emitiu uma nota à imprensa na manhã deste sábado (12) informando que o bispo e a mãe já tiveram alta hospitalar e passam bem. As informações são do g1 Caruaru.