Covid-19: Sertão do Pajeú se aproxima dos 22 mil casos e totaliza 385 óbitos
Por André Luis
Afogados da Ingazeira e Quixaba confirmaram novas mortes pela doença.
Calumbi não divulga boletim epidemiológico ha 7 dias. O último foi dia 30 de março.
Por André Luis
Após os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta terça-feira (06.04), a região totaliza 21.973 casos confirmados de Covid-19. Foram mais 95 casos nas últimas 24h.
Portanto, os números de casos de cada município ficam assim: Serra Talhada, 7.772; Afogados da Ingazeira, 3.524; Tabira 1.980, São José do Egito, 1.642; Carnaíba, 1.156; Flores, 797; Itapetim, 781; Santa Terezinha, 715; Triunfo, 705; Iguaracy, 555; Brejinho, 428; Calumbi, 383; Santa Cruz da Baixa Verde, 361; Solidão, 353; Quixaba, 319; Tuparetama, 314 e Ingazeira, 188 casos confirmados.
A Secretaria de Saúde de Calumbi, não divulga boletim epidemiológico ha 7 dias. A última vez que isso aconteceu foi no dia 30 de março.
Óbitos –A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira confirmou o óbito de um paciente de 71 anos, cardiopata e diabético, aposentado, faleceu no Hospital Regional Emília Câmara em 3 de abril, após complicações da Covid-19. O mesmo não chegou a ser vacinado na época por estar apresentando sintomas da doença. A Secretaria de Saúde de Quixaba, confirmou o óbito de um paciente de 55 anos.
A região conta com 385 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (120); Afogados da Ingazeira (45); São José do Egito (27); Flores (27); Carnaíba (23); Triunfo (23); Tabira (22); Santa Terezinha (21); Tuparetama (18); Iguaracy (16); Itapetim (15); Quixaba (11); Santa Cruz da Baixa Verde (6); Brejinho (5); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).
Recuperados – A região tem agora no total 21.113 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 96,08% dos casos confirmados. Ontem foram mais 103 curas clínicas.
G1 PE A falta de quórum suspendeu a votação de um projeto de lei, enviado pelo Executivo, que autorizava o pedido, à Caixa Econômica Federal, de um empréstimo de R$ 90 milhões para a Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho. A votação do projeto de lei, prevista para esta terça-feira (31) na Câmara de Vereadores, foi motivo de […]
A falta de quórum suspendeu a votação de um projeto de lei, enviado pelo Executivo, que autorizava o pedido, à Caixa Econômica Federal, de um empréstimo de R$ 90 milhões para a Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho.
A votação do projeto de lei, prevista para esta terça-feira (31) na Câmara de Vereadores, foi motivo de protesto por parte da população.
Uma liminar da Justiça havia suspendido a realização da sessão extraordinária na casa legislativa, convocada para esta terça-feira (31). Mas outra decisão da Justiça derrubou a liminar.
Dos 17 vereadores do município, apenas nove estavam presentes. Ao todo, eles votaram nove projetos. Outros seis, incluindo o do empréstimo, precisavam de maioria qualificada para aprovação. Ou seja: no mínimo, 12 vereadores (dois terços) e, por isso, não foram sequer apresentados.
Com o encerramento do ano legislativo, o projeto do empréstimo foi suspenso. Para ser colocado em votação novamente, é preciso que, em 2020, o prefeito Lula Cabral (PSB) o apresente novamente para a Câmara.
De acordo com a prefeitura, os recursos seriam destinados a obras de pavimentação, saneamento, iluminação, drenagem, mobilidade urbana, além da construção de parques, praças, escolas e creches.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) divulgou um alerta nas redes sociais nesta terça-feira (6) sobre a ação de golpistas que estão se passando por diretores ou advogados da entidade para aplicar fraudes. De acordo com a nota, os criminosos entram em contato com filiados alegando tratar de ações judiciais […]
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) divulgou um alerta nas redes sociais nesta terça-feira (6) sobre a ação de golpistas que estão se passando por diretores ou advogados da entidade para aplicar fraudes.
De acordo com a nota, os criminosos entram em contato com filiados alegando tratar de ações judiciais e solicitam o pagamento de boletos supostamente ligados ao setor jurídico do sindicato. O Sintepe reforça que não realiza cobranças antecipadas ou envio aleatório de boletos.
“O jurídico do Sintepe não envia boletos aleatórios ou cobranças antecipadas”, destaca a entidade. Segundo o sindicato, qualquer comunicação excepcional com a base é feita apenas por telefones institucionais oficiais.
A orientação é que, diante de qualquer abordagem suspeita, os filiados confirmem as informações ou denunciem imediatamente por meio do canal oficial do setor jurídico: (81) 99631-1708.
O sindicato reforça que está tomando as providências necessárias para alertar sua base e evitar que mais profissionais da educação sejam vítimas de golpe.
Primeira mão O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, do PSB, não disputará mais um mandato estadual. Ele irá integrar a condenação da campanha de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prego foi batido em uma reunião com Campos, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, e o ex-prefeito de Itapetim. A dúvida agora […]
O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, do PSB, não disputará mais um mandato estadual.
Ele irá integrar a condenação da campanha de João Campos ao Governo de Pernambuco.
O prego foi batido em uma reunião com Campos, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, e o ex-prefeito de Itapetim.
A dúvida agora é saber que nome terá o apoio dos prefeitos alinhados que tinham declarado apoio ao socialista. Adelmo condicionada sua candidatura à garantia de espaços que lhe garantissem viabilidade.
Segunda, às dez da manhã, Adelmo comenta a decisão no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
por Anchieta Santos “Depois de um governo marcado por empresas fantasmas e cheio de laranjas o ex-prefeito não tem moral para criticar ninguém” – Assim o vereador Edmundo Barros iniciou sua entrevista a Rádio Cidade FM contra atacando Dinca Brandino que na semana passada acusou o vereador de estar manobrando a Câmara contra ele e […]
“Depois de um governo marcado por empresas fantasmas e cheio de laranjas o ex-prefeito não tem moral para criticar ninguém” – Assim o vereador Edmundo Barros iniciou sua entrevista a Rádio Cidade FM contra atacando Dinca Brandino que na semana passada acusou o vereador de estar manobrando a Câmara contra ele e ainda acusou o parlamentar de “sumir com postes” da Celpe.
Devidamente documentado como integrante do Conselho de Consumidores da Celpe, Edmundo que foi acionado por Dinca na justiça com uma Ação Civil de Improbidade, acusando-o pelo furto de postes, apresentou documentos comprobatórios de que a justiça julgou a ação improcedente.
Sobre a acusação de liderar a câmara contra Dinca, Edmundo disse que todos os parlamentares da Comissão são devidamente preparados e independentes e estão conscientes do trabalho que precisam executar para esclarecer as possíveis perdas de recursos por convênios cancelados pelos governos estadual e federal.
Sobre a polêmica com o Presidente do PDT Marcilio Pires, Edmundo disse que na eleição municipal tudo foi feito para ter o politico no palanque de Sebastião Dias e ele não aceitou, depois ser contemplado com cargo (assessor de imprensa), o vereador não aceita. Disse que de pessoal nada tem contra Dr. Marcílio .
Prezados amigos de São José do Egito e do Pajeú, Nos reportamos aos mesmos veículos que nos caluniaram para, de forma enfática, repudiar matéria de opinião, que desrespeita a dignidade de um cidadão reconhecidamente responsável e que cumpre com todas as suas obrigações. Na última terça (03) o blogueiro Nill Júnior nos atacou violentamente apenas […]
Nos reportamos aos mesmos veículos que nos caluniaram para, de forma enfática, repudiar matéria de opinião, que desrespeita a dignidade de um cidadão reconhecidamente responsável e que cumpre com todas as suas obrigações.
Na última terça (03) o blogueiro Nill Júnior nos atacou violentamente apenas porque o citamos num pronunciamento na sessão de posse da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São José do Egito. A forma adotada por aquele profissional, que nos mediu por sua régua, para nos caluniar, foi violenta e imensamente desrespeitosa, inclusive faltando com a verdade.
Tenho pautado minha vida e conduta política com retidão e compromisso firme com o povo de São José do Egito, tanto os que me confiaram o voto, quanto os que votaram nos demais colegas. O povo é um só. Estou parlamentar pelo terceiro mandato, e a minha última votação atesta que estamos no caminho certo.
A crítica feita por mim, durante a sessão, parte do inconformismo com veículos que apenas recebem matérias prontas, redigidas por assessorias de comunicação, e postam sem antes, ao menos, escutarem a outra parte. Um dos pilares da boa imprensa é procurar conversar com todos os lados envolvidos numa pauta. E isso não vem acontecendo.
O blogueiro em questão, por exemplo, faz suas postagens enviadas por seus parceiros publicitários baseado apenas em textos que eles próprios atestam ser verdade. Antes de copiar e colar, o ético seria entrar em contato com as outras partes que costumeiramente são confrontadas e, no mesmo texto, já emitir a opinião adversa. O que acontece, e isso é a mais pura verdade, é que o blogueiro posta e apenas apresenta o outro lado da história quando os já ofendidos o enviam suas defesas. Entretanto, a polêmica já foi criada, sem necessidade, e a imagem do agredido já foi desgastada.
O que o blogueiro apontou em seu texto de opinião, é a mais pura forma de atingir a honra de um cidadão, e nos afronta com o mais baixo nível de acusações sem poder provar, o que caracteriza calúnia. Ele nos dá espaço, inclusive, para adentrar na seara jurídica e criminalizar o ato.
Prezado blogueiro, procure reavaliar suas fontes, principalmente as de São José do Egito. É importante sair da zona de conforto e questionar o que elas repassam.
O senhor, em seu texto calunioso, nos questiona por sermos amigos de policiais, usando do pretexto de que isso nos ajuda a intimidar quem quer que seja. Blogueiro, por favor, aponte alguém que foi afrontado por minha pessoa e que isso ocorreu com suporte de apoio policial. Muito me orgulha, realmente, ser benquisto junto â uma corporação tão honrada e que tanto zela por nossas vidas. Meus amigos policiais são extremamente profissionais e não usam do expediente de dar suporte individual a quem quer que seja. Eles defendem os interesses da coletividade.
O que foi mencionado em seu texto de mal gosto é algo muito grave e que pode configurar crime contra a honra, inclusive, nos dando espaço para acionarmos nossa defesa jurídica e ingressar com processo civil e criminal. Esperamos que não seja necessário, caso esta nota seja divulgada.
O senhor nos acusa de que ando armado. Qual a prova que o blogueiro tem de que isso acontece? A fonte que passou essa informação certamente partiu dos baixos bastidores da situação; esse sim, é o reconhecido baixo clero da política pajeuzeira. Eles são inconformados porque temos uma atuação firme na tribuna da Câmara e no nosso mandato, apontando os desmandos da atual administração municipal.
Os profissionais de imprensa que o senhor acusa que atacamos, são amigos aos quais convivemos todos os dias. O blogueiro mora noutra cidade e não sabe a realidade do nosso cotidiano tanto quanto nós que cá estamos. Crítica construtiva não é ataque, entretanto, afronta é exatamente o que o senhor publicou em seu blog, num texto com a sua opinião deturpada e que difere da dos cidadãos da Terra dos Poetas.
Ainda em relação à imprensa, segmento fundamental na defesa da cidadania e da democracia, já que o senhor não tem conhecimento sobre minha participação em veículos de comunicação locais, se faz necessário informar que este parlamentar esteve sempre presente em todas as entrevistas das quais foi convidado; sou um dos parlamentares que mais participou, por exemplo, dos programas que a Câmara desenvolvia em emissora de rádio de São José do Egito. Quem me conhece, de verdade, sabe que sempre estive junto à imprensa para, principalmente, cobrar das autoridades competentes, melhorias pro povo de minha terra.
Não me analise por baixo; por quem quer que seja. A minha atuação como parlamentar continua nos mesmos moldes do início de minha trajetória. Não vivo pulando de galho em galho nem muito menos me vendendo. Sou um homem que cumpre com seus deveres. Todos reconhecem isso. Mais uma vez o blogueiro atingiu minha honra quando insinua que poderia quebrar minha palavra junto ao presidente João de Maria. O senhor realmente não me conhece.
Não sou vereador de situação ou de oposição. Sou vereador do povo e para o povo de minha cidade. Esse é meu compromisso.
O presente requerimento objetiva o restabelecimento da verdade e, de igual maneira, evitar que seja necessário o ajuizamento das ações cíveis e criminais pertinentes, bem assim no âmbito ético administrativo junto à Comissão de Ética do Jornalismo.
Por fim, coloco-me à disposição de qualquer profissional da imprensa para maiores esclarecimentos, inclusive ao blogueiro Nill Júnior, para que antes de publicar suas opiniões baseadas em fontes questionáveis nos convide para uma entrevista onde poderemos levar nosso ponto de vista.
Você precisa fazer login para comentar.