Notícias

Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde

Por Nill Júnior

A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.

Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.

Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.

A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.

Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d’Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.

Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En’cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes. A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.

 

Outras Notícias

José Patriota parabeniza municípios destaques no Idepe

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, José Patriota, participou da cerimônia de divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), referentes ao ano de 2018. A avaliação teve como destaque municípios do interior do Estado e trouxe um número histórico de crescimento do Idepe do Estado, 4.7, […]

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, José Patriota, participou da cerimônia de divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), referentes ao ano de 2018. A avaliação teve como destaque municípios do interior do Estado e trouxe um número histórico de crescimento do Idepe do Estado, 4.7, maior que a média nacional de 3,5.

Diante de todas as adversidades que o gestor público enfrenta do seu dia-a-dia, Patriota parabenizou a todos que compõem diretamente e indiretamente a administração da educação nos municípios, frisou a força dos gestores regionais, prefeitos, secretários e principalmente dos professores, na luta para proporcionar uma melhor educação às nossas crianças.

“Educação é uma riqueza, um bem, um patrimônio que a gente tem que cada vez mais trabalhar. É na capacitação dos professores, na melhoria da infraestrutura das escolas e no acompanhamento dos alunos que fazemos da educação o futuro do nosso país”, concluiu Patriota.

FPM: 1º decêndio de agosto representa aumento de 15%

Site CNM Com crescimento de 15,31% comparado ao mesmo período do ano anterior, os cofres municipais recebem na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o repasse do 1º decêndio do mês. Em valores, os 5.568 Municípios vão receber R$ 7.107.475.800,46, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização […]

Site CNM

Com crescimento de 15,31% comparado ao mesmo período do ano anterior, os cofres municipais recebem na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o repasse do 1º decêndio do mês.

Em valores, os 5.568 Municípios vão receber R$ 7.107.475.800,46, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante chega a R$ 8.884.344.750,58.

De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com relação ao acumulado do ano, o total repassado aos Municípios, até agora, apresenta um crescimento de 28,21% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2021. Ao retirar os efeitos da inflação, observa-se que o FPM acumulado apresenta crescimento de 15,38% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mesmo apresentando crescimento, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça o pedido de cautela aos gestores municipais. Para auxiliar, a entidade disponibiliza uma plataforma para o acompanhamento das Transferências Constitucionais. A Plataforma Êxitos, disponibilizada a Municípios filiados, monitora e acompanha os repasses das 12 transferências aos cofres municipais. Nela o gestor pode ver todos os repasses, tanto por decêndio quanto por mês, dos últimos anos.

Confira quanto cada Município vai receber de repasse do FPM.

Secretaria de Saúde de Buíque exonera psicólogo preso por estupro e assédio. “

Psicólogo não realizava atendimentos individualizados aos pacientes, diz Secretaria  A Secretaria de Saúde de Buíque emitiu uma nota pública no fim da tarde deste domingo (23) para informar que exonerou, da função de psicólogo clínico do CAPS 1, o profissional Higor Vicente Tenório Ribeiro, acusado de abusar e estuprar pelo menos cinco mulheres de Arcoverde, se […]

Psicólogo não realizava atendimentos individualizados aos pacientes, diz Secretaria 

A Secretaria de Saúde de Buíque emitiu uma nota pública no fim da tarde deste domingo (23) para informar que exonerou, da função de psicólogo clínico do CAPS 1, o profissional Higor Vicente Tenório Ribeiro, acusado de abusar e estuprar pelo menos cinco mulheres de Arcoverde, se passando por psicanalista e prometendo cura através do chamado “sex0 divino”.

A denúncia foi levada a conhecimento do público em primeira mão pela Itapuama FM e Blog Falando Francamente. 

A nota da Secretaria de Saúde, assinada pela Secretária da pasta, Michelle Monteiro, repudia de forma veemente qualquer tipo de violência contra as mulheres, afirmando que “está sempre à disposição da população para prestar um serviço de qualidade e humanizado”.

“Sobre o Psicólogo que prestava serviço no CAPS deste município, esta Secretaria esclarece que, assim que tomou conhecimento das acusações, por meio da impressa local, exonerou imediatamente o servidor”, acrescenta.

“Ademais, insta salientar que o Psicólogo não realizava atendimentos individualizados aos pacientes. O mesmo desempenhava suas funções no setor administrativo e acompanhava atividades coletivas do referido CAPS”, segue.

“Desta feita, a Secretaria de Saúde deste Município, reafirma seu compromisso com o enfrentamento aos crimes de natureza sexual e assegura que adota uma política de tolerância zero para qualquer conduta que viole os direitos humanos ou afronte a dignidade de suas integrantes” conclui.

Prefeitura de Afogados instala dois semáforos para disciplinamento do trânsito

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira instalou na madrugada desta sexta (16) mais dois semáforos para ajudar no disciplinamento do trânsito do município e reduzir acidentes. Os semáforos foram instalados no cruzamento das ruas Antônio Rafael de Freitas e Antônio José de Lemos, na altura da gráfica asa branca. O local foi escolhido após estudo […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira instalou na madrugada desta sexta (16) mais dois semáforos para ajudar no disciplinamento do trânsito do município e reduzir acidentes.

Os semáforos foram instalados no cruzamento das ruas Antônio Rafael de Freitas e Antônio José de Lemos, na altura da gráfica asa branca.

O local foi escolhido após estudo realizado pela equipe de engenharia de trânsito em decorrência dos acidentes já ocorridos no trecho.

“Este semáforo deixará essa via mais segura e irá passar por testes durante alguns dias. Após os ajustes e testes, ele passará a operar plenamente”, destacou a secretária de transportes e trânsito de Afogados, Flaviana Rosa.

Serviço: CDL e SEBRAE oferecem curso de garçom em Afogados e Carnaíba

A CDL em parceria com SEBRAE está abrindo inscrições para o curso de Garçom em  Carnaíba de 20 a 29 de novembro e em Afogados da Ingazeira, no período de 04 a 13 dezembro. O objetivo, capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade […]

A CDL em parceria com SEBRAE está abrindo inscrições para o curso de Garçom em  Carnaíba de 20 a 29 de novembro e em Afogados da Ingazeira, no período de 04 a 13 dezembro.

O objetivo, capacitar pessoas para atender clientes em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos similares, visando à prestação de um serviço com qualidade e eficácia.

Durante o curso, serão abordados temas e técnicas de como ter práticas para o manuseio de alimentos, além de orientações em relação à saúde e à segurança no trabalho, bem como técnicas de atendimento.

A realização do curso permite ao profissional executar tanto procedimentos simples, como servir refeições e bebidas, quanto a procedimentos mais complexos, como o relacionamento com clientes.  Para mais informações, estão sendo disponibilizados os telefones (87) 3838-2300 e (87) 99944-1396.