Notícias

Contando com a força do rádio para melhorar popularidade, Lula vai visitar dois estados essa semana

Por Nill Júnior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar para Macapá (AP) e Belém (PA) nesta semana e deve conceder entrevistas a rádios como parte do esforço do governo para reverter a queda de popularidade apontada por pesquisas de opinião recentes.

Na quinta-feira (13), Lula estará na capital do Amapá para participar da cerimônia de entrega de um conjunto residencial. Na sexta (14), visitará em Belém obras do programa Minha Casa, Minha Vida e da COP30, a conferência do clima que será realizada em novembro.

Nessas viagens, o presidente deve se encontrar com líderes políticos, fazer discursos e dar entrevistas. A expectativa de aliados é que Lula conceda mais entrevistas a rádios pelo Brasil nos próximos dias.

Na semana passada, ele já esteve no Rio de Janeiro e na Bahia, e conversou com jornalistas de rádios da Bahia e de Minas Gerais.

No último dia 30, Lula já havia anunciado que intensificaria a agenda de viagens domésticas.

“Eu estou 100% pronto para começar a viajar o Brasil, para começar a percorrer os estados brasileiros, pra começar a visitar a sociedade brasileira e estabelecer uma conversa muito verdadeira para que, na hora da verdade, possa dizer para o país como é que nós estamos”, afirmou.

Declarações e popularidade – Na avaliação de interlocutores do presidente, quando o próprio Lula se apresenta publicamente, em entrevistas ou discursos, a tendência é que a avaliação de seu governo melhore.

Nos últimos dias, contudo, o presidente recebeu críticas justamente por causa de declarações dadas durante uma entrevista, na qual ele foi questionado sobre a inflação dos alimentos.

“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque, senão, vai estragar”, disse Lula.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi um dos opositores que ironizaram a fala.

“Se o arroz está caro, é só não comer. Se o gás está caro, é só não cozinhar. Se a gasolina está cara, é só ficar em casa. Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer, beber e se deslocar que os preços caem”, publicou Nogueira em uma rede social.

Com informações do portal G1.
Foto: Ricardo Stuckert.

Outras Notícias

Domingo de chuvas em boa parte do Estado

O domingo surpreendeu com queda de temperaturas e chuva em boa parte do interior do Estado e áreas da região metropolitana. Foram registradas chuvas em Recife, Caruaru, Arcoverde, Gravatá, Vitória e Afogados da Ingazeira. Em Buíque, as chuvas cancelaram a programação do Festival Pernambuco Meu País. “Devido às intensas chuvas que atingem o município de […]

O domingo surpreendeu com queda de temperaturas e chuva em boa parte do interior do Estado e áreas da região metropolitana.

Foram registradas chuvas em Recife, Caruaru, Arcoverde, Gravatá, Vitória e Afogados da Ingazeira.

Em Buíque, as chuvas cancelaram a programação do Festival Pernambuco Meu País.

“Devido às intensas chuvas que atingem o município de Buíque, o Palco Pernambuco Meu País não terá apresentações neste domingo (3)porque equipamentos imprescindíveis para os shows foram danificados e não podem ser utilizados com a segurança necessária”, diz a nota.

Dessa forma, as apresentações do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Xamã e Hungria não poderão acontecer.

Mário Martins fica no PSOL e dobra com João Fernando Coutinho, do PROS

O blogueiro e suplente de vereador Mário Martins chegou a assinar a ficha de filiação do PROS, porém desistiu de efetivar a filiação e irá ser candidato a deputado estadual pelo PSOL. Mário Martins falou que no PSOL, junto com Fernando Moraes e outros companheiros, tem tido um trabalho de em defesa da sociedade. Ele […]

O blogueiro e suplente de vereador Mário Martins chegou a assinar a ficha de filiação do PROS, porém desistiu de efetivar a filiação e irá ser candidato a deputado estadual pelo PSOL.

Mário Martins falou que no PSOL, junto com Fernando Moraes e outros companheiros, tem tido um trabalho de em defesa da sociedade. Ele deu como exemplo a audiência pública para conseguir baixar o valor da contribuição de iluminação pública.

Mário Martins afirmou que comunicou ao prefeito José Patriota, que se fosse candidato a deputado estadual, retiraria sua candidatura. Como Patriota desistiu, será candidato a deputado estadual e fará dobradinha com o deputado federal João Fernando Coutinho (PROS).

Deputados usam verba de gabinete para lucrar com seus canais no YouTube

Estadão Deputados da base governista e da oposição transformaram a divulgação da atividade na Câmara num negócio privado. Eles recorreram a empresas contratadas com dinheiro da cota parlamentar e assessores pagos pela Casa para gerir canais monetizados no YouTube, com vídeos que arrecadam recursos de acordo com o número de visualizações. A prática vem sendo […]

Estadão

Deputados da base governista e da oposição transformaram a divulgação da atividade na Câmara num negócio privado.

Eles recorreram a empresas contratadas com dinheiro da cota parlamentar e assessores pagos pela Casa para gerir canais monetizados no YouTube, com vídeos que arrecadam recursos de acordo com o número de visualizações.

A prática vem sendo chamada de “toma lá, dá cá” nos corredores do Congresso.

 Estadão identificou ao menos sete parlamentares que estão ganhando dinheiro dessa forma. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) é uma delas.

Em junho ela gastou R$ 4 mil da cota parlamentar com uma firma que trabalha na edição do conteúdo que posta. O alcance dos vídeos gerou a Carla R$ 23.702, dos quais diz ter recebido já R$ 15,1 mil do YouTube.

Além dela, os deputados Joice Hasselmann (PSL-SP)Bia Kicis (PSL-DF)Otoni de Paula (PSC-RJ)Paulo Pimenta (PT-RS) e Flordelis (PSD-RJ) também contrataram empresas com dinheiro da cota parlamentar para fazer edição e montagem dos vídeos apresentados em seus canais no YouTube.

Já Gleisi Hoffmann (PT-PR) recorreu a assessores pagos pela Câmara para manter seu canal. Destes, apenas Pimenta e Otoni de Paula disseram à reportagem ter desistido da monetização.

RE diz que Maluf é ficha-suja e veta candidatura

Veja O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) impugnou nesta segunda-feira a candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP), enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A corte cassou o registro de Maluf por voto do presidente, o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, já que na última sessão houve empate, por três votos a três, entre os demais magistrados. […]

paulo-maluf-festa-palmeiras-20120828-size-598

Veja

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) impugnou nesta segunda-feira a candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP), enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A corte cassou o registro de Maluf por voto do presidente, o desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro, já que na última sessão houve empate, por três votos a três, entre os demais magistrados. Maluf informou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maluf foi condenado em segunda instância, em novembro do ano passado, por improbidade administrativa, acusado de superfaturamento na construção da Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) e do Túnel Ayrton Senna quando era prefeito da capital paulista, entre 1993 e 1997. A defesa de Maluf afirma que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Na condenação de novembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo também determinou que Maluf tivesse os direitos políticos suspensos por cinco anos, motivo pelo qual agora foi impugnado. Além disso, o TJ aplicou multa de 21 milhões de reais ao ex-prefeito. Ele é acusado de enviar recursos para o exterior por meio de doleiros.

Leia nota dos advogados de Maluf: 

Maluf sempre confiou e confia na Justiça O TRE/SP julgou procedente a impugnação de candidatura do Deputado Federal Paulo Salim Maluf, por 4 votos a 3, que bem indica o quão controverso e o tema. Maluf respeita a decisão do Tribunal paulista e informa que recorrerá ao TSE, mantendo sua candidatura à Câmara dos Deputados, e continuará a realizar normalmente todos os atos de campanha. 

Luto em Afogados: acidente tira a vida de Socorro Martins

Era esposa do Secretário de Cultura e Esportes,  Augusto Martins.  Acidente entre Sanharó e Pesqueira causou falecimento. Há outros feridos Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social. Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, […]

Era esposa do Secretário de Cultura e Esportes,  Augusto Martins.  Acidente entre Sanharó e Pesqueira causou falecimento. Há outros feridos

Foi confirmada a morte da ex-Secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, Socorro Martins. Era atual coordenadora do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social.

Ela era esposa do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. Tinha dois filhos.

Socorro voltava de um evento com uma equipe da Secretaria de Saúde em Gravatá. Na volta houve o acidente, uma colisão frontal, entre Belo Jardim e Pesqueira.

Informações preliminares indicam que um veículo que vinha no sentido contrário fez uma ultrapassagem indevida. No choque, um passageiro do outro carro, não identificado, e Socorro, morreram na hora.

O evento era a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e Conferência Estadual de Saúde. Eram Delegados.

A equipe tinha Amara Araújo, Neucimar, irmã de Mery da Oficina e Jorginho. Amara fraturou as duas pernas. Os outros pacientes não tiveram estado de saúde divulgado.

Augusto participava da celebração de domingo, quando foi avisado pelo prefeito Sandrinho Palmeira, também bastante abalado.

Socorro era cunhada do jornalista Magno Martins e foi inclusive madrinha do seu casamento com Nayla Valença.

Veja as notas de pesar pelo falecimento de Socorro Martins:

Foi com profunda tristeza e incomensurável pesar que recebemos a notícia da morte de nossa amiga e colaboradora Socorro Martins. Esposa do nosso secretário de cultura e esportes, Augusto Martins, Socorro foi secretária de assistência de Afogados e atualmente coordenava o CRAS – centro de referência em assistência social. Socorro também exercia, com muita competência, a função de articuladora do Selo Unicef em Afogados da Ingazeira. Trabalho esse que rendeu ao município o selo Unicef nas duas últimas edições da premiação.

A Prefeitura está dando suporte e acompanhando a situação dos demais ocupantes do veículo: Amara Araújo, Jorginho,
William e Neucimar.

Informamos que o Prefeito Sandrinho Palmeira está, nesse momento, ao lado do Secretário Augusto Martins, e já determinou o decreto de luto oficial de três dias no município.

Que Deus em sua infinita misericórdia possa amparar os corações de todos os amigos e familiares, devastados com essa terrível perda.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira 

A Prefeitura de Iguaracy, na pessoa do Prefeito Dr. Pedro Alves, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Socorro Martins, que teve uma trajetória de dedicação e compromisso, atuando com responsabilidade e carinho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social deste município.

Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade também à família do motorista vítima fatal deste acidente ocorrido neste domingo 6 de julho, bem como às demais pessoas que se encontram hospitalizadas devido às circunstâncias desse acidente. Que Deus conforte seus corações, conforte suas famílias e conceda força para superar essa perda.

Que a memória de Socorro Martins e a esperança de recuperação de todos aqueles envolvidos nesta tragédia possam servir de conforto neste momento difícil.

Descanse em paz, Socorro Martins. Sua história e sua contribuição ficarão eternamente guardadas em nossa memória.

Iguaracy, 6 de julho de 2025.

Prefeitura de Iguaracy

Prefeito Dr. Pedro Alves

Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Socorro Martins, coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira. Que Deus, em sua infinita misericórdia, acolha Socorro em sua luz e conceda consolo a Augusto, seus filhos, amigos e a todos os familiares.

Também peço orações pela recuperação de William, Jorginho, Neucimar e Amara, que estavam no acidente. Que o Senhor os fortaleça e lhes conceda plena recuperação.

Que Deus conforte todos os corações neste momento de dor.

Edson Henrique – advogado e nome da União Pelo Povo 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Socorro Martins no dia de hoje.

Neste momento de dor, expressamos os nossos mais sinceros sentimentos ao seu esposo Augusto,  aos seus filhos Olga e Luiz Augusto, aos demais familiares e amigos.

Socorro deixa um legado de relevantes serviços prestados ao município de Afogados da Ingazeira,  na qualidade de servidora pública e ex-Secretária de Assistência Social.

Que Deus a receba na sua infinita misericórdia e conforte o coração de todos os que tiveram o privilégio fazer parte do seu convívio.

Danilo Simões  – Assessor da Casa Civil e presidente do PSD, líder político da União Pelo Povo 

Recebi com imenso pesar a notícia do falecimento de Socorro Martins, ex-secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira e atual coordenadora do CRAS. Socorro era uma mulher dedicada à causa social, que construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com os que mais precisam. Sua partida tão repentina e trágica nos deixa profundamente entristecidos.

Neste momento de dor, presto minha solidariedade ao amigo Augusto Martins, secretário de Cultura e Esportes, a seus filhos e demais familiares. Que Deus conforte seus corações e conceda força para enfrentar essa perda irreparável.

Aproveito para manifestar também minha estima de melhoras aos demais envolvidos no acidente: Amara Araújo, que sofreu fraturas nas pernas; Jorge Augusto, que teve fratura de face; Neucimar, que está em observação após pancada na cabeça; e ao motorista William, que felizmente não teve ferimentos graves.

Peço a todos orações por Socorro e por cada um dos atingidos. Que a fé nos ajude a atravessar este momento tão difícil.

Zé Negão – Vereador de Afogados da Ingazeira

A bancada de oposição na Câmara de Vereadores, formada por Nelly de Mano, Estefany de Júnior, Maria Helena da Saúde e Marcos de Judite, expressa pesar pelo falecimento da ex-secretária de Assistência Social de Afogados da Ingazeira, onde era atual coordenadora do CRAS, Socorro Martins.

Socorro desempenhou em toda a sua trajetória importantes atividades públicas e também voluntárias, como integrante do Grupo Frente Jovem, Rotary Clube, Grupo Fé e Política e Benvirá, além de sua doação ao serviço público, sempre com zelo e competência.

Ao marido, Augusto Martins, Secretário de Cultura e Esportes do município, bem como aos filhos Olga e Luiz Augusto, nossos mais sinceros votos de pesar e solidariedade.

Nelly de Mano, Estefany de Júnior, Maria Helena da Saúde e Marcos de Judite