Consumidores denunciam abate clandestino em Ibitiranga
Por André Luis
Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.
Por Anchieta Santos
A Operação desenvolvida pelos Técnicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FIP) no Pajeú tem encorajado a população da região em denunciar irregularidades na comercialização de carne.
Ontem dia de Feira Livre em Ibitiranga, consumidores procuraram a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta para denunciar que a carne comercializada no Distrito vem de abate clandestino.
Comerciantes de carne estariam fazendo uso do próprio açougue para efetuarem o abate dos animais. Os consumidores cobram providencias urgentes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Carnaíba.
O município de Serra Talhada registrou saldo positivo de 144 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2026, segundo dados do Novo Caged. No período, foram contabilizadas 484 admissões e 340 desligamentos, consolidando o melhor desempenho para o mês de fevereiro na série histórica do município em número de contratações e o […]
O município de Serra Talhada registrou saldo positivo de 144 novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2026, segundo dados do Novo Caged. No período, foram contabilizadas 484 admissões e 340 desligamentos, consolidando o melhor desempenho para o mês de fevereiro na série histórica do município em número de contratações e o segundo melhor saldo já registrado para o período.
Os dados mostram que o resultado foi puxado principalmente pelo setor de serviços, responsável por um saldo de 122 vagas, seguido pela construção civil, com 14, e pela indústria, com 6. O comércio também apresentou resultado positivo, ainda que mais tímido, com saldo de 2 empregos. O desempenho acompanha uma série de ações voltadas à dinamização da economia local, incluindo iniciativas de qualificação profissional, como o programa Qualifica Serra, que já capacitou mais de 4 mil jovens e adultos no município.
A prefeita Márcia Conrado destacou que os números refletem o conjunto de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de oportunidades. “Os dados mostram que Serra Talhada segue avançando na geração de empregos, resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e atração de investimentos. Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais essas oportunidades para a nossa população”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, ressaltou a importância da articulação entre formação e mercado de trabalho. “A qualificação da mão de obra tem sido um fator importante para esse crescimento. Programas como o Qualifica Serra contribuem diretamente para preparar a população para as demandas do mercado, o que se reflete nos resultados positivos registrados no município”, pontuou.
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) concluiu ontem (03/08), o processo de entrega de mais de 1,2 milhão de máscaras cirúrgicas, com três camadas, para os municípios pernambucanos. Finalizada a logística, a entidade atinge a marca de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) distribuídos para as 184 cidades pernambucanas. Desde o início da […]
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) concluiu ontem (03/08), o processo de entrega de mais de 1,2 milhão de máscaras cirúrgicas, com três camadas, para os municípios pernambucanos. Finalizada a logística, a entidade atinge a marca de 3,5 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) distribuídos para as 184 cidades pernambucanas.
Desde o início da pandemia causada pela covid-19 em Pernambuco, a Amupe está ao lado dos municípios, orientando as gestões e articulando pleitos de interesse público do povo pernambucano. Além dos EPIs distribuídos, a Associação também entregou às prefeituras 100 mil testes rápidos para o coronavírus e 50 mil litros de álcool 70%.
Desde a semana passada, partes dos materiais já chegaram nas sedes das Gerências Regionais de Saúde de todo Sertão e Agreste. Ontem (03), os materiais saíram para as Gerências de Limoeiro, Palmares e Região Metropolitana do Recife. Os municípios serão os responsáveis por retirarem os insumos na Geres de sua região.
Com o intuito de ampliar testagem no Estado, a Amupe também firmou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para oferecer 9 mil testes mensais aos municípios pernambucanos a baixo custo e, recentemente, disponibilizou 160 testes do tipo RT-PCR para comunidades indígenas de Pernambuco.
Para o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, “atingir a meta dos 3,4 milhões de EPIs distribuídos nos dá ainda mais gás para continuar contribuindo no combate ao vírus. O trabalho conjunto está mostrando que a união faz sim a diferença e vamos continuar nos empenhando em prol da vida de cada pernambucano”, completou.
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) apresentou uma emenda à PEC 287/16, que trata sobre a Reforma da Previdência, para assegurar a manutenção dos direitos dos trabalhadores rurais. Para ele, são injustas as alterações nas regras propostas para os agricultores, principalmente quanto ao aumento na idade mínima para aposentadoria e ao modelo de contribuição. O […]
O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) apresentou uma emenda à PEC 287/16, que trata sobre a Reforma da Previdência, para assegurar a manutenção dos direitos dos trabalhadores rurais. Para ele, são injustas as alterações nas regras propostas para os agricultores, principalmente quanto ao aumento na idade mínima para aposentadoria e ao modelo de contribuição. O parlamentar também prepara a apresentação de emendas para os professores.
Atualmente, pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS), os pequenos produtores rurais recolhem, a título de contribuição previdenciária, o equivalente a 2,1% sobre a receita bruta da venda de sua produção. Quando não vendem, não precisam pagar nada. Pela proposta, no lugar de calculada sobre a produção comercializada (2,1%), seria direta e individual, por cada membro da família. Em relação à idade, passaria dos atuais 55 (mulheres) e 60 (homens) para 65 anos.
“A atividade rural requer uma discussão em separado em função da sua peculiaridade. A condição de trabalho no campo é diferente da urbana, uma situação de vida mais complexa e que exige uma atenção maior do Estado”, afirma Danilo Cabral. O deputado destaca que as mudanças propostas pelo Governo Federal podem provocar prejuízos para o mundo rural, impactando diretamente na economia dos pequenos municípios.
Danilo Cabral lembra que, nem sempre, o que trabalhador rural consegue colher o que plantou para poder pagar a contribuição, mas isso não significa que ele não trabalhou. “O Nordeste, por exemplo, há seis é castigado por uma forte seca, como o agricultor da região poderia contribuir a partir de sua produção se não está conseguindo plantar e colher?”, exemplifica.
Nesta quinta-feira (16), Danilo Cabral ingressou na Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. O colegiado defende a manutenção dos direitos sociais e uma reforma estrutural da captação de recursos, nos termos da legislação atual, com o propósito de garantir a segurança jurídica e atuarial do sistema de Seguridade Social Brasileiro, sem restrição ou extinção de direitos.
A Frente defende a revisão do financiamento da Seguridade Social, especialmente quanto à desoneração da folha de pagamentos sem o correspondente repasse dos recursos da contribuição substitutiva e à revisão da DRU, para que não incida sobre nenhuma das contribuições sociais. A seguridade social é uma das áreas que mais sofre o impacto com esse mecanismo de ajuste fiscal. Pesquisas demonstram que, apenas em 2004, com a DRU, foram desvinculados R$ 24 bilhões das receitas arrecadadas para a seguridade social.
Na celebração dos 117 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura entregou a medalha de honra ao mérito Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho às professoras Socorro Dias e Fátima Oliveira, pelos relevantes serviços prestados à educação de Afogados, em especial na construção e consolidação do ensino superior na cidade, a partir […]
Na celebração dos 117 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura entregou a medalha de honra ao mérito Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho às professoras Socorro Dias e Fátima Oliveira, pelos relevantes serviços prestados à educação de Afogados, em especial na construção e consolidação do ensino superior na cidade, a partir da AEDAI/FASP.
A medalha também foi concedida ao empresário Alexandre Brito, proprietário da Magno Móveis, pela trajetória de sucesso e pela sua participação na geração de empregos e no desenvolvimento de Afogados.
A entrega das medalhas ocorreu na tradicional cerimônia de corte do bolo, que esse ano homenageou a FASP. Pesando um total de 380 kg, a beleza, criatividade e plasticidade do bolo é resultado do trabalho de muita gente. Projetado pelo artista plástico Edgley Brito, a execução do trabalho contou com a colaboração da gráfica Pajeú, do marceneiro Júnior Brito, de Wilson eletricista, e da equipe de Cris & Mô.
A cerimônia contou com as presenças dos Deputados Federais Pedro Campos e Maria Arraes – que anunciou a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para Afogados, do Presidente da Câmara Municipal, Vicente Zuza, dos vereadores Raimundo Lima, Douglas Rodrigues, César Tenório, Mário Martins, Cícero Miguel, e das vereadoras Simone da feira e Lucineide Cordeiro.
“Todo esse mês de julho será de entregas à população, de inauguração de ruas, de ações importantes para o nosso povo. Estamos realizando o maior programa de pavimentação dos 117 anos de Afogados da Ingazeira. Quero agradecer a esse povo tão maravilhoso, que reconhece o nosso trabalho, os nossos esforços. Estamos com investimentos de mais de vinte milhões de reais em obras, em parceria com o Governo Federal, a exemplo da Escola José Patriota, das UBS’s Mandacaru e Padre Pedro Pereira, e do centro de educação infantil que estamos construindo na Vila Pajeú,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.
O inglês tem sido a linguagem global dominante por um século, mas quando uma situação exige o domínio de vocabulários técnicos o brasileiro tem um baixo desempenho. Considera a Unesco que posicionou o Brasil na 46ª posição em um ranking que leva em conta 54 países com fluência na língua. Em Petrolina (PE), um projeto […]
O inglês tem sido a linguagem global dominante por um século, mas quando uma situação exige o domínio de vocabulários técnicos o brasileiro tem um baixo desempenho. Considera a Unesco que posicionou o Brasil na 46ª posição em um ranking que leva em conta 54 países com fluência na língua. Em Petrolina (PE), um projeto da escola de inglês AECUS quer trazer para o dia a dia dos produtores rurais do Vale do São Francisco mais de 800 termos específicos que existem no mundo dos negócios agrícolas.
O projeto ‘Agribusiness English Course’ consiste em três volumes de um livro didático que será lançado às 19h30 da próxima quarta-feira (23), no auditório do Petrolina Palace Hotel. A coletânea é uma iniciativa inédita no país. Até agora não havia material com vocabulário técnico voltado para o agronegócio que atendesse a demanda de produtores, engenheiros, pesquisadores agrônomos, dentre outros.
Segundo o diretor da AECUS, Júlio Bernardino, a ideia de desenvolver o livro surgiu em 2009, quando percebeu as dificuldades que os produtores do Vale do São Francisco tinham ao iniciarem um diálogo com estrangeiros, repleto de inglês técnico. “Na pratica, existe o inglês geral e o específico, de acordo com a área do conhecimento. Se o profissional não conhece os termos técnicos da sua área, dificulta a sua comunicação”, disse.
Júlio ainda explica que a obra didática também deve servir como uma espécie de dicionário. “Fizemos o primeiro volume, de uma série de três, com uma abordagem prática e bem fundamentada, a partir da pronúncia, para que o aluno possa falar e escrever da melhor forma possível”.
Para o evento de lançamento do primeiro volume do Agribusiness book está prevista também uma palestra com o tema ‘A importância do inglês no mundo dos negócios’. Na ocasião, estão sendo aguardados fruticultores, agrônomos, estudantes e professores universitários. De acordo com o gestor da AECUS, o segundo volume será lançado no início de junho.
Você precisa fazer login para comentar.