Notícias

Confronto com Trump ajudou governo Lula a recuperar popularidade, diz Diretor do Quaest

Por Nill Júnior

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que 72% dos brasileiros consideram que o presidente dos EUA, Donald Trump, está errado ao impor o tarifaço ao Brasil por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro.

Para 19%,Trump está certo. Um total de 72% dizem que Trump está errado. Já 9% não sabem ou não responderam 9%.

Ainda de acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados afirmam que a taxa de 50% anunciada pelo americano aos produtos brasileiros vai prejudicar suas vidas ou de suas famílias.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 a 14 de julho. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o confronto com Trump ajudou governo Lula a recuperar popularidade. A recuperação do governo aconteceu entre quem é de classe média, que tem alta escolaridade, no Sudeste. São os segmentos mais informados da população, que se percebem mais prejudicados pelas tarifas de Trump, e que consideram que Lula está agindo de forma correta até aqui, por isso passam a apoiar o governo”, disse.

“Governo saiu de coadjuvante para protagonista na pauta pública nacional. Depois de conseguir pautar uma parte da sociedade, a ala mais petista, na taxação dos super-ricos. Agora, conseguiu pautar os setores médios, menos ideológicos e mais informados, com uma agenda que unificou a esquerda e dividiu a direita”, afirmou Nunes.

O levantamento mostra que a desaprovação oscilou 4 pontos para baixo, e está em 53%. Já a aprovação, oscilou para cima e é de 43%. No levantamento anterior, a desaprovação chegou ao recorde de 57%, enquanto a aprovação foi de 40%, a menor do mandato.

Outras Notícias

Embratur e Ministério do Turismo realizam visita técnica em Recife

Objetivo foi verificar estrutura e segurança turísticas na cidade que está entre as três mais movimentadas do Carnaval brasileiro. A convite do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, uma comitiva da Embratur, composta pelo diretor-presidente, Gilson Machado Neto, e pelos diretores Osvaldo Matos e Carlos Brito, acompanhou uma visita técnica em Recife (PE), um dos […]

Foto: Roberto Castro/MTur

Objetivo foi verificar estrutura e segurança turísticas na cidade que está entre as três mais movimentadas do Carnaval brasileiro.

A convite do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, uma comitiva da Embratur, composta pelo diretor-presidente, Gilson Machado Neto, e pelos diretores Osvaldo Matos e Carlos Brito, acompanhou uma visita técnica em Recife (PE), um dos principais destinos turísticos para o Carnaval brasileiro.

A agenda foi realizada nesta quarta-feira (19) com o objetivo de verificar in loco os preparativos da festa, que deve movimentar cerca de R$ 8 bilhões na economia do Brasil – maior resultado desde 2015, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O secretário Nacional de Integração Interinstitucional na Ministério do Turismo, Bob Santos, também esteve presente na visita.

Para o diretor-presidente da Embratur, o Carnaval trata-se de um grande produto turístico brasileiro e que atrai milhares de turistas internacionais durante o mês e movimenta a economia dos destinos com ampla geração de emprego e renda, uma das principais características da atividade turística.

“Tenho certeza que esta edição do Carnaval, evento tão tradicional e popular aqui em Pernambuco e em todo país, será mais um grande sucesso e uma plataforma de divulgação internacional de nossa rica cultura e potencial para o setor de turismo”, afirmou Gilson Machado.

No estado de Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o evento nas cidades de Olinda e outros 1,6 milhão na capital Recife. De acordo com informações do Ministério do Turismo, a previsão de movimentação financeira no estado é de R$ 457,8 milhões, e a hotelaria local também celebra o bom momento, com uma estimativa de ocupação acima dos 95%.

“O Carnaval representa a cultura de um povo, e o turismo movimenta toda a cadeia produtiva de uma cidade. Temos dados que mostram que teremos o melhor dos últimos cinco anos. Esses dados são maravilhosos e só reafirmam a importância de valorizarmos a cultura e o turismo, aproveitando essa grande oportunidade de geração de emprego e renda para toda a nossa população”, afirmou o ministro do Turismo.

Madalena abre campanha com arrastão em Arcoverde

Na tarde deste sábado (17), um arrastão marcou oficialmente a abertura da campanha de rua da candidata do PSB, Madalena Britto em Arcoverde. Segundo a organização do evento, “mais de 8 mil pessoas participaram do evento” ao lado da candidata a prefeita, Madalena Brito e de seu candidato a vice Gilsinho Duarte. O deputado estadual […]

Na tarde deste sábado (17), um arrastão marcou oficialmente a abertura da campanha de rua da candidata do PSB, Madalena Britto em Arcoverde. Segundo a organização do evento, “mais de 8 mil pessoas participaram do evento” ao lado da candidata a prefeita, Madalena Brito e de seu candidato a vice Gilsinho Duarte. O deputado estadual Diogo Moraes e mais de 40 candidatos a vereadores também participaram.

“Foi inesquecível! Ontem as ruas da cidade foram tomadas por muita animação, amor e esperança com o Arrastão da Alegria 40! Só temos a agradecer tanto carinho, apoio e dedicação de cada um que caminhou com Madalena e Gilsinho pelo futuro de nossa Arcoverde. E vem muito mais pela frente, porque o tempo de cuidar do povo de nossa terra está voltando”, disse Madalena.

Em sua fala, Diogo Moraes atacou a chapa adversária: “do outro lado se juntaram o pior deputado federal da história com o pior prefeito que Arcoverde já viu. E aqui, tem o palanque do trabalho, da união, o palanque de uma mulher guerreira e que vai voltar para cuidar do povo de Arcoverde”. 

Já o candidato a vice-prefeito Gilsinho Duarte disse que estava emocionado diante da multidão que avermelhou as avenidas José Bonifácio, Joaquim Nabuco e Pedro II. “Chegamos aqui ao São Geraldo (o arrastão terminou na Praça do Água de Beber) ainda mais confiantes de que Arcoverde vai fazer a verdadeira mudança em 6 de outubro, elegendo Madalena prefeita e Gilsinho vice para que possamos recolocar Arcoverde de volta ao caminho do desenvolvimento e possamos cuidar de nossa cidade que está abandonada”, disse.

Prefeitos do Agreste do estado têm celulares clonados e Apps invadidos

OP9 Enquanto o suspeito de hackear o celular do ministro Sérgio Moro e de autoridades foi preso, no interior de São Paulo, em Pernambuco um outro especialista em invadir dispositivos tecnológicos faz vítimas. Prefeitos do Agreste do estado, tiveram o celular clonado e aplicativos acessados sem autorização. Nesta sexta-feira (26), o prefeito de São Joaquim do […]

Prefeito de São Joaquim do Monte, no Agreste, Joãozinho Tenório, disse que teve o WhatsApp e o Telegram invadidos. Foto: Reprodução/Facebook

OP9

Enquanto o suspeito de hackear o celular do ministro Sérgio Moro e de autoridades foi preso, no interior de São Paulo, em Pernambuco um outro especialista em invadir dispositivos tecnológicos faz vítimas. Prefeitos do Agreste do estado, tiveram o celular clonado e aplicativos acessados sem autorização.

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de São Joaquim do Monte, no Agreste do estado,  Joãozinho Tenório (PSDB), disse que foi vítima de um golpe e que teve o WattsApp desativado. Ele afirmou ainda que também desativaram o chip do seu aparelho telefônico com a operadora.

Um dia antes, o tucano havia anunciado a invasão a sua conta no Telegram. “Estão mandando mensagens solicitando dinheiro. Por favor, não respondam e, por gentileza, compartilhem essa informação”, alertou o gestor.

Em Surubim, também no Agreste, a prefeita Ana Célia (PSB) falou que teve o celular clonado e que o número estaria sendo usado para aplicar golpes em outras pessoas. “Por favor, ignorem mensagens estranhas vindas do meu número e previnam-se para também não serem vítimas. Já estou tomando as devidas providências legais”, escreveu a socialista em seu Facebook.

SDS de Serra Talhada divulga resultado final de processo seletivo

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial do município de Serra Talhada divulgou o edital de homologação e a relação de classificados do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais para atuar em diversos programas sociais. Os candidatos aprovados terão contratos com vigência de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual […]

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial do município de Serra Talhada divulgou o edital de homologação e a relação de classificados do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais para atuar em diversos programas sociais.

Os candidatos aprovados terão contratos com vigência de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, respeitando o número de vagas por função, ordem de classificação, disponibilidade orçamentária e financeira do município. Todas as informações referentes à contratação constam no edital Nº 01, de 01 de janeiro de 2017.

Confira o edital de homologação clicando aqui.

Na UFPE, Marília Arraes debate propostas e ações para Pernambuco

Encontro contou com a participação de dezenas de representantes de todas as áreas acadêmicas A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou, na tarde desta sexta-feira (8), de um encontro com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, e dezenas de outros especialistas entre pró-reitores, diretores, vice-diretores e coordenadores dos centros universitários, […]

Encontro contou com a participação de dezenas de representantes de todas as áreas acadêmicas

A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou, na tarde desta sexta-feira (8), de um encontro com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, e dezenas de outros especialistas entre pró-reitores, diretores, vice-diretores e coordenadores dos centros universitários, professores e pesquisadores da instituição. 

Ao lado do pré-candidato ao Senado, André de Paula, durante a reunião – realizada na sede da Reitoria da UFPE – Marília debateu propostas e recebeu informações sobre uma série de demandas vindas do corpo docente e discente da universidade.  

“A Universidade Federal de Pernambuco está aberta para debater, propor e se unir ao Estado para desenvolver políticas públicas permanentes, avançar em ações e programas que já existem e firmar parcerias para o combate às desigualdades. Aqui, trabalhamos para expandir o saber, levar para a prática tudo o que pode mudar, para melhor, a vida das pessoas”, destacou o reitor.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Pedro Carelli, destacou o imenso desafio que será reconstruir a Ciência e Tecnologia no País e em Pernambuco, depois dos sucessivos desmontes promovidos pelo governo Bolsonaro, no plano nacional e, no plano local, pela falta de investimento no setor, incluindo na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

“A UFPE está trabalhando na construção de um Parque Tecnológico. O projeto é muito amplo e abrange desde startups vinculadas aos centros acadêmicos, passando por laboratórios de tecnologia e parcerias com a iniciativa privada e outras instituições públicas. Sabemos como é difícil seguir fazendo ciência e tecnologia diante de tantos cortes, retrocessos, perseguições e desmontes, mas continuamos e continuaremos fazendo. O fomento à pesquisa precisa ser retomado em Pernambuco com urgência e com muita força”, afirmou. 

Temas como saneamento, urbanização, mobilidade, abastecimento de água, drenagem, habitação, saúde, educação, desenvolvimento urbano, cultura, esportes, igualdade racial, meio-ambiente, participação popular, inovação social e modernização da administração pública foram alguns dos temas elencados pelos representantes da UFPE durante o debate. 

A professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Maria Lúcia Barbosa, destacou a importância da atuação política e parlamentar de Marília em defesa do Estado Democrático de Direito.

“O Brasil vive um momento de erosão constitucional. Quero parabenizar a senhora por ter estado sempre ao nosso lado nesta luta. Hoje, mais do que nunca precisamos do apoio do parlamento e dos Executivos, inclusive, para garantir a autonomia e a liberdade das universidades brasileiras”, sentenciou.  

“Analisar cada uma dessas problemáticas levantadas e conhecer as propostas e sugestões, sempre baseadas em estudos, na observação e na prática acadêmica é de uma riqueza sem tamanho para nós, que valorizamos a universidade como uma das mais importantes parceiras de qualquer sociedade”, comentou o pré-candidato ao Senado, André de Paula. 

“A universidade é um templo do conhecimento, da pesquisa, da elaboração, da inteligência, da formação da nossa juventude no seu mais alto nível. Temos um grande desafio pela frente. Como foi dito aqui em vários momentos, Pernambuco e o Brasil atravessam um momento de paralisia e desmonte da cultura e da educação, entre outros temas que precisamos tratar. Estamos construindo um programa de governo, para enfrentar o momento mais difícil da nossa história recente. Pernambuco está com mais de 50% da nossa população abaixo da linha da pobreza, a saúde com gravíssimos problemas, que se repetem na infraestrutura, na economia e assim por diante. Contar com a experiência da UFPE, com a colaboração de todos os que estão aqui hoje e dos que ainda virão, será uma base importantíssima para que possamos ter sucesso na construção do futuro”, concluiu Marília. 

UFPE – Fundada em 1946, a UFPE é uma das mais importantes universidades públicas do Brasil. Com três campi, 104 cursos e quase 38 mil estudantes matriculados na graduação e pós-graduação, a instituição vive um dos mais duros momentos de sua vida. 

Além de o orçamento estar congelado desde 2016, a instituição sofreu sucessivos cortes de recursos. Só em 2022, os cortes chegam a R$ 12,2 milhões. Sem dinheiro, a universidade pode parar suas atividades a partir do próximo mês de outubro.