Notícias

Confronto com Trump ajudou governo Lula a recuperar popularidade, diz Diretor do Quaest

Por Nill Júnior

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) mostra que 72% dos brasileiros consideram que o presidente dos EUA, Donald Trump, está errado ao impor o tarifaço ao Brasil por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro.

Para 19%,Trump está certo. Um total de 72% dizem que Trump está errado. Já 9% não sabem ou não responderam 9%.

Ainda de acordo com o levantamento, 79% dos entrevistados afirmam que a taxa de 50% anunciada pelo americano aos produtos brasileiros vai prejudicar suas vidas ou de suas famílias.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 a 14 de julho. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, o confronto com Trump ajudou governo Lula a recuperar popularidade. A recuperação do governo aconteceu entre quem é de classe média, que tem alta escolaridade, no Sudeste. São os segmentos mais informados da população, que se percebem mais prejudicados pelas tarifas de Trump, e que consideram que Lula está agindo de forma correta até aqui, por isso passam a apoiar o governo”, disse.

“Governo saiu de coadjuvante para protagonista na pauta pública nacional. Depois de conseguir pautar uma parte da sociedade, a ala mais petista, na taxação dos super-ricos. Agora, conseguiu pautar os setores médios, menos ideológicos e mais informados, com uma agenda que unificou a esquerda e dividiu a direita”, afirmou Nunes.

O levantamento mostra que a desaprovação oscilou 4 pontos para baixo, e está em 53%. Já a aprovação, oscilou para cima e é de 43%. No levantamento anterior, a desaprovação chegou ao recorde de 57%, enquanto a aprovação foi de 40%, a menor do mandato.

Outras Notícias

Câmara promete intervir pelo SAMU regional

O governador de Pernambuco Paulo Câmara participou hoje do último programa Frente a Frente de 2016, falando para mais de 40 emissoras do Nordeste, ancorado pelo jornalista Magno Martins. Câmara fez uma avaliação de 2016 e respondeu a jornalistas do Estado. Em linhas gerais, Câmara fez uma avaliação positiva de 2016, principalmente comparando com estados […]

paulocamara31O governador de Pernambuco Paulo Câmara participou hoje do último programa Frente a Frente de 2016, falando para mais de 40 emissoras do Nordeste, ancorado pelo jornalista Magno Martins. Câmara fez uma avaliação de 2016 e respondeu a jornalistas do Estado.

Em linhas gerais, Câmara fez uma avaliação positiva de 2016, principalmente comparando com estados como Rio e Rio Grande do Sul. Ele falou de dificuldades. “Em 2016 vamos ter um decréscimo real de 3%”, lamentou, acrescentando que apesar da falta que os recursos fizeram, o Estado se preparou com rigoroso ajuste fiscal.

Pelo Pajeú, respondeu a pergunta deste blogueiro sobre um dos temas que permearam o noticiário na região em 2016. A dificuldade em pôr para funcionar o SAMU e a necessidade de intervenção do Governo do Estado junto ao Governo Federal para destravar os repasses pactuados para que o serviço atenda 35 cidades da área.

“Em janeiro vamos tratar deste tema com o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque e ver o que falta para o serviço funcionar”, garantiu. O gestor estadual disse ser inadmissível que um serviço tão importante como o SAMU não esteja funcionando e prometeu empenho em destravar os repasses federais. “Onde o serviço funciona, salva vidas”, afirmou.

Câmara evitou falar em 2018. “Vamos tratar no momento certo”, comemorando entretando o fato de ter ampliado o número de prefeitos socialistas em 2016.

Sobre a polêmica em torno da Arena Pernambuco e sua citação na Lava Jato, disse estar tranquilo. “Fui Secretário de Administração e posso garantir que não houve problemas”, garantiu.

TCE-PE julga irregulares contas da Prefeitura de Belém do São Francisco

As contas são referentes ao exercício financeiro de 2015 Blog Alvinho Patriota Em sessão ordinária realizada no dia 26 de setembro, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas do exercício financeiro de 2015 da Prefeitura de Belém do São Francisco. Na época o prefeito era Gustavo […]

Na época o prefeito era Gustavo Caribé

As contas são referentes ao exercício financeiro de 2015

Blog Alvinho Patriota

Em sessão ordinária realizada no dia 26 de setembro, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas do exercício financeiro de 2015 da Prefeitura de Belém do São Francisco. Na época o prefeito era Gustavo Caribé, que foi multado em R$ 25.180,50 por ilegalidades na ordenação de despesas. No mesmo processo foi aplicada uma multa de R$ 4.196,75 à ex-contadora da prefeitura, Ludja Suely Braga Silva.

Segundo o Acórdão nᵒ 1347/19, o gestor efetuou pagamento de juros e multa com recursos da educação, em desvio de finalidade; realizou despesas com recursos do Fundeb sem lastro financeiro; não pagou o piso salarial aos profissionais do magistério; não pagou regularmente os servidores; deixou de repassar R$ 1.775.559,78 ao RPPS e R$ 73.587,69 ao RGPS; entre outros problemas.

O TCE-PE também determinou devolução ao Fundeb dos recursos usados sem fundamento financeiro para o pagamento de despesas inscritas em Restos a Pagar do exercício financeiro de 2014, no montante de R$ 476.290,96.

Polícia Rodoviária Federal apreende 100 kg de maconha em Sertânia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 100 kg de maconha na BR-110, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (17). Segundo a PRF, a droga estava embalada em forma de “tijolos”, envoltos em uma fita adesiva, e era transportada em um veículo. Ao dar ordem de parada ao motorista, o mesmo não […]

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 100 kg de maconha na BR-110, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (17).

Segundo a PRF, a droga estava embalada em forma de “tijolos”, envoltos em uma fita adesiva, e era transportada em um veículo. Ao dar ordem de parada ao motorista, o mesmo não obedeceu e foi perseguido pelos policiais.

O suspeito abandonou o veículo com a droga e fugiu. A droga foi apreendida e levada para delegacia. O suspeito ainda não foi localizado, até o momento desta publicação.

Comandante do 3º BPM diz que recebeu reforço de quase 40 homens

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel PM Alfredo Wanderley de Carvalho nesta segunda-feira (20) no gabinete, na sede da Prefeitura. Com a participação do Controlador Municipal, Aldênio Ferro, a audiência foi pautada no estreitamento da parceria entre o município e a Polícia Militar, como […]

A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu o Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel PM Alfredo Wanderley de Carvalho nesta segunda-feira (20) no gabinete, na sede da Prefeitura.

Com a participação do Controlador Municipal, Aldênio Ferro, a audiência foi pautada no estreitamento da parceria entre o município e a Polícia Militar, como também, nas prioridades para intensificar o policiamento na cidade diariamente e durante a Folia dos Bois 2017.

De acordo com o Comandante, o Batalhão recebeu um acréscimo de 36 policiais. “Ao todo contamos com 400 soldados, os quais compõem nosso efetivo para cobrir 10 cidades”, explicou o Tenente Coronel Wanderley, que completou: “Dentro da realidade do sertão, Arcoverde ainda é uma das cidades menos violentas.”

Ele falou também, que 50% dos crimes no município, estão na área do campo e que, por conta desses dados, foi criada a Patrulha Rural, que já tem surtido efeito contra a violência nessas localidades.

A prefeita Madalena se colocou à disposição para ajudar. “Acho que a questão da segurança não deve ser apenas do Estado. Por isso, acredito que nossa parceria deva ser sempre estreita”, ressaltou a prefeita. Nesta quarta-feira (22), ela estará em audiência com o governador Paulo Câmara e vai reforçar o pedido do retorno de uma Escola de Formação de Recrutas para o 3º BPM e a destinação de mais viaturas para o quartel.

Para o Carnaval, o Tenente Coronel Wanderley garantiu que o efetivo terá um reforço de 400 diárias, o que vai suprir a necessidade local e das cidades circunvizinhas, como Pesqueira e Buíque.

‘Se o PSB definir candidato, Humberto Costa está fora’, afirma Lula

No UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista nesta quarta-feira (19), a sites de esquerda que o apoiam, que mantém afinidade com o PSB, mas a sigla aliada tem que respeitar a importância do partido. O petista também admitiu alianças com figuras de centro-direita. “O PT mantém sua afinidade com […]

No UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista nesta quarta-feira (19), a sites de esquerda que o apoiam, que mantém afinidade com o PSB, mas a sigla aliada tem que respeitar a importância do partido. O petista também admitiu alianças com figuras de centro-direita.

“O PT mantém sua afinidade com PSB. O PSB tem o direito de lançar candidato em Pernambuco, é o Estado onde a direção é mais forte. Desta vez, tem duas pessoas como candidatas em potencial, Humberto Costa [senador] e Marília Arraes [deputada federal]. Embora o PSB tenha o direito de indicar, não pode tratar o PT de forma pequena”, afirmou.

A fala de Lula acontece no mesmo dia em que Humberto Costa, em entrevista à Rádio Jornal, defendeu a análise da sua candidatura pela Frente Popular. O ex-presidente, no discurso, também negou que o senador Fabiano Contarato seja pré-candidato ao governo do Espírito Santo.

“Não temos candidato no Espírito Santo. Quando Contarato entrou no PT para ser candidato, foi dito a ele que estávamos conversando com PSB, que seria prazeroso ter ele, mas não para ser candidato”, rebateu.

A declaração do petista é feita um dia após o presidente do PSB, Carlos Siqueira, criticar, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o que chamou de “visão exclusivista” do PT.

“Uma visão exclusivista. Não diria hegemônica, porque é natural de quem tem a maioria, mas exclusivista, e que é uma visão que precisa ser superada. Não só para unir a esquerda, mas para ampliar o centro”.