Notícias

Júnior Cavalcanti: o radialista que brilha na Pajeú e transforma o rádio sertanejo

Por André Luis

Por Elilson Gois*

O rádio interiorano tem um papel fundamental na vida das comunidades, servindo não apenas como veículo de informação, mas também como uma ponte que conecta a população a diversos serviços e ações sociais. 

Neste cenário, um nome que tem se destacado na Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, é o radialista sertaniense Júnior Cavalcanti. Com uma versatilidade impressionante, Júnior tem se consolidado como um dos principais comunicadores da emissora, apresentando programas jornalísticos, narrando partidas de futebol e realizando reportagens que tocam a realidade dos sertanejos.

A Rádio Pajeú é conhecida por ser um celeiro de talentos, revelando grandes nomes da comunicação, como o saudoso Anchieta Santos, considerado um dos melhores locutores do estado, e Nill Jr., que atualmente preside a Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe). Júnior Cavalcanti, embora não seja oriundo de cidade do Pajeú, pois nasceu em Sertânia, região do Moxotó do estado, ele se adaptou rapidamente às tradições da emissora, trazendo consigo uma paixão pela política e um compromisso inabalável com a qualidade do seu trabalho.

Com uma trajetória que inclui experiências em rádios como Sertânia FM, Santa Maria de Monteiro, Monteiro FM, Itapuama de Arcoverde, Independente de Arcoverde, Afogados FM e Panorama FM, Júnior tem sabido aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, sempre buscando a excelência em suas transmissões. Seu amor pelo rádio e pela política se traduz em um trabalho cuidadoso e dedicado, onde a informação precisa e relevante é prioridade.

Recentemente, Júnior teve a oportunidade de participar do Fala Norte Nordeste, que ocorreu de 27 a 29 de novembro no Recife. Durante o evento, ele não só conduziu programas e entrevistas, mas também colaborou ativamente com a equipe da Rádio Pajeú, transmitindo a energia desse importante encontro para os ouvintes da região. Sua dedicação e profissionalismo foram fundamentais para trazer o que há de mais relevante nas discussões políticas e sociais que permeiam o evento.

Além de sua atuação na rádio, Júnior Cavalcanti também é um palanqueiro e um ativo profissional de marketing político, utilizando seu blog, www.blogdojuniorcavalcante.com.br, para divulgar notícias e manter a população informada sobre os acontecimentos da região. Seu trabalho é um exemplo claro de como o rádio pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação e engajamento comunitário.

A força do rádio interiorano se manifesta na capacidade de comunicadores como Júnior Cavalcanti de informar, entreter e prestar serviços à população. É através do empenho e da paixão desses profissionais que o rádio continua a ser a voz do povo, um espaço onde as tradições se encontram com a modernidade e onde cada história contada ressoa na vida dos sertanejos.

Assim, celebramos a trajetória de Júnior, que, com talento e dedicação, não apenas honra a tradição da Rádio Pajeú, mas também contribui significativamente para o fortalecimento da comunicação no interior de Pernambuco. Que sua jornada continue a inspirar novos comunicadores e a enriquecer a cena do rádio brasileiro.

*Elilson Góes é servidor público federal, jornalista e radialista por formação, apaixonado pelo rádio.

Outras Notícias

Contas do governo têm déficit inédito no pior primeiro semestre da história

As contas do governo registraram em 2015 o pior resultado para o primeiro semestre de um ano desde o início da série histórica, em 1997, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira (30). Nos seis primeiros meses deste ano, foi registrado um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar os juros da […]

deficit_fiscalAs contas do governo registraram em 2015 o pior resultado para o primeiro semestre de um ano desde o início da série histórica, em 1997, segundo números divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nesta quinta-feira (30).

Nos seis primeiros meses deste ano, foi registrado um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar os juros da dívida pública) inédito de R$ 1,59 bilhão, segundo números oficiais. Em igual período do ano passado, foi registrado um superávit de R$ 17,35 bilhões. Até então, o pior resultado para o período havia ocorrido em 1998 (superávit de R$ 3,06 bilhões).

Os resultados das contas públicas têm sido afetados pelo fraco comportamento da arrecadação federal, que registrou o pior desempenho para o período de janeiro a junho desde 2011.

As receitas se ressentem do baixo nível de atividade econômica e, também, das desonerações de tributos efetuadas nos últimos anos justamente para tentar estimular o Produto Interno Bruto (PIB) e o nível de emprego – que não foram totalmente revertidas pelo governo federal.

Mês de junho: Somente no mês de junho, o Tesouro Nacional informou que foi registrado um déficit primário (receitas menos despesas, sem contar os juros da dívida pública) de R$ 8,2 bilhões. Este também foi o pior resultado para este mês desde o início da série histórica, em 1997. Até então, o valor mais baixo em junho havia sido em 2014, com o resultado negativo de R$ 1,93 bilhão.

Meta do governo: Na semana passada, o governo formalizou a mudança da meta de superávit primário de suas contas para todo este ano – procedimento que já era esperado pelos analistas do mercado financeiro por conta, principalmente, da frustração de arrecadação que vem sendo registrada neste ano, decorrente do baixo nível de atividade econômica.

Volume da rota Serra-Recife vai determinar ampliação de aeroporto e novas operações, diz Secretária

A Secretária de Infraestrutura Fernadha Batista disse ao programa Revista da Cultura que a demanda consolidada da rota Serra Talhada-Recife vai favorecer mais investimentos no Aeroporto Santa Magalhães. “Há investimentos previstos para 2021 contando com a fase de consolidação da demanda pra contribuir fomentando o crescimento”, disse. Ela lembrou o caso das vacinas destinadas para […]

A Secretária de Infraestrutura Fernadha Batista disse ao programa Revista da Cultura que a demanda consolidada da rota Serra Talhada-Recife vai favorecer mais investimentos no Aeroporto Santa Magalhães.

“Há investimentos previstos para 2021 contando com a fase de consolidação da demanda pra contribuir fomentando o crescimento”, disse. Ela lembrou o caso das vacinas destinadas para a paraíba que chegaram via Serra.

Ela deixou claro que há necessidade de consolidação da rota, que vai determinar mais rotas e mudança de aeronave. “Quanto mais pessoas utilizarem os voos, isso contribui para que facilite a negociação. Os números já são muito bons. Estamos no segundo mês e os números são positivos quanto a quantidade de passageiros. Precisamos dessa consolidação para não aumentar porte da aeronave e ter queda de fluxo”.

Ela destacou que a ida a Brasília buscou a avaliação de projeto para licitar as obras para adaptar e melhorar infraestrutura. Fernandha destacou a elaboração do projeto de um novo terminal definitivo, com capacidade inclusive para a ampliação das operações. “Em fevereiro elaboramos o projeto do terminal e em quatro ou cinco meses caminharemos para as autorizações da obra”.

Em paralelo, diz que a prioridade é da melhoria da infraestrutura externa, que independe do terminal, como drenagem e balisamento noturno.

Prefeito de Carnaíba reclama queda de R$ 140 mil em cota do FPM

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) reclama em contato com o blog do impacto da redução dos repasses do FPM do município na cota mais recente. Do mês passado para esse, a redução é de R$ 140 mil. A liberação da chamada primeira cota é de pouco mais de R$ 344 mil líquidos. A […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) reclama em contato com o blog do impacto da redução dos repasses do FPM do município na cota mais recente.

Do mês passado para esse, a redução é de R$ 140 mil. A liberação da chamada primeira cota é de pouco mais de R$ 344 mil líquidos.

A queixa dos prefeitos é grande. O presidente da AMUPE José Patriota reclamou que os municípios estão no sufoco, ao defender a partilha do pré sal. Gestores na região tem reclamado muito da queda de repasses.

Até pré-candidato no Pajeú anda dizendo que não assume prefeitura se o quadro não melhorar. “Não vou pegar uma massa falida”, chegou a dizer o serra-talhadense Carlos Evandro.

Túlio Vilaça culpa falhas técnicas por emendas não pagas

O secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15) para justificar o atraso no pagamento de emendas impositivas. Segundo ele, a maior parte dos casos se deve à ausência de planos de trabalho em emendas remanejadas após a aprovação do orçamento. De acordo com a Secretaria de Planejamento […]

O secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (15) para justificar o atraso no pagamento de emendas impositivas. Segundo ele, a maior parte dos casos se deve à ausência de planos de trabalho em emendas remanejadas após a aprovação do orçamento.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), 659 emendas — somando R$ 154,7 milhões — apresentaram problemas técnicos, a maioria pela falta do plano exigido.

Vilaça afirmou que a gestão criou um grupo de trabalho para resolver as pendências e desburocratizar os repasses. Ele também ressaltou que todas as emendas aptas de 2024 foram pagas e que as pendentes, mesmo com falhas, foram incorporadas ao orçamento de 2025.

“O Governo Raquel Lyra foi o que mais pagou emendas impositivas na história de Pernambuco. Isso é o cumprimento da lei”, declarou.

Segundo o Portal da Transparência, 62,3% das emendas foram executadas este ano, índice que o vice-líder do governo, Joãozinho Tenório (PRD), comparou aos 33,6% pagos no último ano da gestão Paulo Câmara.

Durante a audiência, deputados da oposição cobraram a publicação detalhada dos problemas que impediram os pagamentos. Waldemar Borges (PSB) e Dani Portela (PSOL) questionaram falhas em emendas direcionadas ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que estariam aptas, mas não foram executadas.

O presidente da Comissão de Justiça, Coronel Alberto Feitosa (PL), criticou o descumprimento da promessa de quitar as emendas e apontou possível favorecimento. “Quando só afeta deputados da oposição, isso gera suspeita”, disse.

Feitosa e o presidente da Comissão de Finanças, Antonio Coelho (União), também cobraram o envio formal das inconformidades à Alepe, como exige a legislação. Feitosa alertou para a possibilidade de responsabilização legal: “A falta de comunicação oficial pode configurar crime de responsabilidade”.

Bolsonaro confirma ingresso no PSL de Bivar

O presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), confirmou  que foi “firmado um acordo com o presidenciável Jair Bolsonaro” e que ele será candidato do partido à Presidência da República. O deputado Jair Bolsonaro confirmou a migração do PEN?Patriotas e já fala como pré-candidato pela legenda. O encontro confirmou a disposição de Bivar em “ceder” […]

O presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE), confirmou  que foi “firmado um acordo com o presidenciável Jair Bolsonaro” e que ele será candidato do partido à Presidência da República.

O deputado Jair Bolsonaro confirmou a migração do PEN?Patriotas e já fala como pré-candidato pela legenda.

O encontro confirmou a disposição de Bivar em “ceder” a legenda para Bolsonaro. “Existem mais semelhanças do que diferenças entre Bolsonaro e o nosso pensamento liberal. É um orgulho tê-lo ao nosso lado”.

Integrantes do Livres, grupo que atuava dentro do PSL e repudiava a presença de Bolsonaro, por considerá-lo um candidato fisiológico e conservador demais, deve anunciar a desfiliação em massa até a próxima segunda-feira.

O presidente do PEN/Patriota, Adilson Barroso afirmou que ainda não recebeu um telefonema de Bolsonaro confirmando a desistência de se candidatar pelo Patriota. “Se isso for confirmado, sei que Deus guardará o melhor para nós. Bolsonaro sabe que no meu partido ele tinha 100% de chances de ser eleito Presidente da República”, completou.