Notícias

Compesa publica licitação para ampliar oferta de água em Itapetim

Por Nill Júnior

A Compesa publicou no Diário Oficial do Estado novo aviso de licitação, desta vez para execução de obras de ampliação do abastecimento em Itapetim, no Sertão.

O município será contemplado com a implantação do Sistema de Abastecimento de Água do Sítio Clarinha, investimento que garantirá o atendimento via rede a mais de 40 famílias. O edital de licitação está disponível no site da Companhia: www.compesa.com.br e a disputa tem data marcada para 18/01.

A obra prevê a implantação de três quilômetros de rede de distribuição a partir da cidade de Itapetim para o abastecimento de cerca de 120 pessoas que residem nesta área rural. O investimento previsto é de R$ 180 mil.

“Com as obras, vamos disponibilizar às famílias residentes na localidade o abastecimento de água tratada diretamente em suas residências, a partir da nova tubulação assentada, conforme anunciou o governador Paulo Câmara no Plano Retomada na região”, comenta o diretor Regional de Interior da Compesa, Mário Heitor.

Para o município de Itapetim também estão previstas intervenções para melhoria do abastecimento na localidade do Ambó.

Com recursos de R$ 450 mil, cerca de 450 pessoas serão contempladas com abastecimento de água via rede, a partir do assentamento de sete quilômetros de tubulações para interligação ao Sistema Adutor do Pajeú.

Outras Notícias

João Paulo torna pública nota reafirmando oposição à Raquel Lyra

Por André Luis Durante a Reunião Plenária realizada nesta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual João Paulo (PT), fez a leitura da nota da Frente Brasil da Esperança, uma coalizão composta por PT, PCdoB e PV, na qual é reafirmada a posição de oposição ao governo da atual gestora do […]

Por André Luis

Durante a Reunião Plenária realizada nesta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual João Paulo (PT), fez a leitura da nota da Frente Brasil da Esperança, uma coalizão composta por PT, PCdoB e PV, na qual é reafirmada a posição de oposição ao governo da atual gestora do Estado, Raquel Lyra.

O documento, que já havia sido elaborado e discutido internamente pelos integrantes da coalizão, enfatiza que a Frente Brasil da Esperança não apoiou Raquel Lyra durante o período eleitoral. Além disso, a nota ressalta a existência de parcerias políticas da governante que não estão alinhadas com os objetivos e a visão política liderada por Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente e atual líder do Partido dos Trabalhadores.

Ao tornar pública essa nota de oposição, o deputado João Paulo evidencia o comprometimento da Frente Brasil da Esperança em desempenhar um papel ativo e crítico na esfera política estadual. 

A coalizão se posiciona como uma voz de fiscalização e monitoramento das ações do governo de Raquel Lyra, enquanto destaca seu compromisso em defender as parcerias estabelecidas entre o governo Lula e as administrações estaduais e municipais em prol do bem-estar da população.

“A posição política da frente se dá reafirmando nosso compromisso com Pernambuco, acompanhando e fiscalizando ações da gestão estadual com responsabilidade, fazendo um debate positivo e de alto nível e defendendo as importantes parcerias que vêm sendo estabelecidas entre o governo Lula e as gestões estadual e municipais para benefício da população”, afirmou o deputado João Paulo durante a leitura.

O pronunciamento do deputado destaca o contexto político multifacetado em Pernambuco, onde diferentes visões e posturas políticas se entrelaçam, moldando a dinâmica das decisões governamentais e legislativas no estado.

Mães de Secretárias de Educação morrem no Rio e em Afogados

No Rio de Janeiro,  faleceu de causas naturais a senhora Arlete Peçanha, de 97 anos. Ela era mãe de Cecília Patriota, Secretária de Educação. O falecimento ocorreu às  06h da manhã. O corpo foi levado e sepultado no Rio de Janeiro. Também no começo da manhã deste domingo (03), morreu no Hospital Emília Câmara, em […]

No Rio de Janeiro,  faleceu de causas naturais a senhora Arlete Peçanha, de 97 anos.

Ela era mãe de Cecília Patriota, Secretária de Educação.

O falecimento ocorreu às  06h da manhã. O corpo foi levado e sepultado no Rio de Janeiro.

Também no começo da manhã deste domingo (03), morreu no Hospital Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, Josefa Maria da Conceição, mãe da professora Selma Leite, atual secretária de educação de São José do Egito.

Dona Zefinha tinha 90 anos e morreu de causas naturais. Era natural de Taperoá, na Paraíba.

Teve 12 filhos e era trisavó. Apesar de ter nascido em solo paraibano, fincou os pés em São José do Egito há décadas e era uma parabucana egipciense.

O velório aconteceu na Central do PASC, em São José do Egito, e o sepultamento no cemitério do Tigre, em Santa Terezinha-PE, no fim da tarde de hoje .

Paulo e Danilo tem agenda em Arcoverde, Custódia e Sertânia

O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (20), investimentos para os municípios de Arcoverde e Custódia, no Sertão do Moxotó. Por meio do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água e saúde. Em Arcoverde, participa da abertura do Fórum Estadual das Mulheres às 9 horas. Em seguida, anuncia ações para […]

O governador Paulo Câmara anuncia, nesta sexta-feira (20), investimentos para os municípios de Arcoverde e Custódia, no Sertão do Moxotó. Por meio do Plano Retomada, serão liberados recursos nas áreas de infraestrutura viária, abastecimento de água e saúde.

Em Arcoverde, participa da abertura do Fórum Estadual das Mulheres às 9 horas. Em seguida, anuncia ações para o Hospital Regional Ruy de Barros. Ainda visita ao Espaço Socioambiental Casa Verde, o Santuário da Divina Misericórdia, do Padre Adilson Simões e a Fundação Terra, do Padre Airton Freire.

Em Custódia, às 16h, inauguração a 3ª SB do 9º grupamento de bombeiros. Às cinco da tarde, entrega a 1ª etapa da PE-310, entre Custódia e Quitimbu, além de anunciar investimentos em diversas áreas, na Praça de Quitimbu. A entrega também é importante para o município de Iguaracy, na outra ponta da via e o Pajeú.

Participam da agenda os prefeito Wellington Maciel (Arcoverde), Manuca (Custódia), Ângelo Ferreira (Sertânia) e Zeinha Torres (Iguaracy). Prefeitos de cidades vizinhas como Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados) e Luciano Torres (Iguaracy-Cimpajeú) também partipam da agenda. Antes dos atos institucionais, Câmara toma café com alguns deles.

Na pauta política, Paulo e Danilo Cabral participam de atividade com o primeiro encontro presencial do Vamos Juntos Pernambuco, movimento colaborativo para a construção do plano de governo do pré-candidato. Será às 17 horas na quadra da Escola Mundo Mágico.

Mestre Zé do Pife e As Juvelinas se apresentaram na Escola Municipal Helena Maria de Siqueira Brito em Riacho do Meio

Na tarde desta quinta-feira na Escola Municipal Helena Maria de Siqueira Brito no Distrito de Riacho do Meio – São José do Egito, teve início a turnê nacional da banda Mestre Zé do Pife e as Juvelinas de Brasília. Natural de Riacho do Meio o Mestre Zé do Pife apresentou o projeto “De Brasília a […]

10553389_1515452418669275_7603175147419293187_n

Na tarde desta quinta-feira na Escola Municipal Helena Maria de Siqueira Brito no Distrito de Riacho do Meio – São José do Egito, teve início a turnê nacional da banda Mestre Zé do Pife e as Juvelinas de Brasília.


Natural de Riacho do Meio o Mestre Zé do Pife apresentou o projeto “De Brasília a São José do Egito” para os alunos da Escola Helena. Uma tarde com música e conversa sobre a arte dos pifeiros.

A banda é formada por nove jovens mulheres que se distribuem em três pifes, caixa, zabumba, contra-surdo, pratos e triângulo, acompanhando o pife do Mestre. 

Em Riacho do Meio o Mestre Zé do Pife e As Juvelinas encontraram-se com a “Banda de Pífano de Riacho do Meio”, banda da qual Seu Zé fazia parte e que hoje é liderada pelo seu irmão.

“De Brasília a São José do Egito” – projeto, que leva o nome do último álbum do grupo, vai levar apresentações e oficinas a três estados brasileiros: Pernambuco, Ceará e São Paulo, bem como o Distrito Federal, levando a arte do pífano, acompanhado de bonecos, danças, trocas de experiências e brincadeiras tradicionais.    

Carnaíba: prefeitura anuncia dois dias de carnaval

A Prefeitura de Carnaíba acaba de confirmar em nota assinada pela Diretoria de Cultura que montou dois dias de programação do carnaval 2018. O acerto foi fechado entre o prefeito do município, Anchieta Patriota e a Diretora de Cultura, Aninha Maranhão. A programação do carnaval de Carnaíba, começa no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, […]

A Prefeitura de Carnaíba acaba de confirmar em nota assinada pela Diretoria de Cultura que montou dois dias de programação do carnaval 2018. O acerto foi fechado entre o prefeito do município, Anchieta Patriota e a Diretora de Cultura, Aninha Maranhão.

A programação do carnaval de Carnaíba, começa no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, e em seguida no dia 13 (terça feira). Durante este período de festejo a cidade terá o desfile de dois blocos, Bloco Tropa de É Litro que desfilará no sábado e o Bloco das Bichas com desfile marcado para a terça feira.

Os shows, que acontecerão no palco do Pátio de eventos Milton Pierre, contarão com as atrações:

Confira a programação :

Sábado  10/02
17h – Banda Encanto de Mulher (Pátio de Feiras e Eventos)

Terça -feira 13/02
15h – Concentração para desfile do Bloco das Bichas na Escola de Música Maestro Israel Gomes

20h – Show com Kleyton Mota;

22h – Show com Alto Swing