Notícias

COMPESA deixa povo na mão e sem água em bairros de Afogados

Por Nill Júnior

A semana começou com dezenas de reclamações contra a COMPESA na Rádio Pajeú. Nos programas Rádio Vivo e Manhã Total, foram várias queixas, principalmente dos bairros Planalto, São Sebastião e São Francisco

Em paraleleo, um grande vazamento foi identificado em um dos principais corredores da cidade, na Diomedes Gomes, afetando mobilidade e o tráfego.

“Estamos precisando água no São Sebastião. Eu mesmo preciso de água cuidar lavar roupas, tenho crianças que vão à escola. Pra dar banho em uma criança tem que sair de casa, não tem água nenhuma pra tomar banho, nem pra pra cozinhar, tem que comprar”.

“Aqui na José de Sá a água não tem força nem pra encher o balde. Essa Compesa faz a gente de besta”, disse ouvinte do São Francisco.

“Sou moradora do Bairro Planalto. A situação por água está feia. Estamos sem água a mais de uma semana, chegou na noite de ontem (domingo) mas tão fraca que nem na caixa subiu e já parou. A conta chegou certinho, mas água…” – questionou outro.

“O bairro Planalto está há duas semanas sem receber água. É inadmissível levar mais de uma semana para resolver um problema e deixar toda a população sem abastecimento por tanto tempo”, questiona outro ouvinte.

Outras Notícias

Reunião no 23° BPM define estratégias de segurança para a Festa de Janeiro

Nesta sexta-feira (10), uma reunião foi realizada no 23° Batalhão da Polícia Militar, com a presença do Secretário de Cultura, Marcone Melo, e do vice-prefeito Marcos Melo (PSDB-PE), que representou o prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB-PE).  O encontro contou com a recepção da Tenente Rosicler e da Sargento Andreia, onde foram discutidas estratégias para garantir […]

Nesta sexta-feira (10), uma reunião foi realizada no 23° Batalhão da Polícia Militar, com a presença do Secretário de Cultura, Marcone Melo, e do vice-prefeito Marcos Melo (PSDB-PE), que representou o prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB-PE). 

O encontro contou com a recepção da Tenente Rosicler e da Sargento Andreia, onde foram discutidas estratégias para garantir a segurança durante a tradicional Festa de Janeiro, que tem início nesta sexta.

Com o compromisso de assegurar um ambiente seguro e acolhedor para os munícipes e visitantes durante as festividades, os participantes abordaram medidas preventivas e a atuação integrada entre as forças de segurança.

Operação da Polícia Federal apura desvios na Petrobras desde 1997

Ação busca elo entre empresa petrolífera com pagamento de propina. Foram expedidos 5 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva. Da TV Globo Brasília A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Sangue Negro, que investiga o desvio de dinheiro de contratos da Petrobras para o pagamento de propina […]

Prédio_da_Petrobrás

Ação busca elo entre empresa petrolífera com pagamento de propina.
Foram expedidos 5 mandados de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva.

Da TV Globo Brasília

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Sangue Negro, que investiga o desvio de dinheiro de contratos da Petrobras para o pagamento de propina iniciado em 1997. A ação está relacionada às investigações de um esquema de corrupção envolvendo a empresa holandesa SBM e a estatal brasileira.

A operação cumpre cinco mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ) e Curitiba (PR), além de quatro mandados de prisão preventiva – dois deles foram expedidos contra ex-diretores da Petrobras que que foram presos durante a Operação Lava Jato: Renato Duque e Jorge Zelada.

As buscas foram realizadas nas residências dos investigados e na Petroserv, empresa do ramo de prospecção de petróleo.

A ação desta quinta tem como alvo principal esta empresa que seria o elo entre a SBM e a Petrobras. De acordo com as investigações, a Petroserv recebia repasses de 3% a 5% de contratos da Petrobras e, desse total, remetia 1% para contas de empresas no exterior. Os investigadores apontam que esse dinheiro era lavado e remetido novamente para o Brasil em forma de propina.

Os crimes investigados pela operação são os de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, entre outros. De acordo com a Polícia Federal, as investigaçõs da Sangue Negro tiveram início antes da Lava Jato, embora todos os alvos desta quinta estejam relacionados ao esquema investigado pela operação.

SBM

A SBM atua como prestadora de serviços para empresas petrolíferas – oferece aluguel de plataformas, entre outros – e já confessou, durante as investigações da Lava Jato, ter pago propina a funcionários da Petrobras em troca de contratos.

Em junho deste ano, o ex-representante da SBM no Brasil Júlio Faerman, suspeito de ser um dos operadores do esquema da Lava Jato, afirmou à CPI da Petrobras que garantiu “ganhos expressivos” à estatal brasileira enquanto atuava em nome da empresa holandesa.

Um mês antes, integrantes da CPI foram a Londres (Inglaterra) colher depoimento de Jonathan David Taylor, ex-diretor da SBM que denunciou supostas irregularidades em contratos assinados entre a companhia da Holanda e a Petrobras.

Serra Talhada em 5º lugar na geração de empregos no primeiro semestre no Sertão

Por Juliana Lima  O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou o balanço de empregos no primeiro semestre de 2022 no Sertão de Pernambuco. As 56 cidades sertanejas somaram saldo de 4.179 postos formais de trabalho no período, tendo Petrolina na liderança com saldo de 1.848 e Brejinho na última posição do ranking com […]

Por Juliana Lima 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou o balanço de empregos no primeiro semestre de 2022 no Sertão de Pernambuco.

As 56 cidades sertanejas somaram saldo de 4.179 postos formais de trabalho no período, tendo Petrolina na liderança com saldo de 1.848 e Brejinho na última posição do ranking com perca de 97 postos.

No acumulado por região, o Sertão do São Francisco obteve saldo de 2622 postos, seguido pelo Sertão do Pajeú com 458, Sertão do Araripe com 455, Sertão Central com 389, Sertão do Moxotó com 148 e Sertão de Itaparica com 107 postos.

No Sertão do Pajeú o melhor resultado é de Serra Talhada, que obteve saldo de 247 vagas formais no acumulado do ano. Afogados da Ingazeira com 70 e São José do Egito com 65 vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os piores resultados do Pajeú são de Carnaíba (-30) e Brejinho (-97).

No Ranking geral do Sertão, os dez melhores desempenhos são de Petrolina (1.848), Lagoa Grande (445), Salgueiro (298), Araripina (258), Serra Talhada (247), Afrânio (206), Custódia (88), Floresta (72), Afogados da Ingazeira (70), São José do Belmonte (65) e São José do Egito (65), estando Belmonte e São José do Egito empatadas com 65 postos cada uma.

Entre as maiores cidades sertanejas, tiveram desempenho positivo as cidades de Petrolina (1.848), Salgueiro (298), Araripina (258) e Serra Talhada (247). Arcoverde somou apenas 05 postos formais de saldo no primeiro semestre.

Sertão do Moxotó 

  1. Custódia (88)
  2. Inajá (37)
  3. Manari (18)
  4. Arcoverde (05)
  5. Betânia (-4)
  6. Sertânia (-11)
  7. Ibimirim (-12)

Sertão do Pajeú

  1. Serra Talhada (247)
  2. Afogados da Ingazeira (70)
  3. São José do Egito (65)
  4. Triunfo (20)
  5. Iguaracy (14)
  6. Tuparetama (14)
  7. Santa Terezinha (11)
  8. Itapetim (9)
  9. Calumbi (5)
  10. Ingazeira (3)
  11. Quixaba (0)
  12. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  13. Solidão (-7)
  14. Flores (-10)
  15. Tabira (-14)
  16. Carnaíba (-30)
  17. Brejinho (-97)

Sertão Central

  1. Salgueiro (298)
  2. São José do Belmonte (65)
  3. Mirandiba (12)
  4. Parnamirim (8)
  5. Serrita (4)
  6. Cedro (2)
  7. Verdejante (-6)

Sertão de Itaparica

  1. Floresta (72)
  2. Petrolândia (33)
  3. Carnaubeira da Penha (1)
  4. Itacuruba (1)
  5. Tacaratu (-2)
  6. Belém do São Francisco (-32)
  7. Jatobá (-64)

Sertão do Araripe

  1. Araripina (258)
  2. Trindade (61)
  3. Exu (50)
  4. Santa Filomena (38)
  5. Ipubi (29)
  6. Santa Cruz (10)
  7. Granito (05)
  8. Moreilândia (4)
  9. Bodocó (-23)
  10. Ouricuri (-74)

Sertão do São Francisco 

  1. Petrolina (1.848)
  2. Lagoa Grande (445)
  3. Afrânio (206)
  4. Cabrobó (64)
  5. Santa Maria da Boa Vista (52)
  6. Dormentes (7)
  7. Orocó (-12)
  8. Terra Nova (-15)

Ranking geração de empregos no Sertão de janeiro a junho de 2022:

  1. Petrolina (1.848)
  2. Lagoa Grande (445)
  3. Salgueiro (298)
  4. Araripina (258)
  5. Serra Talhada (247)
  6. Afrânio (206)
  7. Custódia (88)
  8. Floresta (72)
  9. Afogados da Ingazeira (70)
  10. São José do Belmonte (65)
  11. São José do Egito (65)
  12. Cabrobó (64)
  13. Trindade (61)
  14. Santa Maria da Boa Vista (52)
  15. Exu (50)
  16. Santa Filomena (38)
  17. Inajá (37)
  18. Petrolândia (33)
  19. Ipubi (29)
  20. Triunfo (20)
  21. Manari (18)
  22. Iguaracy (14)
  23. Tuparetama (14)
  24. Mirandiba (12)
  25. Santa Terezinha (11)
  26. Santa Cruz (10)
  27. Itapetim (9)
  28. Parnamirim (8)
  29. Dormentes (7)
  30. Arcoverde (05)
  31. Calumbi (5)
  32. Granito (05)
  33. Moreilândia (4)
  34. Serrita (4)
  35. Ingazeira (3)
  36. Cedro (2)
  37. Carnaubeira da Penha (1)
  38. Itacuruba (1)
  39. Quixaba (0)
  40. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  41. Tacaratu (-2)
  42. Betânia (-4)
  43. Verdejante (-6)
  44. Solidão (-7)
  45. Flores (-10)
  46. Sertânia (-11)
  47. Ibimirim (-12)
  48. Orocó (-12)
  49. Tabira (-14)
  50. Terra Nova (-15)
  51. Bodocó (-23)
  52. Carnaíba (-30)
  53. Belém do São Francisco (-32)
  54. Jatobá (-64)
  55. Ouricuri (-74)
  56. Brejinho (-97)
Regina da Saúde discute abastecimento de água em Itaíba e Águas Belas

Demandas relacionadas ao abastecimento de água em Itaíba e Águas Belas, no Agreste Meridional, foram apresentadas nesta terça-feira (18) à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco. A reunião contou com a candidata a deputada estadual Regina da Saúde, o prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, e o […]

Demandas relacionadas ao abastecimento de água em Itaíba e Águas Belas, no Agreste Meridional, foram apresentadas nesta terça-feira (18) à Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco.

A reunião contou com a candidata a deputada estadual Regina da Saúde, o prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, e o secretário-executivo de Saneamento, Artur Coutinho.

Para Itaíba, foram discutidas a implantação de sistemas de dessalinização de água de poços e a ampliação da rede de abastecimento na zona rural. Segundo as informações apresentadas na reunião, há previsão de R$ 5 milhões em investimentos para atender as comunidades de Santa Luzia, Caraíbas e Guaribas por meio do PAC 2.

Em relação a Águas Belas, a pauta incluiu projetos do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) destinados aos distritos e comunidades rurais. O programa já contempla municípios como Itaíba e Tupanatinga, onde, segundo a assessoria, foram destinados R$ 8 milhões para ações na área.

Outro ponto discutido foi o abastecimento por meio da Adutora do Agreste. De acordo com Artur Coutinho, oito poços que integram a estrutura da adutora deverão ser conectados, até setembro, aos sistemas de abastecimento de Itaíba e Águas Belas.

Caso o cronograma seja cumprido, a medida deverá aumentar a disponibilidade de água para os dois municípios.

Durante a reunião, Regina da Saúde afirmou que a regularidade do abastecimento é uma das demandas enfrentadas pelos municípios do semiárido e defendeu a continuidade dos investimentos na região.

Imagem: Divulgação

Luciano Torres tem primeira reunião com secretariado

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB) teve a reunião com o seu secretariado, para planejamento do primeiro semestre de sua gestão. A reunião foi avaliada como positiva. Torres formou uma equipe com 50% de mulheres. São elas Maria Elizandra Veras de Sousa (Educação), Maria José Morais Bezerra (Saúde), Gabriela Thereza Torres Mendes (Finanças), Fabiana Torres Martins (Administração), Maria Iara […]

O prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB) teve a reunião com o seu secretariado, para planejamento do primeiro semestre de sua gestão.

A reunião foi avaliada como positiva. Torres formou uma equipe com 50% de mulheres.

São elas Maria Elizandra Veras de Sousa (Educação), Maria José Morais Bezerra (Saúde), Gabriela Thereza Torres Mendes (Finanças), Fabiana Torres Martins (Administração), Maria Iara Pires de Lima (Assistência Social) e Dione Nunes de Lucena (Cultura).

Completam a equipe o ex-prefeito Lino Morais e Itan Fernandez (Assessores de Gabinete), Antonio Carlos Cavalcanti (Agricultura), Arquimedes Pereira (Obras), Antonio de Pádua (Procurador), Vinicius Machado (Controle Interno), Rivanildo Cavalcanti (Transportes) e Reinaldo Severino (Fundo de Previdência).

Segundo a Coluna do Domingão, o nome de Luciano Torres ganhou força para o novo ciclo de gestão do Cimpajeú.  O gestor chegou a assumir a presidência da Amupe.