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Artigo: como se alimentar na Quarentena?

Publicado em Notícias por em 28 de abril de 2020

Por Mahyara Pires

Muito cuidado com informações inverídicas, informais, com terapias e receitas milagrosas prometendo forma de prevenção ao combate do Coronavírus. Se você não vinha seguindo hábitos alimentares saudáveis não é da noite para o dia que conseguimos fortalecer o Sistema Imunológico.

Não existe fórmula mágica, o básico e funcional é primordial nesse momento! Comida de verdade com uma alimentação colorida , variada em todos os grupos alimentares como os Macro e Micronutrientes enfatizando as vitaminas, minerais , aminoácidos , compostos bioativos, antioxidantes, pré e probióticos.

Não é um Nutriente isolado em sua forma ativa que garante benefícios ao sistema imune , ou seja, não é apenas o aumento da Vitamina D e Zinco que garante o fortalecimento e ativação das barreiras imunológicas, más todo um conjunto alimentar em sua forma íntegra, saudável, constante e rotineira.

➡️Contudo entre os grupos alimentares , destaco a importância do aumento na ingestão de alimentos In natura , fibras, frutas, hortaliças , vegetais , cereais integrais , proteínas (Carnes , Ovos , Leite e seus derivados) oleaginosas, os pré e probióticos como Leite fermentado e Kefir ajudando no seu sistema imune e microbiota intestinal .

➡️Outra alternativa são os sucos com mix de frutas Antioxidantes como os famosos Detox ou funcionais ou suco verde, podendo adicionar em sua composição a Glutamina e Extrato de própolis Verde.

➡️Já as dietas com baixa caloria e/ou restrições alimentares nesse momento devem ser evitadas , como Jejum intermitente , Low Carb e Cetogênica.

➡️Alguns suplementos alimentares podem trazer benefícios associados às boas práticas de alimentação saudável, desde que seja prescrito pelo profissional capacitado . Temos o Ômega -3 (W-3) , CoQ10, Vit. D , Vit C , Vit. E, Zinco, Selênio , Probióticos, Gengibre , Glutamina, Própolis , entre outros .

➡️ Boas práticas de asseio pessoal e higienização de hortifruti é essencial nesse processo. Utilize sempre água potável com solução de Hipoclorito.

➡️Observe a procedência do alimento e sua forma de manipulação ao pedir os serviços de delivery.

➡️ Aumente a Ingestão Hídrica , mantendo as células sempre hiperplasicas e bem hidratadas.

✔️ Procure seu Nutricionista de confiança para adequar a melhor estratégia nutricional segundo sua individualidade e necessidade orgânica funcional nesse momento .

*Mayhara Pires é nutricionista, especialista nas áreas clínica e esportiva. É Nutri Coach em emagrecimento, Saúde da Família, professora em nutrição e dietética. Instagram: @mayharapires. 

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