Com voto de adversários, contas de Dinca são aprovadas em 1º turno
Por Nill Júnior
Por Anchieta Santos
Reunida ontem à noite a Câmara de Vereadores de Tabira votou em primeiro turno as contas de 2012 do ex-prefeito Dinca Brandino.
O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado – TCE indicou pela aprovação com ressalvas. Na Câmara, 10 a 01 foi o placar da votação pela aprovação.
Votaram com a orientação do Tribunal os vereadores Aristóteles Monteiro(PT), Marcos Crente, Djalma das Almofadas, Aldo Santana, Neli Sampaio, Gil da Borborema, Sebastião Ribeiro, Didi de Heleno, Zé de Bira e Val do Bar.
O único vereador a votar contra foi Edmundo Barros (PMDB). Como se observa, adversários históricos e ex-aliados do ex-gestor, votaram pela aprovação. No dia 31, a Câmara vota as contas de Dinca em segundo turno.
Serra Talhada registrou mais três óbitos por Covid-19. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (14.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.937 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na […]
Serra Talhada registrou mais três óbitos por Covid-19.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (14.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.937 casos confirmados de Covid-19.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.722 confirmações. Logo em seguida, com 657 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, São José do Egito está com 527, Tabira conta agora com 492, Triunfo tem 294, Carnaíba está com 200 e Calumbi está com 163 casos.
Itapetim está com 132, Flores está com 127, Quixaba está com 103, Solidão tem 94, Iguaracy está com 87, Santa Cruz da Baixa Verde está com83, Brejinho está com 77, Santa Terezinha e Tuparetama tem 75 casos cada, e Ingazeira está com 29 casos confirmados.
Mortes – Com mais três mortes registras em Serra Talhadaa região tem agora no total, 134 óbitos por Covid-19. Até o momento, catorze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 55, Afogados da Ingazeira tem 11, Triunfo e Tabira tem 10 óbitos cada, Carnaíba tem 9, Flores, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba tem 4 óbitos, Santa Terezinha têm 3, Calumbi e Brejinho tem 1 óbito cada.
Recuperados – A região conta agora com 6.224 recuperados. O que corresponde a 89,72% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 8h desta terça (15), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Do Blog da Folha Em política, 48 horas se transformam em uma eternidade. E é nisso que o Palácio do Campo das Princesas e parte do PSB apostam para tentar chegar a um consenso em relação ao nome do partido que ocupará a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. Disposto a bancar a candidatura de Lula […]
Em política, 48 horas se transformam em uma eternidade. E é nisso que o Palácio do Campo das Princesas e parte do PSB apostam para tentar chegar a um consenso em relação ao nome do partido que ocupará a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa.
Disposto a bancar a candidatura de Lula Cabral, o Governo, que passou semanas protelando ao máximo as negociações em torno da eleição da Mesa da Alepe, sendo obrigado a engolir goela abaixo a reeleição de Guilherme Uchoa (PDT) e todos os questionamentos, inclusive jurídicos, decorrentes dessa postulação, lutará até o domingo para demover o deputado Diogo Moraes da ideia de bater chapa pelo cargo.
A equação é até fácil de fechar, a não ser por um problema: um não desiste e o outro não abre mão da disputa. Pelo menos até agora.
Durante a inauguração do novo prédio anexo da Alepe, Diogo Moraes reafirmou a posição externada na noite da quinta-feira (29), de disputar de todo o jeito a 1ª Secretaria. Tem a simpatia de Uchoa e, segundo os corredores da Assembleia, mais de 32 dos 49 votos da Casa. Ele alega ter feito o caminho “que a boa política pede”.
“Conversei com os eleitores. Construí minha candidatura na Casa e acho legítimo disputar. Sou candidato do PSB apoiado pela base e não tenho constrangimento de disputar. Todos nós temos o direito de votar e ser votado”, argumentou o parlamentar.
Também presente à cerimônia, Lula Cabral foi lacônico. “Sou o candidato do Governo e do partido”. Repetiu por três vezes essa frase. Momentos depois, disse que vem conversando com os deputados, e que tem certeza de que poderá sair vencedor.
Essa mesma expectativa positiva pode ser notada no líder do PSB na Casa, deputado Ângelo Ferreira, e no secretário-executivo de Articulação Política, André Campos, o elo entre o Palácio e a Casa de Joaquim Nabuco. E só. Na verdade, muito poucos apostam na vitória de Cabral, até agora.
Uns dizem que ele é candidato do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, do presidente do PSB, Sileno Guedes e do prefeito Geraldo Julio. Outros afirmam que os nove parlamentares do PSB que assinaram a postulação de Diogo Moraes não vão mudar de posição. “Fica feio. Pode ver que foram os novatos que assinaram. Os experientes não chancelaram. Mas mudar de posição fica ruim para eles”, argumenta ex-deputado, que tem excelente trânsito na casa.
E é nesse panorama desfavorável que o PSB tenta evitar o pior: depois de perder a presidência, apesar da gigantesca bancada de 15 dos 49 deputados, disputar no voto e ter o candidato palaciano (Lula Cabral) derrotado pelo preferido de Uchoa (Diogo Moraes). É lançar mão de todo o tipo de argumentação e de todos os artifícios possíveis para fazer valer a vontade do Governo.
Os lulistas apostam que o dueto articulação e traição, já que o voto é secreto, seja suficiente para virar o jogo. O problema é que, até agora, nenhuma articulação funcionou. A mira está descalibrada. A dúvida é se em 48 horas PSB e Governo encontrarão o caminho para evitar uma derrota que deixaria (á) o Palácio do Campo das Princesas em situação desconfortável, para não dizer vexatória. Até agora estão patinando.
O deputado estadual Luciano Duque participou, neste domingo (2), da convenção que oficializou a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra. O evento foi realizado no Parador, no Bairro do Recife, e reuniu uma multidão, além de prefeitos, parlamentares, vereadores, lideranças políticas e apoiadores de todas as regiões de Pernambuco. Durante a convenção, Luciano Duque […]
O deputado estadual Luciano Duque participou, neste domingo (2), da convenção que oficializou a candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra.
O evento foi realizado no Parador, no Bairro do Recife, e reuniu uma multidão, além de prefeitos, parlamentares, vereadores, lideranças políticas e apoiadores de todas as regiões de Pernambuco.
Durante a convenção, Luciano Duque destacou a importância da união em torno de um projeto que vem promovendo investimentos e transformações em diversas regiões do estado, especialmente no Sertão.
“Participei desse momento com a convicção de que Pernambuco precisa seguir avançando. Raquel Lyra tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento do nosso estado, levando obras, investimentos e ações que melhoram a vida das pessoas. Seguiremos juntos, trabalhando para que esse projeto continue chegando a quem mais precisa”, afirmou o deputado.
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informou em nota que, nesta segunda-feira, 18 de maio, foram confirmados quatro novos casos de Covid-19. Além disso, foi registrado mais um óbito e descartados oito suspeitos. Foi o maior número de confirmações dos boletins recentes para Covid. O município chega a 52 casos confirmados, cinco suspeitos, noventa e […]
A Secretaria de Saúde de Arcoverde informou em nota que, nesta segunda-feira, 18 de maio, foram confirmados quatro novos casos de Covid-19.
Além disso, foi registrado mais um óbito e descartados oito suspeitos. Foi o maior número de confirmações dos boletins recentes para Covid.
O município chega a 52 casos confirmados, cinco suspeitos, noventa e nove descartados, nove óbitos e vinte recuperados.
Vale lembrar que dos 52 confirmados, 28 foram realizados com testes rápidos e dos 99 descartados, 74 também foram diagnosticados por testes rápidos. Nas barreiras sanitárias das entradas da cidade foram abordados 725 carros de outros municípios.
Em Pernambuco, foram confirmados mais 642 casos e 124 óbitos, que ocorreram entre os dias 18 de abril e 17 de maio. No total, 20.094 casos e 1.640 mortes.
Ecoleituras, conferências, feira de livros, exposições, minicursos, cinema, teatro, recitais poéticos, contações de histórias e concertos musicais são as principais atrações da 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que será realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina – PE, de 7 a 11 de maio. A programação […]
Ecoleituras, conferências, feira de livros, exposições, minicursos, cinema, teatro, recitais poéticos, contações de histórias e concertos musicais são as principais atrações da 4ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão), que será realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina – PE, de 7 a 11 de maio.
A programação completa foi apresentada na noite desta quinta-feira (12), durante o lançamento do evento no campus da UPE Petrolina. Um público de estudantes, educadores, gestores, escritores e produtores culturais conheceu em primeira mão o tema desse ano, ‘As Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura’ e os homenageados, o poeta Patativa do Assaré, a professora Yeda Barros (fundadora do curso de Letras da UPE Campus Petrolina) e a poeta Zita Alves.
De acordo com o coordenador, Genivaldo Nascimento, as atividades serão gratuitas e vão acontecer na UPE e em escolas da cidade, vinícolas, ilhas, praças e sítios arqueológicos. “Vamos trazer personalidades como o linguista e escritor, Marcos Bagno (UnB);o crítico literário Flavio Kothe (UnB); e o jornalista Eric Nepomuceno. Além deles, estarão presentes os convidados internacionais Elicura Chiuhailaf (um dos mais importantes escritores do Chile); Pablo Montoya (Colômbia, vencedor do Prêmio Casa de las Americas); Alejandro Reyes (México); Abdulbaset Jarour (Síria) e Keto Kebongo (República do Congo)”, destacou.
E afinados com a proposta de discutir a produção e circulação do livro no município e região, alguns parceiros da iniciativa também estiveram no lançamento. A secretária interina de Educação, Larissa Soeiro e a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE), Anete Ferraz, renovaram a parceria com o evento e reafirmaram o apoio necessário para esta edição.
O diretor vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores também destacou as linhas temáticas do Clisertão justificando o apoio ao congresso. “Um acontecimento de importância sóciocultural com uma programação que enfatiza a troca de saberes acerca da leitura e da literatura”, concluiu.
A edição 2018 do Clisertão vai oferecer 26 minicursos e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril através do email: [email protected]. Até o momento já foram inscritos 140 trabalhos (posters), que serão apresentados durante o evento. Mais informações: www.upe.br/petrolina.
Você precisa fazer login para comentar.