Notícias

Com entrada de nome do PDT para Agricultura, Nilton Mota deixa a pasta

Por Nill Júnior

A indicação do PDT para a Secretaria de Agricultura é Wellington Batista, que é membro da executiva estadual do partido, presidiu a Empresa Municipal de Informática (Emprel) por quatro anos na gestão João da Costa e foi vereador de Caruaru. É pessoa da confiança dos Queiroz. No Estado, o PDT é presidido por Wolney Queiroz.

De acordo com a Coluna Folha Política, da Folha de Pernambuco, o PDT assume a Secretaria de Agricultura na quinta, data da posse. Ainda nesta terça, a coluna apurou que a transição já foi realizada.

Com isso deixará a pasta o Secretário de Agricultura e pré-candidato a Estadual Nilton Mota (PSB), que é apoiado por alguns prefeitos do Pajeú. A Secretaria de Mota era uma espécie de trampolim administrativo para sua pré-candidatura, apesar de garantir sempre cumprir agenda institucional de forma homogênea no Estado.

A pasta de Agricultura, hoje comandada por ele, inclui cinco órgãos: Ipa, Prorual, Adagro, Iterpe e Ceasa. Os nomes que comandarão cada um já estão cotados, mas ainda serão levados à mesa com o governador Paulo Câmara.

Outras Notícias

TSE aponta indícios de irregularidades em prestação de contas de Aécio

Da Folhapress A assessoria técnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) identificou indícios de irregularidades na prestação de contas da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na disputa pela Presidência da República em 2014. Em pedido de informação enviado ao tucano pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo de análise da prestação de […]

psdb_setor_eset72

Da Folhapress

A assessoria técnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) identificou indícios de irregularidades na prestação de contas da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na disputa pela Presidência da República em 2014. Em pedido de informação enviado ao tucano pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo de análise da prestação de contas, são listadas infrações e inconsistências, como divergências em datas e valores de doações declaradas pelo candidato e por doadores e omissões de despesas presentes na base de dados da Justiça Eleitoral.

Em nota, a assessoria de imprensa do PSDB afirmou que todas as questões levantadas pelos técnicos da Justiça Eleitoral já foram corrigidas e são “exclusivamente de conteúdo formal”. Segundo o partido, os equívocos existentes tratavam-se de erros de digitação, de preenchimento e de informações de contas parciais.

A prestação de contas de Aécio Neves ainda não foi julgada pela Justiça Eleitoral e também não tem prazo de análise. Segundo o relatório enviado ao tucano, foram declarados, por exemplo, repasses de diretórios estaduais do PSDB ao candidato que totalizam R$ 4,08 milhões em valores estimados.

As doações, apesar de aparecerem na prestação de contas do tucano, não foram registradas à Justiça Eleitoral pelos respectivos doadores. O documento mostra ainda que foram omitidas na prestação de contas doações que somam R$ 750 mil feitas por empresas como Rossi Residencial e Ticket Serviços e divergência em relação a repasse feito pela empresa Construbase Engenharia.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a campanha presidencial repassou R$ 500 mil que foram originalmente doados pela Construbase Engenharia a outros comitês financeiros, valor incompatível com o recebido pela campanha presidencial do tucano. A Justiça Eleitoral aponta também que o comitê financeiro do PSDB para a disputa presidencial registrou o recebimento em nome de Aécio Neves de doação de R$ 2 milhões, valor originalmente doado pela construtora Odebrecht. Em sua prestação de contas, no entanto, o candidato não apontou a transferência do referido valor.

Em evento em Minas Gerais, o senador tucano explicou nesta segunda-feira (31) que já foram apresentadas as justificativas sobre a sua prestação de contas à Justiça Eleitoral. Ele lembrou que não há investigação sobre as contas de seu partido.

“Não há denúncia, diferente do que ocorre em relação às contas da presidente da República, de utilização de empresas fantasmas, de pagamentos indevidos sem a correspondente prestação do serviço”, disse.

Em nota, o PSDB afirmou que “o processo de prestação de contas está na fase de instrução do órgão técnico da Justiça Eleitoral e a intimação determinada pela ministra Maria Tereza de Assis Moura visou tão somente o esclarecimento de alguns pontos que já foram devidamente detalhados à Justiça Eleitoral”.

Itapetim: sistema de abastecimento no Sítio Rosilho é concluído

Mais de 15 famílias do Sítio Rosilho passam a receber água nas torneiras através do sistema de abastecimento construído na comunidade pelo Governo Municipal de Itapetim. Para que a água chegasse à casa dos moradores, a prefeitura fez todo o processo de encanação, rede elétrica e instalação de bomba. “Visitamos a localidade e pudemos ver […]

Mais de 15 famílias do Sítio Rosilho passam a receber água nas torneiras através do sistema de abastecimento construído na comunidade pelo Governo Municipal de Itapetim.

Para que a água chegasse à casa dos moradores, a prefeitura fez todo o processo de encanação, rede elétrica e instalação de bomba.

“Visitamos a localidade e pudemos ver a felicidade no rosto de cada família contemplada com essa ação. Levar água ao homem do campo é proporcionar mais qualidade de vida à população da zona rural do nosso município”, frisou o prefeito Adelmo Moura.

O secretário de Agricultura Júnio Moreira, o diretor Alexandre Ramos e a servidora Micaelle Olanda, também estiveram acompanhando o prefeito Adelmo durante a entrega da ação.

Secretário estadual de Meio Ambiente confere ações em Carnaíba

O secretário meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, visitou nesta quarta-feira (23), o município de Carnaíba no Sertão do Pajeú. Durante sua agenda no município, o secretário conferiu ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de meio ambiente no Sítio Chico Pereira e nas regiões da Matinha e Itã. No Sítio Chico Pereira, José […]

O secretário meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, visitou nesta quarta-feira (23), o município de Carnaíba no Sertão do Pajeú.

Durante sua agenda no município, o secretário conferiu ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de meio ambiente no Sítio Chico Pereira e nas regiões da Matinha e Itã.

No Sítio Chico Pereira, José Bertotti esteve em residências de famílias beneficiadas com fogões agroecológicos. Equipamentos como esses já foram construídos pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado em outros momentos.

Na Matinha, o secretário viu de perto o trabalho de reflorestamento e catalogação que está sendo realizado na nascente da Serra do Boqueirão, localidade contemplada com riacho. A ideia da Prefeitura é tornar a região da Matinha – cheia de belezas naturais – numa unidade de conservação. José Bertotti adiantou que o Estado dará toda assistência necessária para que o espaço se transforme na área de proteção ambiental.

No Povoado da Itã, o integrante do Governo Estadual visitou a barragem, construída com recursos do município sobre o leito do Rio Pajeú. O manancial tem um grande volume de água e vem garantindo ao homem do campo produção de alimentos para o consumo e comercialização.

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), não pode acompanhar a agenda do secretário no município. O gestor encontra-se em recuperação da Covid-19, e cumprimentou José Bertotti por telefone.

Acompanharam o secretário estadual durante as visitas realizadas: os secretários municipais de agricultura, Anchieta Alves, e infraestrutura, Thiago Arruda; a diretora de meio ambiente de Carnaíba, Edna Andrade; e o vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), bem como o ambientalista, Luiz de Joel, a presidente da associação do Chico Pereira, Nice, e outras pessoas.

José Bertotti concluiu a agenda em Carnaíba entregando a equipe de Governo Municipal um documento sobre o zoneamento das áreas susceptíveis à desertificação no Estado de Pernambuco e parabenizou a gestão Anchieta Patriota pelas ações que visam o fortalecimento do meio ambiente.

Fonte: Blog do Aryel Aquino

Afogados da Ingazeira registra mais um homicídio

Na madrugada deste sábado (4), a tranquilidade da Travessa Frei Miguelino, no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, foi interrompida por um ato de violência que resultou na morte de um homem conhecido como “Pirata”. O efetivo do 23º Batalhão da Polícia Militar foi acionado para investigar um suposto homicídio, encontrando no local […]

Na madrugada deste sábado (4), a tranquilidade da Travessa Frei Miguelino, no bairro Padre Pedro Pereira, em Afogados da Ingazeira, foi interrompida por um ato de violência que resultou na morte de um homem conhecido como “Pirata”.

O efetivo do 23º Batalhão da Polícia Militar foi acionado para investigar um suposto homicídio, encontrando no local um corpo com uma perfuração de arma de fogo no peito esquerdo.

Segundo relatos de populares, o autor do crime residia na mesma rua e estava prestes a fugir. Com o auxílio do serviço de inteligência do Núcleo de Inteligência (NI) do 23º BPM, a equipe policial localizou a residência do suspeito, onde foi encontrado o indivíduo em questão.

Após um período de negociação, o suspeito permitiu a entrada da polícia em sua residência. Durante a busca, foram encontrados diversos itens relacionados ao crime, incluindo um revólver calibre 32 sem numeração, munições intactas e uma cápsula deflagrada. Além disso, foram apreendidos uma pequena quantidade de maconha, uma faca peixeira e um facão.

De acordo com informações apuradas no local, o suspeito teria se envolvido em uma discussão com outra pessoa, que não foi localizada. Ambos teriam ido à casa do suspeito para confrontá-lo, resultando no fatídico desfecho que tirou a vida de “Pirata”. O indivíduo em questão teria tentado atingir o desaparecido, mas a vítima entrou na frente, sendo atingida fatalmente.

Tanto o material apreendido quanto o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local para as devidas providências legais.
O corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru para os procedimentos cabíveis.

O caso segue em investigação para esclarecer todos os detalhes desse trágico episódio.

Daniel Valadares destaca legado de José Patriota na AMUPE

Durante entrevista ao comunicador Alberes Xavier no 8º Congresso Pernambucano de Municípios, o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares, ressaltou a contribuição de José Patriota à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Patriota, falecido em 2024, foi presidente da entidade e também exerceu mandato como deputado estadual e prefeito de Afogados da Ingazeira. […]

Durante entrevista ao comunicador Alberes Xavier no 8º Congresso Pernambucano de Municípios, o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares, ressaltou a contribuição de José Patriota à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Patriota, falecido em 2024, foi presidente da entidade e também exerceu mandato como deputado estadual e prefeito de Afogados da Ingazeira.

“Falar da AMUPE é falar de José Patriota. Todo o estado de Pernambuco, a classe política, todo mundo que conhece a história da AMUPE entende o que estou dizendo”, afirmou Daniel.

Segundo o vice-prefeito, os congressos promovidos pela entidade evidenciam o impacto da gestão de Patriota. “O boom que a AMUPE teve na gestão de José Patriota é perceptível em cada congresso. Isso mostra a importância que ele teve, não só para a AMUPE, mas também para o estado de Pernambuco, como deputado estadual.”

Daniel também falou da convivência pessoal com o ex-presidente da associação. “Sou da cidade de José Patriota, convivi com ele bastante tempo e posso dizer que sou um dos alunos dele. A gente fica feliz em ver a sementinha que ele plantou lá atrás germinar e se tornar essa grande feira que é o congresso da AMUPE.”