Notícias

Com atual e futuro vice na equipe, Wellington LW anuncia secretários

Por Nill Júnior

O prefeito eleito de Arcoverde, Wellington LW (MDB) acabou de anunciar em coletiva de imprensa o Secretariado que inicia seu governo a partir de primeiro de janeiro.

O anúncio foi feito ao lado do vice, Israel Rubis e da prefeita Madalena Brito,  do PSB. Um dos destaques é o fato de que o vice ocupará a pasta de Serviços Públicos.

O atual vice, Wellington Araújo, ficará a cargo da pasta de Governo, Planejamento e Comunicação.

Nas pastas tidas como essenciais,  LW escolheu Antonio Rodrigues Mendes Souza para Educação,  o médico Álvaro Neves para Saúde, Patrícia Cursino Padilha para Assistência Social e Kelsen Araújo para Agricultura.

Completam a equipe Celina Vidal Cavalcanti de Lima (Finanças e Administração), Antônio Gibson, o Bibo Baiaca (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes), Aildo Biserra (Obras e Projetos Especiais) e Juliana Aguiar (Cultura).

Para as autarquias, Alexandre Lira será Presidente da AESA e o Coronel Ferreira Junior, Presidente da ARCOTRANS. José Aldenio Costa Ferro ficará com a Controladoria do município.

José Wellington Cordeiro Maciel, o Wellington LW  (MDB), 62 anos, foi eleito para o cargo ao receber 48,21% dos votos válidos, um total de 17.832 votos.

Outras Notícias

Teresa Leitão diz que Governo do Estado não valoriza a carreira de professor‏

Presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, a deputada Teresa Leitão fez pronunciamento em tom de protesto pelo que ela considerou “desrespeito” do Governo do Estado com os professores da rede estadual de ensino. O discurso foi na tarde desta segunda-feira (16). A parlamentar considera que o Projeto de Lei enviado pelo […]

37799a

Presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, a deputada Teresa Leitão fez pronunciamento em tom de protesto pelo que ela considerou “desrespeito” do Governo do Estado com os professores da rede estadual de ensino. O discurso foi na tarde desta segunda-feira (16).

A parlamentar considera que o Projeto de Lei enviado pelo Governo do Estado, reajustando os salários do magistério em Pernambuco, “não considera a carreira docente como aspecto da valorização profissional”, disse.

O índice proposto pelo Governo do Estado de 13,01% não atende à categoria de maneira igualitária. Os professores com nível superior, que representam 90% dos profissionais da rede, teriam um reajuste de 0,89% de acordo com o texto enviado pelo governador Paulo Câmara.

“É inadmissível aceitar o desrespeito com o que o projeto de lei enviado pelo governo do Estado trata a carreira do magistério, mais uma vez prestes a sofrer um grande achatamento, maior até do que o praticado em 2009”, lembrou a parlamentar. Em 2009, mesmo sendo da base de apoio, Teresa Leitão votou contra as mudanças na carreira dos professores promovida pelo Governo do Estado da época.

“A Lei Federal 11.738/08 (lei do piso dos professores) é considerada nacionalmente uma conquista da Educação Brasileira, em que pese valores ainda defasados para uma função tão importante para a sociedade, como é o exercício do magistério”, lembrou Teresa.

Teresa Leitão lembrou que Pernambuco já tem Plano de Cargos e Carreiras da Educação (PCC) desde 1998 (Lei Estadual nº 11.559/98), mas que até agora o Governo do Estado “não se debruçou” sobre PCC, “a não ser para promover distorções”.

A Comissão de Educação realizará uma Audiência Pública na próxima quarta-feira, 18 de março, para discutir o tema. “Esperamos contribuir com o processo de debate e definições”, conclui a deputada.

Sandrinho confirma trio elétrico no carnaval de Afogados

Como o blog adiantou ontem, o prefeito Alessandro Palmeira confirmou que a Prefeitura irá custear a descida de trio elétrico acompanhando os blocos do carnaval de Afogados. O Prefeito informou que as descidas dos blocos com trio elétrico ocorrerão no domingo, (bloco dos tabaqueiros e outros), na segunda-feira (Mela-Mela da rua nova e Tô na […]

Como o blog adiantou ontem, o prefeito Alessandro Palmeira confirmou que a Prefeitura irá custear a descida de trio elétrico acompanhando os blocos do carnaval de Afogados.

O Prefeito informou que as descidas dos blocos com trio elétrico ocorrerão no domingo, (bloco dos tabaqueiros e outros), na segunda-feira (Mela-Mela da rua nova e Tô na Folia) e na terça-feira(A Cobra vai subir e o Bora pra Frente).

Sandrinho informou que a programação completa será divulgada nos próximos dias, tendo em vista que ainda estão sendo definidas as atrações musicais de alguns blocos.

“Decidimos custear as descidas dos trios, para manter a tradição do carnaval de Afogados, um dos mais animados e movimentados do sertão pernambucano”, destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira. O carnaval de Afogados será de 17 à 21 de fevereiro, com a abertura oficial acontecendo na sexta-feira, a partir das 19h.

Falta de chuvas traz de volta risco de incêndios na caatinga

Incêndios em áreas de caatinga voltaram a ser registrados em áreas do Pajeú. Os meses de julho e agosto trouxeram baixas temperaturas, mas um volume bem menor de chuvas. Com o calor intenso durante o dia e a vegetação muito seca, os riscos aumentam. O registro dessa manhã foi feito pelo leitor do blog Rodrigo […]

Incêndios em áreas de caatinga voltaram a ser registrados em áreas do Pajeú. Os meses de julho e agosto trouxeram baixas temperaturas, mas um volume bem menor de chuvas. Com o calor intenso durante o dia e a vegetação muito seca, os riscos aumentam.

O registro dessa manhã foi feito pelo leitor do blog Rodrigo Pires e mostra um incêndio importante em área de mata no município de Afogados da Ingazeira.

Nas áreas urbanas, também há riscos. Daí a necessidade cada vez maior de evitar fogo para dar fim a lixo por exemplo. O risco de expansão é muito grande. Em caso de emergência, ligar para 190, o fone dos bombeiros.

Staff de Armando confiante no apoio de Luciano Duque. Prefeito diz “estar conversando”

Aliados do Senador e candidato Armando Monteiro (PTB) estão confiantes de que conseguirão fisgar o apoio do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque. O gestor da maior cidade do Pajeú e uma das maiores do Estado vive um dilema político. Seu principal adversário político, Sebastião Oliveira (PR), tem corrido solto no apoio a Paulo Câmara. […]

Armando e Duque, em foto de arquivo

Aliados do Senador e candidato Armando Monteiro (PTB) estão confiantes de que conseguirão fisgar o apoio do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque.

O gestor da maior cidade do Pajeú e uma das maiores do Estado vive um dilema político. Seu principal adversário político, Sebastião Oliveira (PR), tem corrido solto no apoio a Paulo Câmara.

Duque pode apoiar um candidato com menor potencial político ou ser pragmático e apoiar Armando, mesmo com o fato de ter no seu palanque aliados do presidente Temer, criticados por ele e seu partido. Tomada a decisão, Luciano colocará a última peça que faltava no seu quebra-cabeças e evita sair fragilizado no processo local.

Falando ao blog, o gestor disse que está dialogando com os candidatos. “Vou conversar com Armando, assim como conversei com Júlio Lóssio e Maurício Rands”, afirmou. Duque apoiou o Senador em 2014.

Antes, em pré-campanha, Armando já havia sinalizado que buscaria o apoio de Duque.  “Primeiro o reconhecimento de que Luciano Duque é uma grande liderança, prefeito que tem se destacado e que tem claramente um posicionamento em Pernambuco: ele é oposição. A depender de como esse quadro venha a se definir ele poderá sim estar nessa frente. Se vier será muito bem vindo”.

Sertanejo pede votos para o Oscar da Gastronomia

Blog do Magno O chef de cozinha sertanejo de Afogados da Ingazeira Alexandre José concorre ao prêmio Dolmã, o Oscar da Gastronomia, pelo Estado de Tocantins, onde ganhou pedigree na área para conquistar o mundo, estando hoje morando em Luxemburgo, na Alemanha. Ele herdou a vocação do pai, o conhecido Zil da Codorna, bar da […]

Blog do Magno

O chef de cozinha sertanejo de Afogados da Ingazeira Alexandre José concorre ao prêmio Dolmã, o Oscar da Gastronomia, pelo Estado de Tocantins, onde ganhou pedigree na área para conquistar o mundo, estando hoje morando em Luxemburgo, na Alemanha.

Ele herdou a vocação do pai, o conhecido Zil da Codorna, bar da boemia que frequentei na adolescência em Afogados da Ingazeira. Ficava em frente aos estúdios e transmissores da Rádio Pajeú, no bairro São Francisco. Sem dúvida, a melhor codorna, os melhores pratos regionais. Tinha até preá. Reduto de todas as classes e tribos da boa mesa e do prazer de jogar conversa fora.

O chef Alexandre José tem 46 anos. Está concorrendo pelo Tocantins porque morou por lá de 1994 a 2000, migrando em seguida para Europa com a intenção e o projeto de estudar Gastronomia. Regressou ao Tocantins em 2016 e no ano passado fez a travessia do Atlântico de novo, desta feita aterrissando em Luxemburgo.

Graduado em Gastronomia pela UNIP de Goiás, sempre esteve envolvido em festivais gastronômicos, dando sequência à sua carreira internacional em uma rede francesa de restaurantes na Europa. Ele pede para postar o link no qual você, leitor, de qualquer parte do País, pode votar nele e ajudá-lo a conquistar o prêmio.

“Essa premiação vai me ajudar mais ainda a levar o nome da gastronomia regional tocantinense e brasileira para todo o mundo. Me ajudará em passar a conhecer novas técnicas e novas culturas, pois me proporcionará o título de Embaixador da Gastronomia no Tocantins”, diz ele.

Sobre o fato de ter escolhido o Tocantins para concorrer, explica por estar há muitos por lá e ser reconhecido como o chef que sempre defendeu a cultura tradicional tocantinense, mantendo vivo os ingredientes e especiarias da região. “Sou afogadense, sertanejo com muito orgulho, mas também sou tocantinense de coração, Estado que me acolheu muito bem e sempre valorizou meu trabalho profissional”, assinala.

Para votar, basta clicar neste link (https://pt.surveymonkey.com/r/premiodolmavotacaodosinternautas), preencher com as suas informações pessoais e escolher o nome do chef Alexandre José na categoria Tocantins. Desejamos boa sorte ao chef!