Com 16% da população vacinada, média móvel de casos de Covid-19 nos EUA cai 75% em relação a janeiro
Por André Luis
Internações de pacientes com coronavírus diminuíram 67% entre o começo do ano e março. Estatísticas são do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde americano.
G1
Nos Estados Unidos, a média móvel de novos casos de Covid-19 diminuiu 74,9% no início de março, em comparação ao maior pico registrado no mês de janeiro deste ano.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o índice de 249.360 contaminações (11 de janeiro) caiu para 62.555 (3 de março).
O órgão de saúde americano afirma também que a média semanal de internações de pacientes com coronavírus teve queda de 67%: de 16.540 (9 de janeiro) para 5.490 (2 de março).
A melhora nos índices acompanha o avanço da campanha de vacinação no país. Até 4 de março, 16,1% dos cidadãos americanos já haviam recebido ao menos a primeira dose da vacina contra a doença.
Apesar do declínio no número de transmissões e de hospitalizações, os Estados Unidos ainda registram números mais preocupantes do que em abril de 2020. No dia 6 daquele mês, houve cerca de 42,5 mil novos casos da doença. Em 3 de março de 2021, foram 65,4 mil.
Todos vacinados até maio, diz Biden
O programa da vacinação americano começou em 14 de dezembro de 2020. Desde então, foram 82,6 milhões de doses aplicadas. O país tem conseguido imunizar, por dia, cerca de 2 milhões de pessoas.
De acordo com o presidente americano, Joe Biden, todos os adultos estarão vacinados até maio no país — dois meses antes do previsto.
O Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) criticou em nota a MP 873/2019, afirmando que ela objetiva inviabilizar sindicatos para facilitar aprovação da reforma da previdência. “Em mais uma tentativa de enfraquecer a classe trabalhadora em favor da elite financeira que comanda hoje o Brasil, na véspera do carnaval, quando as trabalhadoras e os trabalhadores estão […]
O Deputado Federal Carlos Veras (PT-PE) criticou em nota a MP 873/2019, afirmando que ela objetiva inviabilizar sindicatos para facilitar aprovação da reforma da previdência.
“Em mais uma tentativa de enfraquecer a classe trabalhadora em favor da elite financeira que comanda hoje o Brasil, na véspera do carnaval, quando as trabalhadoras e os trabalhadores estão envolvidos pelos encantos da maior festa brasileira, Jair Bolsonaro, na surdina, publica em edição extra do Diário Oficial do dia 1º de março, a Medida Provisória 873/2019”.
Segue: “A punhalada intitulada MP 873 estabelece um novo mecanismo de recolhimento das contribuições aos sindicatos (contribuição sindical, mensalidades, taxa negocial), com o fim do desconto em folha e a adoção do pagamento via boleto bancário ou equivalentes eletrônicos. A Medida ainda impede a validade de negociações coletivas ao exigir que os recolhimentos aos sindicatos sejam prévia, expressa, por escrito e individualmente autorizados pelo empregado”.
Para ele, a medida é claramente ilegal ao afrontar o Artigo 8º da Constituição Federal no que se refere à autonomia e ao cumprimento das atribuições sindicais. “A manobra objetiva tão somente fraturar toda rede sindical de proteção e defesa dos direitos da classe trabalhadora para desmobilizar a resistência à inconstitucional e cruel reforma da Previdência, já amplamente rejeitada pela imensa maioria da população brasileira”.
Para ele, a extinção do Ministério do Trabalho e a tentativa de desmonte da Justiça do Trabalho, em curso, são também claras demonstrações do plano do governo Bolsonaro de precarizar as relações de trabalho em benefício das grandes corporações empresariais que querem empobrecer as trabalhadoras e os trabalhadores para obtenção de vultosos lucros, sem garantia mínima de uma vida digna nem no presente nem no futuro para aquelas e aqueles que levam o crescimento deste país nas costas.
Diz ainda que a MP 873/2019, além de atentar contra a infraestrutura das organizações sindicais, abre um nicho de negócios para exploração do mercado financeiro, destacadamente para os bancos privados, já tão privilegiados pelo atual governo. “Por seu caráter inconstitucional e seu propósito incompatível com os legítimos interesses da classe trabalhadora brasileira e por beneficiar sobremaneira a elite empresarial nacional e internacional que exploram nosso país, as deputadas e os deputados comprometidos com os direitos conquistados pelo povo desta nação têm o dever de atuar para que tal medida não prospere no Congresso Nacional”.
“De minha parte, asseguro que nosso mandato está à disposição dos movimentos sindicais para lutar pela autonomia dos sindicatos e de suas bases para que decidam sem interferência do Estado acerca das formas de sustentação financeira das entidades, bem como para a criação de um conselho nacional de autorregulação sindical independente”, conclui.
Será o terceiro equipamento desta modalidade na cidade O prefeito de Ouro Velho, no Cariri paraibano, Augusto Valadares, anunciou em suas redes sociais a abertura para a construção de mais uma creche no município. Está será a terceira creche no município. A creche em funcionamento tem capacidade para 100 vagas. O município tem também uma […]
Será o terceiro equipamento desta modalidade na cidade
O prefeito de Ouro Velho, no Cariri paraibano, Augusto Valadares, anunciou em suas redes sociais a abertura para a construção de mais uma creche no município.
Está será a terceira creche no município. A creche em funcionamento tem capacidade para 100 vagas. O município tem também uma creche que é projeto do Governo Federal terá 350 vagas.
A terceira creche do município terá 150 vagas. Orçada em R$1.243.870,41, o equipamento após concluído terá a capacidade para 150 vagas. Os recursos destinados pelo governador da Paraíba, João Azevedo, já estão nas contas do município.
“Aberta licitação para construção de mais uma creche em nossa cidade. Os recursos já estão em conta, obrigado ao Governador joão Azevedo”, agradeceu Augusto Valadares.
Nas últimas 24h, região confirmou 103 novos casos da doença Por André Luis Após um bom tempo de estabilidade, o número de casos de Covid-19, voltou a subir no Sertão do Pajeú. Das dezessete cidades da região, nove registraram novos casos nas últimas 24h. De acordo com os boletins epidemiológicos dos municípios do Pajeú divulgados […]
Nas últimas 24h, região confirmou 103 novos casos da doença
Por André Luis
Após um bom tempo de estabilidade, o número de casos de Covid-19, voltou a subir no Sertão do Pajeú. Das dezessete cidades da região, nove registraram novos casos nas últimas 24h.
De acordo com os boletins epidemiológicos dos municípios do Pajeú divulgados nesta terça-feira (11), foram notificados 103 novos casos positivos, 14 casos recuperados e nenhum novo óbito.
Foram onze novos casos em Afogados da Ingazeira; Brejinho, também confirmou onze; Carnaíba, quatro; Flores, três; Ingazeira, dois, São José do Egito, dezesseis; Serra Talhada, 34; Tabira, vinte e um e Triunfo, um novo caso da doença.
As cidades de Iguaracy, Santa Cruz da Baixa Verde, Solidão e Tuparetama, não registraram novos casos da doença.
Calumbi, Itapetim, Quixaba e Santa Terezinha, não divulgaram boletim epidemiológico.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 34.878 casos confirmados, 33.967 recuperados (97,38%), 672 óbitos e 239 casos ativos da doença.
Foi a primeira vez que o encontro aconteceu em um polo do interior. Por André Luis Neste mês de janeiro, a Universidade Paulista – Unip, polo de Afogados da Ingazeira, recebeu em sua sede representantes de quinze polos do nordeste, que representaram além de Pernambuco, polos dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do […]
Foi a primeira vez que o encontro aconteceu em um polo do interior.
Por André Luis
Neste mês de janeiro, a Universidade Paulista – Unip, polo de Afogados da Ingazeira, recebeu em sua sede representantes de quinze polos do nordeste, que representaram além de Pernambuco, polos dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
André Gomes (Gerente Regional), Evlyne Lima (Assessora- Paraíba), Carla Luna (Assessora Pernambuco) e Igor Lobato (Assessor Ceara/ Rio Grande do Norte), representaram a Unip.
Mais de trinta pessoas se reuniram para discutir estratégias de crescimento para os seus polos. Afogados da Ingazeira foi a escolhida por ter recebido a permissão de implantar o curso de graduação em Enfermagem – Já com inscrições abertas.
Segundo a coordenadora pedagógica do polo de Afogados, Erenildes Menezes: “os polos vieram conhecer o nosso trabalho e ao mesmo tempo discutir as estratégias necessárias para que eles também pudessem passar a ofertar o curso de graduação em Enfermagem”.
Erenildes também informou que foi apresentado aos participantes, o programa “Polo Fácil”, desenvolvido pela Visão Tecnologia, que tem como proprietário o mantenedor do polo, Artur Menezes. “É um programa de gerenciamento do polo e aí o pessoal também veio conhecer esse sistema que facilita a administração interna da unidade.” Explicou Erenildes.
A coordenadora pedagógica ainda destacou “o encantamento dos presentes com a organização interna e com a estrutura do polo e principalmente como de como nos conseguimos ao longo desses doze anos, implantar um ensino de qualidade e também o crescimento que tivemos nesse período”, destacou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) deram a largada oficial de suas campanhas neste domingo (16/8) em locais diretamente ligados às suas trajetórias políticas. Lula fez o primeiro ato em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde iniciou a carreira como líder sindical e político. Flávio […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) deram a largada oficial de suas campanhas neste domingo (16/8) em locais diretamente ligados às suas trajetórias políticas.
Lula fez o primeiro ato em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde iniciou a carreira como líder sindical e político. Flávio Bolsonaro reuniu apoiadores na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, estado pelo qual iniciou a carreira eleitoral e onde construiu sua trajetória política.
Os dois eventos marcam o primeiro dia em que a propaganda eleitoral estará liberada para as eleições de 2026 e mobilizaram militâncias de PT e PL. Enquanto Lula escolheu um espaço simbólico do sindicalismo e da formação política do partido que fundou, Flávio apostou em um dos principais palcos de manifestações do bolsonarismo no Rio.
Lula volta à Vila Euclides
O primeiro ato da campanha de Lula à reeleição foi realizado no Estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, palco das grandes manifestações sindicais e greves do fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foi ali que Lula iniciou sua trajetória sindical e ganhou projeção nacional como liderança do movimento operário, antes de participar das mobilizações que antecederam a fundação do PT.
Flávio em Copacabana
Flávio Bolsonaro também escolheu seu principal território político para o lançamento da candidatura. O ato do PL foi realizado na Praia de Copacabana. O senador iniciou a carreira política como deputado estadual do Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 2003 a 2019. Naquele ano, assumiu o mandato de senador pelo estado.
Você precisa fazer login para comentar.