Com 111 óbitos registrados em 24h, Pernambuco bate recorde de mortes pela Covid-19 em 2021
Por André Luis
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 111 óbitos pela Covid-19. É a maior notificação de mortes pela doença em 2021 e a quinta maior desde o início da crise sanitária, em março de 2020. Os óbitos ocorreram entre 25 de julho de 2020 e essa segunda-feira (7).
Agora, o Estado totaliza 16.468 mortes pela Covid-19.
Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgado nesta terça-feira (8).
Ainda foram confirmados 1.876 novos casos da doença no Estado. Desses, 130 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.746 (93%) são leves.
Com os novos registros de novas infecções, Pernambuco totaliza 502.697 casos confirmados da doença, sendo 46.451 graves e 456.246 leves.
O pré-candidato João Campos (PSB) realizou mais uma plenária do Chega Junto Pernambuco. Realizado no Ibura, na Zona Sul do Recife, o evento reuniu lideranças políticas, representantes de movimentos sindicais e moradores da sexta Região Político-Administrativa (RPA6) da cidade. “Aqui foi a área do Recife onde eu encontrei os maiores desafios e, ao mesmo tempo, […]
O pré-candidato João Campos (PSB) realizou mais uma plenária do Chega Junto Pernambuco.
Realizado no Ibura, na Zona Sul do Recife, o evento reuniu lideranças políticas, representantes de movimentos sindicais e moradores da sexta Região Político-Administrativa (RPA6) da cidade.
“Aqui foi a área do Recife onde eu encontrei os maiores desafios e, ao mesmo tempo, as maiores oportunidades de construir o futuro. Vocês são testemunhas de que, nos momentos mais difíceis, eu sempre estive junto do povo do Ibura, da Cohab e do Jordão. Eu fiz questão de priorizar não só no discurso, mas no trabalho”, declarou, citando o Compaz Professor Paulo Freire, a duplicação da Ladeira da Cohab, o projeto do novo parque do Ibura, a implantação de unidades de saúde e a realização de obras de encosta.
João também destacou o processo de escutar popular que vem realizando no Recife. O Chega Junto Pernambuco já passou pelas RPAs 2 e 4 e seguirá percorrendo a capital em paralelo a plenárias em outras cidades pernambucanas.
“A gente está começando uma caminhada pelo futuro de Pernambuco, e a cada semana eu estou reunindo os amigos de uma região do Recife para poder falar de futuro, para poder ouvir as pessoas, para escutar as melhores ideias e propostas e para poder fazer um projeto em favor do povo de Pernambuco”, completou.
“É uma alegria estar nos bairros que deram a maioria vitória para a gente em 2024, porque você tirou do discurso e botou para funcionar. Você trabalhou como ninguém trabalhou por aqui. Vocês vão ver o que é trabalho quando eu for prefeito junto com João governador”, disse o prefeito do Recife, Victor Marques .
Também participaram do evento o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os deputados Pedro Campos (PSB) e Mário Ricardo (Podemos), vereadores e secretários do Recife e outras lideranças da região.
O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado decretou luto oficial de três dias em função do falecimento do senhor Francisco Horácio do Nascimento, mais conhecido como Binú, ocorrido na tarde de ontem (02). De acordo com o documento, fica declarado luto oficial em todo o território municipal. “Nesse momento de tristeza, manifestamos o mais profundo pesar […]
O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado decretou luto oficial de três dias em função do falecimento do senhor Francisco Horácio do Nascimento, mais conhecido como Binú, ocorrido na tarde de ontem (02).
De acordo com o documento, fica declarado luto oficial em todo o território municipal. “Nesse momento de tristeza, manifestamos o mais profundo pesar pelo falecimento e solidariedade aos amigos, familiares e cidadãos itapetinenses que compartilham de tão grande perda”, frisou o prefeito Arquimedes Machado.
Vestido de franciscano e com a imagem de Cristo sempre em mãos, Binú tinha 74 anos e se tornou uma figura popular de Itapetim. Participava de todos os eventos religiosos da cidade e podia ser visto costumeiramente pregando seu evangelho próximo a Igreja Matriz de São Pedro, local que só parou de frequentar depois de mais de quatro décadas após sofrer um acidente domestico que o deixou com a saúde fragilizada.
O corpo de Binú está sendo velado na Rua Conceição Piancó, no Centro. O sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Izabel Delfino.
Até o final da campanha, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, e seu vice, Beto Albuquerque (PSB), devem retornar mais duas vezes a Pernambuco. A primeira visita deles está prevista para o dia 13 deste mês, quando será celebrada a missa de um mês pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos, que […]
Até o final da campanha, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, e seu vice, Beto Albuquerque (PSB), devem retornar mais duas vezes a Pernambuco. A primeira visita deles está prevista para o dia 13 deste mês, quando será celebrada a missa de um mês pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos, que morreu vítima de um acidente aéreo em Santos (SP). Além da celebração religiosa, Marina e Beto também irão participar de outras atividades no Recife, que ainda não foram definidas.
Na segunda visita, sem data prevista, os socialistas devem concentrar os eventos no interior do estado. Depois do lançamento da campanha do PSB, ainda na condição de vice de Eduardo Campos, Marina participou apenas de eventos no Recife. Há pouco mais de 20 dias, ela retornou à cidade para o velório e sepultamento do aliado. Uma semana depois, já como candidata à Presidência, ela retornou para atos políticos em favor dos socialistas. “Temos em Pernambuco o compromisso de eleger Paulo e Fernando e de manter o legado de Eduardo”, frisou Beto Albuquerque.
A programação da primeira visita também deve incluir uma ida a Petrolina. A proposta é fortalecer o nome de Fernando Bezerra Coelho (PSB) para o Senado. A aposta dos socialistas é que a evolução de Marina nas pesquisas possa refletir em favor de Bezerra Coelho da mesma forma que aconteceu com Paulo Câmara. A presença da socialista no estado pode ajudá-la a conquistar votos no Nordeste, onde a presidente Dilma Rousseff (PT) tem forte inserção.
Totonho Valadares, Geni Pereira, Cícero Simões, Gilmar Queiros, Marconi Pereira, Nemias e Teógenes também aparece. Veja relação de Pernambuco O Tribunal de Contas da União (TCU) , para fins de inelegibilidade prevista na Lei da ficha limpa apresentou à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis que tiveram contas de procedimento no órgão julgadas irregulares nos oito […]
Carlos, Geni Pereira, Totonho, Cícero, Nemias, Teógenes, Vitalino, Geni Pereira e Marconi Santana: na lista do TCU ao TSE
Totonho Valadares, Geni Pereira, Cícero Simões, Gilmar Queiros, Marconi Pereira, Nemias e Teógenes também aparece. Veja relação de Pernambuco
O Tribunal de Contas da União (TCU) , para fins de inelegibilidade prevista na Lei da ficha limpa apresentou à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis que tiveram contas de procedimento no órgão julgadas irregulares nos oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição. Essa lista é diferente da encaminhada pelo TCE. Para alguns, é até mais complexa de reversão após ingresso de ordenadores de despesas, apesar de não poder haver tal tratamento tecnicamente.
Segundo o próprio TCU, o Tribunal não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao Tribunal cabe apresentar a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais. A “lista de responsáveis com contas julgadas irregulares” – ou simplesmente “lista” – remetida à Justiça Eleitoral é extraída do cadastro de contas julgadas irregulares (Cadirreg) do TCU, se constituindo, portanto, um subconjunto deste.
Na relação, vários são os políticos pernambucanos presentes. O blog percorreu a listagem e encontrou alguns nomes votados no estado em várias regiões, como o Sertão. O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira Antonio Valadares é alvo do Inquérito Civil nº 1.26.003.000076.2012-95, por conta da não execução juntamente com a ex-prefeita Giza Simões de convênio celebrado com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República — SEDU, por intermédio da Caixa Econômica, programa Morar Melhor.
Figura presente na lista do TCE em 2014 e candidato a aparecer na de 2016, Carlos Evandro é alvo do processo 012.362/2008-8, da tomada de contas especial instaurada pela Codevasf, celebrado com a prefeitura municipal de Serra Talhada, conforme processo originário nº 59530.000202/2006-18, convênio nº 3.97.04.0026/00.
Também de Serra Talhada , Genivaldo Pereira Leite, ou Geni Pereira, do Pros, também está na lista, pelo processo 25225.010348/2007-86, relativa ao convênio N. 3421/2001 (SIAFI 439180) para execução de sistema de abastecimento.
Ex-prefeito de Calumbi, Cícero Simões, aparece na lista por conta do processo 031.505/2013-9, pelo Processo 25000.165553/2010-18, registro no SIAFI 496323, termo de convênio 342/2003, programa de trabalho 0004/3865 que teve como objeto aquisição de equipamentos hospitalares para a unidade mista de saúde Vereador Silvino Cordeiro de Siqueira.
Ex-prefeito de Flores, Gilmar Queiroz aparece mais de uma vez na relação. Uma delas, pelo processo 23034,002025/2010-36, programa/ação 0427/2487 (PNAE/1999) e 0188/3499 (PDDE/1999) e como objeto o Programa Dinheiro Direto na Escola Emergencial – PDDE e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Também de Flores, querendo voltar à prefeitura, está Marconi Santana. Ele aparece na relação por conta da tomada de contas especial no Processo Administrativo N.O 290/2010, PROTOCOLO SADP N.° 42.111/2010, da Prestação de Contas Partidária do Exercício de 2004. PROCESSO: PC N.° 762 – PROT. N.O 4443/2005.
Ex-prefeito de Custodia, Nemias Gonçalves está na lista pelo processo originário n. 00190.014081/2008-09. contrato de repasse n. 96.045-80/99, ligado à Sedu/Caixa no programa de ação social em saneamento. Não houve consecução dos objetivos pactuados.
Teógenes Lustosa, ex-prefeito de Santa Terezinha também está lá. Foi questionado pela tomada de contas especial referente á prefeitura municipal de Santa Terezinha, referente ao convênio nº 030/mds/2004. processo nº 71000.003764/2007-80.
Também aparece Vitalino Patriota, ex-prefeito de Tuparetama. Vitalino está lá pela omissão no dever de prestar contas, referente ao originário nº 58000.003641/2007-81. TCE instaurada pelo Ministério do Esporte e Turismo. O convênio foi celebrado com o ex-Indesp para construção do estádio municipal Josias Pessoa.
Ainda aparecem outros nomes ( a lista tem várias páginas) como Adalberto Teixeira, Anacleto Julião, Arnaldo Pedro da Silva, Auricélio Almeida Silva, Claudiano Martins, Eduardo Henrique Carneiro Monteiro, Fernando Rodovalho, Roberto Nascimento, Newton Carneiro, dentre vários outros.
Farol de Notícias O ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), vem abrindo seu leque da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao Sertão do São Francisco, e nessa sexta-feira (12), anunciou mais um apoio importante na região. “O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, gestor competente que faz um grande trabalho, fechou apoio […]
O ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), vem abrindo seu leque da Região Metropolitana do Recife (RMR) ao Sertão do São Francisco, e nessa sexta-feira (12), anunciou mais um apoio importante na região.
“O prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, gestor competente que faz um grande trabalho, fechou apoio a minha pré-candidatura, bem como o ex-prefeito, Marcelo Pereira. Estou muto satisfeito e honrado com estes apoios”, declarou Duque, durante entrevista ao comunicador Francys Maya.
Ainda durante a entrevista, Luciano Duque ratificou que pretende priorizar a pauta municipalista na Alepe, caso seja eleito deputado, e brincou parafraseando o ex-vereador Pessival Gomes. “Serei o trator do Sertão, pode ter certeza”.
Você precisa fazer login para comentar.