Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

O bloco dos enganados

Exclusivo

A notícia, dada em primeira mão no Sertão Notícias da última sexta-feira, ganhou mais detalhes nas últimas horas. Em período pré-eleitoral, o governador Paulo Câmara teve encontros com vários prefeitos e garantiu recursos para execução em 2023.

A ideia era, segundo a promessa, deixar os projetos engatilhados, independente do resultado eleitoral. Claro, a vontade era fazer Danilo Cabral governador, facilitando os trâmites.

Mas havia a certeza passada de que mesmo se o estado fosse entregue a outro bloco político, como aconteceu, o dinheiro sairia. Ledo engano. Simplesmente não há garantias de grande parte do que fora sinalizado. O blog averiguou alguns exemplos com fontes palacianas ou de gestões pelo interior.

Em Serra Talhada, em 12 de abril de 2022, a imprensa noticiou que a prefeita Márcia Conrado (PT) havia conquistado R$ 10 milhões para a cidade de Serra Talhada. Desses, R$ 9 milhões junto ao Governo do Estado, para pavimentação de diversas ruas. Ela teve o famoso encontro com o governador Paulo Câmara que selou o acordo administrativo e político. Márcia dava o primeiro passo para apoio a Danilo Cabral, a contragosto de Luciano Duque. Daquele valor, R$ 9 milhões, o realmente liberado pode não ter chegado a 50%. Os números indicam que entre R$ 3 e R$ 4,5 milhões foram ou estão a ser liberados. Metade simplesmente não sai do papel.

Em Iguaracy, o socialista Zeinha Torres não esconde sua insatisfação e decepção com Câmara. A gestão correu, elaborou projetos de quase R$ 3 milhões e o dinheiro não ficou nem empenhado. Os recursos seriam usados para pavimentação asfáltica, reforma do prédio da antiga delegacia e um campo society. Houve correria para aprovar os projetos, mas Paulo não deixou nada empenhado. Não vai sair nada.

Em Afogados da Ingazeira, no dia da emancipação política do município, o prefeito Sandrinho Palmeira anunciou investimentos, da ordem de R$ 14 milhões, recursos do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura Municipal.

Dente as obras anunciadas pelo Prefeito Alessandro Palmeira a serem realizadas com esses recursos, estavam a construção da ponte sobre o Rio Pajeú, ligando os bairros São Cristóvão ao São Francisco; a nova arquibancada do Vianão; a duplicação da entrada de Afogados no sentido Tabira, pavimentação de 40 ruas nos bairros de Afogados e a ampliação da cozinha comunitária. “Vamos ter condições de tirar do papel obras importantes graças ao apoio decisivo do governador Paulo Câmara”, disse Sandrinho na oportunidade.

Pelo que o blog apurou, de um levantamento inicial de R$ de 9 milhões que seriam levantados no bojo inicial do projeto, o município só  recebeu R$ 1 milhão e 200 mil. Obras como a ponte entre São Cristóvão e São Francisco, um dos símbolos da gestão, terá outas fontes de financiamento.

No Alto Pajeú, mais vítimas. A área de planejamento da gestão Evandro Valadares, de São José do Egito,  garante que de R$ 6 milhões prometidos, só saíram R$ 500 mil. Em Brejinho, o prefeito Gilson Bento se aliou a Paulo com a garantia da liberação de projetos estruturadores orçados em R$ 4,5 milhões. Só R$ 1 milhão saiu do caixa do estado.

Outros números explicam a pegadinha de Paulo, que não viabilizou como queria recursos do Banco Mundial nem viu o projeto de Danilo Cabral ser efetivado, o que daria margem para remendar o prometido: de R$ 2 bilhões e meio sinalizados para execução em 2023, o governo Raquel Lyra tinha em caixa R$ 380 milhões. A conta não bate.

Paulo não foi o melhor nem pior governador de Pernambuco no conjunto da obra. Para alguns, pagou um preço por não ter a empatia e liderança que ajudam na avaliação de governo. Para outris, faltou comunicação. Mas tem uma aura de seriedade, rigor fiscal e de ficar longe dos atos de improbidade. Agora tem na conta algo que ainda não havia sido tatuado no seu currículo, aumentando a decepção de muitos prefeitos: prometer e não cumprir. Por essa, os prefeitos aliados não esperavam, porque  saíram com Paulo na foto. Agora se sabe, só na foto…

Um luta, o outro pula

Rubinho do São João vai usar toda estratégia e apoio que considerar válidos para conseguir emplacar a vice na chapa de Sandrinho Palmeira em 2024. E tem uma desvantagem óbvia: basta ver a movimentação do atual vice,  Daniel Valadares,  na agenda carnavalesca com o prefeito. Enquanto Rubinho busca a senha, Daniel pinota.

Arretado

O prefeito de Iguaracy,  Zeinha Torres,  estaria tão chateado com o bolo que recebeu do governo socialista Paulo Câmara que não descarta ir de mala e cuia para um partido aliado de Raquel Lyra, segundo aliados.  Daria dois tiros de uma cajadada  só.

Pombo virando tucano

Aliás,  o movimento de socialistas que podem migrar para partidos ligados ao governo Raquel deve aumentar até o fim do ano. Paulo Jucá,  por exemplo, não escondeu que foi preterido no seu projeto estadual.  Assim tem mais gente.  Vai ser um tal de pombo virando tucano…

Luxando?

Em Arcoverde, a oposição tem convicção de que o prefeito Wellington Maciel,  o LW, deixou Arcoverde e foi com a primeira dama Rejane Maciel para um cruzeiro a Búzios, no Rio. Lutam por uma foto pra dizer que LW luxa enquanto o município afunda. Nas redes do prefeito,  nenhum sinal do passeio.

Carnapolitíca

Os blocos políticos invadiram o Carnaval do Pajeú. Em Carnaíba, a abertura da festa de momo teve o bloco “O Barba”, que contou com a presença do prefeito Anchieta Patriota,  seu homenageado. Em Afogados hoje tem o “Faz o L”, de Márcio Araújo e Thiago Santana. E não esquecer dos Sandrinho, Patriota e Totonho de Olinda.

Falando para o mundo

Como projeto para ampliar seu sinal no Sertão,  a Rádio Pajeú terá dois parques de transmissão,  com um segundo em uma área a 800 metros de altitude,  na Serra Vermelha. O projeto já foi aprovado e será executado até o aniversário da emissora,  em outubro. A ideia é chegar além da área Diocesana.

Não toca…

O prefeito de Salgueiro,  Marcones Sá deu a entender ao blog que mais municípios terão problemas se a PRF apertar a fiscalização a ambulâncias,  como a apreendida quinta,  a segunda em poucos dias. “Esses carros foram comprados pelo Ministério da Saúde e foram adaptadas a ambulâncias. Nem o Ministério, nem a Secretaria Estadual de Saúde conseguiram regularizá-las com a empresa que fez as alterações”.

… a sirene

E segue: “o problema para regularizar matrícula não tem relação só com a que foi doada a Salgueiro, mas também de outros municípios da região. A doação foi feita ainda na gestão anterior. Isso é lamentável, pois a população precisa do serviço”.

Frase da semana:

“O Bolsonaro tomar vacina escondido, isso não existe. Na minha opinião, um hacker entrou lá e incluiu essa informação”.

Do ex-ministro da Saúde,  Marcelo Queiroga, sobre a polêmica de Jair Bolsonaro ter ou não se vacinado.

Outras Notícias

Iterpe e Cipoma unem esforços em prol das áreas ambientais dos assentamentos

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) se reuniram, nesta segunda-feira (22), com o objetivo de unir esforços para atuação conjunta em áreas ambientais localizadas em assentamentos públicos.  A reunião, que contou com a participação do presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, junto […]

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) e a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) se reuniram, nesta segunda-feira (22), com o objetivo de unir esforços para atuação conjunta em áreas ambientais localizadas em assentamentos públicos. 

A reunião, que contou com a participação do presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, junto com sua equipe e o comandante da 1ª Cipoma, Luiz Coelho, contribuiu para estreitar o diálogo sobre o trabalho que visa prevenir e coibir a degradação ambiental em áreas de assentamentos.

Mais conhecida como unidade da Polícia Militar encarregada do policiamento ostensivo que visa preservar o meio ambiente, a Cipoma atua em todo território do Estado e no arquipélago de Fernando de Noronha, em conjunto com os demais órgãos encarregados da defesa da natureza. 

O Iterpe e a Cipoma são instituições parceiras no trabalho de fiscalização de crimes ambientais em áreas rurais administradas pelo Estado e atuam conjuntamente para impedir a atuação criminosa das áreas de reserva florestal.

“O Iterpe vai intensificar, nos assentamentos, a fiscalização ambiental com o objetivo de impedir o desmatamento das áreas ambientais que, na maioria das vezes, é um ato praticado por invasores e, inclusive, ameaçam as famílias de agricultores assentadas pela reforma agrária”, afirmou Henrique Queiroz.

Paulo Câmara deve estar em São José do Egito em setembro

O governador Paulo Câmara deve vir a setembro para São José do Egito. A informação foi do Secretário de Saúde Paulo Jucá, ao Debate do Sábado, na Gazeta FM. Paulo deve inaugurar a rodovia PE 275 no trevo do Ambó e dá autorização ao início das obras da PE-264, no trecho com 12,7 quilômetros, a […]

O governador Paulo Câmara deve vir a setembro para São José do Egito. A informação foi do Secretário de Saúde Paulo Jucá, ao Debate do Sábado, na Gazeta FM.

Paulo deve inaugurar a rodovia PE 275 no trevo do Ambó e dá autorização ao início das obras da PE-264, no trecho com 12,7 quilômetros, a partir da própria PE, no distrito de Grossos, até a divisa com o estado da Paraíba.

Dia 5 de junho, foi anunciado o edital para contratação da empresa responsável pela execução de serviços de recuperação e adequação da PE, no trecho com 12,7 quilômetros.

As intervenções, que ficarão a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), terão valor máximo de R$ 8,4 milhões.

As obras integram o Programa Caminhos de Pernambuco e irão abranger os serviços de recuperação do pavimento; readequação da capacidade de carga da via; reconstrução da rede de drenagem e sinalização da pista. O prefeito Evandro Valadares cobrou e acompanhou o debate em torno da obra. Paulo Câmara também deve entregar a UPA 24 Horas, já em reforma, após a desativação da Ala Covid.

Prefeito anuncia que vai acabar lixão em Serra Talhada

Duque falou em tom de despedida do PT. “Fiz parte de um partido que mudou história de Serra” A assinatura da ordem de serviço da Praça da AABB, ontem quinta-feira (29) em Serra Talhada, foi um dos últimos atos da primeira gestão do prefeito reeleito, Luciano Duque, do PT. Antes da assinatura, Samara Godoy filha […]

15800422_975180279293541_5539553011774517796_oDuque falou em tom de despedida do PT. “Fiz parte de um partido que mudou história de Serra”

A assinatura da ordem de serviço da Praça da AABB, ontem quinta-feira (29) em Serra Talhada, foi um dos últimos atos da primeira gestão do prefeito reeleito, Luciano Duque, do PT. Antes da assinatura, Samara Godoy filha do homenageado (Antônio de Godoy) destacou o legado do pai, externou a alegria de contemplar um equipamento que será a realização do sonho do saudoso ‘Tonhinho’, e exaltou a figura de Luciano Duque.

Ainda passaram pela tribuna, os vereadores Nailson Gomes, Zé Raimundo e o empresário Francisco Mourato que reforçaram os ensinamentos que receberam de “Peixoto” e de sua luta pelo o povo. Já o prefeito Luciano Duque, aproveitou a ocasião não só para enaltecer “Peixoto’, mas também pra registrar agradecimentos: a Deus, esposa, equipe de governo, vereadores e ao povo de Serra Talhada que o reconduziu a prefeitura.

Duque falou da luta pela do aeroporto citando o olhar de Sebastião Oliveira (PR) e Paulo Câmara (PSB). Lembrou que colocou junto ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – no governo de Dilma “cumprindo uma demanda histórica resolvendo a questão do lixo e meio ambiente”. Ele  anunciou a chegada da usina de resíduos sólidos à cidade, ponto final ao lixão.

O gestor de Serra Talhada continuou dizendo que a gestão avançou  extraordinariamente. “Não fraquejamos. Tive a felicidade de fazer parte de um partido que mudou a história de Serra Talhada”, usando com exemplo a água da Adutora do São Francisco, citando a presidente Dilma Rousseff. “Isso devo a ela (Dilma), um ganho extraordinário que minha terra teve. Como esquecer o Instituto Federal que vamos entregar em fevereiro”, disse.

Duque ainda citou o  ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, “que trouxe o curso de medicina”. Luciano ainda pregou a união em prol de Serra Talhada e contabilizou captação de recursos, que foi possível entregar novas USF’S e Creches.

Alexandre Farias passará por cirurgia para implantar prótese craniana

O jornalista Alexandre Farias foi vítima de uma bala perdida no dia 16 de setembro de 2017 quando voltava pra casa, em Caruaru, no Agreste do Estado Da Rádio Jornal O jornalista Alexandre Farias, de 40 anos, atingido na cabeça por uma bala perdida em Caruaru, em setembro do ano passado, vai passar por uma […]

O jornalista Alexandre Farias foi vítima de uma bala perdida no dia 16 de setembro de 2017 quando voltava pra casa, em Caruaru, no Agreste do Estado

Da Rádio Jornal

O jornalista Alexandre Farias, de 40 anos, atingido na cabeça por uma bala perdida em Caruaru, em setembro do ano passado, vai passar por uma cirurgia para a colocação de prótese no crânio.

O procedimento está previsto para acontecer por volta das 18h desta quinta-feira (1º), no Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central do Recife.

O irmão de Alexandre, José Santos Junior, conta que a expectativa da família é de que o procedimento seja de grande ajuda na recuperação do jornalista. Ele explica como deve ser a intervenção. “É um procedimento da colocação de uma prótese, porque foi retirada uma parte da calota craniana dele devido à lesão. Essa prótese a gente estava com muita expectativa porque os médicos acreditam que ele tenha uma memória bem acentuada, não só esteticamente como também clinicamente”, contou.

O jornalista, que era apresentador da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru, foi socorrido às pressas e chegou a perder massa encefálica depois de uma cirurgia. Dias depois, ele foi transferido para o Recife, onde permanece internado, sem previsão de alta. José ressalta a boa evolução do quadro clínico do irmão. “A evolução dele é clara, bem animadora para todos nós. Até porque ele responde bem às sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e psicólogos”, destacou.

O Hospital Esperança deve divulgar, no fim da tarde desta quinta, um boletim sobre a realização da cirurgia.

Relembre o caso

Alexandre Farias foi atingido por uma bala perdida em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, dia 16 de setembro de 2017. A tragédia aconteceu durante uma troca de tiros entre policiais e homens suspeitos de praticar roubos no Alto do Moura.

Os cinco suspeitos de envolvimento no crime já foram presos pela polícia. Jeferson Santos da Silva, 26 anos, foi encontrado escondido em uma residência nesta terça-feira (19). Os outros quatro, Vagner Santos Figueiredo, 30 anos; José Raniere de Oliveira Simão, 32 anos; Vitor Luiz Bezerra da Silva, 20 anos; e Iérica Alves do Nascimento, idade não informada, foram presos ainda na segunda-feira (18), após a polícia trocar tiros com o grupo em um sítio na zona rural da cidade. Durante a perseguição policial, o suspeito Igor Alves do Nascimento, de 34 anos, foi baleado e morreu no local.

De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa, roubo majorado, lesão corporal grave, tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Ministro da Cultura é chamado de golpista e abandona festival

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, não aguentou a pressão e perdeu a compostura ao ser chamado de golpista por manifestantes contrários ao afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff e ao governo Michel Temer. Durante a abertura do FestCine, Festival de Cinema de Petrópolis (RJ), nesta sexta-feira (2), Calero bateu boca com os manifestantes, apontou […]

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, não aguentou a pressão e perdeu a compostura ao ser chamado de golpista por manifestantes contrários ao afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff e ao governo Michel Temer.

Durante a abertura do FestCine, Festival de Cinema de Petrópolis (RJ), nesta sexta-feira (2), Calero bateu boca com os manifestantes, apontou o dedo e insinuou, por meio de gestos, que os participantes do protesto eram ladrões. Ele deixou o o local pouco depois, sob as vaias do público.

Desde que assumiu o cargo, Calero vem sendo fortemente criticado, especialmente quando promoveu uma devassa, com cerca de 80 demissões, na pasta, inclusive da direção da Cinemateca – que acabou sendo revertida após protestos no meio cultural.