Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Lulismo pode estar decidindo eleição em Pernambuco?

As pesquisas divulgadas essa semana por Ibope e Datafolha, a partir de uma leitura política, podem indicar que a estratégia de Paulo Câmara e Humberto Costa de liderarem a articulação que rifou Marília Arraes e colocou principalmente o ex-presidente Lula no palanque socialista foi de uma inteligência política determinante no processo.

É certo dizer que a essa altura pouco importa se a militância ou parte importante do PT ideológico do estado não seguiram com eles. Pragmaticamente falando, interessa ganhar eleição, com menor valor para questões de gênero do partido, que se resolverão com o passar dos dias pós processo, na visão de ambos. O pior da tensão pós aliança já passou.

O fato é que se a curva aferida pelos dois institutos se mantiver, a probabilidade de Paulo vencer a peleja no primeiro turno ganha força. Com base nos números do Ibope, em votos válidos,  Paulo Câmara tem 50,8%. E mais, pode puxar os dois senadores, já que, provavelmente bafejado pelo mesmo fenômeno que tem favorecido Paulo, Humberto já figura em segundo, mesmo que empatado tecnicamente com Mendonça Filho.

De 20 de agosto, data divulgação da pesquisa anterior, até hoje, os fatos atrelaram ainda mais a imagem do governador ao petista preso em Curitiba. Dia 17 de agosto, Paulo teve importante encontro com nomes do PT nacional no dia do registro da candidatura de Lula. Chegou a dizer que se arrependera da posição pró impeachment de Dilma e apareceu na foto no ato simbólico, sem validade prática, mas com peso político. Começava ali, paralelamente, o discurso de ligar Armando a Temer, com a contribuição do palanque com ex-ministros. Os fatos começaram a explicar a matemática.

“Outro exemplo da força do Lulismo é o percentual de Sílvio Costa sem estrutura ou palanque majoritário e 12% das intenções de voto se autodeclarando O Senador de Lula, comentou Ronald Fallabela, diretor do Múltipla, ao blog.

Claro, ainda há muita água para passar por baixo da ponte. Em 2014, um acidente aéreo com Eduardo Campos mudou toda a história da campanha. Não precisa ser algo tão trágico para mudar a curva em favor de Armando. Uma banana de Roberto Magalhães, por exemplo, elegeu João Paulo prefeito do Recife.

Ainda teremos mais tempo de guia eleitoral, debates, eventos de campanha. Há ainda a estratégia que Armando vai reforçar, de fidelidade plena a Lula, além de outros elementos que busquem ter a força da carta lida por Haddad, da presença recente do candidato a vice no Estado, da cara de Lula no santinho de Câmara. Explorar a alta rejeição aferida nas duas pesquisas a Paulo é uma das  estratégias já em execução.

De um jeito ou de outro, o destino da eleição em Pernambuco passa pela Rua Professora Sandália Monzon, 210, Bairro  Santa Cândida, Curitiba, em uma cela de 3×5 metros, há praticamente 3 mil quilômetros de distância.

Dia D

O candidato Armando Monteiro pode ter conversa decisiva com o ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares, esta manhã. Como Valadares disse que se Câmara quisesse seu apoio, teria que ir na sua casa, Monteiro pulou na frente. Vai que esse é o principal critério… Totonho já decidiu apoio a Bruno Araújo, recebeu Mendonça ontem e mantém o voto em Gonzaga Patriota e Waldemar Borges.

Time fechado

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) comandou na manhã deste sábado caminhada em prol de seus candidatos na feira livre. Patriota foi um dos críticos a posição de seu partido pelo impeachment e comemorou a aliança. Além de votar em Danilo Cabral, Lucas Ramos, Paulo Câmara e Jarbas, ficaria contrariado em não pedir votos para Humberto e Lula.

Como será o amanhã?

O Brasil chegou em uma encruzilhada para o futuro tão complexa, que os principais protagonistas do processo eleitoral deste ano estão na cadeia, no caso de um, Lula, e na UTI, no caso do outro, Bolsonaro.

O cantor é…

A jogada de Nêudo da Itã, Anchieta Crente, Gleybson e oposição de Carnaíba merece registro, tenham ou não problemas com a justiça eleitoral depois. Porque mesmo que não fizessem nada, a intenção de evidenciar o apoio a Zeca Cavalcanti teria mídia natural com a atração principal: “Zeca Bota Bom”. Aí, só se a justiça decretasse que, por 24 horas, o cantor não poderia chamar-se ou ser chamado de Zeca… Lascou…

Mote fácil

Armando pegou o mote de críticas às estradas do Pajeú na agenda na região. Criticou a situação da PE-275, que cruza os sertões do Pajeú e do Moxotó, entre Sertânia e a fronteira com a Paraíba e prometeu nos primeiros 100 dias de governo um plano emergencial de recuperação. Essa era fácil…

Congestionamento

No sábado de feira livre em Afogados, dado o número de vias interditadas, deu trabalho para que não se encontrassem no mesmo metro quadrado Armando Monteiro, Zé Negão e cia na caminhada, a militância de Aline Mariano que fazia bandeiraço e Tereza Leitão que pedia voto com Emídio Vasconcelos.

Isso vale um abraço, de novo

A Cabôclo Sonhador e gente boa Maciel Melo, que prometeu há alguns dias que não se envolveria mais com campanha de seu ninguém, mudou de ideia. É o principal cabo eleitoral nas pelas de Humberto Costa, candidato ao Senado. Como de praxe, diz no material nas rádios e TV que o petista “vale um abraço, companheiro”.

Câmara e Armando pelados

“Eles estão com medo. Eu vou procurar eles na rua. Vou encontrar eles na rua e chamar pra conversar. Não é possível um negócio desses.  É conveniente essa bipolaridade, já que eles querem ir os dois pro segundo turno. Se me botar lá no segundo turno eu tiro a roupa deles, dos dois”. Júlio Lóssio (REDE), falando ao blog e cobrando o debate, prometendo desnudar os adversários, politicamente, claro…

Saiu do Grupo

Candidato a Deputado Estadual para manter o nome na dança e firmar-se na comunidade evangélica e junto ao eleitorado serra-talhadense, o radialista Marquinhos Dantas (PP) inventou de criar um grupo de WhattsApp para divulgar suas propostas. Não deu certo. A cada mensagem, eram três, quatro, cinco “…saiu do Grupo”. Melhor voltar ao método convencional.

O patrimônio dos candidatos a Senador

Segundo declarado à Justiça Eleitoral, Bruno Araújo tem patrimônio de R$ 5,2 milhões. Jarbas, R$ 1,7 milhão, seguido de Mendonça Filho e Sílvio Costa, com R$ 1,3 milhão cada.  Albanise (PSOL), R$ 406 mil. Humberto Costa, R$ 382 mil. Lidia Brunes (PROS) e Adriana Rocha (REDE), na case de R$ 115 mil.  Helio Cabral (PSTU), R$ 7 mil. Alex Lima Rola (PCO), Eugênia (PSOL) e Pastor Jairinho não tem nenhum bem declarado.

Frase da semana: “Esse demônio não sabia fazer essas coisas”.

De Jair Bolsonaro, referindo-se a Adélio Bispo, seu agressor em Juiz de Fora, no centro cirúrgico da Santa Casa, antes de passar por cirurgia, no episódio que marcou a semana.

Outras Notícias

Sábado: Ministro Fernando Filho cumprirá agenda na Ingazeira

O Ministro das Minas e Energia Fernando Filho estará em Ingazeira no próximo sábado cumprindo agenda no Sertão. Dentre eles, o município de Ingazeira, do prefeito e Presidente da Amupe, Luciano Torres, do PSB. Em Ingazeira, Fernando Filho estará 11h, visitando as instalações da Fecaprio. Luciano informou que, como presidente da Amupe, vai articular com […]

fernando_filho-620x330

O Ministro das Minas e Energia Fernando Filho estará em Ingazeira no próximo sábado cumprindo agenda no Sertão. Dentre eles, o município de Ingazeira, do prefeito e Presidente da Amupe, Luciano Torres, do PSB. Em Ingazeira, Fernando Filho estará 11h, visitando as instalações da Fecaprio.

Luciano informou que, como presidente da Amupe, vai articular com Bezerra Filho um encontro com o Ministro Barbalho, da Integração Nacional , Hélder Barbalho, para tratar das obras hídricas paradas em Pernambuco e na região, como as Adutoras do Pajeú e Agreste, a Barragem da Ingazeira e outras obras.

“Estamos solicitando ao Dnocs e Ministério para que destrave o andamento das obras da Barragem da Ingazeira, cuja paralisação já dura dez dias”, afirmou.

Sicredi Pernambucred lança Comitê de Sustentabilidade nesta terça-feira

Dentro das ações para a preservação do Meio Ambiente, a Sicredi Pernambucred lança, nesta terça-feira (10/11), o Comitê de Sustentabilidade direcionado para três direcionadores principais. O primeiro deles é Relacionamento e Cooperativismo que visa fortalecer o modelo de negócio de forma sustentável; a exemplo da implantação do Comitê Mulher e Comitê Jovem focados na formação […]

Dentro das ações para a preservação do Meio Ambiente, a Sicredi Pernambucred lança, nesta terça-feira (10/11), o Comitê de Sustentabilidade direcionado para três direcionadores principais.

O primeiro deles é Relacionamento e Cooperativismo que visa fortalecer o modelo de negócio de forma sustentável; a exemplo da implantação do Comitê Mulher e Comitê Jovem focados na formação da liderança de mulheres e jovens para ampliação da diversidade dentro da empresa; além do Programa Crescer, Programa Cooperação na Ponta do Lápis, voltados para educação financeira e cooperativista dos associados e da comunidade.

“Essa iniciativa espelha o quanto estamos conectados com as transformações que têm ocorrido no mundo. Como cooperativa de crédito temos consciência de que os atuais e futuros associados serão cada vez mais éticos, buscando por empresas transparentes e comprometidas em promover um impacto positivo para a sociedade”, destaca Luís Aureliano de Barros Correia, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred. 

Outro pilar são as Soluções Responsáveis que visam aumentar as operações da cooperativa com ecoeficiência, como a redução de energia, de resíduos e do desperdício. Nesse sentido, está prevista a instalação de coletores; Configuração padrão de impressoras em frente e verso; Uso de copos biodegradáveis; Folheteria de marketing digital; Uso de canecas para colaboradores; Uso de bicicleta para transporte de malotes; Aquisição de brindes ecológicos/baixo impacto ambiental; Destinação de resíduos para reciclagem; Instalação de sensores de presença  para a redução de energia; Instalação de torneiras com temporizador; Uso de lâmpadas LED; Automatização e digitalização de processos; Realização de um estudo sobre formas de redução de uso do ar condicionado.

O terceiro é focado no Desenvolvimento Local, que busca promover transformações positivas nas comunidades onde a cooperativa está presente, com a criação de um fundo social, adoção de uma instituição de uma comunidade; Projetos de empregabilidade para jovens e Programa de inclusão às minorias no quadro funcional da cooperativa. 

Todo o plano de trabalho será implementado com base na gestão de indicadores de sustentabilidade e com forte estratégia de campanhas de comunicação para colaboradores e a sociedade.

“É preciso sistematizar e planejar as ações a partir de uma plataforma que possibilite agregar diálogos e ideias. E o Comitê é esse espaço que permite olhar todos os aspectos da sustentabilidade dentro do cooperativismo, promovendo o avanço econômico, social e ecologicamente correto”, reforça o superintendente de Sustentabilidade do Sicredi, Olaf Brugman. 

Certificado de Neutralização de Emissão de Gases

A Sicredi Pernambucred recebeu o Certificado de Neutralização de Emissão de Gases da Biofílica, que atesta a neutralização de 70,58 toneladas de CO2 equivalentes por meio de créditos de carbono certificados pelo selo Verified Carbon Standard, para neutralização referente às emissões declaradas e calculadas no Inventário de Gases de Efeito Estufa do Sicredi do ano de 2019.

As emissões fazem parte do Inventário Sistêmico do Sicredi, cujas emissões foram neutralizadas a partir de atividades do Projeto REDD+ Jari Pará, que contribuem para a conservação de 496 mil hectares de Floresta Amazônica nativa e de sua biodiversidade.

“É uma forma de diminuir os efeitos degenerativos no meio ambiente e contribuir ao combate à mudança climática, ao mesmo tempo em que apoia um projeto de conservação florestal que promove o desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável naquela localidade”, fala o superintendente de Sustentabilidade do Sicredi, Olaf Brugman.

Polícia apreende três menores de Solidão por ameaça em rede

Jovens disseram que era brincadeira e “queriam causar”. Custou caro.  Serão encaminhados à FUNASE Três jovens que foram detidos pela policia com pelo menos três armas, sendo duas brancas, uma foice,  uma faca e uma de fogo, sendo uma espingarda do tipo soca-soca, foram identificados. Os três jovens, da cidade de Solidão,  estão provisoriamente detidos […]

Jovens disseram que era brincadeira e “queriam causar”. Custou caro.  Serão encaminhados à FUNASE

Três jovens que foram detidos pela policia com pelo menos três armas, sendo duas brancas, uma foice,  uma faca e uma de fogo, sendo uma espingarda do tipo soca-soca, foram identificados.

Os três jovens, da cidade de Solidão,  estão provisoriamente detidos e serão levados para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) em Arcoverde.

É o órgão responsável pelo atendimento de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa de restrição e/ou privação de liberdade.

Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  as apreensões aconteceram depois que a Polícia Civil de Tabira interceptou imagens em redes sociais dos dois adolescentes no município de Solidão, portando arma de fogo e brancas fazendo ameaças de ataque em escolas para o dia 20.

“Nois indo pra escola dia 20”, diziam eles na imagem onde portavam as armas e com os rostos encobertos.

A investigação da Polícia Civil identificou o dono do perfil e acionou a Polícia Militar que agiu rapidamente e conseguiu apreender três menores de idade e as armas usadas nas ameaças.  À polícia,  como nos demais casos, disseram ter sido apenas uma brincadeira para “causar” com colegas. A brincadeira custou caro.

Chuvas no Sertão do Pajeú afastam risco de colapso total em barragem de Triunfo

As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região de Triunfo (PE), Sertão do Pajeú, ajudaram a aliviar o cenário da barragem de Brejinho, que teve um aumento no volume acumulado, eliminando o risco de colapso do manancial. “Estávamos operando desde fevereiro apenas de 15 a 18 horas por dia, com calendário de um dia […]

Triunfo

As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias na região de Triunfo (PE), Sertão do Pajeú, ajudaram a aliviar o cenário da barragem de Brejinho, que teve um aumento no volume acumulado, eliminando o risco de colapso do manancial.

“Estávamos operando desde fevereiro apenas de 15 a 18 horas por dia, com calendário de um dia com água e 16 sem para garantir o abastecimento e para preservar o manancial”, explicou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa no Pajeú, Luciano André.

Ele adiantou que a partir de ontem (16) a Companhia vai operar as 24 horas e continuar acompanhando o comportamento na rede e evolução do nível da barragem, para avaliar possíveis ajustes de calendário.

Pacientes de fisioterapia de Santa Cruz recebem terapia intregrativa

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, está intensificando as ações de Terapias Integrativas à população de Santa Cruz da Baixa Verde. A Fisioterapeuta Lisley Mary do NASF, vem realizando em pacientes da fisioterapia, o método de ventosaterapia que é um tipo de tratamento natural, no qual […]

A Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, está intensificando as ações de Terapias Integrativas à população de Santa Cruz da Baixa Verde.

A Fisioterapeuta Lisley Mary do NASF, vem realizando em pacientes da fisioterapia, o método de ventosaterapia que é um tipo de tratamento natural, no qual são criados vácuos por sucção da pele (por meio de ventosas).

O vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes no sangue. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, aliviando as tensões e as dores musculares.

 Lisley relata que “é de grande importância utilizar diversos métodos da fisioterapia para reduzir o quadro álgico dos pacientes, desativar musculaturas tensas e assim promover o bem-estar do paciente”.

A Fisioterapeuta informa onde encontrar o serviço disponível. “A prática complementar está sendo disponibilizada na Unidade Básica de Saúde Janaína Braz, todas as terças e quartas-feiras por meio de um agendamento prévio”.