Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Certezas da Expoagro

Terminou a Expoagro e com ela ficam algumas certezas. As do que deu certo e do que precisa ser aprimorado para os próximos anos.

No primeiro time, o chamado equilíbrio das atrações, elogiado pela maioria da população. Se não é possível se ver livre das atrações sertanejas e do forró eletrônico, ao menos se respeitou o bom senso sem conteúdo apelativo, salvo poucas exceções. Também a distribuição e número de atrações agradaram, sentimento que prevalece em relação aos demais.

A ideia da senha solidária pegou e foi um gol da organização. A quantidade de alimentos arrecadados é muito bem vinda para famílias carentes lá na Mata Sul e por aqui. Faltou apenas organizar mais o acesso para troca e evitar fila quase quilométrica.

No que precisa ser revisto, sem querer chover no molhado, está provado que chegou a hora da cidade ter um pátio de eventos. O que as pessoas passaram por conta da lama não foi justo. Na madrugada pós Henrique e Juliano aquilo ali parecia um cenário pós guerra. Lama, lixo, entulho. A própria área no Centro pode ser aprimorada.

O alerta proibindo garrafas de vidro evitou uma quantidade maior, mas não eliminou o problema por falta de maior fiscalização. Também tem que haver uma discussão sobre estacionamento pago nas ruas e venda ou fornecimento de bebida a menores.

Essa vigilância e fiscalização, parte da nossa atividade, não vai contra ninguém especificamente, mas a favor de uma festa cada vez mais bonita, como é a Princesa do Pajeú. Assim, parabéns a todos e vida que segue.

O custo da festa

A Expoagro custou ao todo R$ 909 mil. Os dados foram expostos pela própria prefeitura, com base na lei 15.818, que obriga a divulgação. O maior custo, Henrique e Juliano, R$ 300 mil. O show de Elba, R$ 120 mil. Ciel Rodrigues custou R$ 68 mil. Maciel Melo, R$ 45 mil. Fulô de Mandacaru, R$ 60 mil. O gospel Fernandinho, R$ 75 mil. Amém.

Prefeitos presentes

Chamou a atenção a quantidade de prefeitos que o anfitrião José Patriota reuniu na programação deste ano. Só que o blog contou, Luciano Duque, Anchieta Patriota, João Batista, Lino Morais, Zeinha Torres, Djalma Alves e Sandra da Farmácia.

Trocando Zaga por João

Quem viu a movimentação de João Campos na Expoagro e o passou correndo de Gonzaga Patriota na programação já dá como certo o apoio do socialista ao herdeiro da família Campos e uma perda de base importante de Gonzaga. Será?

O melhor show

Somando tempo de estrada, idade cronológica, presença de palco, respeito à nossa cultura, repertório, etc e tal, o show de Elba Ramalho merece menção honrosa. Mas na boca de muitos,o melhor show da Expoagro foi o último, de Fulô de Mandacaru. Os campeões de tietagem, Henrique e Juliano.

Tal pai…

No discurso da sessão solene organizada pela Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins comparou sua trajetória com a do pai, Gastão Cerquinha em bela homenagem. Seu Gastão presidiu a Câmara, Augusto também. Seu Gastão foi vice-prefeito, Augusto também. Seu Gastão nunca foi eleito prefeito. Augusto ainda sonha em não repeti-lo, ao menos dessa vez.

Monsenhor João e a cobrança a João

Entra pra série de “pau dos cachorros da molesta” a cobrança que o Monsenhor João Carlos Acioly fez ao jovem João Campos, que veio representar o governador e até então só ouvirá palavras doces e afagos.

Padre João cobrou com a força necessária um IML para Serra e o fim da ambulâncioterapia para mães gestantes que procuram o HR. João garantiu que vai encaminhar o que João cobrou…

Frase da semana: “não fui polêmica, fui autêntica”. De Elba Ramalho, buscando por fim à polêmica Forró x Sertanejo no período junino. Ela diz que criticou organizadores como prefeituras, não artistas.

Outras Notícias

Deputado Júlio Cavalcanti volta a cobrar requalificação da PE 270

A requalificação da PE-270, que liga Arcoverde (Sertão do Moxotó) aos principais municípios da Bacia Leiteira, no Agreste Meridional, voltou a ser cobrada pelo deputado Júlio Cavalcanti (PTB), no Pequeno Expediente desta segunda (18). O parlamentar já havia discursado sobre o tema em junho deste ano. Segundo ele, as mobilizações para pedir a recuperação da estrada ao Governo […]

A requalificação da PE-270, que liga Arcoverde (Sertão do Moxotó) aos principais municípios da Bacia Leiteira, no Agreste Meridional, voltou a ser cobrada pelo deputado Júlio Cavalcanti (PTB), no Pequeno Expediente desta segunda (18). O parlamentar já havia discursado sobre o tema em junho deste ano.

Segundo ele, as mobilizações para pedir a recuperação da estrada ao Governo do Estado já acontecem não só em Arcoverde, mas em cidades vizinhas, como Buíque e Tupanatinga.

“Faz muito tempo que há um clamor para a requalificação dessa via. Essa estrada é importante, pois atende à região leiteira mais produtiva de Pernambuco, com várias cooperativas e queijarias”, justificou. “Estamos tristes em ver crianças, que deveriam estar na escola, indo tapar buracos com areia e barro nessa rodovia em troca de dinheiro”, relatou Cavalcanti.

O deputado voltou a comparar a PE-270 a uma “tábua de pirulitos”, em virtude dos buracos presentes no asfalto. “Solicitamos que o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, não olhe só para as bases onde ele tem voto, mas para Pernambuco por inteiro”, pediu o parlamentar, ao final.

Além da PE 270, o deputado Júlio Cavalcanti também cobrou mais atenção e recuperação da PE 275 em Sertânia, na altura do Distrito de Albuquerque Né. “O que recebemos são notícias constantes de acidentes, muitos deles fatais, devido a falta de conservação da rodovia”, concluiu Júlio Cavalcanti.

Prefeitura autoriza provisoriamente serviço de difusora em Afogados. Decisão final será da população

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, informou em nota que entrará em funcionamento a partir desta terça (06), o serviço de rádio alternativo de linha modulada, que o povo popularmente aprendeu a chamar de difusora, em caráter rigorosamente experimental. “O referido serviço já obteve autorização para utilização dos postes da companhia de energia (CELPE), e […]

798796c8-8603-4092-a364-9346aeba832dA Prefeitura de Afogados da Ingazeira, informou em nota que entrará em funcionamento a partir desta terça (06), o serviço de rádio alternativo de linha modulada, que o povo popularmente aprendeu a chamar de difusora, em caráter rigorosamente experimental.

“O referido serviço já obteve autorização para utilização dos postes da companhia de energia (CELPE), e solicitou a esta administração alvará de funcionamento provisório. A proposta apresentada inclui como objeto a difusão sonora com fins culturais, educacionais, assistenciais e de utilidade pública, dentre outros”, diz a nota.

A prefeitura ainda informa que, “pelo fato de a atividade entrar em operação no caráter experimental, está abrindo canais de diálogo para que a população possa se manifestar a respeito através da  ouvidoria municipal”. Em suma, para não se queimar com o dono do negócio e não ser taxada de proibir atividade de outrem, joga a decisão para a população. A empresa é de Hélio Chalega, funcionário aposentado da Celpe, que teve a ideia de iniciar a atividade.

Para quem quiser dizer o que pensa do serviço, os canais são WhatsApp: 99978 1666, telefone fixo: 3838 2711, e-mail: [email protected] ou Facebook: facebook.com/ouvidoria.municipal.7 .

Conclui a prefeitura que no início de janeiro, com data ainda a ser definida, a Prefeitura realizará uma audiência pública sobre o assunto, para que todos possam opinar. A data será oportunamente divulgada.

Lula janta nesta terça com Dilma no Alvorada para discutir Lava Jato

Alvo principal da 24ª fase da Operação Lava Jato na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (8) em Brasília para um jantar no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma Rousseff, sua afilhada política. Segundo o G1, os dois pretendem usar o encontro para avaliar as estratégias que passarão […]

20151016153923Alvo principal da 24ª fase da Operação Lava Jato na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta terça-feira (8) em Brasília para um jantar no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma Rousseff, sua afilhada política.

Segundo o G1, os dois pretendem usar o encontro para avaliar as estratégias que passarão a adotar em relação à operação policial.

Sob a condição de anonimato, assessores de Lula afirmaram ao G1 que o petista também pretende aproveitar a viagem à capital federal para se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Na última sexta (4), Lula foi levado coercitivamente a prestar depoimento à Polícia Federal para esclarecer suspeitas em torno de seu patrimônio. Os investigadores da Lava Jato apuram se o ex-presidente ocultou ser o dono de um apartamento triplex no Guarujá (SP) e de um sítio em Atibaia (SP).

Além disso, a força-tarefa da Lava Jato investiga se Lula recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras por meio de imóveis, móveis de luxo e reformas. O ex-presidente nega as acusações.

Nesta segunda (7), Lula convocou uma reunião de emergência com diretores do Instituto Lula, em São Paulo, para definir as estratégias que irá adotar ao longo das próximas semanas.

Participaram do encontro na sede da entidade, entre outros, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-ministro da extinta Secretaria-Geral da Presidência Luiz Dulci e o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva.

Duque responde ao blog e apresenta documento que embasa pedido pela Carreta da Mulher em Afogados

A discussão sobre a paternidade do pedido que levou a Carreta da Saúde da Mulher a Afogados da Ingazeira ganhou novo capítulo neste domingo. Após a Coluna do Domingão questionar “Quem é o pai?” da ação, o deputado estadual Luciano Duque enviou ao blog o documento oficial que apresentou à Assembleia Legislativa, reforçando que também […]

A discussão sobre a paternidade do pedido que levou a Carreta da Saúde da Mulher a Afogados da Ingazeira ganhou novo capítulo neste domingo. Após a Coluna do Domingão questionar “Quem é o pai?” da ação, o deputado estadual Luciano Duque enviou ao blog o documento oficial que apresentou à Assembleia Legislativa, reforçando que também solicitou o serviço ao Governo do Estado.

Duque afirmou que sua atuação não tem relação com disputas locais:

“Como deputado da região, nosso papel é reivindicar para todos os municípios. O mais importante é que atenda a população.”

A fala foi uma resposta direta ao debate provocado pela coluna, que apontou que tanto Duque quanto o deputado Romero Sales anunciaram e comemoraram a chegada da carreta ao município. Ambos pertencem à base da governadora Raquel Lyra e atuam alinhados ao governo estadual, embora representem grupos políticos distintos em Afogados — onde Danilo Simões, Edson Henrique e Mário Viana Filho, todos também da base governista, vivem um ambiente de intrigas e disputas locais.

Para justificar seu pedido, Luciano Duque encaminhou novamente a Indicação nº 012262/2025, protocolada em 11 de agosto. O documento solicita formalmente que a governadora Raquel Lyra, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, incluam Afogados no cronograma da Carreta da Saúde da Mulher.

Na justificativa apresentada à Alepe, Duque detalha a importância do serviço para a região, destacando a dificuldade de acesso a exames preventivos em áreas rurais e a necessidade de ações itinerantes que aproximem os atendimentos da população.

A Carreta da Mulher é uma iniciativa do Governo do Estado dentro da política de regionalização da saúde. Embora a disputa política local continue rendendo, o documento apresentado por Duque coloca luz sobre sua participação formal no pleito, enquanto a governadora permanece como “mãe” da ação, como lembrou a coluna.

Patriota não concordou, mas respeitou escolha de prefeitos

O blog apurou que o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE, José Patriota,  desde o início do processo de discussão sobre o segundo turno em Pernambuco tinha a posição de respeitar a decisão de seu partido, do PT e a orientação do ex-presidente Lula. Por isso não seguiu os prefeitos que apoiaram […]

O blog apurou que o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE, José Patriota,  desde o início do processo de discussão sobre o segundo turno em Pernambuco tinha a posição de respeitar a decisão de seu partido, do PT e a orientação do ex-presidente Lula.

Por isso não seguiu os prefeitos que apoiaram Raquel Lyra. Outra informação é de que a declaração dele não deve jogá-lo contra Sandrinho. Ele, por exemplo, não fará campanha para Marília Arraes no município.

Patriota deve retomar a presidência da AMUPE e trabalhar a transição para assumir o seu mandato de Deputado Estadual. “Ele apenas declarou o voto. Não tem nem agenda com Marília na sua agenda. Foi uma posição de alinhamento com sua posição política com total respeito aos que vão trabalhar pela eleição de Raquel”, disse um aliado político.

Resumindo, não atuou pelo discurso da neutralidade, deixou a posição individual clara, de alinhamento com as forças políticas das quais faz parte, mas sem nenhum compromisso firmado com a candidata do Solidariedade. E não interferiu ou contrariou a legitimidade de prefeitos que o apoiaram e decidiram pelo apoio à tucana.