Notícias

Coluna do Domingão

Por André Luis

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento

Na última sexta-feira (3), uma reportagem exclusiva dos jornalistas Rodrigo Rangel e Sarah Teófilo, para o Portal Metrópoles, trouxe à tona a verdadeira face da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e a forma em que vive o clã, fazendo cair a máscara da família perfeita modelo propaganda de margarina.

A reportagem mostra, por exemplo, que durante os últimos quatro anos habitado pela família Bolsonaro, o Palácio do Alvorada foi testemunha de confusões barulhentas, assédio moral a funcionários e de transações financeiras pouco usuais que vão ao encontro das suspeitas de caixa 2 reveladas há duas semanas pelo Metrópoles e que, neste momento, estão sob investigação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

A reportagem também mostra que o jeito afável e sorridente da ex-primeira-dama era apenas para a plateia. Na verdade, na intimidade do Alvorada, Michelle costumava destratar a equipe de funcionários escalada para auxiliá-la.

“O relacionamento difícil de Michelle com o staff que a atendia mais proximamente se refletia nas demais relações de trabalho dentro do palácio, inclusive naquelas que envolviam pessoas simples, como jardineiros e funcionários da limpeza”, relata a reportagem.

A reportagem apresenta relatos de quem viveu o cotidiano do palácio nos últimos anos, documentos e outros registros inéditos, como gravações e mensagens de WhatsApp. 

“Para esta reportagem, ao longo das últimas semanas entrevistamos vários funcionários do palácio, incluindo militares. Alguns aceitaram gravar depoimentos, desde que não tivessem suas identidades reveladas. Outros concordaram apenas em contar o que viram, sem registro em vídeo”, explica.

Isso me faz lembrar Padre Luizinho, quando diz que tem gente que usa a Bíblia como receito de bolo. Ou ainda quando fala sobre os falsos cristãos.

Não se dizer seguidor de Cristo, quando lhe falta humildade, quando maltrata o seu semelhante e recorre ao seu poder para humilhar e destratar o seu próximo. É incompatível.

A reportagem revela que a ex-primeira-dama, que se diz tão cristã, é apenas religiosa. É como o antigo ditado popular que diz: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.

Dever cumprido. Qual?

Na sexta-feira (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro disse em um evento em Miami, onde fez uma palestra para um público de gosto duvidoso, que tem satisfação em ter cumprido o seu dever na Presidência da República.

Só resta saber que dever foi esse. O de ter sido responsável pelas quase 700 mil vidas de brasileiros perdidas para a Covid-19 por conta de uma gestão desastrosa, recheada de negacionismo e mentiras, o quase genocídio do povo Yanomami, ou os milhões de brasileiros jogados na extrema pobreza, na fome e na insegurança alimentar? Coisa de psicopata!

Assim não, Randolfe

Na semana que passou, o senador Randolfe Rodrigues tomou o celular de um YouTuber que fazia um vídeo questionando as suas posições. Randolfe então fez uma das únicas coisas que não poderia ter feito, tomou-lhe o celular. Ao fazer isso, se assemelhou aquilo que tanto combateu e mostrou desprezo. Questionar e ser questionado faz parte da democracia.

Aumentou o número, mas, e a qualidade?

O Diário Oficial de Pernambuco publicou, neste sábado (4), o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra oficializando o aumento do número de unidades escolares ofertando a modalidade de ensino integral no Estado. Serão 61 novas escolas, totalizando 635 espalhadas por todas as regiões.

Mas não adianta aumentar o número de escolas com a modalidade, se não adequar a infraestrutura das unidades.

Veja o caso da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Rosete Bezerra de Souza, de Iguaracy. 

Em novembro de 2022, a professora e analista educacional, Carol Roma e o professor Márcio Rogério, ambos docentes da escola, denunciaram a situação precária que se encontra. Os relatos são de falta de refeitório, obrigando os alunos a fazerem as refeições no chão do pátio, a falta de climatização, biblioteca e até de sala dos professores.

A medida é boa, mas precisa ser acompanhada de estudo técnico e conversa com cada uma das 61 comunidades escolares que serão migradas para o sistema integral para evitar que aconteça o que aconteceu na EREM Rosete.

O Pajeú volta à Alepe

No dia 1º de fevereiro passado, os 49 deputados estaduais de Pernambuco tomaram posse para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Dentre os empossados, dois representantes das duas maiores cidades do Sertão do Pajeú, José Patriota (PSB), ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e Luciano Duque (Solidariedade), ex-prefeito de Serra Talhada.

No discurso dos dois a promessa em trabalhar para o desenvolvimento do estado e da região, além de trabalhar pelos que mais precisam. Vamos cobrar!

Na Alepe e líder de bancada

O deputado estadual Luciano Duque estará a frente da liderança do Solidariedade na Assembleia Legislativa de Pernambuco neste ano – o primeiro da nova legislatura.

Prometeu se dedicar com afinco a missão e disse que prezar pelo diálogo e equilíbrio.

Quando o certo vira errado

Vereadores de São Miguel do Oeste (SC) cassaram o mandato da vereadora Maria Tereza Capra (PT) por suposta quebra de decoro parlamentar. A votação ocorreu na madrugada deste sábado (4). Foram 10 votos a favor e apenas um contra, o dela própria.

Seu crime? Ter publicado um vídeo em suas redes sociais com a denúncia de uma manifestação de vários participantes com suposto gesto nazista em frente à base do Exército na cidade, em 2 de novembro de 2022.

Os dez vereadores que votaram a favor do impeachment da vereadora mostraram que para eles está tudo bem, fazer saudação nazista, o que não pode é ser petista.

Cuidado com a língua

O presidente Lula (PT), anda com a língua muito solta, até parece que agora faz parte da liturgia do cargo falar o que quiser, sem pensar e sem se preocupar com as ações que as palavras podem causar.

Só em 2024 e com a benção do povo

Nesta sexta-feira (3), o grupo político do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, se reuniu para debater o processo sucessório para 2024.

A reunião definiu três pontos. O primeiro foi que, o processo só será desencadeado em 2024. O segundo ponto, que ficou acertado entre o grupo, é que o processo será coordenado por Anchieta, após escutar a população e lideranças municipais.

Já o terceiro e último ponto que ficou acertado no encontro é que o nome escolhido quando o for dado o start no processo, terá o apoio de todos.

Frase da Semana:

“O Senador Marcos Do Val apresentou, à Polícia Federal, uma quarta versão dos fatos por ele divulgados, todas entre si antagônicas, de modo que se verifica a pertinência e necessidade de diligências para o seu completo esclarecimento, bem como para a apuração dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo”.

Do ministro do STF, Alexandre de Moraes explicando a motivação para abrir investigação contra o senador Marcos do Val.

Outras Notícias

Sertânia edita novo decreto com medidas para conter o avanço da Covid-19

A Prefeitura de Sertânia editou nesta quinta-feira (17) o Decreto nº 047/2020, que trata sobre novas medidas a serem adotadas para conter a propagação do novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito Ângelo Ferreira, as decisões foram tomadas para garantir a saúde da população. O documento, que entrou em vigor hoje, suspende festas […]

A Prefeitura de Sertânia editou nesta quinta-feira (17) o Decreto nº 047/2020, que trata sobre novas medidas a serem adotadas para conter a propagação do novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito Ângelo Ferreira, as decisões foram tomadas para garantir a saúde da população.

O documento, que entrou em vigor hoje, suspende festas de qualquer natureza, música ao vivo em bares, restaurantes e similares, sejam em ambientes fechados ou abertos. As medidas foram tomadas com base na elevada ocupação de leitos no setor de isolamento respiratório do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, bem como na escassez de vagas em UTI nos hospitais de referência para a Covid-19.

A nova publicação define também que permanece em vigor o Decreto Nº 042/2020, que fala sobre a fiscalização para cumprimento dos decretos municipais. Essa averiguação é feita pela Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal, com o apoio da Polícia Militar. 

Confira o que diz o decreto na íntegra:

Art. 1º – Este Decreto dispõe sobre novas medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do Município de Sertânia, para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do coronavírus. 

Art. 2º – Para o enfrentamento da emergência em saúde a que se refere o art. 1º, serão adotadas as seguintes medidas, ficando suspensas:

1)    Atividades de festas de qualquer natureza, música ao vivo em clubes, casas de festas, bares, restaurantes e similares, sejam ambientes fechados ou abertos.

2)    Parques de diversões, assim como brinquedos em áreas públicas.

Art. 3º – Ficam autorizadas vendas de bebidas alcoólicas, para consumo “in loco” em quaisquer estabelecimentos comerciais, com no máximo 10 (dez) mesas e 04 (quatro) cadeiras por mesa, sendo obedecido o distanciamento de no mínimo 1,5 (um metro e meio) entre elas, e o funcionamento será até 00:00h (zero hora), seguindo as normas estabelecidas pelo protocolo do setor.

Art. 4º – Ficam autorizados eventos sociais, tais como: casamentos, formaturas, aniversários e similares, seguindo as normas estabelecidas pelo protocolo do setor, com a duração até 00:00h (zero hora), observada a limitação de 30% da capacidade do ambiente, com até 100 (cem) pessoas no máximo, ficando proibida a utilização de vias, passeios públicos e similares. 

Art. 5º – Ficam autorizadas as atividades esportivas nas quadras e ginásios poliesportivos, além de estádios e campos de futebol, sem a presença de público, seguindo as normas estabelecidas para prevenção da Covid-19. 

Art. 6º – Permanecem suspensas as aulas de forma presencial nas Escolas Municipais, até 31.12.2020.

Art. 7º– Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, permanecendo em vigor o Decreto 042/2020.

Exposição reúne história da maior feira livre de Arcoverde

O Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Britto Cavalcante – Cecora recebe, a partir desta segunda-feira (25), a Exposição Olhares do Cecora, da fotógrafa, blogueira e produtora cultural Amannda Oliveira. “A exposição é fruto do trabalho de seis anos e promete mexer com os sentidos dos seus visitantes, bem como, com a sua memória afetiva. As […]

O Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Britto Cavalcante – Cecora recebe, a partir desta segunda-feira (25), a Exposição Olhares do Cecora, da fotógrafa, blogueira e produtora cultural Amannda Oliveira.

“A exposição é fruto do trabalho de seis anos e promete mexer com os sentidos dos seus visitantes, bem como, com a sua memória afetiva. As imagens retratam a feira e personagens que fazem parte da nossa história tanto quanto o Centro Comercial”; destaca a fotógrafa.

Para Paulo Sérgio, diretor do Cecora e feiras da cidade: “Essa exposição completa o calendário de eventos do Centro de Compras, pensado lá em 2014 por nossa gestão. Com o objetivo de sempre elevarmos o nome desse tão importante local para a cidade de Arcoverde e região. A exposição “Olhares do Cecora” retrata o cotidiano da nossa gente, pessoas fortes e batalhadoras, que vencem um dia por vez. Muitos de nossos feirantes e permissionários estarão retratados através das lentes da fotógrafa apaixonada por este lugar, Amanda Oliveira.”

A abertura da exposição acontece às 10h da manhã em frente à Diretoria do Cecora. A exposição Olhares do Cecora estará aberta ao público até o dia 26 de dezembro e a entrada é gratuita.

Sobre a Exposição: O Cecora foi fundado em maio de 1986. Desde então, são 33 anos fazendo parte da história de milhares de pessoas, sejam daquelas que vendem ou das que precisam comprar.

 A Exposição Olhares do Cecora, nasceu de muitas idas e vindas da fotógrafa Amannda Oliveira, ao Centro Comercial de Arcoverde, uma das feiras mais movimentadas na cidade e que desde sempre encantou pela diversidade de cores, sabores, espaços, cultura, cheiros e história.

Ah! Quantas histórias possui uma feira. Foram 06 anos fotografando o ir e vir das pessoas e ouvindo suas  histórias. Foram essas visitas quase diárias que fizeram com que percebesse a importância de uma feira livre para uma cidade. Ela não é apenas o lugar onde compramos as coisas, mas um lugar de afeto, costumes, encontros e  reencontros.

O Cecora é a casa de muita gente. É na feira que se encontram os amigos para comer tapioca, que se compra o queijo e a manteiga, que se pechincha pelo desconto com Maria, que se come tripa ou bode com cuscuz. Hábitos carregados de afetos e que nos fazem um bem danado.

Previsão indica possibilidade de mais chuvas em região alagada no Sertão do Araripe

O radialista Edson Júnior falou esta manhã ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, sobre a atual situação de Bodocó, no Sertão do Araripe, castigada por fortes chuvas na madrugada entre os dias 12 e 13 deste mês. A cidade é a segunda bacia leiteira do Estado, atrás apenas de Bom Conselho e sofria a […]

O radialista Edson Júnior falou esta manhã ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú, sobre a atual situação de Bodocó, no Sertão do Araripe, castigada por fortes chuvas na madrugada entre os dias 12 e 13 deste mês. A cidade é a segunda bacia leiteira do Estado, atrás apenas de Bom Conselho e sofria a cerca de dez anos com a estiagem.

“Bodocó é uma cidade muito Serrana. Noventa por cento da Serra do Araripe  fica dentro da cidade. Se chover na zona rural, a água escoa pra cá. O maior açude da região, o Lopes II tem 25 milhões de metros cúbicos e está sangrando com todas as comportas abertas. Metade da cidade amanheceu debaixo d’água”, relatou.

São 350 casas inundadas, centenas de famílias desabrigadas, além de locais com acesso impossibilitado a algumas comunidades rurais, além do trecho da PE-545, que liga as cidades de Bodocó e Ouricuri, que foi bloqueado, após a pista ceder. Pessoas estão abrigadas em quadras poliesportivas, Secretarias e até casas de bodocoenses. Muitas pessoas perderam tudo. “O que deveria chover em um mês choveu em oito horas”.

No fim da tarde de ontem a Defesa Civil veio averiguar a situação da primeira ponte ente Bodocó e Ouricuri. A ponte acabou cedendo, deixando a cidade sem contato com outras cidades como Petrolina, Ouricuri e Araripina. “Há impacto econômico também”, diz o radialista.

Ouça o relato do radialista ao programa Primeira Página, da Rádio Pajeú:

Outra notícia indica que a ponte entre Bodocó e Exu estaria com problemas. “Falta manutenção às pontes. O último recapeamento aconteceu há anos. Ainda comentam que as pontes aguentaram muito tempo”, relata.

O município de Trindade, há 40 quilômetros de Araripina também enfrenta dificuldades. “A cidade é muito plana e a água tem dificuldade de escoamento”, relata.

Solidariedade: no momento, a cidade faz campanha para arrecadação de alimentos, roupas, água mineral, produtos de higiene, colchões, dentre outros itens.

A Paróquia de Bodocó está divulgando o número de sua conta para destinar o recurso às famílias desabrigadas:

Paróquia São José

Agência 0899-0

Conta Corrente 8113-2

Banco do Brasil

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu Aviso Hidrometereológico que indica a probabilidade de significativos acúmulos de chuvas com intensidade de moderada a forte na região do sertão para hoje e amanhã.

Mais áreas afetadas no Sertão: relato que chega ao blog indica que no quilômetro 29 da PE 360, entre Ibimirim e Floresta, o riacho cobriu a pista e levou uma parte do asfalto.  Motoristas e moradores estão sem acesso.

Arcoverde: Prefeitura se posiciona sobre não divulgação de gastos no São João

Em nota enviada ao blog na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Arcoverde, se posicionou a respeito de nota divulgada no blog cobrando informações sobre os caches pagos aos 170 artistas previstos e os valores gastos na estrutura durante as festividades do São João no município, de acordo com a Lei 15.818/16 que prevê […]

Em nota enviada ao blog na manhã desta quarta-feira (21), a Prefeitura de Arcoverde, se posicionou a respeito de nota divulgada no blog cobrando informações sobre os caches pagos aos 170 artistas previstos e os valores gastos na estrutura durante as festividades do São João no município, de acordo com a Lei 15.818/16 que prevê a divulgação dos valores gastos com as atrações e estrutura da festa.

A legislação determina que a placa contenha o nome da atração e o valor do cachê, o responsável pela estrutura, iluminação, som e palco, além da origem dos recursos utilizados.

A Prefeitura informou que está atenta à Lei 15.818/16 e esclarece que a produção do material não ocorreu ainda por estar em processo de contratação de algumas atrações, mas que “a partir da próxima sexta-feira (23), essas informações estarão à disposição do público”. Leia abaixo nota na íntegra:

Posicionamento

A Prefeitura de Arcoverde informa que está atenta à Lei 15.818/16, que prevê a explicitação dos gastos com as festividades, e esclarece que a produção do material não ocorreu ainda por ainda estar em processo de contratação de algumas atrações. A partir desta sexta-feira (23/06), essas informações já estarão à disposição do público.

Não viemos negociar, mas defender decisão, diz Arraes em reunião do PT

Do UOL Vestindo uma camiseta com a expressão “meu santo é forte”, a vereadora recifense Marília Arraes (PT) participará nesta sexta-feira (3), em São Paulo, da reunião do diretório nacional do partido em que tentará salvar sua candidatura ao governo de Pernambuco. Na quarta-feira (1º), o partido fechou aliança com o PSB, o que faria […]

Foto: Nathan Lopes/UOL

Do UOL

Vestindo uma camiseta com a expressão “meu santo é forte”, a vereadora recifense Marília Arraes (PT) participará nesta sexta-feira (3), em São Paulo, da reunião do diretório nacional do partido em que tentará salvar sua candidatura ao governo de Pernambuco.

Na quarta-feira (1º), o partido fechou aliança com o PSB, o que faria os petistas abrirem mão da candidatura de Marília. Na noite desta quinta, porém, o diretório estadual do PT aprovou a candidatura da vereadora ao governo do estado, criando uma saia-justa para o partido.

“A gente não está aqui para negociar. Estamos aqui para defender a decisão que a base votou e respaldou no encontro partidário de ontem”, disse Marília ao chegar à reunião do diretório nacional em um hotel no centro de São Paulo. “A gente está aqui para defender a candidatura.” A vereadora ressaltou ainda que o PT “só é do tamanho que é” por causa do diálogo com as bases.

A mensagem na camiseta, segundo ela, mostra uma “realidade”. “Porque, diante de todas as adversidades, a gente conseguiu reanimar a base para ir para a luta. Construímos uma campanha sem grande estrutura, sem máquina, com todo bombardeio e criminalização da política”, disse ela.

Sobre a possibilidade de reverter a decisão da executiva do PT, Marília disse “não trabalhar com futurologia”. “Cada dia na sua agonia”, afirmou ela, se dizendo otimista. “Vamos para o diálogo bom”.

Essa é a primeira vez que Marília encontra a direção do PT depois que o partido fechou apoio ao PSB. Para ela, o que há é uma divergência em relação “à tática”. “Temos muito mais convergências que divergências”, e cita que não houve a formalização da aliança entre os dois partidos.

Na última pesquisa de intenção de voto, do Instituto Datamétrica, Marília aparece tecnicamente empatada com o atual governador, Paulo Câmara (PSB), e Armando Monteiro (PTB).

Marília também negou que possa deixar o PT ou que aceite disputar cargo para deputada federal em caso de uma negativa na reunião desta sexta. “Não entrei no PT para me utilizar da legenda. É o maior partido da esquerda.”

A Executiva do PT está dividida em relação ao caso de Marília. Uma votação será realizada nesta sexta-feira. A expectativa é que a decisão inicial, de tirá-la da disputa, seja confirmada. O caso envolvendo Pernambuco, porém, deve voltar à pauta durante a convenção nacional, marcada para sábado (4), em São Paulo.