Notícias

Coluna do domingão

Por Nill Júnior

Transposição: Temer quer ser ao menos “bom padrasto”

A vinda do presidente Michel Temer a Campina Grande, Monteiro e Sertânia esta semana, para visitar as obras da Transposição e inaugurar o trecho que começou a levar água para Paraíba aconteceu em meio ao debate sobre a paternidade da obra.

Temer ouviu o governador Ricardo Coutinho agradecer publicamente à contribuição de Lula – que concebeu e iniciou a obra em 2017 – e Dilma, que, aos trancos a barrancos deu sequência aos trabalhos.

Disse em seguida que a obra não tem paternidade, considerando que é feita a partir dos impostos do povo brasileiro e nordestino.

Cabem algumas verdades absolutas sobre a obra. A primeira que se pergunta se a obra estaria no atual estágio no governo Dilma, sem discutir aqui legitimidade e respeitando todas as posições. Mergulhada em uma crise econômica e sem conseguir sair dela pela política, havia problemas para tocar a obra. Temer viu a Transposição como chance importante de melhorar a imagem na região Nordeste, que nunca foi boa. Deu ordem para prioriza-la.

Também não é verdade que Temer não queira capitalizar politicamente ou não esteja preocupado com sua paternidade. Quer ser, na pior das hipóteses lembrado como “bom padrasto'”. Aquele que não concebeu ou gerou, mas cuidou bem quando esteve responsável pela criança. Tanto que gravou imagens que vão ao ar em campanha publicitária do Governo Federal nos próximos dias.

Outra certeza é que, nem Temer , nem Dilma, capitalizarão o quanto Lula vai com a chegada da água a cidades do semi-árido. Qualquer pesquisa de opinião identifica no petista o grande responsável pelo projeto. E não tem jeito, concorde o leitor ou não. Não é opinião e sim constatação matemática. A prova dos nove será conferida dia 19, quando visitará a obra. E como Temer, também vai gravar imagens observando os canais. Ao contrário do peemedebista, não pra agora. Para 2018…

Se não fosse essa estrada…

A vinda de Temer e Paulo Câmara a Sertânia pode ter servido para, mais uma vez, mostrar como estão a PE 275, que liga a PE 280 aos canais entre PE e PB, e o trecho entre Sertânia e Cruzeiro do Nordeste, intrafegáveis.

Sabe que folha corta…

O prefeito José Patriota esteve no ato contra a reforma, puxado por Fetape e CUT, porque sabe que o movimento sindical que bate nos socialistas “por cima”, aqui apóia sua gestão. É parte da “militância seletiva” que registramos há dias.

“Guga pagou e a gente prova”

A gestão Ângelo Ferreira apresentou documentos que não deixam margem para comprovar pagamento de shows da Expocose com recursos da FUNASA.

Mata a cobra e…

Extratos mostram que o ex-prefeito Guga transferiu R$ 130 mil da conta do convênio 16296-5, em 23 de julho de 2015, para a conta 5902-1 (FPM). A partir daí, foi iniciado o pagamento de parte dos custos da festa ExpoSertânia, realizada em julho de 2015, inclusive o show de Paula Fernandes. A FUNASA quer o dinheiro de volta.

Modelo e erro de avaliação causaram rompimento

Ainda falta o parecer definitivo, mas engenheiros que avaliaram os danos em Barreiro, que rompeu em Sertânia, vêem duas razões para o acidente: o modelo usado e a não identificação de um pequeno espaço, como um furo, que permitiu um vazamento. Com a parede de terra, a água seguiu a máxima de que por onde passa pingo, passa enxurrada.

Onde anda o bispo Dom Cappio?

O bispo Dom Luis Cappio, da Diocese de Barra, Bahia, que fez greve de fome em 2005 contra a Transposição continua no mesmo lugar. Mais pesado que há 12 anos, ainda exerce bispado na mesma Diocese. Ainda é crítico da Transposição e do que chama de “uso político”, mas sem os mesmos holofotes.

E quem andava com ele?

Parte dos políticos que prestaram solidariedade em apoio à luta de Dom Cappio contra a obra e sua greve de fome estava em Monteiro na última sexta, batendo palmas para a obra , agora chamada “histórica”, e para Temer.

Frase da semana:

“Eu não quero a paternidade desta obra”, de Michel Temer, ao justificar que ninguém pode se declarar pai da Transposição. Essa é da série “ah, tá…”

Outras Notícias

Entregue primeira etapa do novo Hospital de Venturosa

Venturosa recebeu na noite desta quarta-feira (12) a primeira etapa do novo Hospital e Maternidade Justa Maria Bezerra. A solenidade de inauguração aconteceu com limitações de público, buscando manter as medidas de distanciamento social e com as presenças de vereadores, do presidente da Câmara, João Henrique; secretários, do vice-prefeito Iterbo Galindo; do ex-prefeito Ernandes Albuquerque […]

Venturosa recebeu na noite desta quarta-feira (12) a primeira etapa do novo Hospital e Maternidade Justa Maria Bezerra. A solenidade de inauguração aconteceu com limitações de público, buscando manter as medidas de distanciamento social e com as presenças de vereadores, do presidente da Câmara, João Henrique; secretários, do vice-prefeito Iterbo Galindo; do ex-prefeito Ernandes Albuquerque e do deputado estadual Joaquim Lira (PSD). Para o prefeito Eudes Tenório (PL), um sonho que se realiza.

“Sempre tivemos em mente o sonho de construir um hospital a altura de nosso povo e hoje estamos dando mais esse grande passo. Até novembro vamos entregar a segunda etapa e passar a ter um hospital e maternidade completo, com dois blocos cirúrgicos, centro de imagens, e todo o atendimento que um hospital precisa ter para o nosso povo”, afirmou.

Após as bênçãos do pastor Marcelo Araújo da IBMI e do padre Fábio de Lima, vários oradores, a exemplo do Secretário de Saúde, Ademar Bezerra; diretor do Hospital Edgar, se revezaram ao microfone destacando a importância da obra para a saúde e o povo de Venturosa.

Para o vice-prefeito Dr. Iterbo, que por anos atua na unidade de saúde, ver esse projeto se concretizar era um sonho e demonstra que a atual gestão está no caminho certo, sempre com um olhar para quem mais precisa. Na mesma linha o presidente da Câmara, João Henrique, destacou o empenho do prefeito Eudes pelo trabalho em favor da saúde.

O deputado estadual Joaquim Lira lembrou que Venturosa é um exemplo em toda a região do Agreste como modelo não só na saúde, mas na administração pública como um todo.

A primeira etapa do novo hospital de Venturosa, orçada em R$ 517 mil, foi autorizada no final de janeiro e entregue seis meses depois. Também já foi autorizada e iniciada a segunda etapa, no primeiro andar da unidade, com investimentos de mais de R$ 450 mil. Juntamente com a primeira etapa da obra, foi autorizada a aquisição de novos equipamentos de Raio X e um consultório oftalmológico completo que totalizam um investimento total de mais de R$ 1,1 milhão.

Toda a unidade de saúde e o Centro de Imagens, já foi contemplada com investimentos de mais de R$ 547 mil em equipamentos, entre eles: Digitalizador de Imagens Radiográficas, Impressora Dry de Filmes Radiológicos, Endoscópio Flexível, Sistema de Vídeo Endoscopia Flexível, DEA – Desfibrilador Externo Automático, entre outros.

Camaragibe: pré-candidato cobra pagamento à prestadores de serviço da cultura

O pré-candidato Felipe Dantas, fez um apelo à Prefeitura de Camaragibe para efetuação dos pagamentos de pessoas ligadas a atividades culturais que estão sofrendo com atrasos e precisam quitar suas dívidas. Felipe falou após o pronunciamento do Ministério da Saúde que pediu o cancelamento de eventos e pediu que as pessoas ficassem em casa, evitando […]

Foto: Beto Dantas

O pré-candidato Felipe Dantas, fez um apelo à Prefeitura de Camaragibe para efetuação dos pagamentos de pessoas ligadas a atividades culturais que estão sofrendo com atrasos e precisam quitar suas dívidas.

Felipe falou após o pronunciamento do Ministério da Saúde que pediu o cancelamento de eventos e pediu que as pessoas ficassem em casa, evitando o contágio do novo coronavírus que assola o mundo e já fez vítimas fatais no Brasil.

“Devido a essas medidas do Ministério da Saúde é mais um motivo para o município deixar em dia os pagamentos com o pessoal que mexe com eventos, atividades culturais, porque o povo da cultura aqui é muito forte e com tudo com débitos a receber”, disse Felipe.

Com a impossibilidade de promoção de eventos, devido ao coronavírus, profissionais não podem realizar seus trabalhos e ainda não receberam o pagamento por parte da Prefeitura.

Solidariedade: Jaqueira recebe donativos arrecadados em Afogados

O caminhão com as dezessete toneladas de donativos arrecadados em Afogados da Ingazeira chegou no final da tarde de hoje (31) ao município de Jaqueira, na Mata Sul do Estado. O Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, que coordenou a entrega, foi recebido pelo Prefeito do município, Marivaldo Andrade (PT). “Estamos muito emocionados com a generosidade do povo sertanejo. […]

O caminhão com as dezessete toneladas de donativos arrecadados em Afogados da Ingazeira chegou no final da tarde de hoje (31) ao município de Jaqueira, na Mata Sul do Estado.

O Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, que coordenou a entrega, foi recebido pelo Prefeito do município, Marivaldo Andrade (PT). “Estamos muito emocionados com a generosidade do povo sertanejo. Essa é a primeira ajuda que recebemos depois da tragédia,” informou o Prefeito.

Ele gravou um vídeo (em anexo) de agradecimento à população de Afogados e ao Prefeito José Patriota, que idealizou a campanha, levando, inclusive, a experiência para a AMUPE, para que outros municípios pudessem “adotar” municípios atingidos pelas enchentes.

Jaqueira fica na mata sul, a 126 km do Recife, e tem uma população de 12 mil habitantes. Destes, três mil foram diretamente atingidas pelas enchentes. O município conta hoje com cem famílias desabrigadas e mais de 1.400 pessoas desalojadas de suas residências, nas casas de amigos ou parentes.

Ao todo 467 pessoas estão isoladas na zona rural, ilhadas por conta dos alagamentos.

“É gratificante poder ajudar, poder ver no rosto das pessoas o agradecimento. Quero parabenizar todos de Afogados que contribuíram, desde os secretários, servidores, as instituições parceiras, o cidadão e a cidadã comum que tiraram do que tem para ajudar o próximo,” destacou Alessandro Palmeira. Ele está acompanhado do fotógrafo Cláudio Gomes e do Secretário de Cultura e Esportes, Edygar Santos.

A campanha contou com engajamento de vários setores da sociedade. Se somaram à iniciativa a Rádio Pajeú, jovens do ECC da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, Cimpajeú, CDL, dentre outras entidades. A prefeitura entrou com o processo de organização e logística, envolvendo todas as Secretarias.

Modelo do Hospital da Mulher será levado para Sertão e Agreste, promete Paulo Câmara

A celebração do Dia Internacional da Mulher,  nesta terça-feira (08), foi marcada por uma importante notícia para os recifenses: o Hospital da Mulher do Recife será entregue à população no dia 08 de maio, Dia das Mães. A unidade municipal de saúde, que contou com aportes do Tesouro Estadual, foi visitada na manhã de hoje […]

image (3)

A celebração do Dia Internacional da Mulher,  nesta terça-feira (08), foi marcada por uma importante notícia para os recifenses: o Hospital da Mulher do Recife será entregue à população no dia 08 de maio, Dia das Mães. A unidade municipal de saúde, que contou com aportes do Tesouro Estadual, foi visitada na manhã de hoje pelo governador Paulo Câmara, que conferiu todos os detalhes do equipamento ao lado do lado do prefeito Geraldo Julio.

Erguido em uma área de 13 mil metros quadrados às margens da BR-101, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, o empreendimento vai reunir, em um único lugar, atendimento de urgência e emergência 24 horas, centros obstétrico e cirúrgico, UTIs materna e neonatal, clínica ambulatorial, diagnóstico, apoio terapêutico, além de assistência à mulher vítima de violência. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou o compromisso da sua administração de replicar o modelo no Interior do Estado.

“Todos nós sabemos do desafio da saúde pública no Brasil. É uma saúde subfinanciada, onde os Estados e municípios cada vez mais têm que colocar mais recursos para que ela funcione adequadamente. Fico muito satisfeito e tenho aqui, nesse exemplo do Hospital da Mulher do Recife, a crença que é importante levar equipamentos como esse tanto para o Sertão quanto para o Agreste pernambucano”, ressaltou Paulo.

Por meio de convênio, o Governo de Pernambuco repassou R$ 28 milhões à gestão municipal para a conclusão das obras do Hospital da Mulher do Recife. O recurso também está sendo aplicado na compra de equipamentos para a unidade. O valor total da empreendimento é de R$ 114 milhões.

Dr. Pedro e Marquinhos promovem arrastão no bairro da COHAB em Iguaracy

Nesta quarta-feira (25), a coligação “O Trabalho Continua!” vai realizar um arrastão no bairro da COHAB  em Iguaracy. A concentração está marcada para às 18h na Rua Quatro. Os candidatos a prefeito Dr. Pedro Alves e seu vice Marquinhos Melo, do PSDB, contam com a presença de todos os moradores para fazer desse evento um […]

Nesta quarta-feira (25), a coligação “O Trabalho Continua!” vai realizar um arrastão no bairro da COHAB  em Iguaracy. A concentração está marcada para às 18h na Rua Quatro.

Os candidatos a prefeito Dr. Pedro Alves e seu vice Marquinhos Melo, do PSDB, contam com a presença de todos os moradores para fazer desse evento um sucesso. Além deles, estarão presentes candidatos a vereador, o atual prefeito Zeinha Torres (PSDB) e diversas lideranças políticas que apoiam a coligação.

“Vista sua camisa azul ou amarela, mostrando união e força em prol de um futuro sempre melhor. Com Dr. Pedro e Marquinhos, o objetivo é caminhar juntos rumo à vitória”, diz em nota a assessoria de comunicação.