Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Coluna do Domingão

Publicado em Notícias por em 14 de março de 2021

Procura por leitos de UTI aumentou muito em 15 dias, diz Gerente da XI Geres

A ocupação de leitos por Covid-19 no Hospital Agamenon Magalhães mantém-se em 100%.

Já o Hospital Eduardo Campos, com 50 leitos de UTI e dez leitos de enfermaria, tem 40 ocupados, ou 80%.

A informação foi confirmada pela Gerente Regional de Saúde, Karla Milena, falando à Revista da Cultura.

Segundo Karla, houve aumento de 5,5% no número de casos graves, de SRAG, na região da XI Gerência Regional de Saúde. Ainda de 19% nos 15 dias.

Ela destacou o aumento da procura por leitos de UTI como também por leitos de enfermaria. “Os leitos clínicos de retaguarda de alguns municípios já se encontram com muitos pacientes como Serra Talhada, Floresta e São José do Belmonte”.

Este reafirma que esse aumento muito provavelmente tem relação com a circulação de nova variante do virus. “Mas não podemos afirmar qual variante. Isso ainda está em análise. Tão logo haja a confirmação será divulgado pela autoridade sanitária estadual”.

Quanto à chegada de novas vacinas, há expectativa de chegada pelo Ministério da Saúde de lotes semanais de doses para estados e municípios.

“O momento é crítico, delicado, assustador. Todos os cidadãos tem que colaborar e fazer a sua parte, usando máscara corretamente, lavando as mãos, usando alcool e mantendo o distanciamento”.

Fiapo de carreira

O vereador Antônio Ferreira,  o Fiapo,  de Sertânia,  iniciou o movimento pela independência da União dos Vereadores de Pernambuco,  UVP, contra Léo do Ar, o candidato de Josinaldo Barbosa.  Fez o discurso,  criticou, bateu, reivindicou o direito de disputar a presidência e, saiu do páreo para apoiar Léo do Ar.

Soletrando

O Primeiro Secretário da Câmara de Tabira, Pipi da Verdura,  não lê ordem do dia ou requerimentos da Casa.  Por dificuldade na leitura,  passa o serviço para uma servidora chamada Ivoneide. Mas também não escuta o que ela lê,  como no requerimento de Socorro Veras cobrando providências no combate à pandemia. Soube depois.

Bombeiro

Paulo Ziulkoski foi eleito presidente da CNM. Mas divergências na montagem da chapa e uma confusão sem fim de um encaminhamento que parecia óbvio quase põe a entidade no colo de José Patriota, que agiu como bombeiro e recusou a presidência para apagar o fogo.  Não foi porque não quis.

Delay

Só agora a prefeita Nicinha de Dinca (Tabira) lançou o Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19.  Antes tarde do que nunca. Atraso até na justificativa,  de declaração de pandemia da OMS de março de 2020. Copiou colou agradece…

“Pega Ar”

Zé Raimundo tem aparentemente mais votos no Pajeú.  As exceções,  dos que apoiam Léo do Ar são os presidentes de Afogados,  Rubinho do São João,  de Tabira, Djalma das Almofadas e de Solidão, Adriana de Lima.

Lockpaulo

A coluna FalaPE apurou que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março. O anúncio seria feito pelo mandatário já nesta segunda (15). O formato é o mesmo do ano passado: fechar tudo e restringir ao máximo a circulação de pessoas, mantendo aberto e funcionando apenas os serviços essenciais. A conferir.

Hoje eu vou

Discreto, o marido de Márcia Conrado, Breno Araújo,  acompanhou pela primeira vez a esposa e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) em sua agenda de entrevistas à Revista da Cultura e TV Farol. Cirurgião dentista renomado,  costuma participar da vida política da esposa nos bastidores.

Frase da semana: Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história.

Do ex-presidente Lula sobre as condenações de Moro e Dallagnol na Lava Jato,  anuladas por Edson Fachin.

Deixar um Comentário