Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Coluna do Domingão

Publicado em Notícias por em 14 de junho de 2020

Retomada das atividades: o que os prefeitos cobraram à Câmara

Muito aguardada, aconteceu ontem a reunião do governador Paulo Câmara com prefeitos do Sertão do Estado. A expectativa era grande porque dois dias antes, o plano de atividades de quatro regiões foi adiado por mais uma semana. Mas, ao contrário,  a região teve liberação para retomada gradual.

A partir de amanhã, lojas de varejo com até 200 metros quadrados, das 9h às 18h, salões de beleza e estética,  treinos de futebol profissional, comércio, aluguel e vistoria de veículos.

Os demais estabelecimentos, como restaurantes, bares, academias, clubes vão ter que esperar mais um pouco segundo as autoridades.

Sobre as aulas, o governador Paulo Câmara  informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios para analisar quando haverá o retorno, com planejamento e data.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) se reuniu neste sábado, 13/06,  com o governador Paulo Câmara.

Desta vez, os gestores de todo o Sertão do Estado, que compreendem as Macrorregiões 3 e 4 de saúde, puderam debater com o Estado a regionalização do plano de convivência.

O governador Paulo Câmara  informou que a Secretaria de Educação vai começar as reuniões com os municípios, para analisar quando haverá o retorno das aulas, com planejamento e data. Além da entrega, em breve, dos hospitais de campanha no Sertão.

Segundo o secretário de Saúde, André Longo, os Hospitais de Campanha de Serra Talhada e Petrolina vão começar a funcionar em 10 dias. O de Serra, por exemplo vive um imbróglio por conta, pasmem,da escolha de um diretor.

No encontro,  alguns dos cerca de 55 prefeitos e secretários trataram de solicitações específicas.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque pediu um “olhar especial” à reabertura da feira de animais, um arranjo produtivo local de Serra, além da situação dos mototaxistas da cidade.

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, pediu atenção quanto à disponibilização de leitos na região. O Governador Paulo Câmara anunciou, em 10 dias, a abertura de mais 10 leitos no Hospital Santa Maria. A cidade tem recebido pacientes de todo o Sertão,  como no exemplo de um paciente grave de Ingazeira essa semana.

Em Cabrobó, o prefeito Marcílio Rodrigues, pediu reforço policial. A gestora Jane Souza, de Petrolândia, mostrou dúvidas a respeito dos protocolos da reabertura do comércio.

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota questionou o Estado acerca da abertura de templos religiosos e, principalmente, sobre a situação do Transporte Intermunicipal, as lotações .

O Secretário de Saúde de São José do Egito,  Paulo Jucá sugeriu um protocolo para as academias com menor ocupação e orientação de personais trainners, fazendo a atividade mais individual e menos coletiva.

Já em Arcoverde, a prefeita Madalena Britto pediu a instalação de salas de hemodiálise, visto que alguns pacientes com coronavírus precisam desse tratamento. A cidade também recebe pacientes de toda a região.

O governador Paulo Câmara prometeu estudar a questão da feira livre de animais e a questão dos mototaxistas para recomeçar essa operação.

Na questão da abertura de templos religiosos, disse estar fechando um protocolo junto às igrejas.

Já sobre transporte intermunicipal, disse haver construção de protocolo, mas sinalizou que a situação é preocupante, principalmente nas cidades fronteiriças, o que dificulta retomada a curto prazo.

O maior medo é de que após a volta, haja aumento de casos e necessidade de novas medidas restritivas, o que seria terrível.  Para isso, governos, comércio e população precisam fazer seguir rigorosamente os protocolos. Ninguém quer ver esse vai e volta…

Longe da fita …

Ações e obras inacabadas em Serra Talhada deverão dominar o debate eleitoral. Num rápido levantamento, Aeroporto, reforma do Pereirão, SAMU, sede dos bombeiros,  Hospital do Sertão e agora o de Campanha, aguardando diretor pra funcionar. Tem pra todo lado.

Você ouviu?

Áudios de Zé Negão criticando a história do “super concurso” que José Patriota disse que faria “sendo travado na pandemia” correram trecho nas redes. No mais forte, diz que o gestor “subestima a inteligência do povo”, que a fala “serviu de chacota” e emendou: “é um fela da p…, picareta, imbecil”.

Fechou…

Em Ingazeira, o empresário Luciano Moreira será o candidato da oposição, com o vereador Admilson Veras na vice. Mário Viana, que fala terça à Rádio Pajeú,  deve anunciar apoio à dupla.

e virou vidraça …

Governistas criticaram postagens do empresário nas redes sociais relacionando o combate à Covid-19 com a campanha eleitoral.  “Contra a Covid-19, juntos PODEMOS mais”. PODEMOS é a legenda do candidato.

Fim do mistério 

Está pré-agendado para 1 de julho o fim de um dos mistérios da politica de Pernambuco: Madalena Britto anunciará seu nome para enfrentar Zeca Cavalcanti e Eduíno Brito. São cotados  Cybele Roa e Israel Rubis,. Mas pode aparecer outro “salvador da pátria”.

Novo normal

A eleição deste ano será virtual. Mesmo que haja adiamento, não haverá ambiente para super comícios. A compra de votos pode cair de volume com o medo da pandemia ? Até agora,  datas mantidas: dia 4 de julho acaba mídia institucional municipal. De 20/7 a 5/8, convenções.

Apaga, não apaga…

O prefeito Sebastião Dias assinou dia 9 um decreto mantendo por 15 dias as medidas restritivas na cidade. Com a flexibilização do Governo do Estado, sinalizou que  autorizaria a reabertura do que estava previsto para amanhã. Só horários de funcionamento seriam mantidos. Mas reavaliou e manterá o tranca-rua.

Frase da semana:

“[Se] Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar”.

Do presidente Jair Bolsonaro,  em fala criticada por governadores. O presidente que que se mostre “se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não”.

Deixar um Comentário