Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Codevasf apoia implantação de mercado para produção familiar orgânica em Petrolina

Publicado em Sem categoria por em 5 de maio de 2014

cultivo-organico-hortalicas-agricultura-organica

Petrolina ganhará em breve o seu primeiro Mercado dos Produtores Orgânicos do Vale. A iniciativa é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) com a prefeitura municipal, o Ministério Público estadual, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Embrapa e a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco, formalizada neste ano.

A prefeitura doará a área para a construção do mercado, que ficará nas proximidades do parque municipal Josefa Coelho, na área central do município. Na primeira etapa, um investimento de R$ 250 mil do Orçamento Geral da União destinado por meio de emenda parlamentar à Codevasf, será construída parte da estrutura física do mercado, na qual já será possível a comercialização dos produtos. A licitação desta primeira etapa está perto de ser iniciada. Todo o projeto incluirá um total de quatro etapas, com investimento previsto de R$ 1 milhão.

Com a ajuda da Codevasf e dos parceiros do projeto, a associação conseguiu criar em 2012 uma feirinha de produtos orgânicos na feira da Areia Branca, a principal da cidade. O espaço comercializa, todos os domingos, das 5h às 8h, frutas, legumes e hortaliças em pequena escala.

Com a implantação do Mercado dos Produtores Orgânicos do Vale, que será o primeiro do Nordeste e o segundo no país, a tendência será de crescimento no número de produtos comercializados e de consumidores interessados na produção orgânica da região. Segundo o chefe da Unidade de Gestão de Empreendimentos da Gerência de Irrigação da Codevasf em Petrolina, Osnan Ferreira, o primeiro mercado orgânico nacional está localizado em Curitiba, no Paraná, que é também o estado que conta com o maior número de produtores orgânicos do Brasil.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: