Ciro Gomes contesta reeleição de Elmano e diz ter sido “roubado” no Ceará

Ciro Gomes (PSDB) contestou nesta terça-feira (6) a reeleição de Elmano de Freitas (PT) no Ceará, afirmou ter se sentido “roubado” e disse ter concordado com uma reclamação à Justiça Eleitoral. O petista foi reeleito no primeiro turno com 53,19% dos votos válidos.
A manifestação foi feita dois dias depois da eleição, por meio de um texto divulgado nas redes sociais. Ciro havia permanecido sem pronunciamento público sobre o resultado desde o encerramento da apuração de domingo (4).
Com 100% das urnas contabilizadas, Elmano recebeu 2.875.573 votos. Ciro obteve 2.498.891, equivalentes a 46,22% dos votos válidos. A diferença foi de 376.682 votos.
No manifesto, o tucano disse não reconhecer a vitória do adversário e fez acusações de corrupção, fraude e interferência judicial no processo eleitoral. As afirmações foram apresentadas por Ciro sem provas de fraude na votação.
“Meu sentimento, pela primeira vez na vida, é de que fomos roubados”, afirmou.
Ciro informou que, após consultar o departamento jurídico de sua campanha, concordou com a apresentação de uma reclamação à Justiça. A manifestação divulgada pelo ex-governador não detalha qual medida será adotada nem informa se alguma ação já foi formalmente protocolada.
Parte das críticas de Ciro é direcionada ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), por uma decisão relacionada à propaganda eleitoral de Elmano nos últimos dias antes da votação.
Toffoli havia determinado o acréscimo de 30 segundos às inserções da coligação do governador. Como o tempo adicional não foi exibido pelas emissoras entre 24 de setembro e 1º de outubro, o ministro determinou que a compensação ocorresse nos dias 2 e 3 de outubro, após o encerramento do período regular do horário eleitoral gratuito.
A campanha de Ciro contestou a medida e apresentou recurso. No manifesto, o tucano atribuiu à decisão influência sobre o resultado da eleição e afirmou que mais de 900 inserções teriam sido exibidas nesse período. A quantidade mencionada por ele faz parte de sua argumentação.
O ex-governador também retomou críticas feitas durante a campanha à administração estadual, citando áreas como segurança pública, educação, saúde, pobreza e situação fiscal do Ceará. As avaliações e os números apresentados no manifesto são de responsabilidade de Ciro.
Procurada pelo UOL após a divulgação do documento, a assessoria de Elmano informou que não comentaria a manifestação.
Elmano foi oficialmente declarado reeleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda no primeiro turno e exercerá um novo mandato à frente do Governo do Ceará a partir de 2027.
Fonte: Blog do Mário Flávio
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr




Enquanto comemorava a recondução ao cargo por aclamação para o próximo biênio 2023-2024, durante o Congresso Estadual que aconteceu no município de Araripina, Léo do Ar viu mais uma reviravolta.


O Grupo das Oposições em Pernambuco, realiza, no próximo sábado (03/03), em Caruaru, o terceiro ato político debatendo as estratégias do bloco, depois de Recife e Petrolina.


Os quatro candidatos à Prefeitura de Serra Talhada firmaram compromisso com a pauta da indústria, comércio e serviços de Serra Talhada.












Você precisa fazer login para comentar.