Ciclismo: abertas inscrições para a Rota da Transposição, em Sertânia
Por Nill Júnior
Pioneira na prática do ciclismo no Moxotó pernambucano, Sertânia sempre teve participação efetiva nos eventos realizados na região. Agora, o município sertanejo vai realizar o seu primeiro encontro de ciclistas que reunirá participantes das mais diversas regiões de Pernambuco, bem como de municípios da região do cariri paraibano.
A Rota da Transposição, I Encontro de Ciclistas em Sertânia, já está com inscrições abertas, organizada pelo Pedala 1000 com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento acontecerá no dia 29 de maio de 2022 dentro da programação alusiva aos 149 anos de Emancipação Política da cidade.
Com 42 quilômetros de extensão, o percurso foi traçado para receber ciclistas experientes e iniciantes, e passará por trechos do canal da transposição do Rio São Francisco, barragens, estradões e trilhas oferecendo uma experiência única ao participante. A inscrição custa R$ 60,00 (sessenta reais) e dará direito a um kit composto por camisa, mochila e touca.
Além do kit, o participante da Rota da Transposição terá a sua disposição uma estrutura com stands para recepção dos atletas, entrega dos kits e comercialização de artigos de ciclismos, além de quatro pontos de hidratação, apoio mecânico, e apoio médico, café da manhã e almoço. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser feita clicando aqui. Mais informações através do número (87) 9-9161-3724.
Do Iguaracy News A gerente regional da X GERES, Mary Delanea, apresentou ontem em Cartagena na Colômbia, o trabalho aprovado na 10ª TEPHINET Conferência Científica das Américas do Sul, com O título: Perfil Epidemiológico da Síndrome Congênita da Zika na X Regional de Saúde do Estado de Pernambuco, Novembro de 2015 a Setembro de 2017. […]
A gerente regional da X GERES, Mary Delanea, apresentou ontem em Cartagena na Colômbia, o trabalho aprovado na 10ª TEPHINET Conferência Científica das Américas do Sul, com O título: Perfil Epidemiológico da Síndrome Congênita da Zika na X Regional de Saúde do Estado de Pernambuco, Novembro de 2015 a Setembro de 2017.
O trabalho buscou ajudar a X Regional a entender, como se deu o processo epidemiológico da doença em seus municípios, a fim de ajudar nas tomadas de decisões e nas ações, tanto com relação ao Zika vírus (nos trabalhos de prevenção), como para com as crianças e famílias afetadas.
O trabalho é de autoria das servidoras da X Regional de Saúde: Niely Rosana – Biomédica, Mary Delanea – Gerente da X GERES, e Clarissa Siqueira- Apoiadora da Microcefalia.
O ex-secretário de Educação de São José do Egito, Henrique Marinho, comemorou os resultados obtidos no IDEB pelo município. As metas foram superadas e o município conseguiu o melhor resultado de sua história. “Uma andorinha só não faz verão. Este é um ditado antigo, mas muito verdadeiro. Conseguimos formar uma equipe harmoniosa e unida, não […]
O ex-secretário de Educação de São José do Egito, Henrique Marinho, comemorou os resultados obtidos no IDEB pelo município.
As metas foram superadas e o município conseguiu o melhor resultado de sua história.
“Uma andorinha só não faz verão. Este é um ditado antigo, mas muito verdadeiro. Conseguimos formar uma equipe harmoniosa e unida, não fosse o empenho e a dedicação de um time engajado e, principalmente, dos professores que estão na linha de frente, esse resultado não sairia”, disse.
“São José alcança a meta projetada para 2021 e esse resultado não é meu. É de uma equipe que veste a camisa e que faz o trabalho acontecer. Obrigado a todos que fazem a educação do município”, completou.
O empresário Mário Bernardo Garnero, à frente do grupo BrasilInvest, está organizando um jantar que visa reunir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O evento está agendado para o dia 17 de fevereiro, no famoso resort Mar-a-Lago, localizado na Flórida. Garnero já demonstrou habilidade em promover […]
O empresário Mário Bernardo Garnero, à frente do grupo BrasilInvest, está organizando um jantar que visa reunir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O evento está agendado para o dia 17 de fevereiro, no famoso resort Mar-a-Lago, localizado na Flórida. Garnero já demonstrou habilidade em promover encontros entre líderes brasileiros e norte-americanos.
Ele foi responsável por aproximar Lula do ex-presidente George W. Bush e também organizou um encontro entre Bolsonaro e Trump em 2020, evidenciando sua influência nas relações bilaterais.
O jantar ocorre em um contexto delicado, marcado por tensões relacionadas a tarifas sobre produtos importados. Lula já declarou que, caso Trump decida impor taxas sobre produtos brasileiros, o Brasil retaliará com tarifas sobre mercadorias dos Estados Unidos, acirrando o clima entre os dois países.
O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou um voto de pesar pelo falecimento do deputado estadual José Patriota, ocorrido nesta terça-feira (17). O conselheiro Ranilson Ramos, autor da homenagem, destacou a trajetória de Patriota, que atuou na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), foi prefeito de Afogados da […]
O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou um voto de pesar pelo falecimento do deputado estadual José Patriota, ocorrido nesta terça-feira (17).
O conselheiro Ranilson Ramos, autor da homenagem, destacou a trajetória de Patriota, que atuou na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe), foi prefeito de Afogados da Ingazeira por duas ocasiões, Secretário Estadual de Articulação Regional, e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos, até chegar ao cargo de deputado estadual.
Ranilson ressaltou ainda a força de José Patriota na defesa do municipalismo. “O Sertão do Pajeú perdeu sua mais importante liderança política”, comentou.
O voto recebeu o apoio de todos os demais conselheiros presentes à sessão nesta quarta-feira (18).
“Era uma referência de alguém que sabia lidar tanto com o homem mais humilde, quanto com o presidente, além de ter uma enorme capacidade de articulação”, disse o conselheiro Rodrigo Novaes.
“Tinha uma grande capacidade resolutiva. Com isso, sempre procurava o Tribunal para tratar dos problemas que afligiam os municípios”, comentou Marcos Loreto.
O conselheiro Dirceu Rodolfo lamentou “a perda de uma liderança de trato sincero e capacidade de articulação pouco vista”.
O conselheiro Eduardo Porto definiu Patriota como “uma pessoa de grande conhecimento e visão de mundo, que escutava todos os lados, e andava em todos os rincões do estado”.
“É fácil, no Brasil, ser defensor do federalismo. Difícil é botar a pauta do municipalismo debaixo do braço, ir para Brasília lutar para que o municípios tenham respeito nessa federação tão complexa como a brasileira”, disse o conselheiro Carlos Neves, que presidiu a sessão interinamente.
“O Conselho, representando todos que fazem parte deste Tribunal de Contas, faz este registro de pesar”, concluiu Neves.
Novos tempos, ou há muito o que avançar? A semana foi de um país paralisado, acompanhando as prisões de Anthony Garotinho por crime eleitoral e uso da máquina e de Sérgio Cabral, por envolvimento na Lava Jato. Dois ex-governadores de um dos maiores estados do país atrás das grades, passando, mesmo que horas, como Garotinho, […]
A semana foi de um país paralisado, acompanhando as prisões de Anthony Garotinho por crime eleitoral e uso da máquina e de Sérgio Cabral, por envolvimento na Lava Jato. Dois ex-governadores de um dos maiores estados do país atrás das grades, passando, mesmo que horas, como Garotinho, ou dias, como o segundo, no famigerado Bangu, Presídio conhecido por abrigar a nata do submundo do crime. Exageros ou debates técnico-jurídicos a parte, não são poucos os que dizem que o país está mudando.
Certamente, há um movimento de moralidade crescente no país, com suas virtudes e defeitos, decisões passionais, políticas e acertos à luz da lei. Mas não esqueçamos que ainda estamos vendo a exceção à regra. Basta olhar para nosso próprio torrão. Aqui, uma decisão de primeira instância, muitas vezes com embasamento legal pleno perde força para manobras e interpretações de Desembargadores ou colegiados.
Há falta de confiança da população plena nas decisões dos senhores de toga do Supremo. Nos bastidores, ouvem-se as histórias mais absurdas de como se alterar uma decisão muitas vezes irrecorrível. Órgãos de controle como o TCE também não escapam. É comum ver a mudança de opinião radical no mesmo parecer, dando a impressão de que vale a pena causar dolo ao erário, que uma hora alguém vai ceder e reformar a decisão antagonicamente. Assim, ver Cabral e Garotinho presos é um bom sopro de quem espera a chegada do verdadeiro vendaval…
De novo, Agenor ?
Em Serra Talhada, o presidente da Câmara Agenor Melo mais uma vez é questionado por suposta manobra, dessa vez na defesa de Carlos Evandro, que luta para reverter um parecer do TCE que imputa falhas graves à sua gestão de 2007. Foi dele o comunicado de que as contas não seriam levadas à votação. Melo não liga para opinião pública. Já peitou a população no caso do fim do recesso, quando também pôs o projeto de Marcos Oliveira embaixo do tapete. E só recuou do aumento dos parlamentares porque os colegas – e não a população – cobraram um recuo pelas críticas em período eleitoral. Também não se preocupa com as pancadas da imprensa. Com votos pra chamar de seus na manutenção de seus mandatos, segue o jogo, avisando antes o placar.
Mas não está só
A ausência de meio mundo da votação das contas de Carlos Evandro a uma semana mostra que o vereador Agenor não está só. Nem pisaram lá Gilson Pereira (PROS), Vera Gama (PHS), Dedinha Inácio (PR), Leirson Magalhães (PSB), Márcio Oliveira (PSD) e Edmundo Gaia (PSD). Só o penúltimo disse que chegou atrasado. Caso realmente tenham coragem de peitar o parecer do Tribunal, vão ter que buscar uma excepcional argumentação técnica. Mas não se enganem: tem massa de acordão indo pro forno.
Cadê o fiscaliza ?
Entre os vereadores e a própria opinião pública, o sentimento é de que, ao contrário do Acorda Serra Talhada, o Fiscaliza Afogados vem perdendo força. Alguns membros recuaram por comodismo, outros alegando pressão. De um jeito ou de outro, falta uma pauta de discussão permanente com vereadores, MP e outros órgãos sobre subsídios, LOA, Regimento Interno, frequência, aproximação com a comunidade. Hoje, poucos ainda participam dos debates e aquele 20 de outubro ficou no passado. Uma pena.
O que o esgoto tem
Que falta educação a parte da comunidade afogadense, não há dúvida. Mas o que revelaram imagens da Secretaria de Infraestrutura do que trabalhadores encontraram no esgoto do Bairro Costa vai além disso. Nada mais nada menos que umas 40 peças de roupas, predominantemente calças velhas entupiam o esgoto da área, gerando reclamações à Rádio Pajeú e trabalho para o incansável Silvano Brito e equipe.
Última pá de cal
O último ato do fim da Transertaneja FM foi registrado ontem por volta das 11h da manhã. Entrou no ar via satélite a Rede Brasil, da Assembleia de Deus, no prefixo 96,7 MHZ. A programação gospel vai ao ar 24 horas por dia. Por outro lado, funcionários da antiga Trans já teriam recebido todos os direitos trabalhistas. Também tomaram rumo: Dionneys Rodrigues, Welligtânia e Wellington Rocha estão na Afogados FM. Erivânia Barros se dedica ao curso de Psicologia e à família em um período sabático.
Mudança
Depois de enfrentar algumas quedas e instabilidades na página, principalmente quando tratávamos de temas que geravam grande audiência, como nas pesquisas no período eleitoral, por exemplo, o blog resolveu migrar de servidor, em parceria com a empresa E-Consulters, conhecida por abrigar blogs e sites entre os melhores do país.
Quem vai abrir?
A se levar em conta as palavras de parte dos postulantes à Presidência da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, a dúvida é saber, como em outros processos, quem vai abrir pra quem. No momento são cinco postulantes: Raimundo Lima, Rubinho, Daniel, Augusto e Frankilin. Perguntado se estava para votar e ser votado, um disse que a segunda opção. Outro, que está para uma coisa ou para outra, mas não acredita na intervenção do executivo. Ainda há os que invocam experiência, votação ou história na Frente. E quatro tem que sair do páreo para um.
Transição, porque choras ?
Cidades onde a campanha acirrada ainda não favoreceu a transição que está emperrada : Flores, Sertânia, Tuparetama (deve começar dia 3) e Calumbi. Cidades onde a transição é republicana: Iguaracy, Brejinho, Solidão, Carnaíba (há controvérsias) e Ingazeira. Municípios onde há transição, mas com resquícios do processo eleitoral e troca de farpas: São José do Egito e Tuparetama. Cidades onde o prefeito entrega e pega o bastão: Serra Talhada, Afogados, Santa Cruz da Baixa Verde e Tabira. Nessas últimas, se houver queixas, é do espelho.
Frase da semana: “Pressão comigo não funciona”. DeJosé Patriota, Prefeito de Afogados, em seu aviso aos navegantes, sobre a luta por espaço no primeiro, segundo e terceiro escalões do seu segundo governo por medalhões da política que subiram em seu largo palanque.
Você precisa fazer login para comentar.