Notícias

Chegam ao Brasil as primeiras doses da vacina contra a dengue

Por André Luis

Ministério da Saúde divulga nos próximos dias critérios acordados com estados e municípios para regiões e faixa etária da vacinação

Chegou ao Brasil neste sábado (20) a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo SUS. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda sem cobrança ao Ministério da Saúde. Uma segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro. 

Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses – que, de acordo com a previsão informada pela empresa, serão entregues ao longo do ano, até novembro.

Diante da capacidade limitada de fabricação de doses da vacina, cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas em 2024, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses.

A remessa recebida neste sábado irá passar pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa, em seguida sendo enviada para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O Ministério da Saúde solicitou prioridade nestas etapas e a previsão é que todo o desembaraço seja concluído ao longo da próxima semana.

O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios – os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da OMS.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

A lista dos municípios e a estratégia de vacinação serão informadas pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou pela incorporação.

Outras Notícias

Festa de Setembro em Serra: sai Caninana, entra Dorgival Dantas dia 7

O Gerente de Comunicação Social da Prefeitura de Sera Talhada Divonaldo Barbosa, confirmou em nota que houve uma alteração na programação da Festa de Setembro 2015. Segundo a nota, “a mudança se deu por questões logísticas, todavia, mantendo a qualidade na grade anunciada hoje pela manhã”. Ele destaca que  a mudança ocorrida era esperada, tendo sido concretizada há […]

noticia_10436

O Gerente de Comunicação Social da Prefeitura de Sera Talhada Divonaldo Barbosa, confirmou em nota que houve uma alteração na programação da Festa de Setembro 2015.

Segundo a nota, “a mudança se deu por questões logísticas, todavia, mantendo a qualidade na grade anunciada hoje pela manhã”.

Ele destaca que  a mudança ocorrida era esperada, tendo sido concretizada há pouco. Nesse sentido, na programação do dia  07 sai Caninana, entrando no lugar Dorgival Dantas.

“Asseguramos que essa será a programação definitiva do Pátio de Eventos”, garante. Assim, a programação definitiva será a seguinte:

Sexta, dia 04 de setembro: Nando, Geninho Batalha e Aviões do Forró

Sábado, dia  05 de setembro:  Banda Vizzu, Gleidson e Henrickey e Pablo

Domingo, dia 06 de setembro :  Fábio Diniz, Jonh Geração e Forró das Antigas

E segunda, dia 07 de setembro:  Keneddy Brasil, Dorgival Dantas  e Henrique & Juliano.

Afogados: Prefeitura promoveu oficina de produção de conteúdo para redes sociais

A oficina aconteceu nesta quarta (04), no auditório da secretaria municipal de educação, tendo como público empreendedores Afogadenses dos mais diversos segmentos econômicos. Os conteúdos foram ministrados por Mateus Lima, consultor do SEBRAE e especialista em marketing digital. A oficina foi ministrada numa parceria firmada pela Prefeitura com o Sebrae e a Secretaria Estadual de […]

A oficina aconteceu nesta quarta (04), no auditório da secretaria municipal de educação, tendo como público empreendedores Afogadenses dos mais diversos segmentos econômicos. Os conteúdos foram ministrados por Mateus Lima, consultor do SEBRAE e especialista em marketing digital. A oficina foi ministrada numa parceria firmada pela Prefeitura com o Sebrae e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

“Ampliando nossa oferta de qualificação profissional, iremos promover, até o mês de abril, diversos cursos e oficinas nas áreas de marketing digital, atendimento ao cliente, técnicas de vendas, business model, dentre outros,” destacou Ney Quidute, Secretário de administração e desenvolvimento econômico de Afogados.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a secretaria através do telefone/zap: (87) 9.9978-1331.

Denúncia anônima ao MP gera investigação sobre São João na gestão Sandrinho

Episódio do brinde com a cara de prefeito e apresentadores enaltecendo gestão geraram denúncia.  Gestão nega promoção pessoal  O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil para investigar se a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, direcionou recursos públicos para promoção pessoal e política do prefeito Sandrinho Palmeira, durante o São […]

Episódio do brinde com a cara de prefeito e apresentadores enaltecendo gestão geraram denúncia.  Gestão nega promoção pessoal 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito civil para investigar se a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, direcionou recursos públicos para promoção pessoal e política do prefeito Sandrinho Palmeira, durante o São João. A gestão municipal nega irregularidades. A notícia é do Diário de Pernambuco. 

A investigação foi aberta pela 1ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira, do MPPE, na última quinta-feira (19). A origem do inquérito é uma denúncia anônima sobre o Arraial do Bairro São Francisco, realizado no dia 9 de junho, que gerou polêmica no município.

Na ocasião, vídeos de apresentadores do evento enaltecendo a gestão de Sandrinho Palmeira repercutiram nas redes sociais. O público também teria recebido brindes, compostos por um desenho impresso com a imagem do prefeito e o número de seu partido.

Na portaria de instauração do inquérito, o promotor Witalo Rodrigo de Lemos Vasconcelos diz que irá oficiar a prefeitura de Afogados da Ingazeira para a entrega de cópia integral do procedimento administrativo referente à organização e execução do evento. O prazo é de 20 dias úteis.

 O que disse a prefeitura 

Por meio de nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira negou ter distribuído brindes ao público durante o projeto “Arraial do Meu Bairro”. Segundo a gestão municipal, o material é oriundo da iniciativa individual de uma munícipe, que encomendou uma arte em xilogravura para presentear o prefeito, com recursos próprios.

“O que houve foi a iniciativa individual de uma cidadã, que encomendou uma arte em xilogravura para presentear o Prefeito, numa iniciativa individual, absolutamente pessoal, custeada do seu próprio bolso, sem nenhuma utilização de recurso público como, de forma enganosa, tenta aludir a matéria publicada em alguns blogs locais, de claro viés oposicionista”, diz a nota.

Palanques de Miguel, Márcia e Luciano não se cruzarão em 2022

A visita de Miguel Coelho a Márcia Conrado foi um retribuição do gesto da prefeita, que que esteve com há alguns meses em Petrolina fazendo uma visita para conhecer as experiências exitosas do município. “Hoje tive a felicidade de receber em minha casa o amigo e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que retribuiu a cortesia”. […]

A visita de Miguel Coelho a Márcia Conrado foi um retribuição do gesto da prefeita, que que esteve com há alguns meses em Petrolina fazendo uma visita para conhecer as experiências exitosas do município.

“Hoje tive a felicidade de receber em minha casa o amigo e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que retribuiu a cortesia”. Márcia esteve com seu esposo, Breno Araújo, o deputado federal, Fernando Filho, o ex-prefeito, Luciano Duque, o vereador Zé Raimundo e o médico Waldir Tenório.

Como o blog já antecipou, não há discussões sobre a junção de palanques da oposição com a prefeita. Pelo contrário, Márcia e Luciano estarão em palanques opostos ao de Miguel.

“Foi um bom café da manhã, boa conversa sobre gestão, mas também sobre política. Márcia e Luciano são dois quadros da oposição de Pernambuco que têm muito o que contribuir com a política do nosso estado. Estamos trabalhando para que os nossos caminhos possam se cruzar quem sabe muito em breve, para que a gente possa de uma forma unida como eu disse juntar o que a política tem de melhor a ofertar em prol de um futuro melhor para o povo pernambucano”, afirmou Miguel para o blog, falando à jornalista Julian Lima.

Mas, apesar do desejo de Miguel, Márcia e Luciano devem estar unidos em torno do projeto majoritário do PT, mesmo sendo da ala contrária à junção com o PSB. Em 2018, Duque até se rebelou contra a decisão de apoio a Paulo Câmara que rifou Marília Arraes. Decidiu apoiar Armando Monteiro e até foi ameaçado de expulsão. Agora, mesmo que defenda a candidatura própria, em nome do alinhamento em torno de lula, ele e Márcia deverão seguir integralmente os rumos da legenda. A proximidade de Miguel com o palanque Bolsonarista cria um abismo ainda maior entre eles.

Armando espera que “arrependimento” de Câmara não seja “marketing”

No primeiro dia de campanha, o petebista percorreu Sertão, Agreste e Capital Do blog da Folha Depois de percorrer as cidades de Petrolina e Caruaru, o senador e candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), subiu o Morro da Conceição, no Recife, nesta quinta-feira (16). O petebista chegou a colocar em dúvida o […]

No primeiro dia de campanha, o petebista percorreu Sertão, Agreste e Capital

Do blog da Folha

Depois de percorrer as cidades de Petrolina e Caruaru, o senador e candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PTB), subiu o Morro da Conceição, no Recife, nesta quinta-feira (16). O petebista chegou a colocar em dúvida o “arrependimento” do seu adversário do PSB, governador Paulo Câmara, que liberou secretários para votarem a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Acho que todo mundo pode de resto se arrepender. É preciso que, no entanto, essa manifestação possa ser aos olhos de todos sincera, uma manifestação sincera e não uma mera recomendação do marketing”, alertou Armando Monteiro.

O candidato chegou a considerar a postura do seu rival socialista com ares de volatilidade. “O governador tem se caracterizado por posições muito dúbias, que mudam ao longo do tempo. Ele fazer essa revisão, ele tem esse direito, mas o que nos verificamos mesmo é que há um sentimento de discutir às questões de Pernambuco”, pontou.

Em seguida, o senador emendou um discurso de ataques ao Governo Paulo Câmara. “Acho que nós precisamos discutir a Saúde de Pernambuco, a Segurança, as obras inacabadas, os desafios que temos para recompor a infraestrutura, para garantir a inserção dos jovens, temos índices de desempregos muito altos. Vou centrar o debate em Pernambuco”, avisou.

O candidato ao Senado Mendonça Filho (DEM) também atacou na direção do “arrependimento” do governador. “A questão do impeachment que todos sabem é que o PSB e o governador participaram de forma direta do processo. Não fosse o PSB não tinha havido impeachment, isso é uma cortina de fumaça e a opinião pública precisa ficar alerta”, completou Mendonça.