Carreata de Lucas Ramos movimenta cidade de Cabrobó
Por Nill Júnior
A cidade de Cabrobó recebeu quase 400 carros e 600 motocicletas, segundo números da organização, participaram da Carreata 40, comandada pelo prefeito Auricélio Torres (PSB) e pelos candidatos a deputado federal, João Fernando (PSB), e a deputado estadual, Lucas Ramos (PSB).
A concentração para a carreata foi no bairro Cohab. De lá, a comitiva circulou pela cidade, passando pelos bairros Ipsep, Sem Teto do Parque de Exposições, Centro, Beira do Rio e Vila do Gás. Na Subestação, os candidatos participaram de um comício. Em Cabrobó, além do prefeito Auricélio Torres, Lucas Ramos ainda tem o apoio dos vereadores Jorge Cavalcanti, Marcos de Neuma, Avanildo Barros, Zezito Salu e Neguinho Truká, além do vice-prefeito, Romero Gomes.
“Quero a oportunidade para representar e cuidar do povo de Cabrobó. Para que as crianças daqui tenham ampla oportunidade de estudarem em escolas de referência, os jovens em escolas técnica, em universidades públicas. Todos nós temos um sonho em comum: viver numa Cabrobó ainda melhor. Vou trabalhar todos os dias por isso”, afirmou Lucas Ramos.
O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) participou na última sexta-feira (11) de um importante debate sobre abastecimento d’água em Brejinho no Sertão do Pajeú que contou com a participação do prefeito Vanderley do vice-prefeito Manoel, de vereadores e secretários municipais. No encontro se discutiu prioritariamente o reforço no abastecimento na zona urbana e rural do […]
O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) participou na última sexta-feira (11) de um importante debate sobre abastecimento d’água em Brejinho no Sertão do Pajeú que contou com a participação do prefeito Vanderley do vice-prefeito Manoel, de vereadores e secretários municipais.
No encontro se discutiu prioritariamente o reforço no abastecimento na zona urbana e rural do município que hoje é feito exclusivamente por carros pipa, o parlamentar prometeu solicitar o aumento do número de carros que hoje é de apenas três.
Outro assunto importante conversado na reunião foi a mais recente divisão territorial feita pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística naquela região que definiu comunidades antes pertencentes a Brejinho como sendo território do município de São José do Egito, o que afeta diretamente a população no que diz respeito aos serviços e atendimentos públicos realizados pela administração municipal.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), confirmou, na manhã desta segunda-feira (28), que, na próxima quinta-feira (31), irá renunciar ao mandato para disputar as eleições para o Governo de Pernambuco. A informação havia sido antecipada pelo blog de Jamildo, quando de sua indicação por Bolsonaro. A cerimônia de transmissão de cargo ao […]
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), confirmou, na manhã desta segunda-feira (28), que, na próxima quinta-feira (31), irá renunciar ao mandato para disputar as eleições para o Governo de Pernambuco. A informação havia sido antecipada pelo blog de Jamildo, quando de sua indicação por Bolsonaro.
A cerimônia de transmissão de cargo ao atual vice-prefeito, Luiz Medeiros (PL), vai ser feita às 16h no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, situado no bairro do Jardim Jordão.
A pedido do prefeito Anderson Ferreira, o Partido Liberal em Pernambuco realizou, na última semana, em todo a cidade, uma pesquisa para avaliar a opinião da população sobre a saída do líder do Executivo Municipal para seguir como pré-candidato ao Governo do Estado.
O sargento Moacir Moreira da Silva, de 47 anos, que ficou ferido durante uma troca de tiros com assaltantes no município de Santa Cruz do Capibaribe, na Zona da Mata pernambucana, no dia 1° de julho morreu nesta sexta-feira (19). Ele estava internado no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O PM sofreu uma […]
O sargento Moacir Moreira da Silva, de 47 anos, que ficou ferido durante uma troca de tiros com assaltantes no município de Santa Cruz do Capibaribe, na Zona da Mata pernambucana, no dia 1° de julho morreu nesta sexta-feira (19).
Ele estava internado no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. O PM sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Durante a investida criminosa contra um mercadinho e uma casa lotérica no município, o soldado do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) André José da Silva, morreu ao ser atingido por tiros.
A culpa é do jornalismo ? Quando eu me descobri no jornalismo, com o conhecimento que tinha do abismo social nesse país, tendo sendo em uma janela da vida vítima dele, das injustiças, de perceber o quanto a política tradicional tem se afastado das soluções e se aproximado às causas, decidi, também alicerçado por minha […]
Quando eu me descobri no jornalismo, com o conhecimento que tinha do abismo social nesse país, tendo sendo em uma janela da vida vítima dele, das injustiças, de perceber o quanto a política tradicional tem se afastado das soluções e se aproximado às causas, decidi, também alicerçado por minha visão de mundo, a não negociar posições.
Jovem pobre, tendo sido do movimento popular, sempre enxerguei os espaços que ocupei como fruto de empoderamento da sociedade. É como se ela, a sociedade, dissesse: “nós queremos que você ocupe esses espaços para ser nossa voz nas demandas pontuais e comuns”. E assim tem sido, claro, com minhas virtudes e defeitos. Nunca deixei de tratar determinado tema, quando necessário e justo para a população, por que feriria interesses. Claro, isso só foi possível porque encontrei na Rádio Pajeú uma condição perfeita para independência editorial e princípios que também são meus.
Outra máxima editorial: decisão da justiça, do TCE, do TRE, do TCU, do “T” que for, recomendação do MPC, MP, tudo sai no blog. Isso não tem relação alguma com ter ou não parceria institucional com o veículo. Aliás, elas devem existir justamente sob a ótica de que ações e serviços das instituições, sejam prefeituras, Câmaras, órgãos estaduais ou federais certamente ganham mais capilaridade e repercussão em um espaço com reconhecido respeito e credibilidade junto aos leitores e aos que reproduzem nossos conteúdos, como rádios e TVs.
Mas não é fácil exercer esse papel em um universo onde parte dos que detém o poder de informar invertem essa ordem. O veículo não serve ao jornalismo, mas aos interesses que acabam jogando por terra essa tão sublime missão de informar com respeito e responsabilidade. Uma frase da série canadense Anne with an E conseguiu me ajudar na definição do papel que desempenhamos ou que deveríamos todos desempenhar. “Jornalismo de verdade deve defender aqueles que não possuem voz, não calá-los ainda mais”. Outra excelente definição, de 1918, mas muito atual 116 anos depois, erroneamente atribuída a George Orwell ou William Randolph Hearst e de autoria desconhecida diz: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
Essa semana vivi dois exemplos, ao tratar de temas dos quais a opinião pública quer ou precisa saber, mesmo que atinja interesses ou tenham gerado críticas ao blog, na velha tática de desqualificar o emissário ignorando a seriedade e solidez jornalística da mensagem, algo típico no bolsonarismo, por exemplo, nos dias de hoje.
Em Arcoverde, debater o aumento aprovado para prefeito, vice e vereadores a partir de 2025 deu algum trabalho. Aparentemente, por duas situações: uma, a cultura encontrada em parte do meio, onde ou se está ao lado do prefeito eleito, Zeca Cavalcanti, ou da ex-prefeita Madalena Britto. Assim como era difícil lidar com questionamentos do bloco vermelho na divulgação das pesquisas do Instituto Múltipla, que se mostraram certeiras, cravando o resultado ao final, tratar do tema do aumento e trazendo novo elemento, a informação de que ele será questionado por órgãos como o Ministério Público de Contas por ferir o princípio da impessoalidade, não agradou parte do entorno do futuro mandatário arcoverdense. Registre-se, Zeca pessoalmente não se manifestou. Mas parte do seu entorno, sim.
Em Sertânia, a prefeita eleita Pollyana Abreu usou o artifício de desqualificar quem buscou fazer jornalismo, divulgando a cassação dos seus direitos políticos e registro. Em uma rede social disse, para acalmar seus aliados, que “o que tem muito é mídia de blog que quer se promover”. Era como se a responsabilidade fosse de quem publicou, e não de quem tomou a decisão após parecer do Ministério Público. Claro, ninguém imaginaria Pollyana atacando o juiz com a frase: “o que tem muito é decisão de juiz que quer se promover”. Para embasar sua narrativa, atacou quem noticiou o fato.
Os novos gestores em todo o estado têm tudo para fazer bons governos, dada a vontade de fazer diferente. Mas vai ser muito bom se absorverem a importância de uma imprensa livre e independente. Da mesma forma, que jornalistas e blogueiros entendam cada vez mais a força e o papel que tem na sociedade, muito maior que qualquer outro interesse. Ao contrário do que alguns possam imaginar, essa postura pode seguir dando protagonismo, relevância social, sem perder o espaço de sobrevivência econômica.
Enquanto no Brasil – ao menos na legislação, essa disposição ainda não seja crime – daqui, a ideia é seguir fazendo JORNALISMO.
A culpa condena
Em um artigo a ser publicado hoje pelo blog, o médico petista candidato a vice, Orestes Neves, diz que Polyana Abreu admitiu os crimes de abuso de poder econômico que fizeram ter seu registro cassado. Ao ser indagada na Itapuama FM, confirmou que doou brindes e patrocinou eventos e atividades mencionadas na ação de cassação, o que em seguida foi negado, por seu indicado para chefe de gabinete, o advogado Celestino Barros.
Se Ângelo fez, que Ângelo pague
A prefeita eleita de Sertânia disse também que acionou o prefeito Ângelo Ferreira por uso da máquina pública em favor da candidata Rita Rodrigues, o que, se também configurado, é crime. Aliados da tucana dizem que os elementos de prova são robustos de que Ferreira maquinou pró Rita. E ainda assim, perdeu.
Zeca gostou
O prefeito eleito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, gostou da defesa feita por Luciano Pacheco sobre os motivos que embasaram a aprovação do aumento para prefeito, vice, secretários e vereadores, no LW Cast, com retransmissão pela Itapuama FM. Tanto que ligou para o parlamentar após o programa e o parabenizou pela entrevista.
Aprovadas
As contas eleitorais do ano de 2024 de Luciano Torres e Djalma do Minadouro foram aprovadas pelo juiz eleitoral João Paulo dos Santos Lima. A notícia foi comemorada pela chapa reeleita e pelo Coordenador Jurídico da Campanha, o advogado Antônio de Pádua.
Bicho de sorte
Em Tabira, Flávio Marques tem intensificado as articulações em torno dos seus primeiros cem dias de gestão. Está aproveitando ao máximo a articulação com Carlos Veras para emplacar as primeiras ações, vendo a montagem do secretariado e tendo sorte, muita sorte, como no timing do início da estrada Tabira-Água Branca.
A hora da verdade
A Ação de Investigação Eleitoral da coligação União Pelo Povo, contra a Frente Popular, por abuso de poder econômico e político por parte dos candidatos, pedindo a cassação de registro de Sandrinho Palmeira e Daniel Valadares, esta prestes a sair, pelo que apurou o blog. A ação é a que cita uso de ônibus escolares e de servidores públicos em atos políticos. À época, a Frente Popular chamou a ação de “factoide”. Se foi ou não, está perto de saber.
Prato que se come frio
Depois de Sebastião Oliveira enfiar goela abaixo o nome de Faeca Melo para vice de Márcia Conrado, aliados da prefeita dizem que não vão apoiá-lo em 2026, e pedir votos para Breno Araújo seria a vingança perfeita. Sebá admitiu ao Farol de Notícias não ter amarrado apoio de Conrado à sua candidatura, na arrumação que uniu os dois politicamente.
Só precisa copiar e colar
O blog apurou que o Ministério Público de Contas deve emitir recomendação à Câmara de Arcoverde para suspender a votação do aumento dos salários de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Isso porque aprovar já sabendo os eleitos que se beneficiarão da medida fere o princípio da impessoalidade.
A grande família
Em Timbaúba foi pior: a Câmara aprovou, em primeira votação, os salários do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), do vice-prefeito e dos vereadores. Detalhe: a presidente da Câmara, Marileide Rosendo, é irmã do prefeito. O MPC-PE caiu com os dois pés contra a aberração.
Declaração semana:
“A tentativa de qualquer atentado contra o Estado de Direito já é, em si, criminalizada, de modo que já é um crime consumado. Até porque quando se faz o atentado contra o Estado de Direito e ele se consuma, já não mais existe. É óbvio que o que se pune é a própria tentativa de atentar contra o Estado de Direito“.
Do Ministro Gilmar Mendes, explicando a punição aos que queriam dar golpe, matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes.
A qualidade do ensino de Itaíba surpreendeu e ultrapassou a média do SAEPE – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco da Regional de Educação e do Estado. Os dados foram apresentados pela prefeita Regina Cunha (PTB) e pelo secretário de Educação do município, Júnior Brandão. Segundo o Secretário Júnior Brandão os dados do SAEPE […]
A qualidade do ensino de Itaíba surpreendeu e ultrapassou a média do SAEPE – Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco da Regional de Educação e do Estado. Os dados foram apresentados pela prefeita Regina Cunha (PTB) e pelo secretário de Educação do município, Júnior Brandão.
Segundo o Secretário Júnior Brandão os dados do SAEPE 2017 revelou uma grande evolução no aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação do SAEPE na rede municipal de ensino é feita com estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental de 09 anos.
Pelos números apresentados pela Secretaria de Educação do Estado para os alunos do 2º ano de língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 09 anos, Itaíba alcançou a marca de 540,6 pontos. Maior que o da GRE Arcoverde (537,2) e bem acima da média de Pernambuco (528,3). O mesmo aconteceu com a disciplina de Matemática, aonde Itaíba obteve 529,2 pontos contra 527,9 da GRE Arcoverde e 515,1 de Pernambuco.
Já no nono (9º) ano os estudantes de Itaíba se destacaram na disciplina de Língua Portuguesa garantindo ao município a média de 239,3 pontos. A GRE registrou uma média de 234,6 pontos e Pernambuco ficou com 237,4.
Para a prefeita Regina Cunha a educação é o segundo maior desafio de seu governo após a saúde que encontrava-se sucateada, sem funcionar e sem atender as pessoas.
SAEPE – O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco, SAEPE, tem por objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.
Além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos.
Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.
Você precisa fazer login para comentar.