Carnaíba segue com campanhas da Semana do Bebê, Agosto Verde e Agosto Dourado
Por André Luis
Nesta quinta-feira (17) as atividades das campanhas da Semana do Bebê, Agosto Verde e Agosto Dourado aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde da Itã, Ibitiranga e Lagoa do Caroá.
Em todas elas, palestras com as gestantes sobre a importância do aleitamento materno, como também os cuidados para prevenção de acidentes na infância.
Com os alunos, as ações foram realizadas na Escola Giselda Simões, em Serra Branca. Com muitas atividades e brincadeiras para as crianças. Participaram das ações profissionais de saúde, educadores físicos, coordenadoras da Secretaria de Educação e profissionais do Criança Feliz e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Na quarta-feira (16), o prefeito Anchieta Patriota e a secretária de Assistência e Inclusão Social, Thaynnara Queiroz, estiveram na UBS João Alves dos Reis, acompanhando as atividades realizadas com as gestantes.
Todas as atividades relacionadas às campanhas estão sendo realizadas pelas Secretarias de Saúde, Educação e Assistência, com profissionais de todas elas e apoio também do Programa Mãe Coruja.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado Na próxima semana, a CPI da Pandemia fará audiências que voltam as atenções para o tema da chegada de vacinas ao Brasil. A comissão ouvirá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela autorização para uso de imunizantes no país, e a Pfizer, empresa americana cujas vacinas foram rejeitadas pelo […]
Na próxima semana, a CPI da Pandemia fará audiências que voltam as atenções para o tema da chegada de vacinas ao Brasil. A comissão ouvirá a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela autorização para uso de imunizantes no país, e a Pfizer, empresa americana cujas vacinas foram rejeitadas pelo governo federal em 2020.
Na terça-feira (11), a comissão recebe Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa. A agência deu início às aprovações de vacinas em janeiro, com autorização emergencial para a chinesa CoronaVac, e até agora já liberou o uso de quatro imunizantes: além da CoronaVac, as vacinas da Janssen, da Oxford/Astrazeneca e da Pfizer. Apenas as duas últimas têm registro definitivo, enquanto as outras se baseiam em autorização emergencial.
Recentemente, a Anvisa foi criticada por impedir a distribuição da vacina russa Sputnik V, alegando falhas no processo de produção. A CPI requisitou que a agência apresentasse atas e registros em vídeo das suas reuniões em que se tratou da Sputnik V.
Antônio Barra Torres é oficial de reserva da Marinha, onde alcançou o posto de contra-almirante. Ele é formado em medicina, foi diretor do Centro de Perícias Médicas e do Centro Médico Assistencial da Marinha e instrutor na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (RJ). Atua como diretor-presidente da Anvisa desde o início de 2020, mas já integrava a diretoria da agência desde 2019.
Pfizer
Na quinta-feira (13) a CPI receberá Marta Díez, presidente da subsidiária brasileira da Pfizer. A empresa farmacêutica recentemente entregou cerca de 1 milhão de doses ao Brasil, mas já negociava com o governo brasileiro desde o ano passado. Segundo relatos da companhia, o governo rejeitou as primeiras ofertas. A vacina da Pfizer foi a primeira a obter registro definitivo na Anvisa, no final de fevereiro.
Também sobre as negociações com a Pfizer, a CPI ouvirá na quarta-feira (12) o ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República Fábio Wajngarten, que deixou o cargo no início de março. Em entrevista concedida algumas semanas depois, Wajngarten atribuiu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a responsabilidade pelo encerramento das negociações com a farmacêutica.
Pazuello será ouvido pela CPI no próximo dia 19. Seu depoimento seria na semana passada, mas foi adiado após ele informar que teve contato com casos confirmados de covid-19.
Requerimentos
A CPI continuará votando requerimentos durante a semana. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou pedido de convocação de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde. O documento atribui a ela a defesa de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. Na última quinta-feira (6), o chefe da pasta, ministro Marcelo Queiroga, afirmou que sua gestão não participou da distribuição desses remédios.
Os senadores também querem convocar titulares de outros ministérios — como Economia, Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Justiça, Relações Exteriores e CGU — e governadores estaduais. Por enquanto, a CPI apenas requisitou informações dos órgãos e dos estados, mas não chamou nenhuma dessas autoridades para prestar depoimento.
Os dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que junho de 2024 registrou uma redução de 6,7% nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI), tornando-se o mês de junho com a menor taxa de MVI da série histórica dos últimos 11 anos em Pernambuco. Os números são referentes ao comparativo de 1º a […]
Os dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que junho de 2024 registrou uma redução de 6,7% nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI), tornando-se o mês de junho com a menor taxa de MVI da série histórica dos últimos 11 anos em Pernambuco.
Os números são referentes ao comparativo de 1º a 30 de junho dos anos de 2013 e 2024, monitorados e acompanhados através do programa Juntos pela Segurança. Quando se leva em consideração os meses de maio e junho de 2024, há uma redução de 9,5% no número de MVIs dos últimos 20 anos.
“Chegamos aos 18 meses de gestão com resultados concretos para mostrar aos pernambucanos e pernambucanas nas mais diversas áreas, e na Segurança Pública não é diferente. Alcançar a menor taxa de MVI para junho dos últimos 11 anos e uma redução de cerca de 7% na comparação com o ano passado é fruto do nosso planejamento e trabalho através do Juntos pela Segurança, dos investimentos que temos feito para garantir melhores condições de trabalho aos homens e mulheres que compõem as Forças de Segurança de Pernambuco. A todos eles, meu muito obrigado. Podemos e vamos fazer mais e melhor para proteger a vida da população, fortalecendo as ações preventivas e ostensivas”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Os dados apurados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) indicam, ainda, uma redução consecutiva nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Do início do governo, em janeiro de 2023, a junho de 2024, houve 68.438 casos dessa natureza, o que significa redução de 9,7% se comparado aos 18 meses anteriores, quando foram registradas 75.808 queixas, de junho de 2021 a dezembro de 2022.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, essa redução é resultado de um trabalho constante e integrado que as polícias seguem realizando. “Um melhor diagnóstico da realidade criminal de cada Área Integrada de Segurança e a consequente realização de planos de ações específicos, o trabalho preventivo, a atuação dos órgãos integrados, maior análise e atuação da nossa inteligência são alguns dos pontos que nos fazem alcançar a redução desses números proporcionado, claro, pelo forte investimento feito pelo Governo do Estado”, ressaltou o secretário.
Números – Em junho deste ano, foram computadas 250 Mortes Violentas Intencionais, que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Já em 2023, neste mesmo período, o estado registrou 268 casos, ou seja, uma redução de 6,7%. No mês passado, ao divulgar o balanço da Operação São João, a SDS informou que não houve homicídios em nenhum polo junino do Estado. Além do mais, dos 1.691 polos oficiais deste ano, 94% deles não tiveram nenhum registro de ocorrência policial.
Concursos – Desde 2023, já foram anunciados pelo Governo do Estado concursos para 5.250 vagas para a Polícia Militar, 445 vagas para a Polícia Civil (a gestão estadual pode chamar até o dobro desse número), 660 para o Corpo de Bombeiros e 213 vagas para a Polícia Científica. No início deste mês, o Governo anunciou um reforço para o sistema penitenciário com a nomeação de 240 novos policiais penais. Os convocados juntam-se às 421 nomeações já feitas pela atual gestão, totalizando 661 novos policiais penais em ação no Estado.
A eleição do fim do mundo O lançamento da mostra Rádio em Movimento e das comemorações dos 60 anos da ABERT, no Rio de Janeiro, teve um importante painel sobre cenários e tendências para as eleições 2022, apresentado pelo sócio da Patri Políticas Públicas, Rui Nogueira. Com escritórios nas principais praças do país, a Patri […]
O lançamento da mostra Rádio em Movimento e das comemorações dos 60 anos da ABERT, no Rio de Janeiro, teve um importante painel sobre cenários e tendências para as eleições 2022, apresentado pelo sócio da Patri Políticas Públicas, Rui Nogueira.
Com escritórios nas principais praças do país, a Patri é especializada em consultorias sobre tendências e cenários para grandes empresas do país. Rui é jornalista, Diretor Sênior da empresa, formado em jornalismo pela UFRJ. Gerencia a análise de cenário político, tendo ainda passado com destaque por redações de jornais como Estado de São Paulo e Folha de São Paulo em Brasília. Conhecer as perspectivas do Brasil até as eleições é importante para a radiodifusão, assim como para vários segmentos da economia.
O cenário pintado por Nogueira mostra o que pode ser definido como “a eleição do fim do mundo”. Isso porque indica a tendência de polarização de uma eleição histórica entre Lula e Bolsonaro, petismo contra bolsonarismo. E divide a eleição em dois atos, com duas eleições que podem ser totalmente diferentes, a do primeiro e a do segundo turno. Assim como já sinalizam as últimas pesquisas, há um quê de polarização e tudo pode acontecer.
Também foram destacadas as vantagens e limites das candidaturas de Lula e Jair Bolsonaro. O presidente tem a força da máquina a seu lado. Contra ele o momento da economia e a alta rejeição aferida nas pesquisas. Já o ex-presidente tem um capital eleitoral que já o garante no segundo turno. Mas há outros indicativos que provam, pode ter chegado ao teto. E o segundo turno será uma eleição nova, totalmente diferente do primeiro. E um dado indica que o antipetismo é ligeiramente maior que o lulismo.
Outras certezas colocadas na análise. A terceira via terá muitas dificuldades de furar a bolha da polarização. Sérgio Moro já é tido como um pato morto, diante da falta de estrutura partidária e apoio. João Dória também não deve ir muito longe, sem unanimidade sequer em seu partido, o PSDB. Simone Tebet e Ciro Gomes não miram o Lula. Tentam minar Bolsonaro para enfrentar o petista no segundo turno.
Para quem reclama desse ciclo de Bolsonaro, uma vitória do presidente poderá pintar um governo ainda mais complexo. Isso porque, diz a análise do consultor, ele não precisará fazer negociação ou uma grande coalisão política, tendo sido reeleito. Um sinal é a insistência para emplacar o militar Braga Neto na vice, afastando a possibilidade de um nome do Centrão. O único mote de sua campanha será o antipetismo. E só.
Outro cenário pintado e muito complexo é o de 2023. Ele chega a dizer que 2023 será um “ano infernal”, porque diante do desequilíbrio fiscal, o Auxílio Brasil só tendo dinheiro até dezembro, inflação galopante e outros fatores econômicos, quem assumir não terá outra opção a não ser promover uma medida tributária radical predatória. Temas como a volta da CPMF e tributação de dividendos voltarão à pauta. Vai ser um ano ainda mais desafiador que 2022. Esse é um dos problemas desse processo. Presidenciáveis tem falado á nação como se os problemas do país fossem resolvidos com o toque de uma varinha de condão. Mas o buraco é mais embaixo.
Voltando à polarização, de fato, as pesquisas parecem indicar isso. Em 24 de março, conforme levantamento do colunista da Veja, Matheus Leitão, o Datafolha mostrou Lula com 43% das intenções de voto em um primeiro turno contra 26% de Bolsonaro. No levantamento anterior do Datafolha, Lula tinha 48% dos votos, ou seja, caiu. Bolsonaro ganhou quadro pontos.
Em 6 abril o Ipespe mostrou Lula com 44% dos votos e Bolsonaro com 30% no primeiro turno. O levantamento anterior desse mesmo Instituto, divulgado em 25 de março, mostrava Lula com os mesmos 44% e Bolsonaro com 26%. Também nesse caso, o presidente ganhou quatro pontos.
No mesmo dia, pesquisa do Instituto Gerp mostrou um cenário ainda mais acirrado. Lula teria 37% dos votos contra 35% de Bolsonaro no primeiro turno. Um empate técnico preocupante para os petistas. O levantamento anterior do Gerp, divulgado em março, mostra Lula com 38% dos votos e Bolsonaro com 31%. Ou seja, o ex-presidente perde um ponto. Bolsonaro ganha quatro.
E dia 7 a pesquisa Genial/Quaest mostrou Lula com 45% dos votos e Bolsonaro com 31%. Em março, no levantamento anterior, Lula tinha 46% e Bolsonaro tinha 26% no primeiro turno. Ou seja, o petista caiu e o presidente subiu cinco pontos, uma evolução ainda maior do que nas três pesquisas apontadas acima. Resumindo, vem aí a eleição do fim do mundo.
Segundo
Dos 12 cenários eleitorais testados pelas pesquisas de intenção de voto publicadas ao longo desta semana, 11 apontam que a disputa pela Presidência da República avança para o segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em apenas uma das simulações, feita pelo Quaest, Lula vence no primeiro turno.
Buraqueira
Alguém precisa tirar Luiz Castro do DER da cadeira. A PE 320, no trecho entre Tabira e Afogados da Ingazeira tem nada mais nada menos que cerca de 90 buracos entre pequenos, médios e crateras. A situação do trecho é trágica, com vários relatos de prejuízos. Sem falar no mato tomando acostamento e pista. Novas rodovias são importantes, mas a conservação das que estão aí, fundamental.
Polêmica 1
O caso de violência entre alunos em uma competição dos Jogos Escolares na fase municipal será tema do Debate das Dez desta segunda, na Rádio Pajeú. Diretores de escolas e Gerência Regional de Educação discutem com a sociedade como cada um pode fazer para evitar que outros casos dessa natureza sejam registrados. Está provada a necessidade de maior integração entre escola e família.
Polêmica 2
Mães de crianças que tomaram a dose errada da vacina contra Covid-19 em 5 de abril também estarão no programa. Elas solicitaram ser ouvidas depois da nota da Secretaria de Saúde à imprensa e da entrevista do Secretário Arthur Amorim ao programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Foram 42 crianças das escolas Monteiro Lobato e Padre Carlos Cottart. Outra informação é que a profissional que aplicou as doses, conhecida como Audenice do Mandacaru, falou pela primeira vez do episódio em uma rede social. O blog publica ainda hoje.
Test drive para 24
O fato político da semana foi a saída do ex-prefeito Luciano Duque do PT para disputar mandato pelo solidariedade. O mais interessante vai ser medir a votação de Danilo Cabral, que deve ser apoiado por Márcia Conrado, e Marília Arraes, apoiada por Duque, em Serra Talhada. Nos bastidores, a movimentação e o resultado são tidos como importantes para o jogo de cartas de outra eleição, a municipal de 2024. Até agora, Duque tem defendido o direito da gestora disputar a reeleição.
Trinca?
Perguntado sobre a possibilidade de sucesso dos três candidatos do Pajeú à ALEPE em entrevista à Rádio Pajeú, José Patriota brincou. “Rapaz, eu sei que eu chego. Não sei os outros dois”, referindo-se a Paulo Jucá (São José do Egito e Luciano Duque (Serra Talhada). Mas antes que gerasse manchete pra intriga, emendou: “podem chegar também, é um prazer grande. São boas pessoas. Me dou muito bem”, concluiu.
Frase da semana: “Essa questão já foi superada”.
De Danilo Cabral, em entrevista à Rádio Pajeú, sobre o seu voto pelo impeachment de Dilma Roussef. Novamente aliado de Lula e do PT, disse que não adiantará explorar o tema em campanha.
“Carlos Siqueira já reconheceu que houve um erro histórico na votação daquele processo”.
Ver essa foto no Instagram Em Solidão, oposição questiona aglomeração à frente da casa do prefeito e candidato a reeleição @djalmadapadaria . Uma publicação compartilhada por Nill Júnior (@nill_jr) em 10 de Nov, 2020 às 3:36 PST Aliados da ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos) denunciam ao blog que o prefeito e candidato à reeleição, […]
Uma publicação compartilhada por Nill Júnior (@nill_jr) em
Aliados da ex-prefeita Cida Oliveira (Podemos) denunciam ao blog que o prefeito e candidato à reeleição, Djalma Alves (PSB) não estaria respeitando as normas da Vigilância Sanitária nem a determinação do TRE.
No vídeo, compartilhado por mais de uma pessoas ao blog, é possível ver dezenas de apoiadores na frente da casa do gestor. A campanha de Djalma ainda não se manifestou.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tomou a decisão, através de proposta feita pelo presidente Frederico Ricardo de Almeida Neves, em sessão realizada dia 28, de proibir, em todo o estado de Pernambuco os atos presenciais relacionados à campanha Eleitoral 2020, causadores de aglomeração.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou na noite de domingo (14, madrugada de segunda no Oriente Médio) que os Estados Unidos e o Irã chegaram a um acordo de paz. Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Sharif declarou que “ambos os lados declararam o encerramento imediato e permanente das operações militares […]
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou na noite de domingo (14, madrugada de segunda no Oriente Médio) que os Estados Unidos e o Irã chegaram a um acordo de paz.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Sharif declarou que “ambos os lados declararam o encerramento imediato e permanente das operações militares em todas as frentes, incluindo no Líbano”.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Sharif declarou que “ambos os lados declararam o encerramento imediato e permanente das operações militares em todas as frentes, incluindo no Líbano”.
Ainda segundo o premiê paquistanês, a cerimônia oficial de assinatura do tratado está marcada para o dia 19 de junho, na Suíça.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, confirmou a informação em uma postagem na rede Truth Social.
“O acordo com a República Islâmica do Irã está agora concluído. Parabéns a todos!”, declarou Trump.
No texto, ele também determinou a liberação da rota marítima sem a cobrança de pedágios ou taxas e incentivou a retomada do transporte global de combustíveis. O Estreito de Ormuz é uma das vias mais importantes do mundo para o escoamento de petróleo.
“Autorizo a remoção imediata do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Deixem o petróleo fluir!”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.