Carnaíba: Secretaria de Educação e Sebrae firmam convênio
Por André Luis
A Secretaria de Educação de Carnaíba firmou convênio com o Sebrae-PE, para uma série de palestras para os alunos e oficina para professores para as escolas Joana Freire, Cônego Luiz e Padre Frederico.
Esta semana, foi a vez dos alunos do 6º ano da Joana Freire, na segunda-feira (05) eles tiveram a palestra “Comunicação não violenta na escola”, com Mariza Sarinho. No mesmo dia, aconteceu a oficina “Estratégias didáticas e tecnologias educacionais”, direcionada aos professores e ministrada por Flammarion Cysneiros.
Na terça (06) os alunos vivenciaram a oficina “Relações Humanas – por que isso é importante?”, com Mariza Sarinho. Os alunos amaram a experiência e interagiram bastante com os conteúdos. O ciclo encerra nesta quarta-feira com a oficina “Ampliando o entendimento de gestão das finanças”, com Ricardo Cantarelli.
Cada escola fez a escolha dos temas, de acordo com a realidade do seu público estudantil. Assim como as datas das palestras e oficinas. Nas próximas semanas os consultores do Sebrae realizam as ações nas escolas Padre Frederico e Cônego Luiz.
O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), às 8h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, uma reunião para discutir estratégias e intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zica. O comitê é formado por representantes do poder […]
O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), às 8h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, uma reunião para discutir estratégias e intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zica.
O comitê é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Entre os objetivos estão a implantação de medidas intersetoriais por parte de órgãos e empresas da administração pública e privada; a redução dos fatores determinantes da infestação do Aedes aegypti e a prevenção de epidemias de dengue.
“É importante que a população ajude. Os principais focos encontram-se dentro das casas das pessoas. O combate à dengue é mútuo, poder público, sociedade civil organizada e comunidade devem se aliar para a eficácia do combate à doença”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana (foto).
Disque denúncia – O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue já implantou um Disque-denúncia de combate à dengue para que a população possa, inclusive de forma anônima, denunciar a existência de focos. A ideia é possibilitar uma ação mais eficaz da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. O telefone disponível é o 3841-1374, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
A ousadia de Raquel Lyra A governadora Raquel Lyra, uma das surpresas de 2022, tem tido uma montagem de secretariado ousada. Na estrutura política e principalmente fisiologista histórica do estado, nunca houve espaço para a montagem que atendesse mais critérios técnicos que políticos. Salvo algumas exceções, muito poucas, Raquel montou um secretariado técnico, com boas […]
A governadora Raquel Lyra, uma das surpresas de 2022, tem tido uma montagem de secretariado ousada.
Na estrutura política e principalmente fisiologista histórica do estado, nunca houve espaço para a montagem que atendesse mais critérios técnicos que políticos.
Salvo algumas exceções, muito poucas, Raquel montou um secretariado técnico, com boas cabeças, bons quadros, com a menor ligação possível em relação à política tradicional. Enquanto Lula atendeu do PT ao Centrão, Raquel manteve o propósito de não ceder, ou ceder o mínimo possível para os blocos tradicionais.
A nota de Miguel Coelho é autoexplicativa. “Mesmo não sendo convidado a integrar sua equipe, estarei à disposição para contribuir para Pernambuco voltar a ser grande de novo”, indiretou.
Se conseguir, Raquel pode contribuir muito com a história. Isso porque até agora, todos os governadores desde a redemocratização, de Arraes a Câmara pagaram um preço pela dependência dos caciques políticos do estado.
Um dos casos sempre invocados pela política de como o Secretário cacique corre ao pau e ao machado é o de Sebastião Oliveira, uma liderança política inquestionável, mas que sempre foi cercado de dubiedades na condução. Dizem que, quando era agenda positiva e entrega da pasta, ele tratava na primeira pessoa. A entrega não era do governador, era de Sebastião Oliveira. E quando tinha crítica, demanda, cobrança, o nome de Paulo finalmente aparecia. “Vamos levar a demanda ao governador”, dizia.
E o que Paulo sofreu com ameaças de fisiologistas como Dudu da Fonte, querendo espaço sob pena de romper à boca da eleição estadual?
Assim, o grande desafio de Raquel será a libertação de círculo vicioso e rancoroso da política, com implicações na relação com ALEPE, caciques, prefeitos.
Se Raquel conseguir, terá ajudado muito ao estado, o libertando dessa regra de ouro. Se Raquel conseguir, vai iniciar um ciclo de meritocracia técnico administrativa e não necessariamente só política. Se Raquel conseguir, Pernambuco tem mais a ganhar que a perder. Se Raquel conseguir…
O Oscar da Política em 2022
O blog resolveu fazer uma adaptação nessa última coluna do ano do Oscar, para escolha dos melhores e piores em 2022. A avaliação leva em conta o que o blog noticiou este ano sobre a política no Sertão, em Pernambuco e no Brasil. Claro, é uma avaliação passional e editorial, com uma pitada de humor e todo o direito de receber críticas ou elogios dos nossos leitores.
Melhor Filme:
“O ano que não acabou”, sobre o imbróglio entre Evandro Valadares e João de Maria em 2022, repetindo 2021. Guerra de narrativas, guerra jurídica, vereador “sequestrado”, prefeito imprensado, João chorando, João rindo, Evandro dizendo que só não deu a roupa a vereador governista que rompeu, agiota na porta da Câmara e São José com sua história vendo a política manchar seu legado.
Melhor Ator
Dicinha do Calçamento em “Eu sei o que você fez no verão passado” e Dinca Brandino em “Minha live me condena”. O vereador, mesmo sem ter sido cantado por falta de fé de quem canta, agora se virou num Jiraya e fez um discurso arretado na votação que elegeu Valdemir Filho. Quase deu pra confiar. Já Dinca Brandino com suas lives foi hour concours. Um show de humor que entreteu alguns poucos gatos pingados com coragem de assistí-lo.
Melhor Drama
João de Maria, em “Ganhei de Novo”, filme ainda em produção, cujo final só Deus, o desembargador e a juiza podem concluir. A cena do choro de João no ato de sua reeleição comoveu os membros da Academia.
Melhor filme de ação
“Alta tensão”, com Márcia Conrado e Luciano Duque em Serra Talhada e participação especial de Sandrinho e Patriota em Afogados. Em um ano de altas emoções, com muito “tão junto”, “tão brigado”, “tão de banda”, “tão na banda”, além da intensa participação de um elenco especialista em botar o circo pegando fogo.
Melhor filme de terror
Paulo Câmara e Fernandha Batista em “Estrada Assassina”. Com prêmio de Ator Coadjuvante para Luiz Castro, o imexível do DER. Um governo que, tal qual a PE 320, a estrada de Ingazeira, a de Quixaba e a de Tabira a Água Branca, esburacou a perspectiva de vitória de Danilo Cabral.
Melhor atriz
Claro, Nicinha Melo em “Mantendo as aparências”. O caso da gestora que não gere, da política que não fala ou opina, do marido que quer acusar os outros do machismo do qual ele mesmo a vitimiza, quando atua no “ela assina, eu desgoverno.”
Melhores efeitos especiais
Raquel Lyra em “Querida, despolitizei o secretariado”. A tentativa da gestora pernambucana de governar com os seus, sem dar cartaz aos dos outros.
Melhor comédia
Vianey Justo e Dicinha do Calçamento em “Fí de rapariga é você!” A película com a cena mais bem executada da história, sem dublês, totalmente no improviso, sem precisar de direção ou efeitos especiais. Uma bela demonstração da competência da política tabirense em tentar manchar a decência de seu povo. Parabéns!
Melhor fotografia
Mário Viana Filho em “Raquel e eu”. A luta do jovem e talentoso jornalista por registros ao lado da nova governadora. A cada flashe, uma nova esperança…
Melhor Trilha Sonora
“Tá na hora do Jair já ir embora”, de Juliano Maderada e Tiago Doidão, mais ouvida de 2022 em todo o país. A canção foi vetada no resort de Trump, na Flórida. Menção honrosa para a versão de A Grande Família. “Essa família é desunida/e também muito ouriçada/briga por qualquer razão/e o Carlos só quer ter razão…
Melhor Ator Coadjuvante
Vai para o Patriota do Caminhão, personagem icônico que com seu civismo, preparo, inteligência e sagacidade, homenageou todos os que lutaram por um Brasil melhor nas portas de quartéis e tiros de guerra, sob sol, chuva e sempre confiando que em 72 horas algo novo iria aparecer para confrontar a democracia. Deus, pátria e família!
Feliz Ano Novo!
Aos leitores e amigos, um Feliz Ano Novo que começa hoje. Fé, esperança, solidariedade, prosperidade, pão em todas as mesas, é o que desejamos!
Frase da semana:
“Vou dizer que fui o melhor presidente do mundo? Não vou dizer. Mas dei meu sangue.”
De Jair Bolsonaro, na live do adeus, antes de embarcar para a Flórida.
No último dia do ano, recebi a presença da princesinha Maria Alice, dona de um Instagram conhecido em Santa Cruz da Baixa Verde e entorno. Na verdade, eu já conhecia e era fã, vendo suas reportagens para a Terra da Rapadura. Ela foi trazida à emissora pelo amigo blogueiro Júnior Finfa. Pessoalmente mais linda ainda. […]
Na verdade, eu já conhecia e era fã, vendo suas reportagens para a Terra da Rapadura.
Ela foi trazida à emissora pelo amigo blogueiro Júnior Finfa. Pessoalmente mais linda ainda. Ganhou um livro sobre a história da Rádio Pajeú autografo com todo o carinho.
Claro, sonha em ser jornalista e pela primeira vez esteve em uma emissora de rádio. Já entrevistou nomes como Paulo Câmara, Rodrigo Novaes e Irlando parabólicas. Ao contrário de muitos profissionais rodados, nem deu uma tremidinha.
Tem futuro e o mais importante: ama estudar! Que venham mais Marias Alices por aí. A renovação do meio é um dos nossos desejos para o ano novo.
Premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) Representando Pernambuco, a governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (10), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, em uma cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do […]
Premiação é uma iniciativa do Ministério da Educação e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)
Representando Pernambuco, a governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (10), o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria ouro, em uma cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e contou com a presença do presidente Lula.
“Para nós é uma alegria poder estar aqui e ver o reconhecimento de algo tão nobre para o nosso país. O nosso Estado, particularmente, elevou em 40% o nível de alfabetização de 2023 a 2024. Mas a gente sabe do grande desafio que é a educação no Brasil. Nosso compromisso, como líderes, como homens e mulheres que têm a capacidade de influenciar a vida daqueles que moram nos nossos estados, é de não deixar ninguém para trás. Se nós não investirmos nos nossos meninos, não seremos capazes de reduzir a desigualdade social e muito menos a regional”, destacou a gestora.
A premiação é uma iniciativa do MEC e faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais e municipais, voltadas a assegurar o direito à alfabetização. “A gente nunca será desenvolvido se não apostarmos na educação. Toda criança, independentemente da origem, da cor, tem o direito de ter uma educação plena, como todas as pessoas merecem neste país. O único caminho que temos é o investimento em educação”, disse o presidente Lula.
Pernambuco foi um dos 13 estados agraciados com o selo de ouro no evento de hoje. Além disso, mais de 80 municípios pernambucanos também receberam o prêmio. Durante o seu discurso, a chefe do Executivo estadual destacou os bons resultados alcançados até o momento com o Juntos Pela Educação, programa que conta com um investimento de R$ 5,5 bilhões para a realização de ações nesta área. Um exemplo é que, pela primeira vez na história, Pernambuco superou a taxa nacional de alfabetização, com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa. O número fica acima da média do país, que é de 56%.
“Hoje nós temos avaliação da alfabetização por estado, município e região, para construir as estratégias. Nós não queremos deixar ninguém para trás, mas sim todos crescerem juntos, pelo mesmo objetivo. Nós estamos aqui reconhecendo os processos, os esforços e as iniciativas de cada município e estado”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
Esta foi a primeira edição deste evento, que também contou com a presença do secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, além de ministros, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e de diversos governadores, prefeitos e prefeitas e gestores de educação.
Chegou o grande dia. Em parceria com Edson Henrique Produções “o show do ano” com a cantora e compositora Marília Mendonça, acontece está noite no Aplausos Shows em Afogados da Ingazeira. A abertura dos portões será as 17h, logo mais as 18h Forró do Tchê anima a galera e faz um esquenta, logo depois as […]
Chegou o grande dia. Em parceria com Edson Henrique Produções “o show do ano” com a cantora e compositora Marília Mendonça, acontece está noite no Aplausos Shows em Afogados da Ingazeira.
A abertura dos portões será as 17h, logo mais as 18h Forró do Tchê anima a galera e faz um esquenta, logo depois as 21h sobe ao palco Marília Mendonça e pra finalizar a noite logo depois de Marília Mendonça Harry Estigado agita a galera.
SORTEIO – Saiu o resultado da promoção do blog que vai levar dois sortudos para assistir ao show do ano, com Marília Mendonça, hoje a noite no Aplausos Shows, em Afogados da Ingazeira.
Os Vencedores foram a Iellen Feitoza e o Horácio Ricardo. Já mandamos mensagem privada aos dois pelo Facebook pedindo que enviem os números para contato.
Agradecemos a todos que participaram. Bom show a todos!!
Você precisa fazer login para comentar.