Notícias

Carnaíba se despede do músico Geraldo “Sapa”, um dos maiores nomes da cultura local

Por Nill Júnior

Carnaíba está de luto com a perda de um dos seus filhos mais ilustres e queridos. Faleceu nesta segunda-feira o músico Geraldo Campos, carinhosamente conhecido por todos como “Geraldo Sapa”, nome que marcou gerações através da música, da amizade e da sua alegria contagiante.

Reconhecido como um dos maiores músicos da terra carnaibana, Geraldo construiu uma trajetória de respeito, talento e dedicação à cultura popular da região. Ao longo dos anos, conquistou o carinho da população com sua simplicidade, humildade e amor pela música, tornando-se uma referência cultural em Carnaíba e em todo o Sertão do Pajeú.

A notícia de sua partida causou grande comoção entre familiares, amigos, admiradores e todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua história e acompanhar sua contribuição para a música regional. Geraldo “Sapa” deixa um legado inesquecível, marcado por apresentações, amizades e momentos que ficarão eternamente na memória do povo carnaibano.

Do Blog Jailton Ramos

Outras Notícias

Teresa Leitão volta a refugar a vice

A Deputada Estadual Teresa Leitão,  do PT, voltou a se manifestar nas redes sociais sobre os rumores de que será candidata a vice-governadora na chapa de Danilo Cabral. “Em 2021 o meu partido, o PT, definiu como estratégia eleger Lula presidente e ampliar a bancada federal, para dar apoio ao futuro governo petista.Por isso, em […]

A Deputada Estadual Teresa Leitão,  do PT, voltou a se manifestar nas redes sociais sobre os rumores de que será candidata a vice-governadora na chapa de Danilo Cabral.

“Em 2021 o meu partido, o PT, definiu como estratégia eleger Lula presidente e ampliar a bancada federal, para dar apoio ao futuro governo petista.Por isso, em Pernambuco o PT fez um acordo com a Frente Popular, reivindicando o direito de indicar a candidatura ao Senado”, disse.

“Em paralelo, em dezembro realizei uma reunião plenária e anunciei a minha pré-candidatura a deputada federal na eleição de 2022. Em consonância com a estratégia do meu partido, o meu desejo é estar no parlamento federal em 2023 para, com Lula, fazer os enfrentamentos necessários nessa instância e devolver o Brasil aos rumos do desenvolvimento político, econômico e social. E para isso, minha candidatura precisa ser a deputada federal ou senadora”.

Ela voltou a dizer que sempre negou as especulações em torno do seu nome para vice-governadora.
“Agradeço o reconhecimento e não diminuo a importância do cargo; porém, nas atuais circunstâncias, ele foge ao foco estratégico da tática eleitoral e do fortalecimento do PT.l”, concluiu.

Secretaria de Turismo e Eventos de Arcoverde participa em Buíque de reunião sobre Rota Turística

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, participou nesta quinta-feira (20/07), na cidade de Buíque, da quinta reunião envolvendo a composição do Projeto de Rota Turística da Região do Sertão/Agreste de Pernambuco. Sendo o quinto encontro sobre a iniciativa, a qual começou em fevereiro deste ano e já percorreu todas as […]

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, participou nesta quinta-feira (20/07), na cidade de Buíque, da quinta reunião envolvendo a composição do Projeto de Rota Turística da Região do Sertão/Agreste de Pernambuco.

Sendo o quinto encontro sobre a iniciativa, a qual começou em fevereiro deste ano e já percorreu todas as cidades que constituem o projeto, como: Arcoverde, Sertânia, Ibimirim e Tupanatinga, além de Buíque, a primeira etapa do projeto possibilitou hoje aos representantes conhecerem os territórios locais de cada município.

“Esta reunião de encerramento da primeira etapa do projeto foi marcada pela decisão em conjunto, de que para a nova Rota Turística ser implantada nos cinco municípios, os segmentos de Ecoturismo, Turismo de Natureza e Turismo Cultural deverão ser trabalhados, por serem as semelhanças que unem os cinco municípios constituintes”, destacou o Secretário de Turismo e Eventos de Arcoverde, Pedro Brandão.

Ainda de acordo com Pedro Brandão, a Rota Turística terá o nome de Rota 5, fazendo menção aos cinco municípios participantes, agregando o objetivo de divulgar toda a potencialidade turística nas áreas de Ecoturismo, Turismo de Natureza e Turismo Cultural, além de fomentar toda a cadeia produtiva do turismo, que envolve os setores de hotelaria, gastronomia, artesanato e serviços de apoio, que possibilitará o aquecimento da economia local em cada cidade.

De maneira geral, o conceito de Rota Turística pode ser entendido como o caminho ou o percurso composto de um conjunto de atrativos que sejam eles naturais, esportivos, históricos e culturais, capazes de motivar interesses de visitação.

A próxima reunião do projeto está definida para acontecer na segunda quinzena de agosto, em Arcoverde, onde será apresentada a identidade visual da Rota 5 e já lançará o primeiro roteiro integrado entre os cinco municípios.

“Na iniciativa, que envolve as Secretarias de Turismo das cinco cidades, Arcoverde foi a Secretaria que convidou os cinco municípios para compor o projeto da nova Rota Turística e também estamos contando com o apoio do consultor de Turismo do SEBRAE da Paraíba, Ayron Kerlly”, concluiu Pedro Brandão.

Com a nova possibilidade de fomento da Rota 5, o projeto estará proporcionando a fomentação da economia local em cada cidade, assim como a preservação de cada sistema das áreas que serão trabalhadas, no Turismo de Natureza e similares, como Ecoturismo e Trilhas, e também na preservação cultural que cada município apresentará nas suas propostas de roteiros integrados às suas manifestações culturais, visando além de divulgar a cultura local, a preservação e a perpetuação das manifestações culturais.

Arcoverde realiza 1º Fórum de Turismo nesta quarta-feira

A Prefeitura de Arcoverde promove, nesta quarta-feira (26), às 16h, no Alto do Cruzeiro Novo, o 1º Fórum de Turismo do município. O encontro é organizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos e tem como proposta apresentar instrumentos de planejamento e reunir diversos setores ligados à atividade turística. De acordo com a programação, serão […]

A Prefeitura de Arcoverde promove, nesta quarta-feira (26), às 16h, no Alto do Cruzeiro Novo, o 1º Fórum de Turismo do município. O encontro é organizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos e tem como proposta apresentar instrumentos de planejamento e reunir diversos setores ligados à atividade turística.

De acordo com a programação, serão divulgados o Planejamento Turístico de Arcoverde 2025–2029, o Inventário Turístico e o Calendário Oficial de Eventos 2026. Os documentos reúnem diagnósticos, diretrizes e ações que vão orientar a política municipal de turismo nos próximos anos.

O evento pretende reunir representantes do trade turístico, empreendedores, instituições públicas e privadas, estudantes e lideranças comunitárias, criando um espaço de diálogo sobre o desenvolvimento do setor no município. A iniciativa busca integrar informações, ampliar parcerias e fortalecer a identidade turística local.

A participação é aberta ao público. Segundo a gestão municipal, o fórum integra as ações estratégicas voltadas ao planejamento e à consolidação de políticas públicas na área do turismo.

Paulo Câmara retira R$ 22 milhões de obras de recursos hídricos

Recursos foram para a Procuradoria Geral do Estado pagar despesas correntes. Blog de Jamildo Não passou desapercebido pela oposição no Estado um decreto do governador Paulo Câmara (PSB), já publicado no Diário Oficial, fazendo uma movimentação no orçamento de 2020 do Governo do Estado. Pelo ato oficial, foram retirados R$ 22 milhões previstos para obras […]

Recursos foram para a Procuradoria Geral do Estado pagar despesas correntes.

Blog de Jamildo

Não passou desapercebido pela oposição no Estado um decreto do governador Paulo Câmara (PSB), já publicado no Diário Oficial, fazendo uma movimentação no orçamento de 2020 do Governo do Estado.

Pelo ato oficial, foram retirados R$ 22 milhões previstos para obras de investimentos em “Ampliação da capacidade de acumulação hídrica” para serem gastos em “despesas correntes” da Procuradoria Geral do Estado (PGE), órgão jurídico do Poder Executivo.

A PGE é o órgão onde trabalham os procuradores do Estado, advogados públicos que ganham do Estado uma média salarial de trinta mil reais por mês, além de honorários advocatícios dos processos que atuam.

Um membro da oposição, sob reserva, observou com ironia. “No mesmo dia que Paulo Câmara retirou estes R$ 22 milhões das obras hídricas, Bolsonaro, através do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), liberou R$ 80 milhões para a adutora do Agreste, em Pernambuco”.

ADUTORA

O anúncio de Bolsonaro foi feito esta semana. O Governo Federal vai liberar cerca de R$ 80 milhões para a Adutora do Agreste, obra do governo de Pernambuco executada com investimentos federais.

A informação foi divulgada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, após reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em Brasília.

Os recursos somam-se aos R$ 24,8 milhões destinados à obra em junho de 2020, durante visita do ministro a Pernambuco. A estimativa é que R$ 1,2 bilhão sejam investidos no empreendimento.

“A liberação de recursos novos para a Adutora do Agreste confirma o compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro com as obras hídricas e o acesso à água em Pernambuco. Lembro que a Adutora já atende cerca de 400 mil pessoas e, quando estiver concluída, levará água para 1,3 milhão de pernambucanos”, disse o senador.

Ele acrescentou que o Ramal do Agreste, obra do governo federal para levar água do Rio São Francisco para 68 municípios de Pernambuco, recebeu, somente em 2020, R$ 370 milhões em recursos federais.

Corrente do bem: eles venceram desafios e comoveram com suas histórias de superação

Foi uma lição de vida o papo com Maria José Santos, a Zeza da Escola Monteiro Lobato e Flávio Henrique Siqueira, o Nego Dé, 27 anos, que foi o único sobrevivente das tragédias de 19 e 20 de setembro em nossa região, com oito mortes em dois graves acidentes. Foi no Debate das Dez de […]

IMG-20151110-WA0015
Todo mundo entrou no #forçazeza. Campanha deve continuar para estimular mulheres a prevenir e encarar o câncer de mama de frente, com atitude positiva

Foi uma lição de vida o papo com Maria José Santos, a Zeza da Escola Monteiro Lobato e Flávio Henrique Siqueira, o Nego Dé, 27 anos, que foi o único sobrevivente das tragédias de 19 e 20 de setembro em nossa região, com oito mortes em dois graves acidentes. Foi no Debate das Dez de hoje do Programa Manhã Total, que também contou com participação do blogueiro Júnior Finfa.

Zeza falou da forma como encarou em junho deste ano ao diagnóstico de um câncer de mama. Sua atitude positiva e a participação da família geraram a campanha #forçazeza, com muita gente usando lenços em solidariedade e desejando sucesso no tratamento. Aliás, a campanha não parou com o fim da luta de Zeza. “Pretendo ajudar outras pessoas”.

IMG-20151110-WA0019
Michelli Martins e André Luiz
IMG-20151110-WA0013
Júnior Finfa
IMG-20151110-WA0014
Tito Barbosa

IMG-20151110-WA0020

Menos de seis meses depois, Zeza comemora o diagnóstico que recebeu há uma semana: está curada do câncer. “Tudo correu bem porque fazia exames preventivos anualmente e tive muita força vinda da solidariedade e orações”, diz.

Ela afirmou nunca ter reagido negativamente à doença, à exceção do dia do diagnóstico, o único em que não esteve bem. Zeza fez radio e quimioterapia e passou por uma cirurgia para retirada do nódulo, um sucesso.

12002817_1474570739515311_6683142650750954046_n

Já Flávio, o Nego Dé, aos poucos vai retomando sua vida normal. A Evandro Lira, ele afirmou que não lembra do acidente, mas agradece à força da família e dos amigos pela corrente do bem para que ele escapasse com vida da tragédia.

“Espero que minha situação  sirva de exemplo para outros jovens evitem beber e dirigir. Graças a DEus estou vivo. Tenho filhos pra criar”, disse. Ele preferiu falar de casa e nao veio aos estúdios. Durante o programa, muitas foram as manifestações de solidariedade a Zeza e Dé por telefone, WhattsApp e internet.