Notícias

Carnaíba alerta sobre surto de dengue e outras arboviroses

Por André Luis

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde divulgou comunicado  nas redes sociais da Prefeitura, alertando a população sobre os cuidados com locais que acumulem água parada, sendo criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses no município de Carnaíba.

“Reforçamos que as arboviroses são endêmicas em nossa região e são preocupantes para a saúde pública, especialmente no período de chuvas, quando os ovos postos pelo mosquito, nascem em água parada oriundas muitas vezes da chuva em locais públicos onde há recipientes e locais propícios para tal acúmulo (pneus, garrafas, lixos diversos etc)”, diz o comunicado.

Ainda segundo o comunicado, a vigilância em saúde tem intensificado as ações preventivas para eliminação de criadouros do mosquito. “No entanto, essas ações, somente serão efetivas com o apoio da população. Lembramos a todos que para combater essas terríveis doenças, precisamos estar vigilantes e atentos a situações de riscos como: lixo acumulado em locais a céu aberto (quintais, ruas, terrenos baldios), garrafas abertas, pneus e outros recipientes com água parada. Precisamos limpar periodicamente caixas d’água, reservatórios, tanques… Só assim, juntos, cada um fazendo sua parte, será possível combater esse inimigo”, destaca.

O comunicado alerta ainda para que todos estejam atentos em suas residências: “cubra com tela todos os reservatórios, tanques, caixas d’água e em caso de aparecimento de larvas, procure a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o tratamento correto”, informa.

Outras Notícias

Prefeito Sebastião Dias admite coligação com PSB para sucessão em Tabira

Uma entrevista bem ao estilo Sebastião Dias (PTB) de fazer política! Em menos de 20 minutos falando a Rádio Cidade FM o gestor tabirense diante dos questionamentos do apresentador sobre as ações desenvolvidas durante três anos e meio, já havia soltado algumas pérolas como: “ainda falta fazer muito”; “são poucas coisas que precisam ser feitas […]

Sebastião Dias na Cidade

Uma entrevista bem ao estilo Sebastião Dias (PTB) de fazer política! Em menos de 20 minutos falando a Rádio Cidade FM o gestor tabirense diante dos questionamentos do apresentador sobre as ações desenvolvidas durante três anos e meio, já havia soltado algumas pérolas como: “ainda falta fazer muito”; “são poucas coisas que precisam ser feitas do que foi prometido na campanha”; “falta fazer tudo”. Ou seja, sobrou contradição.

Sobre o Jingle: O que é que falta fazer mais? – ele só disse que critica quem não entende de poesia. Lembrado que ele mesmo já cantou o tema para o ex-prefeito na época quando aliado Dinca Brandino, se irritou e pediu para que o nome do hoje adversário não fosse citado.

Reclamou de duas folhas atrasadas que recebeu para pagar, pagamentos de precatórios e renegociação de R$ 42 milhões de débitos deixados pelo ex-gestor.

Destacou obras de calçamento, reforma de hospital, construções de Creche, UBS, Centro de Monitoramento da Guarda, construção de estradas e outras ações. Pela primeira vez agradeceu os recursos do Governo Paulo Câmara.

A respeito das 11 ruas que esperam pelos recursos da emenda Armando Monteiro para serem calçadas e asfaltadas, o poeta disse: “o dinheiro da Caixa tem que sair até a eleição”.

Falando da pesquisa Multipla que lhe coloca em 3º lugar atrás de Nicinha de Dinca e do ex-secretário Edgley Freitas, e em primeiro lugar no quesito rejeição com 44%, o Prefeito disse respeitar os números, mas diz que está revertendo os números.

Sobre sucessão, Sebastião Dias reafirmou a candidatura, mais admitiu um entendimento com o PSB, onde se submeteria ao resultado de uma pesquisa. E completou: “Sou candidato a reeleição sim com o propósito de evitar que voltem gestores que quebraram Tabira”.

Prefeito de Solidão se envolve em acidente e é levado ao HR Emília Câmara

O prefeito de Solidão, Djalma Alves, do PSB, se envolveu em um acidente no final da tarde deste sábado nas imediações do Sítio Poço Dantas, município de Tabira. Segundo o comunicador Júnior Alves, da Cidade FM, ele conduzia um veículo D-20 que se chocou com uma Hilux. As informações dão conta de que ao ser […]

O prefeito de Solidão, Djalma Alves, do PSB, se envolveu em um acidente no final da tarde deste sábado nas imediações do Sítio Poço Dantas, município de Tabira.

Segundo o comunicador Júnior Alves, da Cidade FM, ele conduzia um veículo D-20 que se chocou com uma Hilux.

As informações dão conta de que ao ser socorrido, Djalma reclamava de muitas dores. A suspeita é que ele teve fraturas em uma das pernas.

Ainda segundo informações, uma pessoa estava em cima da D-20 também ficou ferida.

Não foi ainda identificado o nome de quem guiava a Hillux, muito menos qual a dinâmica do acidente. Preliminarmente, um nome ligado a Djalma diz que a Hillux teria invadido a mão contrária e atingido o carro em que estava o prefeito, mas essa informação ainda é extra oficial.  Uma viatura da ROMU, de Tabira, estava no local com homens auxiliando na ocorrência.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Emília e Câmara,  de Afogados da Ingazeira. O blog aguarda atualização do estado de saúde dos envolvidos.

Vereador serra-talhadense quer Guarda de Serra Talhada inspirada no modelo de Tabira

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) visitou  a Guarda Civil Municipal de Tabira, onde esteve acompanhado dos guardas municipais Marcos Antônio, Caio Ladislau e Thaisa Aquino, da GCM de Serra Talhada, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEST, Júnior Moraes. A comitiva foi recepcionada pelo comandante da Guarda e Secretário de Administração […]

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) visitou  a Guarda Civil Municipal de Tabira, onde esteve acompanhado dos guardas municipais Marcos Antônio, Caio Ladislau e Thaisa Aquino, da GCM de Serra Talhada, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEST, Júnior Moraes. A comitiva foi recepcionada pelo comandante da Guarda e Secretário de Administração tabirense, Flávio Marques, e pelo Subcomandante, Vasconcelos.

Flávio Marques destacou a que hoje a corporação tabirense dispõe de uma estrutura física, veículos e diversos equipamentos frutos de projetos aprovados junto ao Governo Federal. “Nós conseguimos recursos e equipamentos dos órgãos federais, fruto de muito esforço de nossa equipe. Os recursos da segurança são limitados, mas temos planejamento e gestão, o que gera resultados”, afirma Marques. Acrescentando que “somente foi possível realizar um bom trabalho a partir da autonomia dada pelo prefeito Sebastião Dias”.

Os representantes do Município de Serra Talhada puderam conhecer o Centro de Monitoramento e Comando que conta com mais de 120 câmeras instaladas nos prédios públicos do Município, além conhecer internamente cada espaço, equipamentos como rádio, armas de choque, coletes balísticos e os serviços de emissão de RG/CPF, Carteira de Trabalho, Reservista e o PROCON.

“Tabira hoje é referência para a nossa Região, Estado e País. Anotamos tudo e vamos levar essas informações para Serra Talhada. Deixo aqui o convite para que você Flávio Marques possa ir a uma reunião com os colegas vereadores apresentar esse projeto bem-sucedido implantado em Tabira”, disse o vereador Sinézio Rodrigues.

Acompanharam a visita o Secretário de Relações Institucionais, Tadeu Sampaio, o Subcomandante da Guarda de Tabira, Vasconcelos e a presidente do PT de Tabira, Socorro Véras.

Para o vereador Sinézio Rodrigues, a visita foi bastante produtiva e o surpreendeu positivamente quanto à qualidade do serviço prestado pela GCM de Tabira. “Defendemos que a Guarda Municipal de Serra Talhada exerça um papel de maior amplitude na prestação de serviços à sociedade. Não podemos continuar tendo uma Guarda que fique restrita a cuidar, apenas, dos prédios públicos; ela pode e deve ser preparada para fazer um trabalho educativo nas escolas, bairros, além de ajudar na segurança da população através do monitoramento de câmeras e rondas ostensivas. Serra Talhada merece uma Guarda Municipal atuante”, afirmou.

Arcoverde: Zeca e Júlio botam bloco pró Neryanne na rua

Acompanhados da presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e pré candidata a prefeitura  Nerianny Cavalcanti, os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (Federal), estiveram na última sexta-feira participando de uma prestação de contas dos seus mandatos e debatendo os problemas do bairro e da cidade de Arcoverde. Em suas palavras, a presidente […]

13138867_1074728165927417_7574698826180822352_n

Acompanhados da presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e pré candidata a prefeitura  Nerianny Cavalcanti, os deputados Júlio Cavalcanti (estadual) e Zeca Cavalcanti (Federal), estiveram na última sexta-feira participando de uma prestação de contas dos seus mandatos e debatendo os problemas do bairro e da cidade de Arcoverde.

Em suas palavras, a presidente do PTB, Nerianny Cavalcanti, defendeu que a população não fique calada e comece a debater os problemas que afetam a saúde, a segurança e a infraestrutura dos cidadãos, entre outros temas. Ela pregou a união em torno de projetos e ideias “para que o trabalho volte à Arcoverde”.

Nerianny destacou a atuação dos deputados trabalhistas, destacando a emenda de R$ 60 milhões para a implantação do Distrito Industrial de Arcoverde. Júlio Cavalcanti disse que a gestão Madalena vive “imobilismo que paralisou o desenvolvimento da cidade”.

Um dos últimos a falar, o deputado federal Zeca Cavalcanti, fez um balanço de sua atuação e relembrou obras que marcaram a cidade quando gestor. Ele lamentou que a Policlínica que era para funcionar em regime de plantão 24h, “fecha suas portas à noite porque não tem médico, apenas uma atendente”.

Prefeita de São Bento Una toma posse na presidência do Comupe

A prefeita Débora Almeida, de São Bento do Uma, assumiu hoje (02/04) a presidência do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), hoje com 11 cidades consorciadas. Agora José Patriota é o vice na executiva do Consórcio. A prefeita chega com boas ideias e pronta para incrementar os serviços que o Comupe já oferece. Ela quer dar […]

A prefeita Débora Almeida, de São Bento do Uma, assumiu hoje (02/04) a presidência do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), hoje com 11 cidades consorciadas. Agora José Patriota é o vice na executiva do Consórcio.

A prefeita chega com boas ideias e pronta para incrementar os serviços que o Comupe já oferece. Ela quer dar mais opções de compras aos gestores, a exemplo de peças para veículos, iluminação pública, Ar condicionado, estrutura de eventos e outros, além de ampliar o número de municípios para que façam parte do Consórcio.

A diretoria executiva ficou formada por: Débora Almeida, presidente (São Bento do Una), José Patriota (Afogados da Ingazeira, vice-presidente; Secretário, Vavá Rufino (Moreno) e secretário executivo, José Mário de Barros Falcão, diretor da Amupe.

O seu criador José Patriota, presidente da Amupe e também do Consórcio, que agora segue com a prefeita Débora Almeida, já havia ampliado suas ações realizando processos Licitatórios de Registro de Preços para Material Médico Hospitalar (MMH), insumos para diabetes, equipamentos de informática, veículos e   pneus.

Patriota mostrou que a experiência com a Atenção Básica é altamente positiva, com uma economia média de 30%. O consórcio também disponibilizou para os municípios um Sistema de Gerenciamento de Processos, que permite o uso da ferramenta pelos gestores, possibilitando o acompanhamento em tempo real dos diversos contratos em andamento no município.

O Comupe foi criado há três ano, é multifinalitário, com abrangência estadual. São consorciados Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Buenos Aires, João Alfredo, Lagoa Grande, Chã de Alegria, Moreno,  São Bento do Una e Serra Talhada.