Notícias

Cármen Lúcia tira da Lava Jato e determina novo relator para inquérito sobre Aécio

Por Nill Júnior

G1

A Presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, determinou nesta quarta-feira (14) a retirada do âmbito da Operação Lava Jato e o sorteio de um novo ministro relator para um dos cinco inquéritos abertos sobre o envolvimento do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) com irregularidades narradas nas delações premiadas da empreiteira Odebrecht.

Ela atendeu a pedido do ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF.

O inquérito é um dos cinco inquéritos abertos sobre o envolvimento do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) com irregularidades narradas nas delações premiadas da Odebrecht. e apura suposto pagamento de vantagens indevidas pela Odebrecht, a pedido de Aécio, para campanhas dele, do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), do ex-deputado Pimenta da Veiga (PSDB-MG) e do deputado Dimas Fabiano Toledo Júnior (PP-MG).

Atualmente, Aécio Neves está afastado do mandato, por determinação de Fachin, em razão de denúncia do empresário Joesley Batista, delator da Operação Lava Jato.

Ao formular o pedido, Fachin concordou com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para quem a investigação não tem relação com a Operação Lava Jato, que apura fraudes no âmbito da Petrobras.

Segundo o ministro, os fatos “ao menos por ora, em nada de relacionam com o que se apura na referida operação de repercussão nacional”.

Outras Notícias

Waldemar Borges cobra discussão do Pacto Federativo

Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa durante a primeira a sessão plenária do segundo semestre, nesta segunda-feira (08), o deputado Waldemar Borges chamou a atenção para o agravamento da crise no país devido ao desempenho negativo dos principais indicadores nacionais. Destacando a necessidade de enfrentamento e construção de soluções, o líder do Governo afirmou que […]

03.08-WALDEMAR-BORGES-JB

Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa durante a primeira a sessão plenária do segundo semestre, nesta segunda-feira (08), o deputado Waldemar Borges chamou a atenção para o agravamento da crise no país devido ao desempenho negativo dos principais indicadores nacionais.

Destacando a necessidade de enfrentamento e construção de soluções, o líder do Governo afirmou que estados e municípios estão arcando com as consequências de um “modelo de Pacto Federativo anacronicamente deformado”, com forte concentração de recursos pela União.

Em 1985, 70% do que era arrecadado pela União era partilhado com estados e municípios. Três décadas depois, esse percentual é de apenas 30%.  “Vivemos uma equação invertida na qual estados e municípios estão sendo penalizados. Estamos acompanhando a situação de 130 municípios pernambucanos que se encontram sob o risco de infringirem a Lei de Responsabilidade Fiscal devido a queda de repasses federais”, destacou o deputado.

Além da forte concentração do bolo tributário, Waldemar Borges chamou a atenção para o não reajuste de repasses feitos pelo Governo Federal. “Alguns não são reajustados há mais de dez anos, como por exemplo na área da saúde.  O SUS paga a Pernambuco, para consultas de média e alta complexidade, uma média de R$ 5,00. Um leito de UTI, cuja diária é de R$ 1.200,00, o Governo Federal só paga R$ 400, estando o Governo do Estado responsável em arcar com os R$ 800,00 restantes. São valores mínimos  e insuficientes para enfrentar o problema”, revelou.

O líder do Governo ressaltou que, apesar dessa adversidade, Pernambuco tem crescido. “Não se pode cortar, como fez o Governo Federal, 12 bilhões de reais da saúde e 9 bilhões da educação e achar que isso não se reflete nos estados brasileiros. Se a oposição quer discutir esse assunto de fato, temos que criar uma unidade para ajudar Pernambuco a enfrentar esse modelo concentrador”.

Ele acrescentou que há de se identificar onde está o dinheiro do país, que não vai  para os estados. “Ontem, por exemplo, o Bradesco comprou o HSBC e isso pode ser uma boa dica. Que reajuste fiscal é esse que vai buscar dinheiro da saúde e da educação e  deixa o capital financeiro abarrotado de recursos? Por isso a necessidade urgente de uma revisão no Pacto Federativo”, concluiu.

Em Tabira, prefeitura homenageia mães

A prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na noite de domingo, 10. Dias das Mães, um homenagem com apresentações culturais, recital e música coma Banda BKL. Participaram do evento poetas e repentista, Valdir Teles, Zé Carlos do Pajeú, Adelmo Aguiar, Sebastião Dias.  Declamadores, Dedé Monteiro, Mariana Teles e as crianças […]

DSC_0119

A prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na noite de domingo, 10. Dias das Mães, um homenagem com apresentações culturais, recital e música coma Banda BKL.

Participaram do evento poetas e repentista, Valdir Teles, Zé Carlos do Pajeú, Adelmo Aguiar, Sebastião Dias.  Declamadores, Dedé Monteiro, Mariana Teles e as crianças do grupo Infância Rimada prestaram também suas homenagens. Os artistas mirins Igor e Amanda também fizeram sua apresentação.

DSC_0003

Na fala de abertura o prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB) cumprimentou todas as pessoas e se dirigiu, especialmente, às mães presentes. –“Quero abraçar a todas as mães e desejar um dia especial a quem tanto faz, a quem tanto trabalha, a quem não mede esforços e não se cansa de defender o filho, A MÃE.”

A secretária de Desenvolvimento Social de Tabira e 1ª Dama, Iêda Guedes de Mélo, parabenizou todas as mães presentes e destacou a importância da mãe na formação do filho.

Integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social prestaram uma homenagem especial à secretária Iêda Dias. Foi feita uma síntese do trabalho como secretária, catequista e como pessoa que exclusivamente desempenha seu trabalho na solidariedade às pessoas mais necessitadas.

Durante a apresentação do evento foram realizados sorteios de diversos prêmios para às mães presentes.

Márcia Conrado tem protagonismo em ato pró Teresa e Danilo

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), teve posição de destaque à mesa na formalização da aliança PT-PSB com o lançamento de Teresa Leitão ao Senado e a formalização da aliança com Danilo Cabral candidato a governador. Sentada ao lado do governador Paulo Câmara e do Deputado Federal Carlos Veras, Conrado foi uma das […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), teve posição de destaque à mesa na formalização da aliança PT-PSB com o lançamento de Teresa Leitão ao Senado e a formalização da aliança com Danilo Cabral candidato a governador.

Sentada ao lado do governador Paulo Câmara e do Deputado Federal Carlos Veras, Conrado foi uma das lideranças com direto a fala.

Ela destacou a candidatura de Teresa Leitão ao Senado. “Teremos a primeira Senadora mulher de Pernambuco. Estou como única prefeita do PT no estado. Precisamos ocupar mais esses espaços. Já mostramos que onde chagamos fazemos a diferençam, trabalhando da forma correta, da forma petista”.

Ela ainda falou em garantir a democracia no pais defendeu Lula presidente e a aliança. “Esse grupo sabe o caminho certo. Com muita alegria digo que é Lula lá, Teresa e Danilo cá. Estamos prontos pra vitória”, disse a petista.

Ranking do Alexa dá mais uma boa notícia ao blog

Mais uma boa notícia do blog: depois de um mês de aumento nos acessos medidos pelo Google Analytcs, principal contador analisado pelas agências de publicidade, o  site Alexa, especializado em medir tráfico de acessos na internet, confirmou a audiência do blog como o mais acessado na região. É a consolidação do posto que já vinhamos mantendo […]

palmas

Mais uma boa notícia do blog: depois de um mês de aumento nos acessos medidos pelo Google Analytcs, principal contador analisado pelas agências de publicidade, o  site Alexa, especializado em medir tráfico de acessos na internet, confirmou a audiência do blog como o mais acessado na região.

É a consolidação do posto que já vinhamos mantendo também com base no Instituto de Pesquisa Múltipla, com cruzamento de dados de pesquisas realizadas na região.

O Alexa é um site especializado em medir a audiência dos blogs. O parâmetro funciona assim: quanto  menor a posição no ranking,  maior a movimentação na página e consequentemente a audiência.

A nova boa notícia vem justamente dias antes de uma campanha publicitária estadual que o blog vai tocar em agosto. A ideia é “estadualizar” ainda mais o patrimônio que segundo os internautas é a mola mestra do blog: credibilidade. Essa conquista dividimos com todos!

 

Depois de meses orientando, Guarda Municipal de Tabira começa a multar imprudentes em março

Levantamento justifica: Trânsito mata mais que assassinatos na Cidade das Tradições O Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal de Tabira (CMCGM), divulgou os números de mortes ocorridas em acidentes no Município. Na prática, a comparação do número de homicídios em relação aos acidentes significa que, hoje, em Tabira, é mais arriscado morrer em um acidente […]

Levantamento justifica: Trânsito mata mais que assassinatos na Cidade das Tradições

O Centro de Monitoramento e Comando da Guarda Municipal de Tabira (CMCGM), divulgou os números de mortes ocorridas em acidentes no Município. Na prática, a comparação do número de homicídios em relação aos acidentes significa que, hoje, em Tabira, é mais arriscado morrer em um acidente do trânsito do que ser assassinado.

Em todo o ano de 2018, 8 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito. Se comparadas ao número de homicídios no mesmo período, as mortes por acidente batem os assassinatos. Foram registrados 5 homicídios, 3 mortes a menos do que as registradas em acidentes de trânsito. Foram 101 acidentes, 55 com ferimentos ou lesões.

A fim de diminuir os acidentes, o Secretário de Administração e Comandante da Guarda, Flávio Marques, afirmou que campanhas de prevenção, panfletagem e palestras serão realizadas durante o ano de 2019, além da presença da equipe da Lei Seca e de agentes da Operação Trânsito Seguro. “Vamos iniciar agora uma grande operação de fiscalização juntamente com os demais órgãos para combater as irregularidades e abusos no Trânsito. A nossa meta em 2019 é salvar vidas”, destacou.

Marques reforçou que dicas básicas de segurança podem fazer a diferença entre a vida e a morte. O uso do cinto de segurança, não dirigir falando ao celular, uso de capacete para motociclistas, atravessar na faixa de pedestres, respeitar o limite de velocidade da via são apenas alguns hábitos positivos que podem salvar vidas.

Tabira iniciou recentemente o processo de municipalização do Trânsito com a instalação de semáforos, sinalização vertical e horizontal das vias. A Guarda Municipal começará a multar no dia 1º de março deste ano.