Notícias

Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE abre inscrições para 5 novos cursos FIC

Por Nill Júnior

O campus Serra Talhada do IF Sertão-PE lançou, nesta segunda-feira (07), o edital 09/2017, referente as inscrições em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Ao todo, estão sendo ofertados 5 cursos com diferentes conteúdos e cargas horárias.

A principal característica dos cursos FIC é oferecer uma formação mais rápida e específica ao estudante. Eles são realizados, em média, de três a seis meses e todos garantem certificado. Os cursos abordam temas diversos, são eles: Tecnologia do Concreto, Patologia das construções, 10 Lições sobre ética para cidadania e formação profissional, Cor na teoria e na prática, Educação para as relações étnico-raciais: materiais didáticos e pesquisas escolares. As inscrições são gratuitas e estarão abertas para toda a comunidade a partir desta terça-feira (08), até o próximo dia 15 de agosto no campus.

Os interessados deverão comparecer até o IF Sertão-PE – Campus Serra Talhada, localizado na PE 320 – Km 126, no horário das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h na sala da Coordenação de Extensão, munidos de duas fotos 3×4, originais e xérox da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de escolaridade exigida e residência.

A seleção se dará mediante sorteio (apenas para os cursos em que a quantidade de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas), que ocorrerá na manhã do dia 18 de agosto, no auditório do Campus. É preciso que o candidato leia atentamente ao edital, no qual consta a formação mínima exigida para se fazer cada curso.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo, conteúdo de cada curso e carga horária, acesse ao edital 09/20017 aqui.

Outras Notícias

Com obra parada, casas populares são alvo de vandalismo em Tabira

A vereadora Claudiceia Rocha (PSB) esteve ontem (26) no Conjunto Habitacional Iraci Pires, as chamadas “casinhas populares” de Tabira. Ela constatou o total abandono da obra. “São mais de quarenta casas, com bom percentual de execução, mas esperando acabamento, como piso, banheiro e cozinha. Sem presença e conclusão da municipalidade, há relatos de furto de […]

Informações e foto: Vanderley Miron

A vereadora Claudiceia Rocha (PSB) esteve ontem (26) no Conjunto Habitacional Iraci Pires, as chamadas “casinhas populares” de Tabira.

Ela constatou o total abandono da obra. “São mais de quarenta casas, com bom percentual de execução, mas esperando acabamento, como piso, banheiro e cozinha.

Sem presença e conclusão da municipalidade, há relatos de furto de portas, janelas, canos, telhas e madeira dos telhados.

“Peço ao Prefeito e à Cehab para providenciarem a conclusão da obra ou até entregar as casas aos beneficiários. Assim eles próprios poderiam concluir o acabamento, evitando vandalismo”.

As casas estão no bojo do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, segundo a nota ao blog. Já se passaram  aproximadamente quatro anos e não há previsão de entrega.

Lama de barragem chegará ao São Francisco em 15 de fevereiro, diz governo

O Globo A lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro. A previsão é de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) e foi divulgada no primeiro boletim de […]

O Globo

A lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG) chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro. A previsão é de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) e foi divulgada no primeiro boletim de monitoramento especial do Rio Paraopeba produzido pelo órgão.

O Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Controlada pela Cemig, a usina de Três Marias é a primeira instalada ao longo do São Francisco. Os cálculos feitos pelos técnicos do governo apontam que a lama chegará à usina entre os dias 15 e 20 do próximo mês.

Antes, a previsão é que a lama chegue na região de São José da Varginha na noite desta terça-feira. Em seguida, a onda de rejeitos passará pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro. A previsão do governo é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio.

A onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 quilômetro por hora, segundo o governo.

Segundo o CPRM, diariamente serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do inicio da água turva nos pontos de interesse ao longo do Paraopeba. A metodologia usada usa dados observados em campo e características da bacia hidrográfica.

O boletim da CPRM é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao Rio São Francisco. Mais cedo, também nesta segunda-feira, o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, negou que os rejeitos chegariam a Três Marias.

No domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que o governo trabalhava com uma probabilidade baixa de que a onda de lama contaminar o São Francisco.

O número de mortos em decorrência do rompimento da barragem subiu para 60 nesta segunda-feira. Segundo o tenente coronel Flávio Godinho, um dos coordenadores da operação de resgate, dezenove corpos foram identificados. O número de desaparecidos chega a 292, segundo o último boletim divulgado.

Prefeitura de Afogados inaugurou rua pavimentada no bairro Costa

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou neste final de semana a quinta rua pavimentada em apenas um mês. A rua Welington Jorge Marques de Lima, no bairro Costa, teve os 364 m² de sua extensão pavimentada com asfalto.  A via também ganhou novas calçadas com meio-fio, sinalização de trânsito e uma nova iluminação em […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou neste final de semana a quinta rua pavimentada em apenas um mês. A rua Welington Jorge Marques de Lima, no bairro Costa, teve os 364 m² de sua extensão pavimentada com asfalto. 

A via também ganhou novas calçadas com meio-fio, sinalização de trânsito e uma nova iluminação em LED. Um investimento de R$ 25 mil, com recursos próprios.

Na ocasião, o Prefeito Sandrinho, ao lado do vice, Daniel Valadares, e do Secretário municipal de Infraestrutura, Silvano Brito, assinaram a ordem de serviço para a pavimentação das ruas João Valeriano e Severino de Siqueira, além de complemento da Izídio Leite e trecho entre as Ruas João Valeriano e Welington Jorge, todas no Bairro Costa, todas com recursos próprios.

O nome da rua foi fruto de requerimento apresentado pelo vereador Reinaldo Lima. O requerimento para que a rua fosse pavimentada foi de autoria dos vereadores César Tenório, Gal Mariano e Douglas Eletricista. 

Os vereadores Reinaldo lima, Gal Mariano e Douglas eletricista justificaram suas ausências por conta de compromissos legislativos anteriormente agendados. Participaram da inauguração os vereadores César Tenório, Erickson Torres, Toinho da Ponte e Cícero Miguel.

“Estou muito emocionada. É um dos dias mais felizes da minha vida. Foram anos de convivência com a poeira e a lama. Nosso sonho era termos nossas ruas pavimentadas. E esse sonho agora é realidade,” declarou a moradora da rua, Nafra Nadegi, que também integra o conselho comunitário do bairro Costa. 

Esta semana, o Prefeito Sandrinho Palmeira irá entregar fardamento e kits de material escolar para os alunos da rede municipal de ensino.

Ailton Suassuna confirma Coco de Odálio como seu candidato em Tavares

Durante entrevista ontem a Rádio Comunitária São Miguel FM de Tavares, ao comunicador Genilson Dias, o Prefeito Ailton Suassuna anunciou a chapa que terá o seu apoio para a sucessão 2020. O candidato a prefeito será o empresário Coco de Odálio e o vice Edvaldo da Casa de Apoio. A justificativa do prefeito foi de que no […]

Coco já foi oposição a Suassuna

Durante entrevista ontem a Rádio Comunitária São Miguel FM de Tavares, ao comunicador Genilson Dias, o Prefeito Ailton Suassuna anunciou a chapa que terá o seu apoio para a sucessão 2020.

O candidato a prefeito será o empresário Coco de Odálio e o vice Edvaldo da Casa de Apoio.

A justificativa do prefeito foi de que no período em que esteve afastado pela justiça, quando chegou a ser preso acusado pela prá tica de improbidade administrativa, Coco de Odálio e a vereadora Lenira lhe foram solidários.

Com o telefone aberto ao público, o programa viveu alguns momentos de mal-estar como as intervenções de adversários como a vereadora Socorrinha e do ex-vereador Adailton Dantas.

Ailton Suassuna confirmou o rompimento do vice-prefeito Luíz Poeta.

Mais detalhes nesta segunda   no Programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú,  com Anchieta Santos.

Afogados abre renovação de matrículas para alunos que permanecerão na mesma escola

A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira já iniciou o processo de renovação de matrículas para os alunos que permanecerão na mesma escola em 2022. A renovação deve ser feita de forma presencial até o dia 30 de dezembro.  Nas escolas da área urbana, a renovação deve ser realizada na secretaria da própria escola […]

A Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira já iniciou o processo de renovação de matrículas para os alunos que permanecerão na mesma escola em 2022. A renovação deve ser feita de forma presencial até o dia 30 de dezembro. 

Nas escolas da área urbana, a renovação deve ser realizada na secretaria da própria escola onde o aluno estuda. Assim também deve ser nas escolas do São João e Levino Cândido. 

Nas demais escolas da área rural, a renovação deve ser realizada, também presencialmente, na secretaria municipal de educação, mais especificamente na sala da inspeção escolar.