Notícias

Caminhada e serviços de saúde e beleza marcam o Dia do Trabalhador em Serra Talhada

Por Nill Júnior

O Dia do Trabalhador foi comemorado em Serra Talhada, nesta terça-feira, 1º de maio. Uma multidão participou da 7ª Caminhada do Trabalhador e da Caravana do Bem-Estar promovidas pela Prefeitura Municipal, na abertura oficial das festividades do aniversário de 167 anos da Capital do Xaxado.

A caminhada teve início na Academia das Cidades do IPSEP e terminou no Bairro Bom Jesus, onde a Prefeitura promoveu a Caravana do Bem-Estar, na Escola Neto Pereirinha. Foram disponibilizados diversos serviços de saúde e beleza para a população como maquiagem, manicure, limpeza de pele, sobrancelha, massagem, vacinação contra a gripe e testes rápidos.

A programação do mês de aniversário tem sequência na próxima sexta-feira (04), com a Noite de Glória, na Concha Acústica, a partir das 19h30. Se apresentarão os cantores Marília Marques e Léo Godoy, além da participação especial de Ialle Farias, Leila Cristina, Marailson Marques, Marcélia Lima, Os Cirineus e Thiago Souza.

No sábado (05), tem ordem de serviço da nova Praça Sérgio Magalhães, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, e um Especial com Artistas da Terra, na Concha Acústica, a partir das 20h.

Confira a programação completa:

04 de maio

Noite de Glória: Shows de Marília Marques – Leo Godoy + participações especiais – Concha Acústica, 19:30h

05 de maio

Ordem de Serviço para construção da nova praça Sérgio Magalhães – Matriz de Nossa Senhora da Penha, 20:00h

Especial Artistas da Terra – Concha Acústica, 21:00h

06 de maio

Desfile Cívico

Corte do Bolo (Pátio da Feira)

11 de maio

Inauguração da Rua 11 e Onofre Magalhães – bairro Cohab, 16:00h

18 de maio

Dia de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

19 de maio

Inauguração da USF, da reforma e ampliação do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Varzinha – 9h

Caravana da Cidadania – Varzinha – 10h

25 de maio

Inauguração da Estação Juventude, Alto Bom Jesus – 16h

29 e 30 de maio

Seminário de Gestores Ambientais do Pajeú – a partir das 8h

31 de maio

Café da Manhã e Coletiva com a Imprensa – Casa da Cultura, 8:00h

Inauguração USF Bom Jesus – 16:00h

Outras Notícias

Afogados: Carnaubinha e Dois Riachos ganham passagens molhadas

Dando sequência às inaugurações e entregas dentro do plano de cem dias, o Prefeito Alessandro Palmeira inaugurou duas das treze passagens molhadas que constam no plano. No sábado, o Prefeito inaugurou a passagem molhada da comunidade de carnaubinha. No local, a Prefeitura ampliou também o sangradouro do açude e construiu muros de arrimo para dar […]

Dando sequência às inaugurações e entregas dentro do plano de cem dias, o Prefeito Alessandro Palmeira inaugurou duas das treze passagens molhadas que constam no plano.

No sábado, o Prefeito inaugurou a passagem molhada da comunidade de carnaubinha. No local, a Prefeitura ampliou também o sangradouro do açude e construiu muros de arrimo para dar mais segurança à obra. 

No domingo (28), o Prefeito foi até à comunidade de dois riachos para inaugurar a segunda passagem molhada. A obra tem 25 metros de comprimento e fica na divisa com o município de Solidão. As duas obras tiveram um custo aproximado de 40 mil Reais, realizadas com recursos próprios.

O prefeito Alessandro Palmeira esteve acompanhado do vice, Daniel Valadares, e do Secretário de Agricultura, Rivélton Santos. “A gente vem trabalhando em várias comunidades, com recuperação das estradas e reformas de passagens molhadas como essa de Dois Riachos, com o objetivo de melhorar o acesso das comunidades rurais aqui de Afogados da Ingazeira,” destacou Rivélton. 

O vice-prefeito, Daniel Valadares, destacou as ações direcionadas para a zona rural nesses primeiros cem dias de gestão. “Foi um compromisso que assumimos em campanha, e que vamos honrar durante todo o mandato,” finalizou.

“Fizemos a entrega de duas das treze passagens molhadas que constam no nosso plano de 100 dias. São obras importantes, que garantem a trafegabilidade dos moradores de nossa zona rural, e também trazem mais segurança para que possamos enfrentar o inverno que se aproxima. E vamos continuar na luta em busca de mais recursos para que a gente possa continuar esse ritmo de ações que estamos realizando nos cem primeiros dias de governo,” destacou Alessandro Palmeira.

Durante a programação, o Prefeito visitou as obras da passagem molhada do sítio alça de peia, que deverá ser entregue à população nos próximos trinta dias.

Justiça determina em liminar retirada de post de Albérico Thiago contra Evandro Valadares

O candidato a reeleição de São José do Egito, Evandro Valadares, ingressou com representação eleitoral por Propaganda Negativa ou Fake News contra José Albérico Nunes de Brito, o Alberto Thiago e Romério Guimarães, candidatos a vereador e prefeito. Albérico é vereador e candidato a reeleição pelo PP. Segundo a  representação, Alberto publicou em seu perfil […]

O candidato a reeleição de São José do Egito, Evandro Valadares, ingressou com representação eleitoral por Propaganda Negativa ou Fake News contra José Albérico Nunes de Brito, o Alberto Thiago e Romério Guimarães, candidatos a vereador e prefeito.

Albérico é vereador e candidato a reeleição pelo PP. Segundo a  representação, Alberto publicou em seu perfil pessoal na rede social Facebook  uma acusação de que Evandro Valadares teria atrasado parcelas do Garantia Safra.

“Tal situação é considerada matéria de propaganda ilegal/ Fake News, mencionando que não deixou de pagar o referido seguro, uma vez que o prazo termina em 21/12/2020”.

Informou que tal propaganda “prejudica a imagem do Candidato Representante e favorece, consequentemente, a pessoa do candidato opositor e Segundo Representado, Sr. Romério Augusto Guimarães, haja vista ser seu candidato a prefeito, inclusive publicando imagens do Sr. Romério, juntamente com a postagem do vídeo”.

Em decisão liminar, a Juiza Tayná Lima Prado determinou a retirada do post, “considerando que na demanda há elementos que evidenciam a probabilidade de perecimento de direito, tendo em vista que a publicação em questão caracteriza notória burla ao processo eleitoral, ferindo a regra contida no artigo 27 da Resolução nº 23.610/19”.

“No que diz respeito ao perigo de dano ou ao resultado útil do processo, também é claro o prejuízo que a perpetuação da informação falsa poderá causar ao candidato Evandro Perazzo Valadares. Diante do exposto, e por entender reprovável a conduta do representado, com fulcro no artigo 38 da Resolução nº 23.610/19, bem como no artigo 300 do Código de Processo Civil, defiro a liminar”. A  pena em caso de descumprimento é de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pela conduta reiterada.

Afogados: Secretaria de Cultura e produtores/artistas convocam contribuições da comunidade

Por André Luis O Grupo de Trabalho composto pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira em conjunto com Produtores e Artistas locais convida a comunidade a participar ativamente da construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC), um importante mecanismo que visa garantir políticas públicas permanentes e democráticas no município, em colaboração com […]

Por André Luis

O Grupo de Trabalho composto pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira em conjunto com Produtores e Artistas locais convida a comunidade a participar ativamente da construção do Sistema Municipal de Cultura (SMC), um importante mecanismo que visa garantir políticas públicas permanentes e democráticas no município, em colaboração com a sociedade civil e agentes públicos municipais.

O SMC é uma iniciativa estratégica que busca envolver a comunidade no processo de formulação e implementação de políticas culturais, proporcionando um ambiente mais inclusivo e participativo para a gestão cultural local. O Grupo de Trabalho, consciente da relevância desse passo, abre as portas para as contribuições de todos os interessados, garantindo que as vozes da comunidade sejam ouvidas e consideradas no desenvolvimento desse sistema.

O formulário para coleta de opiniões estará disponível até 4 de janeiro de 2024, às 23h59. Durante esse período, os participantes podem enviar suas contribuições quantas vezes julgarem necessário, promovendo um diálogo contínuo e enriquecedor. O formulário está acessível aqui.

A participação ativa da comunidade é essencial para assegurar que o Sistema Municipal de Cultura atenda às necessidades e expectativas dos cidadãos. Ao contribuir, os participantes têm a oportunidade de moldar as políticas culturais locais de maneira alinhada com os valores e anseios da população.

Além do formulário, uma minuta do documento está disponível para consulta aqui. A minuta, uma espécie de rascunho do texto do documento, oferece uma visão preliminar do que está sendo proposto, incentivando a compreensão e a reflexão por parte da comunidade.

A Secretaria de Cultura e Esportes, em parceria com os Produtores e Artistas locais, acredita na importância da colaboração de todos para a construção de um Sistema Municipal de Cultura sólido e representativo. Ao participar, cada cidadão contribui para o enriquecimento do cenário cultural do município e para a promoção de uma gestão cultural mais inclusiva e participativa. Participe e faça parte desse importante passo na construção do futuro cultural de nossa comunidade.

Formação sobre novas regras eleitorais para 2020 contemplou Salgueiro

O Curso Eleições Municipais 2020 – Novas Regras chegou à sua 9ª edição, na manhã desta quinta (7), em Salgueiro. Moradores da região lotaram o plenário da Câmara Municipal, discutindo as atualizações na legislação para o pleito do ano que vem. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), participou do curso, ao lado […]

O Curso Eleições Municipais 2020 – Novas Regras chegou à sua 9ª edição, na manhã desta quinta (7), em Salgueiro. Moradores da região lotaram o plenário da Câmara Municipal, discutindo as atualizações na legislação para o pleito do ano que vem.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), participou do curso, ao lado do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e do superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti. Entre as autoridades municipais, estavam o vice-prefeito, Francisco Sampaio, o presidente da Câmara, George Arrais Sampaio, além de demais vereadores e servidores do Poder Público.

O evento é uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Com o objetivo de percorrer os principais municípios das 12 microrregiões de desenvolvimento, o curso já contemplou pessoas de 138 cidades pernambucanas.

Para o presidente da Alepe, é fundamental ressaltar esse caráter preventivo que a formação tem, preparando candidatos, profissionais e a população para o pleito. “Antes de punir, é preciso informar, esclarecer. Logo, esse curso cumpre um papel decisivo de dar ao candidato e à população as ferramentas e o conhecimento para exercer a democracia, para que a política continue como grande instrumento de transformação”, afirmou Medeiros.

“O nosso próximo encontro será no dia 14 de novembro, em Vitória de Santo Antão (Mata Sul). Contaremos com a participação dos técnicos do TRE-PE Marcos Andrade, Breno Russell e o advogado especialista em Direito Público Leucio Lemos”, complementou o superintendente da Escola do Legislativo.

   
Inscrições abertas para docentes de cursos Pronatec no IFPE – Campus Garanhuns

Ao todo, são ofertadas 123 oportunidades; interessados podem se inscrever até dia 22 de janeiro Estão abertas a partir desta quarta-feira (17) as inscrições de profissionais interessados em atuar como docentes de cursos de formação inicial continuada oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), […]

Ao todo, são ofertadas 123 oportunidades; interessados podem se inscrever até dia 22 de janeiro

Estão abertas a partir desta quarta-feira (17) as inscrições de profissionais interessados em atuar como docentes de cursos de formação inicial continuada oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns. Os interessados deverão se inscrever gratuitamente através do site pronatec.ifpe.edu.br até o dia 22.

Cada candidato poderá se inscrever em até três códigos distintos. Ao todo, são ofertadas 123 oportunidades, entre vagas e formação de cadastro de reserva, distribuídas entre os cursos  de Desenhista de Móveis, Assistente de Produção Cultural, Agente Cultural, Recreador Cultural, Audiodescritor, Agricultor Familiar e Operador de Sistemas de Irrigação. Os aprovados deverão ter disponibilidade para uma carga horária semanal de até 16h e atuarão em Garanhuns ou no Distrito de São Pedro. Eles receberão um valor de R$50 por hora trabalhada.

O resultado preliminar será divulgado no dia 29, ficando o dia 30 reservado para interposição de recursos e o dia 31, para a divulgação do resultado final. De acordo como edital que regulamenta o processo seletivo, os cursos deverão ter início já em fevereiro. Para conferir o edital, com todas as recomendações necessárias para participação no processo seletivo, clique aqui.