Notícias

Câmara de Pesqueira barra CPI para investigar prefeito e vereadores acusados de corrupção

Por André Luis

A Câmara de Vereadores de Pesqueira, no Agreste do Estado, barrou o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos), e os parlamentares Sil Xukuru (PT) e Pastinha Xukuru (PP), que são réus por participar de um suposto esquema de corrupção que desviou mais de R$ 15,6 milhões do município.

Proposta pela oposição, a CPI foi rejeitada em sessão ordinária na terça-feira (29). O pedido, no entanto, só atingiu quatro das cinco assinaturas necessárias – que seria equivalente a um terço da Casa, composta por 15 parlamentares.

Foram favoráveis à investigação os vereadores Mateus Leite (Podemos), responsável por propor a CPI, além de Biá Cabral (PSDB), Gel Napoleão (PL) e Evando Júnior (PSD). “Hoje, Pesqueira já tem a certeza que existe uma grave suspeita de corrupção. Vamos agir por nossa cidade”, defendeu o autor da proposta, na sessão.

Acusado de organização criminosa, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, Cacique Marcos diz ser inocente e alega sofrer perseguição política. Ao propor o inquérito, Leite rebateu a versão do prefeito de Pesqueira.

“Não chegamos aqui, em momento nenhum, para fazer politicagem nem levantar em falso. Nós devemos satisfação ao povo e não a quem está acima de nós, seja deputado, prefeito, quem quer que seja”, disse o vereador. “Se CPI fosse artigo de politicagem, a gente não via aqui pedir uma comissão de inquérito não. Nós íamos para a rua, com o povo, dar um grito: ‘impeachment já’”.

Para a oposição, apenas quatro assinaturas seriam suficientes para instaurar a investigação, uma vez que dois vereadores, Sil e Pastinha Xukuru, estão afastados pela denúncia de corrupção.

O presidente da Câmara Municipal de Pesqueira, Guila Araújo (PDT), entretanto, rejeitou a tese e argumentou que os acusados ainda são membros da Casa. “Eles estão afastados das atividades legislativas, não excluídos”, disse.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) afirma que Cacique Marcos seria o líder do grupo responsável por direcionar ao menos 15 licitações no município entre janeiro de 2021 e setembro de 2022. As informações são do Diario de Pernambuco.

Outras Notícias

Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) abre, dia 26, ciclo anual de palestras

Estudantes, agricultores, investidores e demais interessados no setor agro em Pernambuco, que buscam aprimoramento na área através de palestras com pesquisadores e estudiosos encontram no Recife, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado (Sara), este apoio através de um ciclo anual de palestras – abertas ao […]

Estudantes, agricultores, investidores e demais interessados no setor agro em Pernambuco, que buscam aprimoramento na área através de palestras com pesquisadores e estudiosos encontram no Recife, na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura do Estado (Sara), este apoio através de um ciclo anual de palestras – abertas ao público – para tratar de temas relevantes ao setor. Para se inscrever e participar, só precisa entrar em contato com pelo e-mail: [email protected] ou no telefone (81) 3184-7270, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. O serviço é gratuito.

Todo o ciclo conta com a participação de pesquisadores e profissionais das áreas a serem debatidas, buscando compartilhar o conhecimento para a que haja uma melhoria contínua no setor. O primeiro tema diz respeito ao uso e reuso de água salina para a produção agrícola, no dia 26, das 13h30 às 17h, na sede do Ipa, em San Martin. O circuito conta com uma palestra ao mês, sempre no mesmo horário. Abaixo, a lista completa das discussões e debates:

  • 26/02 – Uso e reuso de água salina para produção agrícola com Arminda Saconi;
  • 26/03 – Identificação de proteína para tolerância à cochonilha-de-escamas em palma forrageira com Tercilio Calsa Jr; fixação biológica de nitrogênio em capim pangola nos diferentes ecossistemas pernambucano com Mário Lira Jr.;
  • 23/04 – Controle biológico da lagarta cartucho no cultivo de milho verde com a Drª Ana Porto; Sistema de alerta precoce da vulnerabilidade do rebanho pecuário da região semiárida de Pernambuco com Rômulo Menezes;
  • 28/05 – Apoio à reestruturação da pecuária de leite em Pernambuco com Sebastião Guido; apoio à produção de alimentos básicos como grãos, raízes e tubérculos com José Tabosa;
  • 25/06 – Apoio à produção de pequenos animais: caprinocultura, ovinocultura, apicultura, avicultura de capoeira e aquicultura com Lucas Mesquita; apoio ao desenvolvimento de sistemas de produção de frutas e hortaliças com Cristina Lemos;
  • 30/07 – Apoio à inclusão produtiva, cidadania e empreendedorismo com Danusa Correia; apoio à conservação e manejo de recursos naturais com Josimar Gurgel;
  • 27/08 – Programa de agricultura de baixa emissão de carbono em Pernambuco com Gabriel Maciel e convidados;
  • 24/09 – Desenvolvimento e inovações agrícolas em Pernambuco com Geraldo Eugênio e convidados.
Municípios do Pajeú avançam na alfabetização e superam metas previstas para 2030

Os dados do Índice de Alfabetização 2024 revelam um avanço expressivo na qualidade da educação nos municípios do Sertão do Pajeú. Diversas cidades da região não apenas cumpriram suas metas anuais, mas anteciparam resultados esperados apenas para 2030, demonstrando o impacto de políticas públicas focadas na alfabetização na idade certa. Entre os destaques, o município […]

Os dados do Índice de Alfabetização 2024 revelam um avanço expressivo na qualidade da educação nos municípios do Sertão do Pajeú. Diversas cidades da região não apenas cumpriram suas metas anuais, mas anteciparam resultados esperados apenas para 2030, demonstrando o impacto de políticas públicas focadas na alfabetização na idade certa.

Entre os destaques, o município de Solidão saltou de 74,6% de alunos alfabetizados em 2023 para 93,99% em 2024, superando a meta de 75,45% prevista para este ano — e também a meta de longo prazo estipulada para 2030.

O mesmo aconteceu em Carnaíba, que manteve índices elevados, chegando a 92,5% de alfabetizados em 2024, enquanto a meta era de 80%. Itapetim também apresentou evolução relevante: saiu de 65,3% para 83,08%, ultrapassando metas atuais e futuras.

Outros municípios que superaram a meta de 2030 já em 2024 foram: Ingazeira (89,89%); Santa Cruz da Baixa Verde (87,99%); Quixaba (87,04%); Calumbi (86,03%); Iguaracy (83,67%); Tuparetama (82,52%); Triunfo (80,64%).

Mesmo cidades com índices mais baixos em 2023 conseguiram grandes avanços. Santa Terezinha, por exemplo, passou de 68,3% para 79,68%, superando a meta de 2029. Brejinho foi de 71,5% para 79,05%, também acima da meta estabelecida para 2029. Já São José do Egito e Afogados da Ingazeira ultrapassaram as metas para 2025 e 2024, respectivamente.

No entanto, nem todos os municípios acompanharam o ritmo de progresso da região. Tabira, que havia registrado 72,9% em 2023, caiu para 69,10% em 2024, ficando abaixo da meta de 74,03%. Flores também apresentou queda, de 74,3% para 68,28%, e não atingiu a meta de 75,14% prevista para este ano.

Serra Talhada, apesar de ter reduzido ligeiramente seu índice (de 76,1% para 74,99%), ainda assim conseguiu superar a meta estipulada para 2028.

Os dados reforçam o avanço da alfabetização na região do Pajeú e apontam para um cenário promissor na educação básica, com a maioria das cidades alcançando patamares superiores ao previsto no Plano Estadual de Educação.

Em reunião com Lula, Priscila Krause defende o debate da PEC da Segurança Pública como um projeto de nação

Em reunião com o presidente Lula, ministros de Estado e diversos governadores brasileiros sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, projeto formulado pelo governo federal, a governadora em exercício Priscila Krause destacou a importância da discussão da PEC como uma agenda nacional em defesa da segurança no País. A gestora defendeu […]

Em reunião com o presidente Lula, ministros de Estado e diversos governadores brasileiros sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, projeto formulado pelo governo federal, a governadora em exercício Priscila Krause destacou a importância da discussão da PEC como uma agenda nacional em defesa da segurança no País.

A gestora defendeu que o debate acerca do tema seja realizado a partir da análise com todos os envolvidos, para saber qual é a extensão da modificação proposta. Na sua contribuição, a gestora também ressaltou que a PEC deve ser conduzida com base total no interesse público. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (31), no Palácio do Planalto, em Brasília.

“É importante que possamos entender este momento como uma oportunidade histórica de trazer para uma agenda nacional o problema de segurança pública, em especial o crime organizado. Sozinhos, os estados não podem vencer essa batalha. Esse debate promete ser longo e profundo, mas apelo para que nós não nos percamos em ideologização e politização, e possamos enfrentar os problemas como um projeto de nação. Este é um debate que deve ser sereno, com foco no interesse público”, afirmou Priscila Krause.

Ao abrir a reunião, o presidente Lula destacou a necessidade da discussão da proposta com governadores e todas as instituições envolvidas no setor de segurança pública. “Nós não poderíamos enviar a PEC ao Congresso Nacional sem antes ter uma conversa com os governadores e todas as instituições envolvidas. Que possamos apresentar uma proposta definitiva ao chamado crime organizado que está hoje espalhado em todo o território nacional. A apresentação dessa PEC é o começo de uma grande discussão que nós queremos fazer sobre segurança pública nesse País, sobre a criação de um sistema único de segurança pública”, afirmou o presidente.

Na ocasião, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou o projeto da PEC, conduzindo uma apresentação para os presentes. “A criminalidade mudou, do ponto de vista da sua natureza. É preciso que nós nos atualizemos também do ponto de vista institucional. E ousamos, então, apresentar uma proposta de alteração da Constituição para encarar essa realidade exatamente nesse sentido, para combater a criminalidade nacionalmente, não mais apenas de forma local”, explicou o ministro.

Essa foi a primeira apresentação da PEC aos governadores. Entre os pontos propostos no texto, está a alteração do Art. 144 da Constituição Federal para outorgar à União a competência de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Outros aspectos são a ampliação das competências da Polícia Federal no combate ao crime organizado, a ampliação das competências da Polícia Rodoviária Federal para permitir atuação no patrulhamento ostensivo, e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária, fundo unificado, com recursos direcionados para programas e ações dos três níveis federativos, não sujeito a contingenciamentos.

REUNIÃO DO CONSÓRCIO – Ainda nesta quinta, antes da reunião com o presidente Lula, os governadores do Nordeste se reuniram para debater o tema da PEC da Segurança Pública em reunião do Consórcio Nordeste. No encontro, a governadora em exercício Priscila Krause também apresentou seu posicionamento aos gestores da região.

Sebastião Dias vai procurar o Governo do Estado para saber se promessa da obra do Curral do Gado é mentira ou verdade

Por Anchieta Santos O Prefeito Sebastião Dias (PTB) não parece ter dado muito crédito à palavra do Secretário da Casa Civil Antônio Figueira, que no último dia 02 de abril anunciou para o meio do ano a licitação pelo Governo do Estado para construção do Parque da Feira do Gado de Tabira. Durante o programa […]

sebastiao-dias-sorrindoPor Anchieta Santos

O Prefeito Sebastião Dias (PTB) não parece ter dado muito crédito à palavra do Secretário da Casa Civil Antônio Figueira, que no último dia 02 de abril anunciou para o meio do ano a licitação pelo Governo do Estado para construção do Parque da Feira do Gado de Tabira.

Durante o programa institucional da Prefeitura, o poeta fez contas e pôs em dúvida a execução da obra. Disse Sebastião: “Antes era R$ 5,5 milhões o valor para construir o novo Curral do Gado de Tabira, agora baixou pra R$ 3,5 milhões. Mas  estarei lá e no próximo sábado neste programa, estarei trazendo uma informação para a população, que seja mentira, que seja verdade”.

Disse mais o gestor: “O que nos interessa é saber quando o Estado vai começar a obra. Não interessa que fulano vai vir, que não sei quem vai fazer, tem que tocar a obra. É os deputados colocar suas emendas parlamentares. O município com o FEM (dinheiro do Governo do Estado), vai botar R$ 250 mil  (contra partida). É só liberar e os outros R$ 2,5 milhões pra gente fazer o nosso curral do gado”.

Regina da Saúde amplia base em Pesqueira com apoio de João Prudêncio, pré-candidato a deputado federal

No último sábado (4), a pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, ampliou sua base de apoio em Pesqueira com a adesão do pré-candidato a deputado federal, João Prudêncio. Com a parceria, Regina fortalece sua articulação no município, onde já conta com o apoio do ex-deputado estadual João Eudes e da ex-prefeita Maria José. A […]

No último sábado (4), a pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, ampliou sua base de apoio em Pesqueira com a adesão do pré-candidato a deputado federal, João Prudêncio.

Com a parceria, Regina fortalece sua articulação no município, onde já conta com o apoio do ex-deputado estadual João Eudes e da ex-prefeita Maria José. A aliança promete construir uma atuação conjunta em defesa de pautas estratégicas para Pesqueira e a região,  segundo nota.

“João Prudêncio compartilha dos mesmos valores que defendemos: trabalho, diálogo e responsabilidade. Essa união representa um compromisso com as pessoas e com o desenvolvimento de Pesqueira e da região. Agradeço ao amigo por acreditar em nosso projeto”, destacou Regina da Saúde.

João Prudêncio, por sua vez, afirmou que a parceria com Regina nasce da convergência de ideias. “Quero construir um projeto sólido junto com Regina, capaz de atrair investimentos e defender as demandas de Pesqueira e da região”, afirmou.