Câmara altera dias e horários das sessões em Afogados
Por Nill Júnior
Uma alteração no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira através da resolução 001/2029, foi aprovada pela Casa.
Agora, as sessões passarão a acontecer às terças e quintas às três e meia da tarde.
A alteração, segundo os vereadores, não deve necessariamente melhorar o público na Casa, mas pode favorecer à agenda dos parlamentares.
Para suprir a pequena presença de público nas sessões, a Câmara manterá as transmissões das sessões através de emissoras de rádio e redes sociais.
O Presidente Igor Mariano comemorou a aprovação. “Chegamos a um entendimento na casa, o horário fica melhor pra todos. Inclusive a população também se mostrou favorável em enquete da Rádio Pajeú”, afirmou.
Do G1 O ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, aos 58 anos, informou a assessoria do partido. O petista lutava contra um câncer. Segundo a assessoria do PT, Dutra será velado em Belo Horizonte, a partir das 10h desta segunda-feira (5), no Funeral […]
O ex-presidente do PT e da Petrobras José Eduardo Dutra morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, aos 58 anos, informou a assessoria do partido. O petista lutava contra um câncer.
Segundo a assessoria do PT, Dutra será velado em Belo Horizonte, a partir das 10h desta segunda-feira (5), no Funeral House. No mesmo dia, o corpo será cremado na capital mineira.
O ex-dirigente petista foi um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff na eleição de 2010, ao lado do ex-ministro Antonio Palocci e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O último cargo que ele ocupou foi o de diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, o qual se afastou já por conta da doença. Em fevereiro, o conselho de administração da estatal aprovou uma licença de saúde para Dutra.
O ex-presidente da petroleira havia sido um dos dois diretores da empresa que permaneceram no cargo de alto escalão após a renúncia de Graça Foster da presidência da companhia por conta da crise gerada pelas investigações da Operação Lava Jato.
Natural do Rio de Janeiro, José Eduardo Dutra fez carreira política em Sergipe e se formou em Geologia. Após presidir o sindicato dos mineiros sergipano e atuar como dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ele se elegeu senador por Sergipe em 1994. Atualmente, ele era o primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
Dutra assumiu o comando da Petrobras em janeiro de 2003, assim que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a chefia do Palácio do Planalto. Ele permaneceu à frente da estatal do petróleo até julho de 2005, sendo substituído por José Sérgio Gabrielli.
Três anos mais tarde, Dutra retornou à empresa para presidir a Petrobras Distribuidora, uma das subsidiárias da petroleira. Ele deixou a companhia em agosto de 2009 para disputar a presidência do PT.
Dutra presidiu o Partido dos Trabalhadores entre 2010 e 2011. Apesar de seu mandato se encerrar somente em 2012, o petista decidiu renunciar e entregar o comando da legenda antecipadamente,em abril de 2011, em razão de problemas médicos.
À época, os médicos do então presidente do PT o advertiram que seu quadro clínico e laboratorial exigia mudanças de seus hábitos de vida, com reeducação alimentar e prática de exercícios. Na ocasião, Dutra já havia se licenciado da presidência da sigla por conta dos problemas de saúde.
Com seu afastamento definitivo da presidência do PT, seu vice, Rui Falcão, assumiu o comando da legenda.
Lava Jato: Na última semana, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia autorizado a Polícia Federal a tomar odepoimento de José Eduardo Dutra nas investigações da Lava Jato.
Além de Dutra, o magistrado também deu aval para que os delegados federais ouçam o ex-presidente Lula, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, o atual presidente do PT, Rui Falcão, o tesoureiro da campanha de Dilma em 2010, José de Filippi Junior, a ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais Ideli Salvatti, o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gilberto Carvalho e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que está preso em Curitiba.
Confira a repercussão política da morte de José Eduardo Dutra:
“Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos”, ressaltou a presidente da República Dilma Roussef na nota oficial.
Delcídio do Amaral (MS), senador e líder do governo no Senado
“Foi uma liderança que pautou sua vida política pela clareza de suas posições, diálogo e espírito público. Como executivo da Petrobras e da BR [Distribuidora], com serenidade e bom senso enfrentou e venceu grandes desafios. Deixa grandes amigos. Honrou nosso partido e nosso país.”
Humberto Costa (PE), senador e líder do PT no Senado
“Eu era muito amigo dele. Nós fomos parlamentares juntos entre 1995 e 1998. Ele era senador e líder do PT no Senado e eu era deputado federal. Nós passamos a ter relação de amizade. Depois, eu fui uma das pessoas que apoiou o nome dele para ser presidente do partido. É uma pessoa extremamente leal, muito partidário, absolutamente honesto. É uma perda muito grande.”
Rui Falcão, presidente do PT, por meio de nota
“José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores. Nesse momento de dor, gostaríamos de nos solidarizar com sua família e com todos os companheiros do PT, em particular aqueles de Sergipe, estado que Dutra sempre amou e onde deu o melhor de sua vida pelos mais carentes e excluídos da sociedade.”
Sibá Machado (AC), deputado e líder do PT na Câmara
“Em primeiro lugar, é importante lembrar que Sergipe produziu dois grandes quadros, Marcelo Déda e José Eduardo Dutra. Duas personalidades muito fortes para todos nós. Em segundo lugar, Eduardo Dutra cumpriu uma missão muito honrosa para todos nós à frente da presidência da Petrobras. Ele foi presidente do partido e, quando pediu renúncia, acredito que já era pela causa que o levou ao falecimento. Ele unificou o PT depois do processo do mensalão.”
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco e deputado estadual, Doriel Barros, estará, no próximo sábado (28), na Zona da Mata, participando de mais uma plenária do PT/PE, junto com os diretórios municipais da região e parlamentares. O objetivo é promover debates sobre a conjuntura e as eleições de 2022, visando ao fortalecimento do […]
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco e deputado estadual, Doriel Barros, estará, no próximo sábado (28), na Zona da Mata, participando de mais uma plenária do PT/PE, junto com os diretórios municipais da região e parlamentares.
O objetivo é promover debates sobre a conjuntura e as eleições de 2022, visando ao fortalecimento do projeto político do Partido em nível nacional, com a eleição de Lula para presidente, e estadual, com Teresa Leitão senadora e Danilo Cabral governador.
“Estamos conseguindo uma unidade no partido. Estou muito animado com a construção que o PT está fazendo para garantir uma maior representação nos parlamentos estadual e federal. Nas plenárias deste final de semana, envolvendo as principais lideranças do partido, foram desenhados compromissos muito fortes com essa caminhada conjunta”, relatou Doriel.
O presidente destacou que as plenárias regionais do PT ocorreram nas cidades de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, nos dias 21 e 22/6, respectivamente. A sequência de reuniões que o PT/PE está realizando mostra o empenho do Partido na construção de um Brasil melhor para o seu povo.
Balanço do Governo do Estado foi divulgado neste domingo (15) Folha PE Pernambuco tem 8 casos confirmados de coronavírus. O balanço atualizado foi divulgado neste domingo (15) pelo Governo do Estado. Além destes, são 11 casos prováveis e 61 permanecem sob investigação. Já foram 47 casos descartados desde o início das notificações. Segundo o secretário […]
Balanço do Governo do Estado foi divulgado neste domingo (15)
Folha PE
Pernambuco tem 8 casos confirmados de coronavírus. O balanço atualizado foi divulgado neste domingo (15) pelo Governo do Estado. Além destes, são 11 casos prováveis e 61 permanecem sob investigação. Já foram 47 casos descartados desde o início das notificações.
Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o novo caso – no balanço anterior eram 7 – é de uma mulher de 58 anos. Moradora do Recife, ela tem histórico de viagem para Europa, atual epicentro da pandemia.
Balanço
Ao todo, foram registradas 127 notificações. Dessas, 61 estão em investigação; 11 são consideradas casos prováveis (quando a pessoa manifesta sintomas e já teve contato com pacientes confirmados de coronavírus); e 47 foram descartadas. Entre os que deram negativo para o covid-19, está o da funcionária do casal de idosos que contraiu a doença ao voltar de uma viagem à Itália no início do mês, sendo os dois primeiros casos registrados no Estado. Outro teste que negativou para o novo coronavírus foi o da turista irlandesa que estava entre os passageiros do cruzeiro Silver Shadow, atracado no Porto do Recife desde o dia 12 de março.
Após a confirmação de mais cinco casos no sábado (14), foi ratificado neste domingo (15) o contágio de uma mulher de 58 anos, moradora do Recife, que tinha viajado recentemente à França e Espanha e está em isolamento domiciliar. Além dela, há uma idosa de 97 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, ela é parente do casal que veio da Itália. Os três estão internados no Real Hospital Português, na área central da Cidade.
Também faz tratamento na unidade hospitalar o canadense de 78 anos, outro paciente com diagnóstico positivo para o covid-19. Os três casos restantes são de uma mulher de 60 anos, outra de 58 e um homem de 68. Todos eles residentes na Capital e com histórico de viagens à Itália e Portugal.
Diante desse cenário, uma medida em discussão é a possibilidade de ampliação do fornecimento de água no Estado para garantir que as pessoas possam lavar as mãos – a principal forma de evitar o contágio no dia a dia. Também está sendo avaliado um plano de contenção do coronavírus nas unidades prisionais.
Navio
O cruzeiro de bandeira bahamenha Silver Shadow, atracado no Porto do Recife desde o dia 12 de março, com mais de 600 pessoas a bordo, continua isolado no terminal marítimo. O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que o Governo tem discutido com as embaixadas a retirada dos passageiros e o retorno deles aos seus países de origem.
“Estão sendo feitas tratativas com as embaixadas, em especial da Inglaterra e dos Estados Unidos. Essas tratativas não permitem dar um cronograma de como será feita essa operação”, informou. Segundo ele, a expectativa é que haja uma definição ainda esta semana.
O repórter Marconi Pereira registrou para suas redes sociais e da Rádio Pajeú como ficou o Magazine Popular após o incêndio de ontem. O fogo consumiu principalmente o pavimento superior. Segundo o proprietário José Evandro, o trabalho consistiu em evitar riscos de desabamento da laje superior. Ele não quis detalhar agora os prejuízos. Entretanto, disse que […]
O repórter Marconi Pereira registrou para suas redes sociais e da Rádio Pajeú como ficou o Magazine Popular após o incêndio de ontem.
O fogo consumiu principalmente o pavimento superior. Segundo o proprietário José Evandro, o trabalho consistiu em evitar riscos de desabamento da laje superior. Ele não quis detalhar agora os prejuízos. Entretanto, disse que anunciará uma campanha com estímulo às vendas para buscar recuperar o prejuízo.
Ele voltou a agradecer a todos que se solidarizaram e ajudaram, como Bombeiros, Defesa Civil, comerciantes, PMPE e população.
Ontem, José Evandro deu entrevista exclusiva ao comunicador Júnior Cavalcanti. Ele disse que nunca quis interferir na presença de um morador de rua por trás de seu estabelecimento. Disse até que já teve prejuízos ou danos no seu patrimônio, mas nunca quis agir contra ele.
Também disse que o mais importante foi não haver feridos. “Meu pai me disse uma vez que a gente nasce pelado e só morre vestido porque colocam uma roupa na gente. Vamos trabalhar e recomeçar”. Ele ainda não calculou os prejuízos.
Disse também que foi tudo muito rápido. “O fogo pegou em um papelão nos fundos e se alastrou rapidamente. Temos sete extintores aqui, mas não deram pra nada diante do fogo. Mandei todo mundo sair porque não tinha o que fazer”. Ele agradeceu aos Bombeiros e todos que ajudaram.
Sabe-se que dois irmãos já identificados atearam fogo na barraca de um morador de rua nos fundos da loja, o que causou o incêndio. Durante o fim da tarde e início da noite, o blogueiro Ulisses Neto trouxe detalhes do episódio.
A terceira edição do programa Pajeú nas Eleições recebe, neste sábado (22), os coordenadores das campanhas de João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) na região do Pajeú. Participam do programa o ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura, que coordena a campanha de João Campos na região, e o prefeito de São José do Egito, Fredson […]
A terceira edição do programa Pajeú nas Eleições recebe, neste sábado (22), os coordenadores das campanhas de João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD) na região do Pajeú.
Participam do programa o ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura, que coordena a campanha de João Campos na região, e o prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, responsável pela coordenação regional da campanha de Raquel Lyra.
Com apresentação de Juliana Lima, o programa começa às 11h, na Rádio Pajeú FM 99,3.
A edição coloca frente a frente representantes das duas principais candidaturas ao Governo de Pernambuco no Pajeú, em um momento em que as campanhas intensificam a organização e as agendas no interior do Estado.
Além da transmissão pelo rádio, o Pajeú nas Eleições poderá ser acompanhado pelo canal da emissora no YouTube e pelas plataformas digitais.
Da redação do Blog do Nill Júnior Imagens: Reprodução/Divulgação
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Você precisa fazer login para comentar.