Notícias

Brejinho realiza ações de conscientização pelo Setembro Amarelo

Por André Luis

A Prefeitura de Brejinho promove, entre os dias 22 e 25 de setembro, uma ampla mobilização em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A iniciativa envolve palestras educativas em diversos espaços do município, levando informação e orientação a um público variado.

As atividades estão sendo realizadas em escolas, unidades de saúde, órgãos públicos, comércios e locais de grande circulação, como sindicatos, posto bancário e casa lotérica. As palestras são conduzidas por profissionais da área de saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, que compartilham conhecimentos sobre saúde mental, sinais de alerta e formas de buscar ajuda.

De acordo com a equipe de saúde, a proposta é estimular o diálogo e reduzir o estigma em torno da saúde mental, reforçando que falar sobre o assunto é fundamental para salvar vidas. A campanha também destaca que a informação é um dos principais instrumentos de prevenção, orientando a população sobre a importância de procurar apoio profissional diante de situações de sofrimento emocional.

Segundo o prefeito Gilson Bento, “a gestão reafirma seu compromisso com o cuidado e o bem-estar da população, fortalecendo a rede de apoio e promovendo a conscientização coletiva para que mais pessoas saibam identificar e enfrentar os desafios relacionados à saúde mental”, destacou.

Outras Notícias

Prefeitura de Afogados vai entregar certificados a 250 Afogadenses 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem intensificado as ações da política pública de qualificação profissional, ampliando as parcerias e buscando novos cursos a serem ofertados, gratuitamente, à população Afogadense.  Nesta sexta, a partir das 19h, haverá a culminância de parte desses cursos realizados, com a entrega de certificados a 250 pessoas.  Foram ofertados cursos […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira tem intensificado as ações da política pública de qualificação profissional, ampliando as parcerias e buscando novos cursos a serem ofertados, gratuitamente, à população Afogadense. 

Nesta sexta, a partir das 19h, haverá a culminância de parte desses cursos realizados, com a entrega de certificados a 250 pessoas. 

Foram ofertados cursos de corte e escova, bolos e tortas, hamburguer gourmet, aperfeiçoamento para garçom, elaboração de drinks e coquetéis, panificação, charcutaria, cozinha profissional, boas práticas em manipulação de alimentos e cuidador de idoso.

Os cursos foram ofertados pela Prefeitura de Afogados com importantes parceiros, a exemplo do SEBRAE, SENAI, SENAC e SENAR, instituições com renome nacional no campo da formação profissional. 

“Esse é um momento muito gratificante para nós que fazemos a gestão municipal, pois estamos cumprindo o nosso papel de indutor do desenvolvimento, propiciando qualificação profissional gratuita, e abrindo novas perspectivas econômicas para a nossa população,” destacou Ney Quidute, Secretário de administração e desenvolvimento econômico de Afogados.

Dilma e Lula evitam a imprensa

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram um encontro reservado de pouco mais de duas horas em São Paulo. Dilma seguiu para Brasília. Tanto Lula quanto Dilma deixaram o hotel onde se encontraram, na zona Sul da Capital, por saídas onde a imprensa não teve acesso. O […]

5129-medium

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram um encontro reservado de pouco mais de duas horas em São Paulo. Dilma seguiu para Brasília. Tanto Lula quanto Dilma deixaram o hotel onde se encontraram, na zona Sul da Capital, por saídas onde a imprensa não teve acesso.

O encontro acontece em um momento em que a presidente tem visto o governo sofrer algumas derrotas na Câmara, desde a eleição do peemedebista Eduardo Cunha. Além disso, recentes denúncias da Operação Lava Jato apontam o envolvimento do PT em esquemas de corrupção da Petrobrás.

A reunião de Lula com sua afilhada política ocorre também após a recomendação de melhora na comunicação do governo. Apesar disso, tanto Dilma quanto Lula evitaram a imprensa.

Durante reunião ministerial no final do mês de janeiro, Dilma pediu aos seus ministros que falassem mais e travassem uma “batalha de comunicação” para defender o seu governo.

Nessa quarta-feira (11), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Pepe Vargas, confirmou que os dois teriam este encontro em São Paulo. Ele negou, no entanto, que o encontro seria para Dilma pedir “socorro” ao ex-presidente para vencer o isolamento em que ela se encontra ou tentar ajudar a contornar os problemas enfrentados pelo governo seja na área política, seja econômica.

Exames. Pela manhã, Dilma realizou exames de rotina no hospital Sírio Libanês. Segundo Boletim médico, todos os exames apresentaram resultados dentro da normalidade”, diz boletim médico. O cardiologista e médico de Dilma Rousseff, Roberto Kalil Filho, afirmou que a presidente realizou uma tomografia de corpo inteiro como “rotina”. “Ela está ótima, melhor do que eu”, afirmou aos jornalistas. A presidente teve, em 2009, um câncer linfático e passou por cirurgia e quimioterapia.

(Fonte: Estadão Conteúdo)

TCE recomenda aprovação de contas de 2015 do ex-prefeito Arquimedes Machado

A Prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Itapetim relativa ao exercício financeiro de 2015 foi julgada nesta terça-feira (04) pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Por unanimidade, a Corte emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores a aprovação com ressalvas das contas, que são de responsabilidade do ex-prefeito Arquimedes Machado (PSB), […]

A Prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Itapetim relativa ao exercício financeiro de 2015 foi julgada nesta terça-feira (04) pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Por unanimidade, a Corte emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores a aprovação com ressalvas das contas, que são de responsabilidade do ex-prefeito Arquimedes Machado (PSB), bem como fez determinações e encaminhamentos.

O processo foi julgado pela Segunda Câmara teve como relator o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.

Inmet: alerta amarelo de chuvas intensas para sertão pernambucano

O alerta amarelo indica perigo potencial para 653 cidades do Nordeste JC Online Depois de um dia de pancadas de chuvas no sertão pernambucano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, na manhã desta terça-feira (7), um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas nos municípios da região. O aviso é valido das 10h15 às […]

O alerta amarelo indica perigo potencial para 653 cidades do Nordeste

JC Online

Depois de um dia de pancadas de chuvas no sertão pernambucano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou, na manhã desta terça-feira (7), um alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas nos municípios da região. O aviso é valido das 10h15 às 9h da quarta-feira (8).

O alerta contempla 653 cidades, incluindo Afrânio, Araripe, Belém Do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Carnaubeira Da Penha, Cedro, Dormentes, Exu , Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreilândia,Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria Da Boa Vista, Serra Talhada, Serrita, São José Do Belmonte, Terra Nova, Trindade e Verdejante.

O Inmet aconselha evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissões e placas de propaganda.

Previsão – A previsão para esta terça e quarta no sertão do Estado é de chuva. “A gente continua esperando pancadas de chuva moderada de tarde e noite para todo sertão pernambucano”, afirmou Romilson Ferreira, meteorologista da APAC. Os dias deverão ser nublados a parcialmente nublados.

Aumenta a população de jacarés em Afogados. Há riscos?

Ouvintes da Rádio Pajeú  alertam para a população de jacarés em áreas do Rio Pajeú na zona urbana de Afogados. Esse registro foi feito no Bairro Costa. O avanço do rio com as chuvas e o crescimento imobiliário desordenado aproximou os animais das áreas urbanas. “Essa mulher tem medo porque tem uma criação de porcos”, disse […]

Ouvintes da Rádio Pajeú  alertam para a população de jacarés em áreas do Rio Pajeú na zona urbana de Afogados.

Esse registro foi feito no Bairro Costa. O avanço do rio com as chuvas e o crescimento imobiliário desordenado aproximou os animais das áreas urbanas. “Essa mulher tem medo porque tem uma criação de porcos”, disse um morador.

Alguns perguntam se, diante do crescimento dessa população, não deveria haver algum controle. O medo é de haver um desequilíbrio na cadeia alimentar do animal e ele atacar criações e até humanos.

Os ataques de jacarés a humanos são raros, mas podem acontecer. Segundo a bióloga Adriana Malvasi, o ser humano não faz parte do hábito alimentar do animal, mas que eventualmente ele pode atacar.

Veja o vídeo no Instagram do blog, clicando aqui.