Notícias

Bráulio Bessa revela amor pelo Pajeú em palestra

Por Nill Júnior

img-20161212-wa0059Fotos: Wellington Gomes/Wallysson Ricardo

Foi um sucesso a palestra de Bráulio Bessa “Um novo jeito de empreender”, promovida pela  nova diretoria da CDL de Afogados da Ingazeira, com apoio de Sebrae e Senac.

Bráulio mostrou em pouco de mais de uma hora e meia porque um garoto de Alto Santo, cidade com menos de 20 mil habitantes no Ceará, conseguiu ganhar espaço a partir de uma rede social, com a criação do Nação Nordestina, até a participação fixa no Encontro, de Fátima Bernardes, onde apresenta o quadro Poesia com Rapadura.

Dá primeira palestra em Maceió – dando a entender ao ser convidado que teria que consultar a agenda antes quando nunca havia feito – passando pela entrega do prêmio de melhor jogador a Mário Gotze por sua atuação em Alemanha 2×2 Gana na Arena Castelão, ou na hilária história do casamento com a musa Camila em um curral, Bráulio provou que muitas vezes o que nos aproxima dos sonhos é só ser quem somos, sem desistir de lutar.

img_8627

img-20161212-wa0056

41948dc3-b120-40da-90b0-966e83670a4a

img-20161212-wa0061

img-20161212-wa0060

img_8721

img_8565

O poeta não deixou de reconhecer a importância de estar em uma região como o Pajeú, tão rica de poetas se dizendo honrado pela oportunidade. Disse ser fã do compositor Petrúcio Amorim e fez rir e chorar a plateia que lotou o novo auditório do Hotel Brotas.

Em entrevista à Rádio Pajeú que vai ao ar nesta terça no programa Manhã Total, disse que busca representar poetas que aprendeu a admirar e que se pudesse, levaria vários ao “Encontro”. Também que o nordestino se revela ainda mais forte quando é vítima de preconceito e que construiu sua história com referências como Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré. Uma das revelações do poeta foi de que já assinou contrato para participar do Encontro em 2017.

O evento serviu também para apresentar a nova Diretoria da CDL, formada por Glauco Queiroz (Presidente), Jailma Alcântara (vice), Valter Henrique (Tesoureiro). Fernanda da Zeus (Primeira Secretária), Gustavo Henrique (Diretor de Eventos), Danilo Henrique (Diretor), Adeval Silva, Ilma Valério e Plinio Pires (Conselho Fiscal).

Outras Notícias

Afogados: homem é preso em flagrante após ameaça de morte contra a esposa

Na tarde desta quarta-feira (15), policiais civis integrantes da 13ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (13ª DEAM), sob o comando da Delegada Titular, Andreza Gregório Lima, realizaram a prisão em flagrante de um homem logo após a prática de crime de ameaça de morte contra a esposa. A vítima procurou a delegacia logo após […]

Na tarde desta quarta-feira (15), policiais civis integrantes da 13ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (13ª DEAM), sob o comando da Delegada Titular, Andreza Gregório Lima, realizaram a prisão em flagrante de um homem logo após a prática de crime de ameaça de morte contra a esposa.

A vítima procurou a delegacia logo após sofrer as ameaças. Relatou ainda que, na noite anterior, o agressor a imprensou contra parede, ameaçando-a com faca e passou a esganá-la, não conseguindo matá-la em razão da intervenção de familiares e vizinhos que conseguiram conte-lo.

Na ocasião da agressão, a vítima estava com uma criança no colo, filha do casal, que ainda chegou a sofrer escoriação provocada por faca pelo autor.

Segundo a vítima, durante duas décadas de união, ela tinha sofrido com agressões violentas por parte dele, como disparos de arma de fogo, golpes de faca, fora arremessada de escada, outras esganaduras e estrangulamentos.

No dia 21 de setembro deste ano, o investigado foi conduzido ao plantão policial logo após a vítima sofrer outras ameaças, porém ela não prosseguiu com a prisão após sofrer pressão psicológica da família do investigado.

O autor já foi preso e processado por homicídio, associação ao tráfico de entorpecentes, furto, disparos de arma de fogo e porte ilegal de armas.

O autuado foi encaminhado à audiência de custódia, sendo convertida a prisão em preventiva pelo judiciário, em resposta a representação feita pela Delegacia Especializada para garantir a integridade física e psicológica da vítima.

“Esta é mais uma ação da equipe da 13 ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher na repressão à violência doméstica contra mulher e a prevenção ao crime de feminicídio”, destaca publicação em rede social.

Berg Gomes e Alex Mendes alinham ações para o final de 2025 e o ano de 2026 em Carnaíba

O prefeito de Carnaíba, Wamberg Gomes, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (10) com o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Mendes, para discutir o planejamento das ações que serão executadas ainda em 2025 e ao longo de 2026. O encontro foi divulgado pelo gestor municipal em suas redes sociais. Segundo a prefeitura, a reunião tratou […]

O prefeito de Carnaíba, Wamberg Gomes, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (10) com o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Mendes, para discutir o planejamento das ações que serão executadas ainda em 2025 e ao longo de 2026. O encontro foi divulgado pelo gestor municipal em suas redes sociais.

Segundo a prefeitura, a reunião tratou do andamento de iniciativas que já estão em fase de elaboração e de outras que devem ser apresentadas até o fim do ano, especialmente nas áreas de saúde e educação — frentes consideradas prioritárias pela gestão.

A conversa reforçou a articulação entre Executivo e Legislativo, que têm atuado de forma conjunta na elaboração e condução de políticas públicas. Tanto o prefeito quanto o presidente da Câmara destacaram que essa integração é determinante para assegurar avanços estruturais, garantir organização administrativa e ampliar a oferta de serviços à população.

A gestão municipal afirma que seguirá trabalhando em parceria com o Legislativo, mantendo diálogo permanente e foco nas demandas mais urgentes do município. O objetivo comum, segundo as lideranças, é assegurar que Carnaíba avance de maneira planejada, com ações voltadas ao bem-estar da população.

Carnaíba: Vereadores negam calote e garantem não ter havido compromisso de todos em ajudar produção de filme

por Bruna Verlene Em entrevista ao blog neste sábado (29) os vereadores do município de Carnaíba Everaldo Patriota e Neudo da Itã se posicionaram sobre questionamento feito à imprensa pela atriz Mariane Medeiros, que faz parte do elenco do filme “Sertão de Sonhos”. Ela acusou cinco vereadores de não cumprirem com o acordo feito com […]

page
Everaldo Patriota e Neudo da Itã

por Bruna Verlene

Em entrevista ao blog neste sábado (29) os vereadores do município de Carnaíba Everaldo Patriota e Neudo da Itã se posicionaram sobre questionamento feito à imprensa pela atriz Mariane Medeiros, que faz parte do elenco do filme “Sertão de Sonhos”. Ela acusou cinco vereadores de não cumprirem com o acordo feito com o blogueiro Cauê Rodrigues e a produtora Nova Ideia de repasses mensais como apoio à produção do filme a partir de 2015.

Segundo Neudo e Everaldo o acordo foi feito de “boca”, verbalmente. Não foi assinado nenhum documento confirmando que todos os vereadores contribuíssem com ajuda pedida por Cauê e a produtora. O compromisso foi moral. Eles também garantiram que nem todos concordaram em pagar à produtora as contribuições.

“Ficamos todos chateados com nosso nome exposto assim. Colegas como Vanderbio Quixabeira, que vinha ajudando, já disseram que não iriam mais ajudar por conta da denúncia descabida”, diz Neudo.

Os vereadores ficaram chateados com a informação de que não estavam cumprindo com o compromisso firmado, o que configuraria um calote. Eles prometeram após reunião juntar provas de que a denúncia não procede e levar ao Jurídico para cobrar responsabilidades.

Neudo ainda relatou que o vereador Vandérbio Quixabeira foi quem falou que todos os vereadores iriam ajudar com cem reais mensais, mas só um ou dois disseram que concordavam. “Os outros permaneceram calados”, garante.

“Nós estamos reunindo documentos para entregar ao advogados, para que eles vejam se tem ou não viabilidade de levarmos para justiça. Quando você não deve, você não tem que pagar”, disse Everaldo Patriota.

Everaldo declarou que há dúvidas sobre de onde realmente partiu a denúncia. Nas entrelinhas, deixaram claro que acham ter partido do blogueiro Cauê Rodrigues a articulação para que fosse feita a denúncia.  “Isso está sendo analisado. Porque queremos saber de onde veio esse nome de caloteiro”.

Os vereadores também falaram que em conversa com o blogueiro Cauê Rodrigues houve o compromisso de que ele e a produtora irão se retratar diante a denúncia. A atriz que fez a denúncia teria sido demitida do elenco do filme.

Quixaba completa 28 anos de emancipação

Nesta terça, Quixaba comemora 28 anos de emancipação política. Na programação anunciada pela gestão Tião de Galdêncio (PR), haverá alvorada, hasteamento dos pavilhões, Missa Solene no Ginásio de Esportes e shows musicais a partir das dez da noite em praça pública. Sobem ao palco Sandryno Ferraz e o cantor Wallas Arrais. História: o distrito de Quixaba foi […]

Nesta terça, Quixaba comemora 28 anos de emancipação política. Na programação anunciada pela gestão Tião de Galdêncio (PR), haverá alvorada, hasteamento dos pavilhões, Missa Solene no Ginásio de Esportes e shows musicais a partir das dez da noite em praça pública. Sobem ao palco Sandryno Ferraz e o cantor Wallas Arrais.

História: o distrito de Quixaba foi criado em 1953, subordinado ao município de Flores, que posteriormente passou a ser distrito de Carnaíba. Em 1 de outubro de 1991 foi elevado à categoria de município, desmembrado de Carnaíba, tendo como primeiro prefeito Antônio Ramos da Silva, o Pezão.

O topônimo Quixaba refere-se a uma árvore brasileira de médio porte cuja casca tem propriedades medicamentosas. Há registros de uma fazenda com este nome no município de Flores. O município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Lagoa da Cruz e libertou-se de Carnaíba em 1º de Outubro do ano de 1991.

É conhecida pela educação de excelência, com escolas modelo d gestão e integração da comunidade escolar como a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no Distrito de Lagoa da Cruz. Ficou famosa nos anos 90 por ter um prefeito que se declarava analfabeto, Antônio Pezão, mas que tinha excelência na educação. A situação levou Pezão à época a vários programas de TV Brasil afora.

O Blog e a História: estradas sempre foram problema no Pajeú

Em 8 de junho de 2007 Muda de governo, mas a história continua sendo a  mesma em relação às condições de tráfego nas PEs da região do Pajeú. Os trechos que ligam Afogados da Ingazeira a Carnaíba e Tabira estão cheios de buracos e motoristas precisam fazer malabarismo para passar pelo local. Situação pior pode […]

Em 8 de junho de 2007

Muda de governo, mas a história continua sendo a  mesma em relação às condições de tráfego nas PEs da região do Pajeú.

Os trechos que ligam Afogados da Ingazeira a Carnaíba e Tabira estão cheios de buracos e motoristas precisam fazer malabarismo para passar pelo local.

Situação pior pode ser constatada na pista que liga Carnaíba a Flores e Serra Talhada ondem existem enormes buracos.

O diretor do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) Dr. Luís de Castro garantiu que em breve vai iniciar os trabalhos de recuperação destes trechos, afirmando que em algumas áreas será feito um recapeamento, já que tapa-buraco não resolve o problema.