Notícias

Bipolar? Fechamento do Espaço Cidadão e confuso posicionamento de Siqueirinha repercutem

Por Nill Júnior

Em abril, o Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Siqueirinha (sem partido), anunciou com pompa em suas redes sociais, a reforma do seu chamado “Espaço Cidadão”, localizado no bairro São Geraldo.

De acordo com o vídeo divulgado pelo vereador, em suas redes sociais, disponível neste link , o espaço teve a cozinha e o banheiro requalificados, a instalação de novos ventiladores e televisão, além do aumento do número de cadeiras, que passaria a servir como um ponto independente de espera pela saída do ônibus do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), ofertado pela Prefeitura de Arcoverde, aos pacientes que necessitam do serviço, para tratamento de doenças e realização de procedimentos e exames de alta complexidade.

A iniciativa, que a princípio, foi aplaudida pelos moradores, hoje é alvo de críticas, em virtude do não funcionamento do espaço, de acordo com o que foi prometido por Siqueirinha, frustrando a expectativa gerada. De acordo com um registro fotográfico da última semana, o espaço que deveria estar aberto aos usuários, está de portas fechadas, e os que foram ao local, esperando pelo funcionamento, o encontraram de portas fechadas, não tendo onde esperar pelo transporte. O vereador, que sinaliza interesse na disputa pelo executivo municipal em 2024, após exercer interinamente o cargo de Prefeito, tem patinado em definir uma posição política clara no município.

Prova disso, são as recentes sinalizações em busca do apoio da ex-prefeita Madalena Britto (PSB), sua madrinha política, que foram por água abaixo no último fim de semana, após ir às redes sociais e criticar a gestão da socialista, e realizar ataques também contra o atual prefeito, Wellington Maciel (MDB), por um suposto ritmo lento em obras, que dependem majoritariamente de repasses do Governo Estadual e Federal, que ainda não foram feitos. Na fala, Siqueirinha acabou por atacar a si próprio, já que incluiu nos últimos 6 anos de obras que criticou, sua própria gestão de cem dias, em 2021, num fato amplamente comentado no meio político do município. A ponto de ser rotulado de “Siqueirinha, o bipolar”.

Outras Notícias

Raquel Lyra trata de obras prioritárias nas estradas com o ministro dos Transportes

A melhoria das estradas de Pernambuco e o avanço de obras estruturadoras, a exemplo da implantação do Arco Metropolitano e da BR-423, estiveram entre os temas tratados durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (25), entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Também foram debatidos no […]

A melhoria das estradas de Pernambuco e o avanço de obras estruturadoras, a exemplo da implantação do Arco Metropolitano e da BR-423, estiveram entre os temas tratados durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (25), entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Também foram debatidos no encontro a qualidade das rodovias, a regularização de convênios e o lançamento de projetos e obras. Foi confirmado pelo ministério que será aplicado R$ 100 milhões para a retomada das obras da Transnordestina, no trecho que liga o ramal de Salgueiro até o porto de Suape, cerca de 544 a quilômetros de extensão, reposicionando o estado na estratégia de desenvolvimento.

“Conversamos sobre obras prioritárias para Pernambuco voltar a crescer, gerar mais oportunidades para a nossa gente. Estamos construindo parcerias para tirar da frente os problemas e trabalhar para que as obras andem do Litoral ao Sertão do nosso estado. Agradeço ao ministro Renan Filho por nos receber para que possamos andar rápido na recuperação da malha viária de Pernambuco, que é o sonho da nossa gente”, afirmou Raquel Lyra.

Renam Filho confirmou que será destinado o investimento de R$ 100 milhões para garantir a retomada da construção do ramal que inclui Pernambuco na Transnordestina, obra que deve iniciar no início do próximo ano. Ainda foi discutido sobre a obra de duplicação da BR-423, de São Caetano até Garanhuns, a continuidade da obra da BR-232, principal rodovia de integração da capital com o interior e ainda a manutenção do trecho sul da BR-101, que, de acordo com o ministro será recuperado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT).

“A qualidade da malha viária das rodovias federais que passam por Pernambuco já começou a melhorar. Temos uma solução relevante para a BR-114 no entorno de Caruaru e Toritama, para a BR-423, BR-101 e BR-232. Conversamos também sobre a Transnordestina, apresentei que o presidente Lula destinou R$ 100 milhões para retomar os investimentos da ferrovia já a partir do ano que vem. Estamos à disposição do governo de Pernambuco, por determinação do presidente Lula, para trabalharmos pelo desenvolvimento do estado”, destacou o ministro.

Também participaram da reunião os secretários estaduais Tulio Vilaça (Casa Civil), Fernando Holanda (Assessoria Especial) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), Fabrício Galvão; o diretor do DNIT, Fábio Nunes; o subsecretário de Sustentabilidade da Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides; o assessor especial do Ministério, Eduardo Rocha Praça; a gerente de Projetos, Paula Passos; e o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares, Donmarques Mendonça.

STF ouve mais oito testemunhas do Núcleo 1 sobre tentativa de golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu, nesta segunda-feira (26), mais oito testemunhas do Núcleo 1 da Ação Penal (AP) 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. A audiência foi dedicada aos depoimentos das pessoas indicadas pela defesa do general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no […]

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu, nesta segunda-feira (26), mais oito testemunhas do Núcleo 1 da Ação Penal (AP) 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. A audiência foi dedicada aos depoimentos das pessoas indicadas pela defesa do general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sessão, por videoconferência, foi conduzida pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes.

Foram ouvidos Carlos José Russo Penteado, Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos, Antonio Carlos de Oliveira Freitas, Amilton Coutinho Ramos, Valmor Falkemberg Boelhouwer, Christian Perillier Schneider, Osmar Lootens Machado e Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga — que também depôs em favor do general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente da República na chapa de Jair Bolsonaro.

Tanto Augusto Heleno quanto Braga Netto fazem parte do grupo que, ao lado do ex-presidente, foi classificado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como crucial na articulação da tentativa de golpe. Além dos três, também integram o Núcleo 1 Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Mauro Cid e Paulo Sérgio Nogueira. Todos os advogados que os representam tiveram a oportunidade de interrogar as testemunhas, assim como o procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação.

Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso de Ramagem, a apuração dos crimes supostamente cometidos após sua diplomação como deputado federal, em janeiro de 2023, está suspensa até o fim de seu mandato.

Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão

José Mojica Marins, criador do Zé do Caixão, morreu nesta quarta-feira (19) aos 83 anos. O cineasta, responsável por dar o pontapé no cinema de horror brasileiro, estava internado em um hospital de São Paulo devido a uma broncopneumonia. O anúncio foi feito por sua filha, Liz Marins, também cineasta. A informação é da Folha […]

José Mojica Marins, criador do Zé do Caixão, morreu nesta quarta-feira (19) aos 83 anos.

O cineasta, responsável por dar o pontapé no cinema de horror brasileiro, estava internado em um hospital de São Paulo devido a uma broncopneumonia. O anúncio foi feito por sua filha, Liz Marins, também cineasta. A informação é da Folha de São Paulo. Ele já havia passado por duas paradas cardíacas em 2014.

O diretor foi responsável por popularizar o gênero de terror no Brasil, ao criar a fábula de um coveiro psicopata que procurava uma mulher para gerar seu herdeiro. Assim, protagonizou filmes como À Meia-Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio. A vida do criador e seu personagem foram retratados na série Zé do Caixão, com protagonismo de Matheus Nachtergaele.

No entanto, apesar de ser conhecido principalmente como diretor de cinema de terror, teve trabalhos cinematográficos de faroestes, dramas, aventura e até mesmo pornochanchada.

Pedro Alves participou da primeira assembleia da AMUPE em 2026 

O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, participou nesta terça-feira (20), no Hotel Canários, em Gravatá, da primeira assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) em 2026. O evento reuniu prefeitos, de diversas regiões do estado para discutir pautas relevantes para a administração pública municipal. Entre os principais temas debatidos esteve a concessão da Compesa, […]

O prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, participou nesta terça-feira (20), no Hotel Canários, em Gravatá, da primeira assembleia extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) em 2026. O evento reuniu prefeitos, de diversas regiões do estado para discutir pautas relevantes para a administração pública municipal.

Entre os principais temas debatidos esteve a concessão da Compesa, assunto de grande impacto para os municípios pernambucanos, além de outras ações e políticas que visam fortalecer a autonomia e a governabilidade das prefeituras.

Durante o encontro, o prefeito Pedro Alves também se reuniu com a governadora Raquel Lyra.

“O encontro foi extremamente importante para que possamos, juntos, encontrar caminhos e soluções para os desafios enfrentados pelos nossos municípios. O diálogo entre os gestores é fundamental para avançarmos com mais força e união”, afirmou o prefeito Pedro Alves. 

Foto: Júnior Finfa

Pajeú representado no Pan de Lima

O encontro foi registrado ao blog por Luciano Pires, o artista plástico que também é voluntário em eventos esportivos internacionais. Depois da Olimpíada do Rio, tomou gosto e hoje participa dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru. “Olha quem eu encontrei aqui no Hotel onde o Comitê Olímpico Brasileiro está hospedado, em Miraflores”. Trata-se da pentatleta, […]

O encontro foi registrado ao blog por Luciano Pires, o artista plástico que também é voluntário em eventos esportivos internacionais. Depois da Olimpíada do Rio, tomou gosto e hoje participa dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru.

“Olha quem eu encontrei aqui no Hotel onde o Comitê Olímpico Brasileiro está hospedado, em Miraflores”. Trata-se da pentatleta, medalhista olímpica e Panamericana Yane Marques, também afogadense.

Bicampeã pan-americana (2007 e 2015) e medalhista de bronze na Olimpíada Londres 2012 no pentatlo moderno, Yane tem a missão de ser influenciadora digital e repórter do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos.

De férias do cargo de Secretária Executiva de Esportes de Recife, a estrela do pentatlo brasileiro  foi convidada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.