Notícias

Bets endividam feito droga, mas propaganda segue sem controle

Por Nill Júnior

Bets viciam tanto quanto crack. A diferença é que, enquanto você corre o risco de ser preso ou levar bala ao ir à boca comprar uma pedra, as casas de apostas e cassinos on-line estão a um clique de distância em seu smartphone. Neste momento, seu marido ou seu filho podem estar alimentando o vício, gastando as economias e fazendo dívidas de dentro da segurança da sua casa.

Considerando a dificuldade de proibir a jogatina de uma hora para outra, dada a quantidade de parlamentares que as bets têm no bolso no Congresso Nacional, o Brasil precisa urgentemente proibir toda e qualquer propaganda, tal qual aconteceu com o tabaco.

O assunto voltou mais forte com a proliferação de propagandas agressivas das Bets nas emissoras,  em especial a Cazé TV.

As bets proliferam com anúncios agressivos, patrocínios milionários e a promessa de enriquecimento fácil.  Pesquisa Datafolha aponta que 46% dos brasileiros que apostam em bets e cassinos on-line fazem isso para obter renda extra e ajudar a pagar as contas.

Não é difícil entender por que essa tragédia se multiplica como praga em solo brasileiro. O negócio é simples: oferecer ao trabalhador a ilusão de que pode transformar sua vida. O que não se diz é que a esmagadora maioria perde – e perde muito. Tudo isso alimenta um sistema que drena recursos de quem não tem para engordar quem já está nadando em dinheiro e seus aliados políticos.

Falo sobre isso no meu comentário de hoje para as rádios Itapuama FM,  Pajeú e Cultura FM de Serra Talhada:

Outras Notícias

Baile municipal agitou o final de semana em Afogados da Ingazeira

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou no último sábado (15) a 18ª edição do Baile Municipal, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário pré-carnavalesco da cidade. A ação teve a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. O homenageado do Carnaval 2025, escolhido através de votação popular nas rádios Pajeú e […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira realizou no último sábado (15) a 18ª edição do Baile Municipal, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário pré-carnavalesco da cidade. A ação teve a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

O homenageado do Carnaval 2025, escolhido através de votação popular nas rádios Pajeú e Afogados FM, é Beijamim Almeida Barros. Beijamim tem uma forte relação com a tradição do carnaval de Afogados. Desde os dez anos de idade corre como tabaqueiro. É um incentivador das máscaras de papel machê, confeccionada pelo próprio folião. Já realizou diversas oficinas para repassar a arte da máscara original do tabaqueiro tradicional de Afogados, inclusive para alunos da rede municipal de ensino.

“Quero agradecer a todos que prestigiaram o 18° Baile Municipal e tambem agradecer as emissoras de rádio que nos ajudaram na escolha do homenageado deste ano. Uma homenagem mais do que justa a Beijamim, por tudo que fez e continua fazendo pelo carnaval de Afogados. Estou feliz em ver o ótimo publico que veio prestigiar mais uma edição do baile”, destacou o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins.

Embalada por muita música Pernambucana, a festa iniciou ao som da Orquestra Show de Frevo e a animação dos passistas que compõe os grupos andarilhos e cultural sanfonar. A noite também contou com apresentações das cantoras Fabiana Santiago e Bruna Pegon.

O Prefeito Alessandro Palmeira participou do baile e fez questão, em sua fala, de parabenizar o homenageado do carnaval 2025. “Quero parabenizar o nosso homenageado deste ano, Beijamim, que tem uma história longa com o carnaval de Afogados, de muito amor e de muita dedicação para preservar a tradição dos nossos tabaqueiros. Esse ano vamos fazer mais um carnaval para entrar na história, com mais de trinta blocos, com trios elétricos e sempre valorizando a tradição dos nossos tabaqueiros,”destacou Sandrinho Palmeira.

A noite também contou com o tradicional desfile/concurso de fantasias, nas categorias individual e grupo.

As fantasias vencedoras no individual foram “a rainha dos vampiros” (3° lugar), “o palhaço que sequestra gente” (2° lugar), e “a rainha do gelo” (1° lugar).

Na categoria grupo, os vencedores foram as fantasias “la vida és una fiesta” (3° lugar), “bumba meu boi e o vaqueiro de fita” (2° lugar), e o “mega robô Gudan” (1° lugar).

Ao todo, a prefeitura distribuiu R$ 4.400,00 em premiações, além de troféus. O corpo de jurados foi formado por Emerson Gustavo, Darilene Maria e Luciano Kleber.

O baile contou com as presenças do vice-prefeito Daniel Valadares, do secretário executivo de cultura e esportes, Luciano Pires, e do vereador César Tenório.

Afogados: Prefeitura diz que garantirá mínimo como base para servidores até um salário

Em nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira afirmou que “reafirma o seu compromisso de adotar o salário mínimo como base”. Essa informação já foi publicizada, em nota, no último dia 5 de fevereiro. “Desde janeiro, os servidores efetivos, aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo tiveram seus vencimentos reajustados de acordo com o […]

Em nota, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira afirmou que “reafirma o seu compromisso de adotar o salário mínimo como base”. Essa informação já foi publicizada, em nota, no último dia 5 de fevereiro.

“Desde janeiro, os servidores efetivos, aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo tiveram seus vencimentos reajustados de acordo com o piso nacional de R$ 1.412,00. (Sob a forma de complemento salarial – abono)”.

Segue: “A Prefeitura encaminhará um projeto de lei à câmara municipal para que esse reajuste seja incorporado ao salário-base dos referidos servidores e incida sobre vantagens como insalubridade, quinquênios e periculosidade, não havendo mais a necessidade de abono”.

Segundo a nota, essa decisão se aplica exclusivamente a servidores que recebem um salário mínimo. “Importante destacar que, para os demais casos, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira manterá seu compromisso de estudo de viabilidade, acompanhando o comportamento de repasses obrigatórios como FPM, ICMS e a arrecadação tributária. Essa informação se sobrepõe, inclusive, à nota anterior, que gerou interpretação dúbia de repercussão geral. Para finalizar, informamos que estamos sempre abertos ao diálogo com os servidores e suas representações classistas”, concluiu.

Nova auditoria não encontra atos ilícitos de Lula na Petrobrás

Veja A auditoria independente KMPG informou ao juiz Sergio Moro que não encontrou indícios de corrupção do ex-presidente Lula na Petrobras. A empresa auditou as contas da estatal entre 31.12.2006 e 31.12.2011. “Em resposta ao ofício supra, a KPMG Auditores Independentes vem, respeitosamente, à presença de V.Exa, esclarecer que, durante a realização de auditoria das demonstrações contábeis […]

Veja

A auditoria independente KMPG informou ao juiz Sergio Moro que não encontrou indícios de corrupção do ex-presidente Lula na Petrobras. A empresa auditou as contas da estatal entre 31.12.2006 e 31.12.2011.

“Em resposta ao ofício supra, a KPMG Auditores Independentes vem, respeitosamente, à presença de V.Exa, esclarecer que, durante a realização de auditoria das demonstrações contábeis da Petrobras, que abrangeu os exercícios sociais encerrados no período de 31.12.2006 e 31.12.2011, efetivada por meio de procedimentos e testes previstos nas normas profissionais de auditoria, não foram identificados pela equipe de auditoria atos envolvendo a participação do ex-presidente da república, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, na gestão da Petrobras que pudessem ser qualificados como representativos de corrupção ou configurar ato ilícito”, disse a KPMG.

Esta é a segunda auditoria que afirma que Lula não se envolveu em irregularidades na estatal. A primeira foi a PricewaterhouseCoopers, maior empresa de auditoria do mundo, em abril desse ano.

“No período em que atuamos como auditores independentes da Companhia (exercícios sociais de 2012 a 2016), não foram identificados e nem trazidos ao nosso conhecimento atos de corrupção ou atos ilícitos com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o comunicado à época.

Feliz Natal!

Hoje mais cedo na Rádio Pajeú,  sem roteiro ou letreiro , disse com as palavras que vinham do coração que esse Natal precisa nos inspirar na luta por justiça. Como não se revoltar ao saber que em uma comunidade do Recife,  sete pessoas mortas provocam um natal de dor em tanta gente.  Em paralelo, o […]

Hoje mais cedo na Rádio Pajeú,  sem roteiro ou letreiro , disse com as palavras que vinham do coração que esse Natal precisa nos inspirar na luta por justiça.

Como não se revoltar ao saber que em uma comunidade do Recife,  sete pessoas mortas provocam um natal de dor em tanta gente.  Em paralelo, o presidente do Supremo queima em avião oficial, sendo levado a um resort depois de compromisso oficial – claro, por questões de segurança – o que daria às sete pessoas que se foram um lar digno, retrato de um país tão desigual.

Se nos indgnamos com isso, também há a presença do Cristo em nós.  Ele é amor, compaixão,  perdão,  mas também é justo.

No mais, vale lembrar que o Natal é dele, o Cristo,  e não do velhinho de vermelho que pela ausência leva dor a tantas crianças como no Papai Noel declamado por Dedé Monteiro.  Se Cristo está no centro do Natal, preenche a ausência dos presentes com a esperança da ressurreição.

Por fim, que bom se o seu Natal for próximo dos seus entes queridos.  Que bonito se a sua família estiver reunida. Porque quando ela, a família está reunida em torno da mesa,  aquele menino da manjedoura está ali também.  E se o coração deixar espaço para aqueles que o mundo novo esqueceu,  num gesto de solidariedade cristã,  um milagre acontecerá.

Que Cristo faça esse milagre na sua noite de Natal!

Ex-prefeito de Caruaru Neguinho Teixeira é preso por improbidade administrativa

Nesta quinta-feira (26), o ex-prefeito de Caruaru, Neguinho Teixeira, voltou a ser. O processo é antigo e envolve uma condenação por improbidade administrativa.  Teixeira foi preso pela equipe Malhas da Lei e levado para a Delegacia de Plantão.  Ele responde a mais de 10 processos e foi absolvido da maioria. Atualmente, Teixeira trabalha como motorista […]

Nesta quinta-feira (26), o ex-prefeito de Caruaru, Neguinho Teixeira, voltou a ser. O processo é antigo e envolve uma condenação por improbidade administrativa. 

Teixeira foi preso pela equipe Malhas da Lei e levado para a Delegacia de Plantão. 

Ele responde a mais de 10 processos e foi absolvido da maioria. Atualmente, Teixeira trabalha como motorista de aplicativo em Caruaru. 

A prisão de Neguinho Teixeira, apresentou muitas dúvidas sobre os motivos, condenação e tempo de pena. De acordo com a Juíza Ana Paula Viana de Freitas, a sentença envolve Peculato, coação no processo e Crime na lei de licitações (essa ele foi absolvido).

Essa condenação é de 2009, quando ele foi condenado a pouco mais de 21 anos de prisão. De acordo com a sentença, Teixeira não recorreu da decisão anterior e por isso a aplicação da pena atualmente. 

A magistrada condenou ele por 24 incidências nos crimes de peculato (chamado crime continuado) e uma absolvição por contratação irregular na Lei de Licitações. O julgamento na 2ª instância teve como relator l Desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.

Como o ex-prefeito foi condenado 24 vezes, a Juíza usou o artigo 71 do Código Penal, que o chamado crime continuado, com a pena acrescida da um sexto. Situação ratificada em segunda instância.

A condenação foi há mais de 21 anos de prisão e como não houve recuso, por isso Neguinho teve a prisão decretada. Ele deve ser encaminhado hoje a noite à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, e terá o futuro definido amanhã na Audiência de Custódia.

O advogado de Neguinho, Claudio Cumaru, explicou que ainda vai se inteirar do assunto e que o cliente está tranquilo quanto a situação. As informações são do blog do Mario Flávio.