Notícias

Betânia “bomba” dado sobre ranking do TCE

Por Nill Júnior

Por Juliana Lima 

A Prefeitura de Betânia comemorou nas redes sociais o bom desempenho do município de acordo com o Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE).

É fato que Betânia alcançou o nível “Aceitável”, com o percentual 95,20%, um bom desempenho para a pequena cidade localizada no Moxotó. O problema é que a prefeitura “bombou” o resultado, afirmando ter alcançado o 16º lugar entre as 184 cidades pernambucanas, quando ocupa na verdade a 37ª posição no ranking estadual. 

Apesar do erro divulgado nas redes sociais oficiais da prefeitura, com direito até a foto do prefeito Mário Flor, o desempenho contábil da cidade foi muito positivo, ficando em segundo lugar no Moxotó, atrás apenas de Ibimirim (98,80%), e em sétimo lugar em todo o Sertão, perdendo apenas para Itacuruba (99,20), Ibimirim (98,80%), Serra Talhada (98,40%), Araripina (98,00%), Salgueiro (98,00%) e Lagoa Grande (97,20%). 

Confira o ranking do ICCPE no Sertão:

  1. Itacuruba 99,20% A
  2. Ibimirim 98,80% A
  3. Serra Talhada 98,40% A
  4. Araripina 98,00% A
  5. Salgueiro 98,00% A
  6. Lagoa Grande 97,20% A
  7. Betânia 95,20% A
  8. Arcoverde 94,80% A
  9. Carnaíba 94,00% A
  10. Quixaba 92,80% A
  11. Tabira 92,40% A
  12. Flores 92,00% A
  13. Granito 92,00% A
  14. Orocó 91,20% A
  15. Santa Terezinha 90,80% A
  16. São José do Egito 90,00% A
  17. Solidão 90,00% A
  18. Brejinho 89,60% M
  19. Inajá 88,40% M
  20. Serrita 88,00% M
  21. Carnaubeira da Penha 87,60% M
  22. Santa Maria da Boa Vista 87,20% M
  23. Ipubi 86,80% M
  24. Itapetim 86,40% M
  25. Tacaratu 85,73% M
  26. São José do Belmonte 85,60% M
  27. Santa Cruz 85,20% M
  28. Cabrobó 84,80% M
  29. Mirandiba 84,40% M
  30. Moreilândia 82,00% M
  31. Triunfo 81,87% M
  32. Iguaracy 81,60% M
  33. Afrânio 80,80% M
  34. Afogados da Ingazeira 80,40% M
  35. Tuparetama 80,40% M
  36. Belém do São Francisco 80,00% M
  37. Trindade 80,00% M
  38. Verdejante 80,00% M
  39. Custódia 78,80% M
  40. Jatobá 76,40% M
  41. Parnamirim 76,27% M
  42. Exu 75,60% M
  43. Santa Filomena 75,47% M
  44. Floresta 75,20% M
  45. Ingazeira 74,93% M
  46. Ouricuri 73,20% M
  47. Bodocó 72,53% M
  48. Santa Cruz da Baixa Verde 70,27% M
  49. Manari 67,60% I
  50. Dormentes 67,33% I
  51. Calumbi 66,53% I
  52. Petrolândia 64,80% I
  53. Terra Nova 64,27% I
  54. Petrolina 63,87% I
  55. Cedro 60,93% I
  56.   Sertânia 52,53% I

 

SERTÃO DO MOXOTÓ

  1. Ibimirim 98,80% A
  2. Betânia 95,20% A
  3. Arcoverde 94,80% A
  4. Inajá 88,40% M
  5. Custódia 78,80% M
  6. Manari 67,60% I
  7. Sertânia 52,53% I

SERTÃO DO PAJEÚ

  1. Serra Talhada 98,40% A
  2. Carnaíba 94,00% A
  3. Quixaba 92,80% A
  4. Tabira 92,40% A
  5. Flores 92,00% A
  6. Santa Terezinha 90,80% A
  7. São José do Egito 90,00% A
  8. Solidão 90,00% A
  9. Brejinho 89,60% M
  10. Itapetim 86,40% M
  11. Triunfo 81,87% M
  12. Iguaracy 81,60% M
  13. Afogados da Ingazeira 80,40% M
  14. Tuparetama 80,40% M
  15. Ingazeira 74,93% M
  16. Santa Cruz da Baixa Verde 70,27% M
  17. Calumbi 66,53% I

SERTÃO CENTRAL

  1. Salgueiro 98,00% A
  2. Serrita 88,00% M
  3. São José do Belmonte 85,60% M
  4. Mirandiba 84,40% M
  5. Verdejante 80,00% M
  6. Parnamirim 76,27% M
  7. Cedro 60,93% I

SERTÃO DE ITAPARICA

  1. Itacuruba 99,20% A
  2. Carnaubeira da Penha 87,60% M
  3. Tacaratu 85,73% M
  4. Belém do São Francisco 80,00% M
  5. Jatobá 76,40% M
  6. Floresta 75,20% M
  7. Petrolândia 64,80% I

SERTÃO DO ARARIPE

  1. Araripina 98,00% A
  2. Granito 92,00% A
  3. Ipubi 86,80% M
  4. Santa Cruz 85,20% M
  5. Moreilândia 82,00% M
  6. Trindade 80,00% M
  7. Exu 75,60% M
  8. Santa Filomena 75,47% M
  9. Ouricuri 73,20% M
  10. Bodocó 72,53% M

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

  1. Lagoa Grande 97,20% A
  2. Orocó 91,20% A
  3. Santa Maria da Boa Vista 87,20% M
  4. Cabrobó 84,80% M
  5. Afrânio 80,80% M
  6. Dormentes 67,33% I
  7. Terra Nova 64,27% I
  8. Petrolina 63,87% I

 

Confira o ranking do ICCPE das 60 melhores cidades de PE:

  1. Ipojuca 99,60%
  2. Águas Belas 99,20%
  3. Itacuruba 99,20%
  4. Poção 99,20%
  5. Tacaimbó 99,20%
  6. Agrestina 98,80%
  7. Cabo de São Agostinho 98,80%
  8. Chã Grande 98,80%
  9. Frei Miguelinho 98,80%
  10. Ibimirim 98,80%
  11. Sairé 98,80%
  12. São Benedito do Sul 98,80%
  13. Vertentes 98,80%
  14. Bom Conselho 98,40%
  15. Catende 98,40%
  16. São Bento do Una 98,40%
  17. São Joaquim do Monte 98,40%
  18. Serra Talhada 98,40%
  19. Casinhas 98,13%
  20. Araripina 98,00%
  21. Salgueiro 98,00%
  22. Alagoinha 97,60%
  23. Gravatá 97,20%
  24. Lagoa Grande 97,20%
  25. Ribeirão 97,20%
  26. Escada 96,80%
  27. Lajedo 96,80%
  28. Olinda 96,53%
  29. Caruaru 96,40%
  30. Palmares 96,40%
  31. Toritama 96,40%
  32. Pesqueira 96,13%
  33. Água Preta 96,00%
  34. Venturosa 96,00%
  35. Jataúba 95,60%
  36. Jaboatão dos Guararapes 95,47%
  37. Betânia 95,20%
  38. Arcoverde 94,80%
  39. Jupi 94,40%
  40. Carnaíba 94,00%
  41. Bonito 93,60%
  42. Pedra 93,60%
  43. Capoeiras 93,20%
  44. Rio Formoso 93,20%
  45. Belo Jardim 92,80%
  46. Quixaba 92,80%
  47. Tabira 92,40%
  48. Flores 92,00%
  49. Granito 92,00%
  50. Tamandaré 92,00%
  51. Taquaritinga do Norte 92,00%
  52. Jaqueira 91,73%
  53. Lagoa dos Gatos 91,73%
  54. Orocó 91,20%
  55. Solidão 91,20%
  56. Santa Terezinha 90,80%
  57. Moreno 90,40%
  58. Passira 90,00%
  59. São José do Egito 90,00%
  60. São Vicente Férrer 90,00%

 

Outras Notícias

Revitalização do São Francisco começa no segundo semestre de 2017

As primeiras ações concretas do novo programa governamental de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, intitulado de “Novo Chico”, só deverão sair do papel no segundo semestre de 2017. Isso porque ainda serão realizados diagnósticos de campo pela equipe do governo federal, que se reuniu na manhã desta sexta-feira (21.10), em Salvador, com […]

thumbnail_medio-sao-franciscoAs primeiras ações concretas do novo programa governamental de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco, intitulado de “Novo Chico”, só deverão sair do papel no segundo semestre de 2017.

Isso porque ainda serão realizados diagnósticos de campo pela equipe do governo federal, que se reuniu na manhã desta sexta-feira (21.10), em Salvador, com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e instituições que atuam pela defesa da bacia, entre elas o Governo da Bahia.

Esta é uma da série de reuniões que a União vem provocando junto aos estados que integram a bacia para a definição de uma linha conjunta de trabalhos. Além da capital baiana, já foram realizados encontros no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. “O primeiro semestre de 2017 ainda será para preparação do Plano. Iremos a campo. Além da realização de diagnósticos, prioridades serão identificadas e ações serão iniciadas e concluídas. Esse é o nosso objetivo”, destacou Henrique Pinheiro Veiga, gerente do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O membro titular do CBHSF Almacks Luiz cobrou uma posição mais ativa dos estados na implementação dos trabalhos. “Não é justo o governo federal destinar um alto valor para o programa se as unidades federativas não se posicionarem com contrapartidas”, disse ele, que criticou a ausência de uma efetiva política estadual de recursos hídricos, especialmente em território baiano.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, instância do CBHSF, Ednaldo Campos, lembrou que muito do trabalho que está sendo realizado tem como base o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, recentemente aprovado pelo comitê federal. “A discussão ainda está começando, mas vejo que todos estão dispostos a contribuir para a melhoria da bacia”, avaliou.

A previsão do governo federal é de investimentos iniciais de R$ 904 milhões, de 2016 a 2019. Recentemente, uma ementa orçamentária foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal, destinando R$ 300 milhões à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a implementação de ações de recuperação e preservação da bacia do São Francisco.

Sinpol: Pajeú tem cinco cidades sem delegados titulares na área da 20ª Desec

Sindicato aponta ainda a situação das estruturas físicas das delegacias, que funcionam em prédios alugados na maioria das cidades.  De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), há cinco cidades atualmente sem delegados titulares na área da 20ª DESEC sediada no Sertão do Pajeú. Não tem titulares nas delegacias de Quixaba, […]

Sindicato aponta ainda a situação das estruturas físicas das delegacias, que funcionam em prédios alugados na maioria das cidades. 

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), há cinco cidades atualmente sem delegados titulares na área da 20ª DESEC sediada no Sertão do Pajeú. Não tem titulares nas delegacias de Quixaba, Solidão, Ingazeira, Iguaracy e Tuparetama.

Em relação à estrutura física das delegacias, somente as de Afogados da Ingazeira e Itapetim funcionam em prédios próprios e bem conservados. Nove funcionam em prédios alugados nas cidades de Carnaíba, Quixaba, Solidão, Ingazeira, Iguaracy, Tabira, Santa Terezinha, Tuparetama e Brejinho. Em São José do Egito o órgão funciona em prédio cedido pela prefeitura local.

Entre as delegacias em prédios alugados, estão com conservação razoável as delegacias de Carnaíba, Quixaba, Solidão, Ingazeira e Tuparetama. Em Brejinho a conservação do prédio é boa, em Tabira e Iguaracy as instalações são ruins e em Santa Terezinha a conservação é precária.

O Sinpol-PE vem denunciando frequentemente a precariedade das instalações físicas das delegacias de Pernambuco, funcionando em prédios improvisados e em condições de trabalho insalubres para os agentes, além de interferir na qualidade do atendimento prestado à sociedade.

Arcoverde promove 1º Colegiado de Gestores para início do ano letivo de 2021

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã da última sexta-feira, 22 de janeiro, o 1º Colegiado de Gestores de 2021, com a participação de gestores e educadores de apoio. A iniciativa tem por base promover o engajamento e alinhamento das ações que serão colocadas em prática no decorrer do novo […]

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã da última sexta-feira, 22 de janeiro, o 1º Colegiado de Gestores de 2021, com a participação de gestores e educadores de apoio. A iniciativa tem por base promover o engajamento e alinhamento das ações que serão colocadas em prática no decorrer do novo ano letivo.

Na ocasião, foram apresentados os novos gestores que a partir deste ano integram o Colegiado, e também foi apresentado o Plano de Retomada das Atividades Pedagógicas, para que cada integrante pudesse adaptar a sua realidade, assim como o Calendário Escolar de 2021.

“Este primeiro Colegiado do ano, com a participação da Secretaria de Educação, através das equipes de ensino, inspeção escolar, de nutricionista e também do setor de convênios, foi dividido em duas etapas, sendo bastante produtivo e possibilitou a oportunidade de encaminhar, conhecer e redirecionar ações que vão acontecer já a partir do início próximo mês de fevereiro, na nossa rede municipal de ensino”, explicou o secretário de Educação de Arcoverde, professor Antônio Rodrigues Mendes Souza.

Sudene destaca Transnordestina e Chamada Nordeste como essenciais ao desenvolvimento regional

Autarquia foi representada pelo superintendente Danilo Cabral. Evento também teve a participação do ministro Waldez Góes. Com o objetivo de discutir as ações estratégicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado recebeu o titular da pasta, Waldez Góes, nesta terça-feira (8). O superintendente […]

Autarquia foi representada pelo superintendente Danilo Cabral. Evento também teve a participação do ministro Waldez Góes.

Com o objetivo de discutir as ações estratégicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado recebeu o titular da pasta, Waldez Góes, nesta terça-feira (8). O superintendente da Sudene, Danilo Cabral compôs a equipe do ministro e destacou a Ferrovia Transnordestina e a Chamada Nordeste como duas das principais ações da Sudene em favor do reposicionamento da região como protagonista do crescimento sustentável do Brasil. 

“A ferrovia é obra que se encontrava paralisada e que tem a Sudene como um importante agente de financiamento. Em 2023, nós liberamos R$ 800 milhões, e no início deste ano, mais R$ 400 milhões. Nestes dias, a gente ainda deve estar aprovando a liberação de outros R$ 600 milhões”, adiantou.

Ainda segundo Danilo Cabral, um estudo feito pela Federação da Indústria do Estado de Ceará destaca que em um raio de 300 quilômetros por onde a Transnordestina passa estão representados 41% do PIB do Nordeste. “Ou seja, ela é fundamental para a logística e competitividade da região e a Sudene será responsável, quando concluída, por quase 50% do financiamento desta obra, através do FDNE”, complementou.

Outra ação priorizada pelo superintendente foi a articulação da Sudene no âmbito do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais, para integrar e potencializar recursos para o Edital Chamada Nordeste, “uma iniciativa importante que conta com R$ 10 milhões destas instituições e que dialoga com a Nova Indústria Brasil, coordenada pelo Ministro Geraldo Alckmin”. Segundo o gestor, os recursos financeiros serão direcionados à produção de energia limpa, hidrogênio verde, data center, bioeconomia, o polo de fármacos, indústria automotiva e tantos outros projetos.

O ministro Waldez Góes fez uma explanação sobre a atuação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no atual Governo Lula. Um dos destaques de sua fala foram as ações de Defesa Civil, que entre 2023 e 2025 contou com R$ 7,66 bilhões para enfrentar as calamidades que atingiram o País, como as enchentes e estiagens. Enfatizou que a importância dos programas executivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que vem sendo construída “com base nos planos regionais”. 

Um desses planos é o Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene. O gestor citou, ainda, o Programa Amazônia Azul, que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável de forma equilibrada e de acordo com as realidades locais na fronteira marítima do Brasil e conta com “660 municípios elegíveis”. Em relação à segurança hídrica, Waldez informou que “o novo PAC trouxe o eixo Água para Todos, que conta com R$ 32 bilhões, dos quais 12, 7 bilhões são para infraestrutura”.

Polícia Civil prende cinco pessoas em operação contra homicídios em Serra Talhada

Por André Luis A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 24ª Delegacia de Polícia de Serra Talhada, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a operação “Sertão Pacífico II”, que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com homicídios na cidade. As prisões foram realizadas em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça.  De […]

Por André Luis

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 24ª Delegacia de Polícia de Serra Talhada, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a operação “Sertão Pacífico II”, que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento com homicídios na cidade.

As prisões foram realizadas em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça. 

De acordo com a polícia, o grupo é investigado desde junho de 2023 e é apontado pela investigação por prática de homicídios. Além dos mandados de prisão, a polícia cumpriu também outros seis de busca e apreensão domiciliar.

A operação foi presidida pelos delegados Marcos Virgínio, Jairo Marinho e Francisco Freire. Na execução, foram empregados 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

A polícia ainda investiga a participação do grupo em outros crimes, como tráfico de drogas e roubo.