Notícias

Bartolomeu Bueno toma posse como presidente da Andes‏

Por Nill Júnior

FullSizeRenderO desembargador Bartolomeu Bueno tomou posse como presidente da Associação Nacional dos Desembargadores – Andes. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (27/11), na sede a associação, no Rio de Janeiro. Ele assume o posto para o triênio 2015-2018, tendo ao seu lado a desembargadora Cleonice Silva Freire (MA), 1ª vice-presidente; o desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres (TJPE), 1º secretário; e o desembargador Alberto Nogueira Virginio (TJPE), 1º tesoureiro.

“Chego com o intuito de servir à Justiça Brasileira. Nosso compromisso será cumprido rigorosamente, com muito trabalho, dedicação, transparência e responsabilidade. Agradeço aos meus pares a confiança depositada. Vamos trabalhar com afinco para fortalecer ainda mais a entidade: buscar alternativas viáveis em defesa dos interesses e das necessidades de todos os magistrados e da melhoria da prestação do serviço jurisdicional”, ressaltou o desembargador.

O plano de trabalho do presidente eleito prevê ações voltadas para problemas mais específicos da categoria, como a regulamentação da aposentadoria compulsória. Bartolomeu Bueno é defensor irrestrito da extensão dos benefícios da chamada “PEC da Bengala”, que altera de 70 para 75 anos a idade da aposentadoria, para todos os servidores públicos, em especial para a magistratura.

Também serão prioridades na agenda do novo presidente – o acompanhamento efetivo dos Projetos de Lei, Emendas Constitucionais e Normativas voltadas para a magistratura; resgatar a discussão sobre a aprovação do Estatuto da Magistratura; ampliar o quadro de sócios para congregar os cerca de 2,2 mil desembargadores do Brasil; intensificar as relações com as associações congêneres, buscar a independência do Poder Judiciário, sua autonomia administrativa, orçamentária e financeira, entre outras ações.

Outras Notícias

Pernambuco terá reality show para divulgar Carnaval 2016

A divulgação do Carnaval de Pernambuco vai ganhar um reforço especial e inédito neste ano. Com a finalidade de ampliar a presença da divulgação turística do Estado na internet, ambiente que influência cada vez mais a decisão de compra dos viajantes, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, vai […]

pernambuco_e_o_lugarA divulgação do Carnaval de Pernambuco vai ganhar um reforço especial e inédito neste ano. Com a finalidade de ampliar a presença da divulgação turística do Estado na internet, ambiente que influência cada vez mais a decisão de compra dos viajantes, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, vai apoiar, em parceria com a Band, o reality show “Pernambuco é o Lugar”. Os participantes serão webcelebridades, com grande influência no ambiente digital, de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Rio Grande do Sul).

A intenção é investir na apresentação do potencial turístico de uma forma inusitada, ilustrando o que há de melhor em gastronomia, cultura e praias, utilizando a festa de Momo como pano de fundo de uma experiência sem igual: a vivência de foliões de outros Estados.

Inicialmente foram pré-selecionadas 18 webcelebridades. Cada uma delas com um perfil diferente, mas com algo em comum: a animação e o desejo de ter uma experiência inesquecível. Cada pré-participante terá de 7 a 12 de janeiro para conseguir o maior número de votos, no site www.carnavalempernambuco.com.br, entre os três concorrentes do seu Estado, e, assim, garantir participação no programa.

“No final do último ano, começamos a fortalecer nossa presença nas redes sociais criando novos perfis no Facebook, Twitter e Instagram, tudo em inglês, português e espanhol. Agora damos um passo além ao apoiarmos o reality “Pernambuco é o lugar”. Serão pessoas com grande engajamento na internet, vistas por milhares de pessoas diariamente, falando do nosso Carnaval, da cultura, gastronomia e história de uma forma diferente, bem particular e que atinge diretamente o público que navega na rede diariamente”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

“Pernambuco é o lugar” será gravado entre os dias 22 e 31 de janeiro. Ele mostrará a viagem incrível das seis webcelebridades escolhidas e terá conteúdos exclusivos exibidos nas redes sociais da Empetur. A exibição de todo o material será nas afiliadas da Band no Nordeste e pela Band Sat. Serão quatro exibições de 30 minutos, nos dias 06, 07, 08 e 09 de fevereiro. Complementando as reportagens, ainda serão exibidos conteúdos educativos e informativos para turistas e pernambucanos, sobre os atrativos do Estado, além de orientações para quem quer brincar o Carnaval.

MATERIAL – Os turistas interessados em informações sobre Pernambuco não precisam esperar pelo programa. Todo o material promocional do Estado está à disposição para download no site turismopernambuco.com.br. Eles podem ainda se informar por meio das redes sociais.

Conheça e vote nos participantes em www.carnavalemperambuco.com.br:

Doriel Barros cobra reinserção de municípios pernambucanos na delimitação do Semiárido

Com o início das atividades legislativas de 2022,  o deputado estadual Doriel Barros, que é também presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, apresentou indicação e enviou ofício à  Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE ) e à  Casa Civil do Estado solicitando que os municípios de Brejão, Correntes, Lagoa […]

Com o início das atividades legislativas de 2022,  o deputado estadual Doriel Barros, que é também presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, apresentou indicação e enviou ofício à  Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE ) e à  Casa Civil do Estado solicitando que os municípios de Brejão, Correntes, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos e Palmeirina sejam reinseridos na delimitação do Semiárido.

O problema foi que a resolução do Conselho Deliberativo da  Sudene  nº 150 de 2021 fez uma revisão da delimitação do Semiárido, excluindo esses cinco municípios, que são do Agreste Meridional, e incluindo outras 18 cidades do estado.

“A nossa atenção está voltada para os municípios que saíram, porque eles vivenciam a realidade da estiagem de forma muito forte, precisando de ações estruturantes e emergenciais que os ajudem a conviver com esse cenário”, explicou o parlamentar.

Com essa decisão da Sudene, os municípios que saem da delimitação do Semiárido  terão menos ou nenhum apoio da união nas ações de combate aos impactos da falta de chuva e nas ações que estimulam o desenvolvimento regional, a exemplo da instalação de tecnologias de abastecimento do Programa Água para Todos, como as cisternas. Eles também deixam de contar com o parcelamento de dívidas rurais e com acesso a mais créditos, com maior dotação de recursos do Fundo Constitucional do Desenvolvimento do Nordeste, o FNDE.

O deputado propõe que  o Governo do Estado some forças com as prefeituras e organizações e possa entrar com um recurso respaldado pelo instituto de meteorologia local.  A resolução prevê que isso possa ser feito até 60 dias, contados a partir de 3 de janeiro. “Isso quer dizer que temos menos de um mês para essa defesa”, calculou Doriel Barros.

Segundo ele, não é possível deixar que as famílias que convivem com a estiagem sejam mais uma vez discriminadas pelo Governo Federal e fiquem de fora das políticas públicas, programas e projetos que podem contribuir para que elas possam viver e produzir com dignidade nessa região.

Tabira: grupo de Genedy Brito tem alternativa para a majoritária

Por Anchieta Santos Aliada do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB) desde a última eleição municipal em Tabira, a ex-vice-prefeita Genedy Brito seguirá no bloco da oposição. Agora filiada ao MDB, Genedy, que pertencia ao Avante (antigo PR), definiu como seu grupo agirá em 2020. Com a desistência do médico Alan Xavier em disputar a reeleição como […]

Por Anchieta Santos

Aliada do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB) desde a última eleição municipal em Tabira, a ex-vice-prefeita Genedy Brito seguirá no bloco da oposição. Agora filiada ao MDB, Genedy, que pertencia ao Avante (antigo PR), definiu como seu grupo agirá em 2020.

Com a desistência do médico Alan Xavier em disputar a reeleição como vereador, o nome do grupo será Waldemir Filho.

Para uma possível participação na chapa majoritária, Genedy sugere o nome do médico Gilson Brito. A dificuldade para Gilson é que o bloco de Dinca ganhou o apoio do vereador Marcos Crente (trocou o PSB pelo DEM) e é pré-candidato a vice-prefeito. Tem ainda a possibilidade da adesão da presidente da Câmara Nely Sampaio.

Pelo lado governista, ainda tem quem acredite que a decisão do Deputado Carlos Veras (PT) de formar a chapa majoritária entre PT e PSB venha a ser alterada e Nely Sampaio, que seguiu no PSC, seja convidada a reforçar o bloco governista.

Pesquisadores preveem agravamento da seca no Nordeste

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico Da Agência Brasil A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão […]

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico

Da Agência Brasil

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal.

O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico.

Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta.

“Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso”, diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo.

Itapetim: Prefeitura entrega mais três veículos para a frota do município

A frota municipal de Itapetim foi ampliada com mais três veículos. O Governo municipal entregou dois Fiat Cronos 0Km, um para a Secretaria de Saúde e o outro para a Educação. Também foi entregue uma caminhonete ao setor de engenharia, adquirida junto à Funasa. “Fico feliz demais pelas aquisições de mais esses carros para servir […]

A frota municipal de Itapetim foi ampliada com mais três veículos. O Governo municipal entregou dois Fiat Cronos 0Km, um para a Secretaria de Saúde e o outro para a Educação. Também foi entregue uma caminhonete ao setor de engenharia, adquirida junto à Funasa.

“Fico feliz demais pelas aquisições de mais esses carros para servir a população de Itapetim. O trabalho segue em frente e muitas outras conquistas ainda virão para o nosso povo”, declarou o prefeito Adelmo Moura.

Também estiveram participando da entrega dos veículos o vice-prefeito Chico de Laura, os secretários Aline Karina – Saúde, Luciana Paulino – Educação, Júnio Moreira – Agricultura (vereador licenciado), Ailson Alves – Cultura, Clodoaldo Lucena – Controle Interno, além dos diretores João Ilton – Transportes, Seu Dido – Infraestrutura, Alexandre Lopes – diretor-adjunto de Transportes, e outras lideranças.