Notícias

Barracão Cultural de São Paulo traz espetáculo Nós para Pernambuco

Por André Luis

Espetáculo para todas as idades tem estreia em Limoeiro

Pernambuco recebe agora em setembro a companhia de teatro paulista Barracão Cultural, que faz sua primeira turnê na Região Nordeste. Criada em 2002, a companhia traz na bagagem alguns dos prêmios mais importantes do Brasil, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, reconhecimento por um trabalho voltado para todos os públicos que envolve Teatro, Música e Arte Educação. 

Para esta turnê, o grupo trouxe o espetáculo Nós, inspirado na obra homônima da escritora Eva Furnari, onde conta a trajetória de Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar. Lançada em 2019, Nós circulou por diferentes parques e espaços culturais na capital paulista e diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, e agora chega em Pernambuco para seis apresentações gratuitas com classificação etária livre para todos os públicos. 

A cidade escolhida para a estreia pernambucana foi Limoeiro, no Agreste, com apresentação ao ar livre na Praça da Bandeira, às 17h, no domingo, 8 de setembro. A segunda apresentação será em Tacaimbó, também no Agreste, com apresentação em frente ao Teatrinho Dona Benedita, na quinta-feira (12), às 17h, e em seguida, Arcoverde, na Estação da Cultura, na sexta (13), às 19h30. Depois o grupo pega a estrada para mais três apresentações: dias 14 e 16, no Recife, e dia 15, em Olinda. Antes de Pernambuco, a Cia Barracão Cultural passou pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A realização da turnê nordestina conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura / Lei Rouanet.

Sinopse – O espetáculo Nós conta a história de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado, na pequena Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas, motivo de brincadeiras e zombarias por parte dos habitantes ‘normais’ da cidade. Um dia, de tanto segurar as mágoas e o choro, que não caia nem mesmo descascando cebolas, Mel acabou com o corpo cheio de nós, cada um mais apertado que o outro. Diante disso, ela convenceu seus pés de ir embora para um lugar distante, e saiu de Pamongas disfarçada de geladeira. Em sua jornada, se permitiu vivenciar coisas diferentes até que seus nós foram se desfazendo. Até conhecer uma cidade onde cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.

Segundo o grupo, o principal argumento para a escolha da obra de Eva Furnari foi a sua habilidade em abordar temas sensíveis e polêmicos de forma divertida, lúdica e fantástica. “Em Nós, a premiada escritora, nos propõe uma reflexão sobre temas como intolerância, respeito e alteridade. A relação que se estabelece entre as características peculiares de Mel e a relação com o ambiente onde vive gera vários nós em seu corpo e a obriga a realizar uma jornada de autodescoberta”, destacam. A montagem tem direção de Cris Lozano e dramaturgia de Sérgio Pires. O elenco é formado por Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício. A direção musical é de Morris, cenografia de Marco Lima e figurino de Marichilene Artisevskis. 

Núcleo de criação – A Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção sediado em São Paulo e tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Desenvolve há 22 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, para o público adulto, infanto-juvenil concebidos para ruas e espaços abertos. Além de NÓS, o grupo criou e produziu os espetáculos Entre, On Love, Já Pra Cama, A Condessa e o Bandoleiro, Facas nas Galinhas, O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras, Mulher que Ri, Cacoete, Um Destino para Julieta e Romeu, Caixa Mágica e Convite para Jantar além de projetos musicais, como o Festanza, CD Urbanda, Um Sopro de Brasil e o CD 5, do Dr Morris.

Acessibilidade – Todas as apresentações desta turnê são realizadas em espaços públicos em condições de receber pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Nos espaços abertos, a produção disponibilizará cadeiras para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. As apresentações em Olinda e Recife contarão com intérprete de Libras. Nas apresentações em Limoeiro, Tacaimbó e Arcoverde a produção disponibilizará uma sinopse completa, impressa em papel, com imagens, nome e descrição das personagens e resumo dos principais acontecimentos de cada cena, bem como as letras das músicas que fazem parte do espetáculo. Recursos de audiodescrição não foram contemplados nas apresentações, mas caso exista alguém com esta necessidade, a equipe de produção está preparada para fazer a descrição de sinopse e reconhecimento tátil de cenários, figurinos e adereços antes da apresentação. O espetáculo não tem iluminação estroboscópica ou som muito alto.

Outras Notícias

Impeachment não é uma questão que se deseja, acontece, diz FHC

Do Blog da Folha O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu na manhã desta quarta-feira (13), em Nova York, o aprofundamento das investigações de corrupção no Brasil, para que o País saiba “a verdade”. Segundo ele, os problemas atuais não começaram na gestão Dilma Rousseff. “Esses mal feitos vêm de outro governo, isso tem que deixar […]

7

Do Blog da Folha

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu na manhã desta quarta-feira (13), em Nova York, o aprofundamento das investigações de corrupção no Brasil, para que o País saiba “a verdade”. Segundo ele, os problemas atuais não começaram na gestão Dilma Rousseff. “Esses mal feitos vêm de outro governo, isso tem que deixar bem claro. Vem do governo Lula, começou aí”, declarou em entrevista em Nova York, referindo-se a Luiz Inácio Lula da Silva.

FHC ressaltou que o impeachment não pode ser discutido em abstrato e depende da comprovação de vínculo entre o governante e irregularidades. “Impeachment não é uma questão que se deseja, acontece. E quando é que ele acontece? Quando o povo não aguenta mais e quando há uma ligação concreta entre quem está ocupando o poder e o mal-feito”, afirmou.

Em seminário com empresários, FHC apresentou uma visão otimista do Brasil e ressaltou que não se deve temer crises “eventuais” ou “conjunturais”. Em sua avaliação, o país se aproxima de um entendimento que leve à sua regeneração. “Nós temos certa capacidade de negociação, de chegar um certo momento e dizer ‘Não dá. Basta. Nós somos todos brasileiros, vamos nos entender.’ Nós estamos chegando a um momento próximo a isso no Brasil.”

Mas ele ressaltou que há condições a serem cumpridas para que esse “entendimento” seja possível. Entre elas, enumerou “a verdade” e “passar o País a limpo”. Para isso, é preciso aprofundar as investigações sobre corrupção. “O País não pode ficar na dúvida, sobre quem é responsável pelo quê”, afirmou. “Vai chegar o momento em que o Brasil vai querer saber a verdade. O que aconteceu mesmo.”

O ex-presidente também defendeu a reforma do sistema político, o estabelecimento de consenso sobre medidas para que o país volte a crescer e o respeito às regras democráticas.

“Não estou pensando em pactuar com o governo. É preciso que o País se regenere. Não é um acordo da cúpula. É uma mudança da atitude do Brasil”, disse, quando questionado se a defensa de entendimento não significa compactuar com o governo. “Quanto ao fato de eles tentarem me desconstituir durante 12 anos, agora eles têm de morder a língua”, acrescentou, em referência às críticas do PT à suposta herança maldita recebida dos tucanos.

Adilson Ramos, Walkiria, Vicente Nery e Oara já confirmados no Buíque Frio

Até amanhã a prefeitura deve anunciar mais algumas atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Buíque anunciou na manhã desta segunda-feira (22) a programação de shows do 5° Buíque Frio que será aberto na quinta-feira (25). Nas atrações já confirmadas estão o cantor romântico Adilson Ramos, Walkiria Santos, ex-Magníficos, Vicente Nery […]

Até amanhã a prefeitura deve anunciar mais algumas atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de Buíque anunciou na manhã desta segunda-feira (22) a programação de shows do 5° Buíque Frio que será aberto na quinta-feira (25). Nas atrações já confirmadas estão o cantor romântico Adilson Ramos, Walkiria Santos, ex-Magníficos, Vicente Nery e Forrozão Cheiro de Menina e a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, Super Oara.

A grade geral ainda vai contar com as atrações que serão patrocinadas pelo Governo do Estado, que devem sair daqui para amanhã.

As atrações foram anunciadas pela Secretária de Finanças, Telma Valença, em entrevista na Rádio Buíque FM. Segundo ela, estão sendo investidos mais de R$ 250 mil pela prefeitura para viabilizar o Festival de Queijos, Vinhos e Sabores – Buíque Frio, que será realizado no Pátio de Eventos São Sebastião. Além de Telma estavam presentes à entrevista o presidente da Associação Comercial, Diógenes Soares; e o Secretário de Turismo, Esildo Barros. Também foram anunciadas as atrações locais já confirmadas do festival que contará com Françoar, Farra Estigada, Caike Ramon e Antonny César.

Telma ressaltou ainda o esforço da prefeitura que vem mantendo a folha em dia e os serviços básicos funcionando em todas as áreas. Disse que decidiu fazer um investimento maior no Buíque Frio, sem esquecer as outras áreas, pensando na geração de emprego e renda, citando que a prefeitura está investindo, além das atrações, na estrutura, som, palco e segurança do evento.

O festival terá mais de 900 metros quadrados de área coberta. Serão 09 estandes de exposição dos queijeiros, sendo 07 Buíque e 02 da Pedra, que vão participar do concurso de Melhor Queijo Regional.  Além deles, o Sebrae disponibilizará ainda outros 12 estandes, totalizando 21 unidades. A Área de degustação contará com estandes e a participação da vinícola Rio Sol, de Petrolina, além de um Espaço para leitura, com apresentação dos escritores buiquenses no sábado (27). O SESC Buíque também estará presente ao evento com dois dias de apresentações culturais.

Chuvas torrenciais deixam Recife embaixo d’água e adiam jogo do Sport

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na tarde desta segunda-feira (23), o aviso meteorológico para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e Zona da Mata. Em diversas regiões houve alagamentos e rajadas de vento que causaram transtornos a moradores. A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de […]

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, na tarde desta segunda-feira (23), o aviso meteorológico para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e Zona da Mata.

Em diversas regiões houve alagamentos e rajadas de vento que causaram transtornos a moradores.

A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é permanente, com atendimento 24 horas por dia .

No Recife, alagamentos foram registrados em bairros como o Ibura e Pina, na Zona Sul; Tejipió, Prado, Afogados e Madalena, na Zona Oeste; São José e Santo Antônio, no Centro; e em Beberibe, na Zona Norte.

Em Olinda, houve transtornos nos bairros de Ouro Preto, Jardim Fragoso, Peixinhos e Bonsucesso. No Alto da Conquista, parte do forro de gesso do teto de uma escola cedeu e quase atingiu uma mulher.

No bairro de Salgadinho, também em Olinda, uma mulher de 60 anos ficou ferida após rajadas de ventos destelharem o teto de casas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela foi ferida na perna e levada para a Unidade de Pronto Atendimento dos Torrões. O nome da mulher não foi divulgado.

As fortes chuvas castigaram bastante o gramado do estádio da Ilha do Retiro. Com isso, a partida entre Sport x CRB que está marcada para esta noite, às 20h, corre risco de não acontecer, já que o campo de jogo está completamente alagado.

De acordo com informações de bastidores, a diretoria rubro-negra já colocou a drenagem do gramado para funcionar desde cedo, mas não surtiu muito efeito. Com isso, o clube acionou mais três bombas auxiliares para melhorar a drenagem a fim de dar condições de a bola rolar.

Mesmo com os esforços da direção do Sport, quem vai determinar se o jogo será adiado ou não é o árbitro do jogo, o paulista Vinicius Gonçalves Dias Araujo, juntamente com os seus auxiliares Evandro de Melo Lima e Daniel Luis Marques, ambos de São Paulo.

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano. O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se […]

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado.

Agentes culturais do Pajeú convocados para pré-conferência estadual de Cultura, em Serra Talhada

Evento vai ocorrer dia 23 de novembro na Capital do Xaxado. Participação dos agentes culturais é determinante. Inscrições até sexta(10) A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe estão preparando a IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco/ IV CEC-PE, cuja Plenária Final irá acontecer até o final de março de 2018.  Com o Tema: […]

Evento vai ocorrer dia 23 de novembro na Capital do Xaxado. Participação dos agentes culturais é determinante. Inscrições até sexta(10)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe estão preparando a IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco/ IV CEC-PE, cuja Plenária Final irá acontecer até o final de março de 2018.  Com o Tema: “Um Plano Estadual de Cultura para Pernambuco” o objetivo é exatamente este: a construção de um plano que dará maior estruturação e consolidação ao Sistema de Cultura de Pernambuco.

“Será uma Conferência que reunirá fazedores de cultura da sociedade civil e do poder público para discutir e aprovar a proposta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, ajudando, portanto a estruturar e consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco e democratizar ainda mais os processos de participação social nas políticas públicas de cultura”, anuncia o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja.

Convocada pelo Decreto Estadual Nº 44.803, de 31 de julho de 2017, a IV CEC-PE realizará vinte e cinco pré-conferências. Sendo doze Pré-Conferências Regionais de Cultura, uma em cada Região de Desenvolvimento (RD) do Estado, como etapas que antecedem a realização da Plenária Estadual Final.

E ainda doze Pré-Conferências Setoriais de Cultura, na forma definida pela Comissão Organizadora da IV CEC-PE, que abranjam todos os segmentos culturais: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; e Patrimônio Cultural.

Em Serra Talhada, acontece a pré-conferência regional do Sertão do Pajeú,  com data prevista para o dia 23 de novembro. Em convocação nas rede sociais, Anildomá Willans, Secretário de Cultura e Presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada está convocando os atores culturais da região para  que façam urgentemente sua inscrição. “O Sertão do Pajeú deve estar na linha de frente”, afirma. As inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 10 e podem ser feitas clicando aqui e acessando o link.