Notícias

Balaio Cultural celebra 8 anos em Tuparetama amanhã, com frevo, forró e poesia

Por André Luis

Quem estiver pelo Sertão do Pajeú e regiões vizinhas em busca de lazer e entretenimento para este final de semana, a cidade de Tuparetama oferece uma programação cultural gratuita para todos os tipos de público.

No próximo sábado (02), acontece a edição do 8º aniversário do Balaio Cultural, projeto iniciado em janeiro de 2011, que valoriza e promove a cultura sertaneja, artistas e talentos da região.

As apresentações terão início a partir das 20h, no Espaço Cultural da Academia das Cidades. A programação contará com a participação da Orquestra de Frevo Pajeú, Pepysho Neto e Walter Lages, Josimar Alves, Galego do Pajeú, dentre outros artistas e poetas.

Além das apresentações musicais, acontecerá o lançamento do livro “O Mundo Imundo das drogas”, do poeta Antônio Carneiro. Idealizado por Fernando Marques, produtor cultural e atual secretário de Cultura do município, o evento que acontece no primeiro sábado de cada mês, se consolidou no calendário festivo-cultural do Pajeú e das regiões vizinhas do Moxotó e Cariri Paraibano, atraindo pessoas de diversos lugares.

Outras Notícias

Prefeitura de SJE inaugura mais um posto de saúde reformado

Depois das reformas dos PSFs do São João, Ipiranga, Novo Horizonte e São Borja, agora foi a vez do PSF Central receber a requalificação, que está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O prefeito Evandro Valadares, o vice Eclériston Ramos, o secretário de saúde Paulo de Tarso e toda equipe […]

Depois das reformas dos PSFs do São João, Ipiranga, Novo Horizonte e São Borja, agora foi a vez do PSF Central receber a requalificação, que está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

O prefeito Evandro Valadares, o vice Eclériston Ramos, o secretário de saúde Paulo de Tarso e toda equipe de governo entregaram a população egipciense a reforma da ESF Central na manhã dessa quarta (22.01).

A iniciativa está dentro do Programa de “Obras Por Toda Parte”, que tem levado investimento público para os 4 cantos de São José do Egito.

Senado: Câmara, Mendonça e Armando empatam

Blog do Magno Na primeira pesquisa do Instituto Opinião trazendo os diversos cenários eleitorais para as eleições em Pernambuco no ano que vem, a disputa pelo Senado aparece embolada entre três nomes. Se o pleito fosse hoje, o governador Paulo Câmara (PSB) teria 18,5% das intenções de voto, acompanhando de perto, num cenário de empate […]

Blog do Magno

Na primeira pesquisa do Instituto Opinião trazendo os diversos cenários eleitorais para as eleições em Pernambuco no ano que vem, a disputa pelo Senado aparece embolada entre três nomes. Se o pleito fosse hoje, o governador Paulo Câmara (PSB) teria 18,5% das intenções de voto, acompanhando de perto, num cenário de empate técnico, por Mendonça Filho (DEM), com 15,1% e Armando Monteiro Neto (PSDB), com 14,8%.

O atual ocupante da cadeira Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo Bolsonaro na Casa Alta, viria em seguida, mas distanciado dos demais, com 5,3%. Luciano Bivar (PSL) tem a preferência de 2,6%, Dudu da Fonte (PP) surge com 1,7% e Gilson Neto, ministro do Turismo, ainda sem filiação partidária, é o último, com 1,2%. Brancos e nulos totalizam 24,9% e indecisos estão na casa dos 15,9%.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado tem que lembrar o nome do candidato da sua preferência sem o auxílio da lista com todos os postulantes, o governador também lidera, com 4,6%, Mendonça Filho e Armando Neto aparecem com 3,7% e Fernando Bezerra tem 1,4%. Foram citados, ainda, Dudu da Fonte (0,8%), Luciano Bivar (0,4%), Gilson Neto (0,3%), Raquel Lyra (0,2%), Zé Neto (0,1%), Bruno Araújo (0,1%) e João Campos (0,1%). Neste cenário, os indecisos sobem para 64,5% e os que manifestam disposição para anular o voto ou votar em branco somam 19,6%.

A pesquisa foi a campo entre os dias 7 e 11 últimos, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Estratificando a pesquisa, Paulo Câmara aparece com maior percentual de intenção de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos (24,5%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (21,9%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (21,7%). Por sexo, 21,7% dos seus potenciais eleitores são mulheres e 14,6% são homens.

Mendonça Filho, por sua vez, se apresenta melhor entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (17,4%), entre os eleitores com renda até dois salários (16,4%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (16%). Por sexo, 15,6% dos seus potenciais eleitores são homens e 14,7% são mulheres.

Já Armando Monteiro pontua melhor entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (16%), entre os eleitores com renda familiar entre dois a cinco salários (15,6%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (15,2%). Por sexo, 17,6% dos seus eleitores em potencial são homens e 12,3% são mulheres.

Por fim, Fernando Bezerra tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (10,8%), entre os eleitores com grau de instrução superior (8,6%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (6,4%). Por sexo, 6,5% dos seus potenciais eleitores são homens e 4,2% são mulheres.

POR REGIÃO

Quanto à preferência do eleitorado na disputa pelo Senado por região, Paulo Câmara tem maior densidade no Agreste (20,8%), nos Sertões (20%), na Região Metropolitana (17,7%), na Zona da Mata (17,1%) e no São Francisco (13,4%). Mendonça Filho se apresenta melhor na Região Metropolitana (19%), na Zona da Mata (15,5%), no Agreste (13,8%), nos Sertões (8,8%) e no São Francisco (5,9%).

Armando Monteiro, por sua vez, tem, pela ordem, a preferência de 19,4% dos eleitores da Zona da Mata, 17,1% dos Sertões, 14% do Agreste, 13,9% da Metropolitana e 7,6% do São Francisco. Fernando Bezerra, por fim, é mais forte no São Francisco, seu principal reduto (31,1%), nos Sertões (7,5%), no Agreste (3,3%), na Metropolitana (3%) e na Zona da Mata (2,6%).

Guga Lins comandou arrastão em Sertânia

O prefeito e candidato a reeleição Guga Lins, realizou na última sexta-feira um grande arrastão pelas ruas de Sertânia. “O governador está devendo muito ao povo de Sertânia. Basta olhar para as estradas estaduais no entorno de nossa cidade para ver o descaso, a estrada que liga nossa cidade ao distrito de Albuquerque Né. Alunos da Escola […]

img-20160917-wa0007O prefeito e candidato a reeleição Guga Lins, realizou na última sexta-feira um grande arrastão pelas ruas de Sertânia.

“O governador está devendo muito ao povo de Sertânia. Basta olhar para as estradas estaduais no entorno de nossa cidade para ver o descaso, a estrada que liga nossa cidade ao distrito de Albuquerque Né. Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac estão sem quadras para a prática de esportes”, criticou.

O arrastão do candidato do PSDB saiu da Vila da COHAB e percorreu as principais ruas da cidade parando nas proximidades da Escola Jorge de Menezes, onde ali realizou seu comício com a presença de candidatos a vereador e demais lideranças.

“Vamos continuar assim, realizando nossos eventos com paz e sossego, aqui só precisamos da presença do povo, não adianta governo, se não temos água nas torneiras e segurança caótica”, disse o estudante Luciano morador da rua 13 de maio.

Gestão Márcia entrega duas ambulâncias e dois micro-ônibus

Ciclo chega a 29 veículos e unidades móveis destinados à saúde de Serra Talhada A prefeita Márcia Conrado realizou, na noite desta segunda-feira (27), a entrega de duas ambulâncias e dois micro-ônibus para reforçar a rede municipal de saúde de Serra Talhada. Desde o início da atual administração, já foram entregues 29 veículos e unidades […]

Ciclo chega a 29 veículos e unidades móveis destinados à saúde de Serra Talhada

A prefeita Márcia Conrado realizou, na noite desta segunda-feira (27), a entrega de duas ambulâncias e dois micro-ônibus para reforçar a rede municipal de saúde de Serra Talhada.

Desde o início da atual administração, já foram entregues 29 veículos e unidades móveis voltados aos serviços de saúde, resultado de investimentos superiores a R$ 6,1 milhões, por meio de recursos próprios, emendas parlamentares e do Ministério da Saúde.

“Cada entrega como essa representa mais cuidado com as pessoas. Estamos investindo de forma permanente para garantir uma saúde cada vez mais estruturada, com equipamentos, profissionais e uma frota que ofereça segurança e dignidade para quem mais precisa. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que Serra Talhada avance, levando serviços de qualidade para toda a população”, destacou a prefeita Márcia Conrado.

Os dois micro-ônibus irão fortalecer o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), responsável pelo transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos especializados. Apenas entre janeiro e julho deste ano, o serviço transportou 9.170 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Já as novas ambulâncias ampliam a capacidade de atendimento da rede municipal.

A secretária de Saúde, Lisbeth Rosa destacou que a renovação da frota tem fortalecido a assistência prestada à população.

“Cada novo veículo representa mais eficiência, mais conforto e mais segurança para os usuários do SUS. Seguimos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor e garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa.”

Com a entrega desta segunda-feira, a Prefeitura de Serra Talhada passa a contabilizar 15 ambulâncias, três viaturas do SAMU, quatro micro-ônibus, uma Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), um castramóvel, duas caminhonetes Fiat Toro, um Fiat Argo, um Fiat Mobi e uma van adaptada para Pessoas com Deficiência (PCD) incorporados à frota da saúde.

Policia Civil aceita e Faculdade do Vale do Pajeú construirá prédio para a delegacia de São Jose do Egito

Oficialmente, a Polícia Civil já se manifestou favoravelmente sobre a proposta do Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes da Silva. Ele apresentou o projeto da construção de uma sede para a Delegacia de São José do Egito em terreno ao lado da faculdade. A boa noticia foi dada pelo próprio advogado conhecido […]

Oficialmente, a Polícia Civil já se manifestou favoravelmente sobre a proposta do Diretor Geral da Faculdade Vale do Pajeú, Cleonildo Lopes da Silva.

Ele apresentou o projeto da construção de uma sede para a Delegacia de São José do Egito em terreno ao lado da faculdade.

A boa noticia foi dada pelo próprio advogado conhecido como Painha, falando ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

“A obra será construída pela Faculdade que fará uma doação de todo terreno e o prédio para que São José do Egito tenha uma Delegacia integrada com o Núcleo de Práticas Jurídicas em um projeto inovador, sem contar com a segurança que ofereceria a própria faculdade”.

Painha disse que o acordo se deu em reunião com o Chefe de Polícia Civil, Joselito Kherle.