Notícias

Avaliação positiva do governo Temer é de 4,3%, diz CNT/MDA

Por Nill Júnior

A popularidade do presidente Michel Temer pouco se alterou nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira, que mostrou que a avaliação negativa do governo foi a 71,2%, ante 73,3% em maio.

A pesquisa do instituto MDA para a Confederação Nacional do Transporte (CNT) apontou que a avaliação positiva se manteve em 4,3%. A margem de erro da sondagem é de 2,2 pontos percentuais.

Ainda de acordo com o levantamento, a fatia dos que desaprovam o desempenho pessoal do presidente é de 82,5% –era de 83,6% em março–, enquanto os que aprovam somam 9,7%, em comparação a 10,3%.

Outras Notícias

Queiroz e Tony Gel ensaiam aproximação em Caruaru

Do blog do Elielson Adversários históricos na capital do Forró, o deputado Tony Gel (MDB) recebeu uma visita inesperada do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) enquanto concedia entrevista na Rádio Cultura. Ambos aliados do governador Paulo Câmara, esse gesto poderia ter sido um pedido palaciano. Queiroz sonha em está na chapa majoritária da Frente Popular ou […]

Do blog do Elielson

Adversários históricos na capital do Forró, o deputado Tony Gel (MDB) recebeu uma visita inesperada do ex-prefeito Zé Queiroz (PDT) enquanto concedia entrevista na Rádio Cultura. Ambos aliados do governador Paulo Câmara, esse gesto poderia ter sido um pedido palaciano.

Queiroz sonha em está na chapa majoritária da Frente Popular ou como candidato ao Senado ou na vice. Para que seu nome ganhe força, sua estratégia é se aproximar e dar sinais de uma unidade na cidade de Caruaru. Sinalizando para seu antes arquirrival, Tony Gel.

Pareceu até uma coisa ensaiada! Tony desfilou elogiou ao mais novo ‘amigo’ e ressaltou as quatro vezes que o pedetista governou a capital do Agreste. Com esse encontro ‘inesperado’, crescer os rumores que Toninho Rodrigues abandone o projeto de disputar a Câmara Federal para deixar livre os votos dos caruarenses para reeleição de Wolney Queiroz.

Uma coisa é certa, onde há fumaça, há fogo! Esse encontro poderá gerar ainda outros fatos políticos vindouros. Quem ganha diretamente com isso é o governador Paulo Câmara que consegue unir suas lideranças políticas em uma cidade importante que é governada por uma adversária.

Itapetim: morre ex-vereador Edson Augusto

Faleceu por volta das 16h50 da tarde desta sexta-feira (03), o ex-vereador de Itapetim Edson Augusto Leite Lima. Ele enfrentava problemas de saúde já há algum tempo e faleceu em sua residência. Edson tinha 59 anos e cumpriu dois mandatos na Casa José Jordão Neto. Em 2004, foi o segundo vereador mais votado no município […]

Faleceu por volta das 16h50 da tarde desta sexta-feira (03), o ex-vereador de Itapetim Edson Augusto Leite Lima. Ele enfrentava problemas de saúde já há algum tempo e faleceu em sua residência.

Edson tinha 59 anos e cumpriu dois mandatos na Casa José Jordão Neto. Em 2004, foi o segundo vereador mais votado no município com 495 votos, ficando atrás apenas de Olavo Batista, que teve 584. Oito anos depois, foi eleito novamente, desta vez com 299 votos.

O ex-parlamentar faleceu em casa de Insuficiência cardio-respiratória, deixou 4 filhos.

Edson era natural de São José do Egito-PE, mas desde criança residia em Itapetim, onde constitui família e mandato parlamentar.

O prefeito Adelmo Moura decretou luto oficial no município. O Presidente da Câmara de Itapetim, Junior de Diógenes lamentou a morte em nota: “Neste momento de dor, prestamos condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda”. A informação é do Blog do Marcello Patriota.

Prazo para inscrição do Selo UNICEF é estendido

Os municípios pernambucanos que ainda não se inscreveram no Selo UNICEF – Edição 2017-2020 têm uma nova chance até o próximo dia 31 de agosto. Mais de mil municípios brasileiros do Semiárido e Amazônia já se inscreveram. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula a gestão municipal a implementar políticas públicas para garantir os direitos […]

Os municípios pernambucanos que ainda não se inscreveram no Selo UNICEF – Edição 2017-2020 têm uma nova chance até o próximo dia 31 de agosto. Mais de mil municípios brasileiros do Semiárido e Amazônia já se inscreveram.

A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estimula a gestão municipal a implementar políticas públicas para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em www.selounicef.org.br. O UNICEF recomenda que os municípios não deixem a inscrição para a última hora.

Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios inscritos devem investir em ações para melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde, educação, assistência social e participação, visando produzir impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes. O UNICEF capacita os gestores municipais e define os indicadores que ajudarão a monitorar os resultados das ações.

Na edição de 2013-2016 foram certificados 35 municípios pernambucanos: Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejinho, Cabrobó, Caruaru, Casinhas, Cedro, Flores, Ibimirim, Itacuruba, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Limoeiro, Orobó, Panelas, Petrolândia, Petrolina, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caetano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Tacaratu, Tuparetama  e Venturosa.

Quem pode se inscrever

Podem aderir ao Selo os municípios localizados em nove Estados do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e nos nove Estados que compõem a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Amupe convoca Assembleia Extraordinária para discutir concessão da Compesa 

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove, nesta terça-feira (20), um encontro decisivo com prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado no Hotel Canariu’s, em Gravatá.  A Assembleia Extraordinária terá como pauta principal o debate sobre o futuro do saneamento e abastecimento de água em Pernambuco, com foco nos detalhes do projeto de […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove, nesta terça-feira (20), um encontro decisivo com prefeitos e prefeitas de todas as regiões do estado no Hotel Canariu’s, em Gravatá. 

A Assembleia Extraordinária terá como pauta principal o debate sobre o futuro do saneamento e abastecimento de água em Pernambuco, com foco nos detalhes do projeto de concessão da Compesa.

A entidade, que atua como porta-voz dos municípios, busca esclarecer os impactos da proposta para as gestões locais. Para isso, a assembleia contará com a participação da governadora Raquel Lyra, que deve apresentar o cronograma e as condições do modelo de concessão aos gestores. 

O fortalecimento do municipalismo e temas estratégicos da gestão pública estadual também integram o cronograma de debates da entidade para este início de ano.

Maciel Melo justifica voto declarado em Lula: “artista tem direito de se manifestar”

Cantor e compositor pernambucano reagiu às críticas recebidas depois de tornar pública sua escolha eleitoral e defendeu que artistas possam se posicionar politicamente sem que divergências se transformem em ataques pessoais. Maciel Melo se manifestou nas redes sociais após receber críticas por declarar voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo publicado […]

Cantor e compositor pernambucano reagiu às críticas recebidas depois de tornar pública sua escolha eleitoral e defendeu que artistas possam se posicionar politicamente sem que divergências se transformem em ataques pessoais.

Maciel Melo se manifestou nas redes sociais após receber críticas por declarar voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo publicado nesta semana, o artista afirmou que sua posição política parte, antes de tudo, de sua condição de cidadão e defendeu o direito de artistas se manifestarem sobre os rumos do país.

“Antes do artista existe o homem, o cidadão, e todo cidadão tem o direito de ir, de vir, de escolher o seu candidato, de escolher quem vai governar o país em que a gente vive”, afirmou.

Maciel disse ter ficado surpreso com a reação provocada pela postagem anterior. Segundo ele, além de comentários críticos, houve seguidores que deixaram de acompanhar suas redes depois da declaração de voto.

“Eu fiquei estarrecido com os comentários. Muita gente me detonando, esculhambando comigo, outros deixando de me seguir”, relatou.

O compositor argumentou que a atividade artística não deve ficar restrita ao entretenimento e pode também dialogar com temas ligados à cidadania, liberdade de expressão e questões sociais.

“Eu acho que todo artista, seja ele na música, na dança, nas artes plásticas, na poesia, na literatura, não deve fazer da sua arte uma ferramenta que trabalhe apenas em prol da admiração, do divertimento, mas também que trabalhe em prol da cidadania de seu povo”, disse.

Apesar das críticas, Maciel afirmou que manterá sua posição e defendeu que diferenças políticas não sejam motivo para rompimento de relações pessoais.

“É nas divergências que a gente cresce, que a gente aprende”, afirmou. Em outro trecho, acrescentou: “Quem quiser me seguir, me segue. Ninguém é obrigado a me seguir”.

Relação com Lula vem de outros anos

A manifestação ocorre dentro de uma relação de admiração política e artística que não começou nesta eleição. Maciel Melo já havia demonstrado apoio a Lula em outras ocasiões e, em 2022, compôs uma música para a campanha presidencial do petista.

A aproximação entre os dois também ganhou um capítulo durante o período em que Lula esteve preso em Curitiba, em 2018. Naquele ano, o então ex-presidente leu “A Poeira e a Estrada”, livro autobiográfico de Maciel, e posteriormente enviou uma mensagem ao compositor elogiando sua trajetória como escritor e músico.

Segundo registros publicados à época, Lula contou ainda que já conhecia a obra musical do pernambucano e mencionou ter recebido anteriormente um disco do artista. Na carta enviada a Maciel, escreveu que havia ficado “orgulhoso” ao ver outro nordestino alcançando reconhecimento na literatura e na música.

Maciel também participou, ao longo dos anos, de eventos políticos e culturais relacionados a Lula e ao grupo político de Eduardo Campos em Pernambuco. Há registro, por exemplo, de sua participação em programação organizada durante o período em que Campos governava o estado e de sua presença em atos políticos e culturais ligados ao ex-presidente.

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o vídeo em que Maciel Melo comenta a repercussão de sua declaração de voto.

Vídeo: Reprodução/Instagram

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr