Notícias

Atualização: Pernambuco chega a 646 casos oficiais de microcefalia

Por Nill Júnior

Segundo nota do Governo Federal, até 28 de novembro de 2015, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação, de acordo com a terceira edição do informe epidemiológico sobre microcefalia, divulgado nesta segunda-feira (30).

O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O estado conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro.

Em seguida, estão os estados de Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1). O Ministério da Saúde intensificou o acompanhamento da situação, de forma prioritária, e divulgará orientações para rede pública e para a população, conforme os resultados das investigações. Equipes do Ministério da Saúde estão ajudando os estados nas investigações.

Outras Notícias

Empresários do Pajeú participam da 12ª Feira do Empreendedor

Evento acontece entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro em Olinda Otávio Neto da Flowers Culinária Oriental será um deles Uma das maiores feiras de empreendedorismo de Pernambuco tem dia e hora marcada para acontecer. Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o Centro de Convenções de Pernambuco, em […]

Foto: Divulgação

Evento acontece entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro em Olinda

Otávio Neto da Flowers Culinária Oriental será um deles

Uma das maiores feiras de empreendedorismo de Pernambuco tem dia e hora marcada para acontecer. Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será palco para a 12ª edição da Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae-PE.

O evento, que acontece a cada dois anos, tem propósito de desmitificar e difundir novas demandas do mercado. De acordo com a analista do Sebrae Ana Paula Santos, o objetivo é possibilitar aos micro e pequenos empresários interação e networking, oportunidades de negócios e investimento, aprendizado e contato com as novas tecnologias e técnicas inovadoras.

“Estamos levando mais de 75 empresários, de Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Serra Talhada, para que eles tenham acesso a informações e experiências construtivas em um único ambiente”, informa Ana Paula.

Os visitantes terão acesso a informações sobre abertura e gestão de empresas, linhas de crédito, franquias, impacto social, além de palestras e oficinas direcionadas ao desenvolvimento da cultura empreendedora em diversos segmentos.

É o que busca o empresário Otávio Neto, proprietário de um restaurante de comida oriental, que contou com o apoio do Sebrae desde o Planejamento Estratégico da empresa, até o curso de Líder Coach, e vai acompanhar a caravana em busca de mais conhecimento e troca de experiências.

“O Sebrae foi muito importante na criação e manutenção da empresa. Com isso, vamos participar da feira a fim de que possamos nos inspirar e trazer ideias inovadoras, além de nos manter conectados com a experiência empreendedora, que fazem total diferença no nosso negócio”, conta Neto.

A feira que trabalha questões pertinentes ao contexto econômico, à realidade social, tendências e aos novos rumos do empreendedorismo em Pernambuco e em todo o Brasil, é aberta ao público mediante inscrições no site www.feiradoempreendedorpe.com.br.

As caravanas saem no dia 31 de agosto e voltam dia 01 de setembro, saindo de Salgueiro às 4h, passando por Carnaíba e Afogados da Ingazeira.

Waldemar Borges comemora reeleição

Mesmo com a baixa generalizada na votação para Deputado Estadual e Deputado Federal, com duas exceções do PSB (Delegada Gleide Ângelo e João Campos), Waldemar Borges reeleito para o terceiro mandato, saiu maior politicamente. Entre os eleitos da Frente Popular, foi o majoritário em Pesqueira, Arcoverde, Pedra, Alagoinha, Sanharó, Afogados da Ingazeira, Bezerros e Gravatá, […]

Mesmo com a baixa generalizada na votação para Deputado Estadual e Deputado Federal, com duas exceções do PSB (Delegada Gleide Ângelo e João Campos), Waldemar Borges reeleito para o terceiro mandato, saiu maior politicamente.

Entre os eleitos da Frente Popular, foi o majoritário em Pesqueira, Arcoverde, Pedra, Alagoinha, Sanharó, Afogados da Ingazeira, Bezerros e Gravatá, onde se consolida como sua principal base.

Lá, derrotou fragorosamente o Prefeito Joaquim Neto que não fez nenhum candidato majoritário. Borges pode ser a aposta do palácio para 2020 na cidade.

Flores vivencia Dia Mundial do Meio Ambiente com ações em Praça Pública

O Dia Mundial do Meio Ambiente em Flores foi marcado por uma caminhada, homenagem a Roldão de Siqueira Fontes e plantio de muda do Pau-Brasil. Centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino caminharam pelas principais ruas da cidade e divididos em alas, apresentaram cartazes, faixas que exibiam mensagem sobre poluição e a […]

O Dia Mundial do Meio Ambiente em Flores foi marcado por uma caminhada, homenagem a Roldão de Siqueira Fontes e plantio de muda do Pau-Brasil.

Centenas de alunos da rede municipal e estadual de ensino caminharam pelas principais ruas da cidade e divididos em alas, apresentaram cartazes, faixas que exibiam mensagem sobre poluição e a importância da preservação do meio ambiente.

Em frente ao Palácio Municipal, conteúdos que foram trabalhados em sala de aula foram exibidos pelos alunos e temas como: formas de economizar água e energias que não poluem e como reciclar lixo foram explanados para o público presente.

No ato promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, o saudoso educador e ambientalista brasileiro, Roldão de Siqueira Fontes foi homenageado por alunos da Escola Estadual Pedro Santos Estima.

Roldão foi um grande defensor da recuperação do pau-brasil, uma leguminosa nativa da Mata Atlântica e árvore símbolo do Brasil. Criou o Movimento em Defesa do Pau-brasil, em 1970.

Autoridades do executivo e legislativo prestigiaram o evento e Marconi Santana, prefeito do município, além de registrar agradecimentos, destacou a importância da participação dos jovens no processo de conscientização em defesa do meio ambiente.

“De maneira muito especial quero agradecer a aluna do Pedro Santos Estima, Carolina que nos presenteou com uma árvore de Pau-Brasil para que fosse possível fazer o plantio hoje aqui em Praça Dr. Santana Filho e prestar esta justa homenagem a Roldão de Siqueira Fontes – filho saudoso de nossa terra, que em vida foi um grande defensor do Pau Brasil”, destacou completando:

“Nosso desejo é que os jovens e as crianças comecem a defender essa bandeira, que é uma atual, bem atual. Pois sem o meio ambiente nós não vamos a lugar nenhum; nós não vamos crescer”, acrescentou.

Paulo Câmara discute cenário da pandemia com epidemiologista Wanderson Oliveira

Em videoconferência, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apresentou ao governador um prognóstico da disseminação da Covid-19 no País para as próximas semanas O governador Paulo Câmara participou, na manhã deste sábado (06.03), de videoconferência com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, para ouvir […]

Em videoconferência, ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde apresentou ao governador um prognóstico da disseminação da Covid-19 no País para as próximas semanas

O governador Paulo Câmara participou, na manhã deste sábado (06.03), de videoconferência com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, para ouvir a análise do epidemiologista sobre o atual cenário da pandemia no Brasil. O gestor estadual aproveitou para apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas para conter a disseminação do novo coronavírus em Pernambuco.

“É muito importante esse momento de valorização da ciência e de ouvir os especialistas. Ano passado, montamos uma estrutura com a pandemia em andamento. Hoje, essa estrutura já existe e é ampla. Tivemos condições de abrir leitos nos últimos dias e há um planejamento para disponibilizar mais 50 vagas por semana, ainda neste mês. Superamos o número de 1.050 e devemos chegar a 1,2 mil leitos nas próximas três semanas”, adiantou Paulo Câmara.

O governador também pontuou para Wanderson Oliveira a distribuição dos casos nas diferentes regiões de Pernambuco e as medidas restritivas tomadas no âmbito estadual, além de comentar o panorama da pandemia nos Estados vizinhos. Por sua vez, o atual secretário de Serviços Integrados de Saúde no Supremo Tribunal Federal (STF) avaliou que as próximas duas semanas serão críticas. 

“Baseado no comportamento das curvas de Síndromes Respiratórias Agudas Graves e nos dados de Covid entre 2019 e 2020, podemos entender que as próximas duas semanas serão de alta no número de casos”, afirmou Wanderson Oliveira.

Participaram de forma remota da reunião, entre outros secretários estaduais, o de Saúde, André Longo, o de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, e o da Fazenda, Décio Padilha, além do prefeito do Recife, João Campos, e da secretária de Saúde da capital pernambucana, Luciana Albuquerque.

Ouro Velho-PB garante emenda para construção de UBS

O prefeito de Ouro Velho, na Paraíba, Dr. Augusto Valadares (DEM), garantiu, através de emenda do deputado federal Efraim Filho (DEM), recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde no município.  O pedido do pleito ainda foi endossado pelo vice-prefeito Paulo Júnior e pela ex-prefeita Natália.  Os recursos destinados ao município de Ouro Velho […]

O prefeito de Ouro Velho, na Paraíba, Dr. Augusto Valadares (DEM), garantiu, através de emenda do deputado federal Efraim Filho (DEM), recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde no município. 

O pedido do pleito ainda foi endossado pelo vice-prefeito Paulo Júnior e pela ex-prefeita Natália. 

Os recursos destinados ao município de Ouro Velho foram na ordem de R$ 788.000,00, para construção de Unidade Básica de Saúde.

Segundo informações da Prefeitura, a viabilização dos recursos para a construção da unidade de saúde já conta com apoio parlamentar e direção para o avanço dos serviços.

“Quero agradecer ao deputado federal Efraim Filho por ajudar a melhorar a saúde de Ouro Velho. Esses recursos farão nossa gestão cumprir importante compromisso diante da população do município”, destacou Dr. Augusto.