Notícias

Artista de São José do Egito, Islan, é indicado no Prêmio da Música de Pernambuco

Por Nill Júnior

Com seu primeiro álbum autoral, Islan recebe indicação na 17ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco. Seu EP homônimo, se destaca na premiação como um dos indicados na categoria Álbum Cultura Popular, junto de nomes como “Na batida do surdo e no balanço do ganzá”, projeto que reúne 7 cocos tradicionais de Arcoverde, Vitória do Pife com seu “Sem Pergaminho” e outros importantes nomes na cena musical pernambucana.

Islan é cantor, compositor e poeta de São José do Egito, Sertão do Pajeú pernambucano. Com uma sonoridade original que mistura tradição nordestina e influências do rock, já foi gravado pelas Severinas e Quinteto Violado.

Artista em ascensão na cena pernambucana, lançou seu primeiro EP autoral em 2025.

Em sua trajetória artística já ocupou palcos como o Teatro de Santa Isabel (2012), Festa de Louro (2019 e 2024) e Carnaval do Recife de 2026, mesmo ano no qual foi 1º colocado na curadoria do 23º Festival PREAMP.

“Fico muito honrado pela indicação, principalmente junto a tanta gente que admiro. Esse disco tem aberto muitos caminhos para o meu trabalho e representar o Pajeú nesses espaços é grandioso demais. Isso só é possível porque muita gente acredita e investe sua energia nisso. Sou muito grato a essas pessoas e ao público querido que recebeu com tanto carinho essas canções”, comenta.

A 17ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco acontecerá no dia 30 de abril de 2026, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A cerimônia celebra a produção musical local, com entrada gratuita mediante doação de alimentos. Saiba mais em @premiodamusicape

Para acompanhar o artista siga @poetaislan no Instagram.

Outras Notícias

Em Sertânia, PV tem novo presidente

Em Sertânia, o Partido Verde está sob novo comando. Isso depois da reunião de representantes da executiva estadual da legenda com o vereador Antônio Almeida. Ficou definido que ele assumirá o diretório do PV no município. Antonio disputará a reeleição no próximo ano pela sigla. Toinho Almeida, como é conhecido, exerce atualmente o seu segundo […]

foto pv

Em Sertânia, o Partido Verde está sob novo comando. Isso depois da reunião de representantes da executiva estadual da legenda com o vereador Antônio Almeida. Ficou definido que ele assumirá o diretório do PV no município. Antonio disputará a reeleição no próximo ano pela sigla.

Toinho Almeida, como é conhecido, exerce atualmente o seu segundo mandato na Câmara Municipal de Sertânia. Ele  foi secretário municipal de agricultura durante as administrações do prefeito José Ivan de Lima e da prefeita Cleide Ferreira entre os anos de 2005 e 2012. Foi um dos idealizadores da Feira da Agricultura Familiar.

O PV deve integrar o grupo político liderado pelo deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) que participou do encontro juntamente com o secretário estadual de organização do PV Ladelço Gomes, o vereador e presidente do PV Recife, Eurico Freire e o gerente de articulação política da prefeitura do Recife, Paulo Henrique Ferreira.

CDL Serra Talhada lamenta falecimento de Valme Andrada

Em nota, a CDL de Serra Talhada afirmou que foi com muita tristeza que recebeu a notícia do falecimento do empresário Valme Olavo de Andrada. “Sempre foi um grande parceiro do comércio de Serra Talhada e deu uma importante contribuição para o fortalecimento do nosso município”, disse. “A CDL e o SINDICOM lamentam profundamente esta […]

Em nota, a CDL de Serra Talhada afirmou que foi com muita tristeza que recebeu a notícia do falecimento do empresário Valme Olavo de Andrada.

“Sempre foi um grande parceiro do comércio de Serra Talhada e deu uma importante contribuição para o fortalecimento do nosso município”, disse.

“A CDL e o SINDICOM lamentam profundamente esta irreparável perda e se solidarizam com toda a família e com os amigos de Valme Olavo de Andrada.  O setor empresarial de Serra Talhada está enlutado e consternado com a partida deste tão ilustre amigo que segue para a morada celestial”.

O corpo foi velado na Câmara Municipal e o sepultamento aconteceu na manhã deste neste domingo (02), no cemitério local.

Armando quer que Câmara explique isenção fiscal a empresa envolvida na Operação Lava Jato

Fim do mistério: o candidato da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro, utilizou a coletiva convocada para hoje para cobrar do candidato da Frente Popular Paulo Câmara esclarecimentos pela isenção fiscal, quando Secretário de Finanças, a uma empresa envolvida na chamada Operação Lava Jato. Armando Monteiro cobrou publicamente a concessão tributária oferecida pelo governo […]

10301297_645577528856808_2539810351519284011_n

Fim do mistério: o candidato da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro, utilizou a coletiva convocada para hoje para cobrar do candidato da Frente Popular Paulo Câmara esclarecimentos pela isenção fiscal, quando Secretário de Finanças, a uma empresa envolvida na chamada Operação Lava Jato.

Armando Monteiro cobrou publicamente a concessão tributária oferecida pelo governo do estado à empresa Bandeirantes Pneus, quando, de acordo com o trabalhista, Câmara atuava como secretário da Fazenda.  Segundo Armando, há uma informação que estabelece nexo entre uma empresa que pagou parte do avião em que viajava o governador Eduardo Campos e o doleiro Alberto Yousef, pivô da Operação Lava Jato. “A empresa fez pagamento de R$ 170 mil à S Andrade Pagamentos. Essa empresa recebeu de uma empresa de Alberto Yousef depósitos de R$ 100 mil”, denunciou.

“Queremos repelir acusações descabidas à oposição responsabilizando a denúncia desses  fatos. Temos a cronologia pela imprensa nacional. Agora queremos ouvir esclarecimentos dele (Paulo Câmara) que é líder da Frente como vem se denominando. Como justificar a concessão de incentivos a empresa inidônea que está sendo processada ?” – questionou Monteiro.

O candidato afirmou ter tomado conhecimento de que Câmara também usou o avião em campanha. O senador também exigiu que Câmara diga porque sua utilização da aeronave não aparece em sua prestação de contas.

Em nota, Luciano Duque assume papel de cabo eleitoral de Marília Arraes

Marília Arraes está cumprindo uma intensa agenda pelo sertão, atendendo a convite de lideranças importantes que querem se somar no projeto que vai devolver a esperança ao povo pernambucano. Assim como fez o seu avô, o saudoso governador Miguel Arraes, Marília está percorrendo todo o estado conversando com as pessoas e unindo forças para oferecer ao […]

Marília Arraes está cumprindo uma intensa agenda pelo sertão, atendendo a convite de lideranças importantes que querem se somar no projeto que vai devolver a esperança ao povo pernambucano.

Assim como fez o seu avô, o saudoso governador Miguel Arraes, Marília está percorrendo todo o estado conversando com as pessoas e unindo forças para oferecer ao nosso povo um projeto capaz de gerar desenvolvimento e melhorar a vida da população.

Um exemplo dessa disposição de construir um projeto coletivo ouvindo todas as lideranças, aconteceu nesta sexta-feira (20/10) em São José do Belmonte, quando esteve reunida com trabalhadores rurais e militantes dos movimentos sociais, fazendoum importante resgate dos avanços alcançados a partir do Governo do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, que melhorou, sobremaneira, a vida do nosso povo.

Acompanhei a nossa pré-candidata e fiquei entusiasmado com a sua desenvoltura e conhecimento dos problemas do Estado e da sensibilidade para construir, coletivamente, soluções que recoloque Pernambuco no rumo do desenvolvimento.

E quem faz política com humildade e buscando somar, faz como Marília, que esteve durante toda a agenda acompanhada do do meu amigo e ex-prefeito do município de São José do !Belmonte, Marcelo Pereira, que nos acompanhou também durante o encontro com o prefeito Romonilson Mariano, com quem tivemos uma produtiva conversa.

Estamos ouvindo de muita gente nas ruas e por onde ela tem passado: Marília Arraes, junto com Lula, é a esperança do povo batalhador do nosso Estado.

Vamos em frente, que a jornada tá só começando.

Luciano Duque

Prefeito de Serra Talhada

Vídeo: deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto

  Ver essa foto no Instagram   Uma publicação compartilhada por Nill Júnior (@nill_jr) Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. Área tinha sido evacuada pelos bombeiros minutos antes. Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde […]

Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. Área tinha sido evacuada pelos bombeiros minutos antes.

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

“Os bombeiros foram acionados por volta 8h30 para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10, houve o colapso”, informou a corporação.

Antes do desabamento, aproximadamente 500 metros para cada saída foram isolados e todas as pessoas foram evacuadas de suas residências, o que evitou um desastre ainda maior. “Conforme informações do local, ainda há uma instabilidade do talude. Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”, informou a corporação.